Você está Aqui: Início

Campeonato Brasileiro – Na Novatos o título ficou nas boas mãos de Ian Mello

E-mail Imprimir PDF

( 3 Votos )

Prova Final foi marcada por forte chuva que desabou repentinamente sobre o Speed Park Internacional durante a sétima volta

Se não teve um grid empolgante, a Novatos esbanjou emoção, com um “pack” sempre compacto nas corridas e as eternas “novatices” que fazem o desespero dos preparadores e pândega do público que só assistiu as provas pela internet, ou pela TV – só nas finais -.

Essa “maledetta” pandemia trouxe uma ordem diferente para o mundo da velocidade, com todo mundo mais mascarado que bandido de filme bang-bang, apresentação de exames negativos de Covid 19 e arquibancadas vazias em todos os autódromos e kartódromos. Não está nadica de nada diferente neste maravilhoso 55º Campeonato Brasileiro de Kart, que está acontecendo no melhor e mais moderno kartódromo do mundo, o Speed Park International que conta com uma estrutura de deixar até São Tome de queixo caído.

Aliás, aqui vai uma sugestão para a organização nesta segunda fase: Distribuam, além nas habituais máscaras faciais, uma forquilha para cada pessoa no Speed Park. Para quem é mais lentinho e ainda não adivinhou, a tal da Dona Forquilha é para ser colocada embaixo dos queixos, posto que caídos estão todos...

Well, na terça-feira começaram os treinos oficiais e na categoria Novatos o mais rápido do dia – na tábua de tempos consolidados – foi João Jorge, seguido de Bruno Souza e Kaio Assunção. Na quarta mais treinos livres, para a busca do ajuste perfeito dos bólidos e, dessa vez, o mais rápido do dia foi Bruno Souza, com Marco Rezek marcando o segundo melhor tempo e João Jorge a terceira marca mais veloz do dia.

Mas, na hora da tomada de tempos classificatórios, o Qualy que definiu a ordem de largada nas três baterias classificatórias, quem mostrou ser o voador foi o mineiro André Novaes, que cravou 50s793 em sua melhor passagem. Com isso garantiu a pole position nas três corridas, sempre secundado pelo paulista Bruno Souza. João Jorge garantiu abrir, sempre, a segunda fila do partidor, ladeado por Nicholas Monteiro. A terceira fila se consignou ser formada pelo também paulista Ian Mello, com o catarinense Felipe Tozzo

A primeira corrida classificatória teve o pole André Novaes como vencedor, secundado por João Jorge, que foi seguido por Nick Monteiro, Felipe Tozzo e Lucas Fecury, fechando o top five da Novatos.

Ian Mello sempre aprecia entre os líderes das corridas, mas sempre tinha problemas, com quebras e pancas originadas por alguma novatice. Com isso a segunda classificatória teve vitória de João Jorge, com Lucas Fecury – sempre nas “paradas” – em segundo, André Novaes agora na P3, Nicholas Monteiro em quarto e Bruno Souza na P5. Mudavam as posições, mas os protagonistas era sempre os mesmos... Ian Mello foi o primeiro a abandonar a corrida – e, portanto o P13 e último, ainda na primeira volta da prova.

Na terceira e última classificatória, Kaio Assunção abandonou a prova logo de cara, André Novaes no meio da prova e João Jorge na última volta da corrida. Bruno Souza manteve a ponta até a linha de chegada, seguido por Fecury, Ian Mello – finalmente chegou -, Nick Monteiro e João Pedro Sá (Seria João Pedro S/A?)

Chegou o sábado, nem tão quente e ensolarado, mas pronto para definir na corrida Final o campeão da categoria. Bruno Souza saiu na frente, abriu lá alguma vantagem na dianteira, mas logo alguém encostava e pressionava o paulista do #47. Monteiro, Fecury, Mello e Novaes tentaram, mas nenhum conseguiu superar Souza, para tomar a ponta da corrida.

Aí chegou a sétima volta e, repentinamente, caiu um verdadeiro aguaceiro, com todo mundo rodando, ou batendo, pelo traçado do circuito. Red flag apresentada e karts recolhidos (ou rebocados) para a área diante dos boxes.

Do mesmo jeito inopinado em que veio, a Dona Chuva se mandou lá para as bandas de Araçatuba. E a pista rapidamente secou, com o grid todo alinhando mais uma vez com pneus MG Tires slick. Green light e Ian Mello não titubeou para assumir a ponta da corrida, com Fecury na sua cola. A briga pela P3 era bonita entre Souza e João Tesser. E assim foram felizes e alegres até a volta final da corrida, quando Lucas Fecury apertou o pedal da direita e partiu, definitivamente, para o ataque. Apesar da manobra defensiva de Mello, Fecury conseguiu superar Ian Mello na última curva do circuito, para vencera prova, emocionadamente.

Ian Melo era, então o vice-campeão, com Bruno Mello na P3 da caminhonete. Todavia Fecury foi informado que havia sido punido pelos Comissários Desportivos, em razão de um toque em Ian Mello, antes da bandeira vermelha, que haviam considerado ilegal. Com a punição encetada Lucas Fecury caiu para a P3, deixando o título de Campeão Brasileiro da Novatos 2020 para Ian Mello.

Tempestivmente Lucas Fecury apresentou seu recurso à punição recebida, que entendeu descabida. E lá se vai a decisão de quem é o campeão para as barras do Tribunal. Assim Ian Mello é o campeão sub-judice e lá pelo meio da vacinação (oxalá assim seja) vamos saber definitivamente de quem é a láurea máxima da Novatos.

Por enquanto Bruno Souza ficou com o vice, seguido por Lucas Fecury, Felipe Tozzo e Marco Rezek.

FINAL - PNK

1) 19-IAN ALMEIDA DE MELLO (FASP),
2) 47-BRUNO SILVA F. DE SOUZA (FASP), a 1.481
3) 5-LUCAS N. SANTOS FECURY (FAEM), a 2.921
4) 57-FELIPE LUTEREK TOZZO (FAUESC), a 4.935
5) 15-MARCO A. ADAS REZEK (FASP), a 5.828
6) 29-JOÃO A. CARVALHO TESSER (FASP), a 6.592
7) 34-ARTHUR DE MELLO NIGRO (FPRA), a 8.952
8) 9-NICHOLAS MONTEIRO (FASP), a 9.529
9) 21-JOAO PEDRO DA GRAÇA SA (FASP), a 12.049
10) 114-JOAO ANTONIO V. JORGE (FASP), a 14.351
11) 98-JOAO F. GUERRERO COSTA (FASP), a 16.803
12) 26-CESAR AUGUSTO KONZEN (FAEMT), a 1 volta
13) 99-KAIO DIAS DE ASSUNCAO (FASP), a 7 voltas
14) 25-ANDRÉ L. DE NOVAES (FMA), a 11 voltas
Melhor volta: KAIO DIAS DE ASSUNCAO ( 99), 49.430 , 7ª volta

Última atualização ( Ter, 15 de Dezembro de 2020 16:00 )  

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Kart para a sua publicação.
O Planet Kart reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Kart , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar