Você está Aqui: Início

Granja Viana – Matheus Morgatto pronto para começar a temporada

E-mail Imprimir PDF

( 5 Votos )

Kartista paulista volta ao “lar” nesta terceira etapa, após ser Vice-Campeão da Rotax MicroMax no Florida Winter Tour, e corre amanhã (5/04) na Rotax MiniMax

Se é verdade que na jocosa cultura popular brasileira o Brasil só começa a funcionar após o Carnaval, para o piloto Matheus Morgatto (RR Racing Team/ Dolly/ Win Safety/ Plano SP no Brasil) o Brasil só abriu os trabalhos após o encerramento do Florida Winter Tour, certame norte-americano que tem como base o estado da Flórida.

Se houve prejuízo desportivo em suas pretensões no campeonato Copa São Paulo de Kart Granja Viana, já que só entra para briga na terceira rodada do certame, a longa pemanencia nas terras de Uncle Sam valeu trazer na bagagem o troféu de Vice-Campeão da categoria Micro Max.

A semana de treinos livres no circuito de Cotia, que é quase seu quintal de casa, serviu para Morgatto relembrar as técnicas de pilotagem com o chassis e pneus “made in Brazil”. E a readaptação à classe Rotax MiniMax foi rápida, já que Matheus fez bons treinos, com tempos consistentes e fechando a prática de quinta-feira com a quinta melhor marca e o terceiro melhor tempo do treino livre matinal desta sexta-feira.

Florida Winter Tour

Após duas rodadas – Homestead e Ocala - Matheus Morgatto (Americanet/ RPG- Rolison Performance Group/ Legree Motorsports) chegou à rodada final em Orlando como vice-líder do campeonato na categoria MicroMax e um dos favoritos ao título.

Embora tivesse, nos treinos livres oficiais, encontrando dificuldades em encontrar um bom ajuste para seu kart Kosmic #62, Morgatto sempre estava entre os quatro mais velozes. Na manhã de sexta-feira a equipe RPG conseguiu encontrar um bom set-up, gerando boas expectativas para as tomadas de tempos classificatórios, já que treinos distintos determinam a ordem dos micromonopostos no grid da primeira prova de sábado e primeira prova do domingo.

Os treinos foram extremamente disputados, com Morgatto garantindo a P3 para a prova de sábado – a ínfimos 0s031 do pole – e a P4 para a prova de domingo, separado um décimo e meio de segundo do melhor tempo da prática.

Na largada da primeira prova do sábado, Matheus surpreendeu os adversários com sua tradicional largada agressiva e assumiu de pronto a liderança da corrida, posto que manteve até a última volta, quando acabou superado pelo pole position Jeremy Fairbairn, que acabou vencendo a prova. Morgatto cruzou a linha final colado em Fairbairn, todavia, em nova decisão polêmica, os Marshalls acabaram penalizando o kartista brasileiro por ele ter olhado para o lado no momento em que era ultrapassado. A injusta pena imposta determinou a perda de duas posições na ordem de chegada e o piloto da Americanet/ RPG- Rolison Performance Group/ Legree Motorsports ficou com os pontos da quarta colocação.

Horas mais tarde a segunda corrida do sábado. Frustrado com a injusta (e claramente protecionista) pena imposta, Morgatto tratou de retomar seu ânimo de guerreiro e partiu para uma nova largada agressiva. Impecável, Matheus fez uma prova de progressão e deu o troco, tomando a dianteira na última curva da última volta, para divisar a checkered flag adiante de Sebastian Montoya – filho do piloto da IndyCar – e comemorando muito, com os braços erguidos.

Após a prova nova tentativa de “tapetão”, com a apresentação de uma reclamação formal pelo pai do piloto Reece Gold – curiosamente o líder do campeonato e principal adversário de Matheus -, sob a alegação de que o braileiro passara a prova toda batendo no kart de seu rebento. Claro, as imagens da camera onboard demonstraram, claramente, que era simples exercício de “jus sperniandi” e o recurso não foi acatado, confirmando a vitória de Matheus Morgatto.

Já na manhã de domingo Matheus mostrou no primeiro treino que era muito rápido, cravando o melhor tempo da prática. P4 do grid para a primeira das duas provas e alinhado do lado externo da pista, Matheus procurou largar de forma “conservadora”, evitando o risco de algum contato. Com isso Morgatto perdeu algumas posições, mas antes de fechar a primeira passagem já tinha imposto o train de corrida que tanto assombrava (e tirava o sono) os adversários, equipes concorrentes e o público.

Em poucas voltas o pupilo de Renato Russo já ocupava a primeira colocação e caminhava para bisar o feito da tarde anterior. Porém, na última volta de corrida Fairbairn, que vinha em segundo, forçou a ultrapassagem e tocou forte o #62 do brasileiro, que acabou fora da pista e da corrida. Claro, como provavelmente Fairbairn não olhou para o lado, não houver qualquer punição… Estava nítido e descarado o “protecionismo” para os pilotos “da casa”!

Calculadoras em ação e de resultado Matheus Morgatto teria de vencer da bateria Final para conquistar o título de campeão. Algo complicado para quem não completou a prova anterior e teria de largar na 21ª posição.

Autorizada a largada e o ditado que Deus é Brasileiro parecia estar valendo. O kart de seu principal adversário, Reece Gold, simplesmente não largou. Era a hora de colocar a faca entre os dentes e partir para o ataque e tentar superar os demais vinte concorrentes, afinal o título continuava dependendo da conquista dos pontos da primeira colocação.

Matheus Morgatto voou. Volta sobre volta em ritmo de classificação, todas com belíssimas e desconcertantes ultrapassagens. Mas apenas quatorze voltas era insuficiente para se completar a tarefa titânica. O guerreiro Morgatto caiu de pé, cruzando sob aplausos a linha de chegada na sétima colocação. Insuficiente para o título, mas suficiente para garantir o vice-campeonato. Nada mal para um rookie estrangeiro em uma categoria que contou com mais de 40 competidores…

A cena hilária ficou por conta do pai e mecânico de Reece Gold, que furiosamente chutavam o kart que se recusara a largar. Segundo comentários o motivo dessa ira era o fato de a organização ter substituído a bobina do motor do kart de Gold, após reclamação de outros concorrentes, sob a suspeita que tratava-se de uma “bobina mágica”, provavelmente beatificada pela cúria metropolitana.

Por conta dessa cena, diante de centenas de olhares incrédulos, Reece Gold foi penalizado pelos oficiais. E essa penalização teria efeitos importantes na tabela de classificação final, já que punido, Gold não poderia descartar a corrida e o título iria para as mãos do brasileiro Matheus Morgatto!

Se Deus é Brasileiro e espírito de corpo é um consagrado instituto norte-americano. Olhar para o lado não pode, mas xingar, chutar, berrar imprecações e ofensas parece poder – se for algo entre “nacionais” –. Dessa forma, misteriosamente, a correta punição aplicada foi revista e o título de campeão voltou a mudar de mãos.

Além do título de Vice-Campeão, Matheus Morgatto (Americanet/ RPG- Rolison Performance Group/ Legree Motorsports) recebeu uma premiação extra, por ter sido o piloto mais combativo e que realizou mais ultrapassagens na Final.

Confira a pontuação final da Rotax Micro Max no Florida Winter Tour 2014:

1.- #55 Reece Gold, com 1160 pontos
2.- #62 Matheus Morgatto, 1076
3.- #87 Jeremy Fairbairn, 892
4.- #27 Joshua Cunha, 857
5.- #80 Arias Deukmedjian, 837
6.- #52 Jak Crawford, 731
7.- #58 Sebastian Montoya, 720
8.- #20 Alessandro de Tullio, 686
9.- #11 Alessandro Famularo, 592
10.- #12 Anthony Famularo, 571
11.- #08 Thomas Nepvev, 546
12.- #14 Chase J. Oliveri, 511
13.- #24 Jo Nuñez, 454
14.- #88 Rafael Câmara, 429
15.- #37 Jeremy Tallon, 417
16.- #77 Tyler Maxson, 384
17.- #21 Marcelo Garcia, 378
18.- #99 Arturo Alcalde, 348
19.- #8 Diego Felipe Contecha Porras, 342
20.- #98 Logan Stretch, 330
21.- #44 Patrick Woods-Toth, 300
22.- #7 David Morales, 293
23.- #85 Chase Heffner, 269
24.- #33 Chloe Chambers, 251
25.- #66 Gianluca Cavaglio, 220
26.- #92 Maxwell Waithman, 186
27.- #2 Daniel Steven Chaverra Palacio, 183
28.- #9 David E. Cardenas Parra, 156
29.- #97 Juan Sebastian Correa Garcia, 156
30.- #45 Valeria Vargas, 134
31.- #29 Noel Jesus Leon Vazquez, 122
32.- #03 Justin Arseneau, 116
33.- #51 Gabriella Ramirez, 113
34.- #30 Ryan Rackley, 96
35.- #10 Mariano Martinez Faucsali, 88
36.- #3 Danica Humphreys, 86
37.- #73 Connor Zilisch, 80
38.- #23 Arti Flores, 68
39.- #07 Santi Villagomez, 63
40.- #28 Juan David Martinez, 38
41.- #17 Andres Valldeperas, 0

Última atualização ( Sex, 04 de Abril de 2014 17:08 )  

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Kart para a sua publicação.
O Planet Kart reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Kart , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar