Você está Aqui: Início

Granja Viana - Entrevistamos um dos acidentados

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Ricardo Levy com o fotos/2007/Granja/quarta_etapa/rodada1.jpg
Foto:
Por telefone, o Planet Kart ouviu na tarde desse domingo (24/06) o piloto Ricardo Levy, um dos envolvidos do gravíssimo acidente de sábado no Kartódromo Internacional Granja Viana, durante a disputa da segunda bateria da categoria Pró 500, a mesma que faz a maior prova do kartismo brasileiro, a 500 Milhas de Kart Granja Viana.

Segundo informou Levy - que formava trio no #16 Mingo Racing com Victor Lombardi e Eduardo Batista -, ao terminar o contorno da Curva 1 do traçado deparou-se com um kart andando na “contra-mão” e bem em cima da zebra a área de escape da curva. Em raciocínio rápido, Levy deixou o kart escorregar um pouco mais, tentando contornar por fora esse kart, com o numero 48 – da dupla Antonio Carlo & P. Henrique, da categoria Light, reservada aos “novatos” -, mas o condutor do mesmo derivou para o mesmo lado e o violento choque frontal foi inevitável.

 

Com a “panca”, o #16 de Ricardo Levy ficou atravessado na pista, praticamente destruído – imagine uma batida frontal de “cano cheio” – e foi colhido, de imediato, pelo #99 Enigma Kart de Paulo Elias – que formava trio com Dico Oliveira e Xuá -. Na seqüência – em frações de segundo – o #13 de Selmo Benelli atingiu o kart de Elias que começou a quase infindável serie de capotagens e lançando o piloto seriamente ferido na pista.

 

Ricardo Levy, após o prestimoso atendimento da equipe medica de plantão, foi conduzido ao hospital, onde constatou-se a luxação do cotovelo esquerdo e uma pequena fratura em um dos dedos da mesma mão. O membro está imobilizado por dez dias e em breve estará de volta aos treinos no circuito granjeiro.

 

Já o Campeão Paulista de 2005 da categoria, Paulo Elias, não teve a mesma sorte, fraturando ambas pernas – com graves lesões na rotula -, um braço e com ferimentos na boca. Transportado para o hospital, Elias sofreu três cirurgias na noite de sábado e madrugada de domingo, para recomposição dos membros e implantação de pinos.

 

Apesar da gravidade do acidente, certamente o mais impressionante que acompanhamos ao longo de anos de cobertura das principais provas de kart no Brasil, é certo que o Grande Arquiteto do Universo continua protegendo de forma “preferencial” bêbados, criancinhas e pilotos de kart, pois o “saldo” poderia ter sido pior. O extremo cuidado da administração do Kartódromo Internacional Granja Viana com a manutenção correta das áreas de escape, posicionamento de pneus nas laterais da pista, contando com equipe médica especializada com equipamentos de ultima geração para atendimento a acidentados e, ainda, com ambulâncias UTI de primeiríssima linha, foram fundamentais para que o saldo final não fosse desastroso.

 

O Planet Kart trará durante a semana mais informações sobre o estado de saúde do piloto Paulo Elias.

 

A seqüência de fotos abaixo foi produzida na primeira bateria da Pró 500. O mesmo kart #48 que deu origem ao acidente rodou na saída da Curva 1, subiu na “contra-mão” e “manobrou” para voltar ao traçado correto. Por sorte – a mesma que não teve na segunda bateria - não foi colhido por outro competidor!

clique para ampliar
O #48 roda e sobre na contramão - Foto: Claudio Reis

clique para ampliar
Devia de um kart... - Foto: Claudio Reis

clique para ampliar
Tenta manobrar para voltar... - Foto: Sergio Compain
 

 

clique para ampliar
E volta para escapar do pelotão - Foto: Sergio Compain
Última atualização ( Dom, 16 de Maio de 2010 01:30 )