Você está Aqui: Início

Geral - O kartismo paulista pranteia Toyohiko Hirano

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Toyohiko Hirano em sua ultima prova - Executive
Foto:Claudio Reis
Há quem acredite piamente que o coração não passa de um músculo burro. Claro, certamente essas pessoas não são kartistas, posto que de contrario e sem pestanejar por um breve instante, esclareceriam que o coração é uma adorável estufa que guarda e acalenta a chama da paixão. Afinal é paixão que separa os homens das feras, a mesma que permite transformar sonhos pueris em férreos objetivos incansavelmente perseguidos pela senda da vida.

Ah, o coração! Esse mesmo músculo dotado da divina centelha da paixão e capaz de reunir em um circuito mais de duas centenas de apaixonados pilotos para um dia festivo, repleto de alegrias, teve seu momento de vilão, levando definitivamente de nosso convívio o veloz piloto da categoria Executive Toyohiko Hirano.

Aos 56 anos de idade, Hirano era um apaixonado pela velocidade, pelo kart e pelo Kartódromo Internacional Granja Viana, local em que iniciou na modalidade tão logo foi inaugurada a praça desportiva, já que foi um dos precursores das categorias com. motores Parilla refrigerados a água. Em 1997 participou do primeiro grid da categoria Executive, tornando-se um de seus expoentes, com incontáveis vitórias ao longo das temporadas que seguiram.

Neste sábado (12/04) lá estava Toyohiko Hirano para as disputas da terceira etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana e, como sempre, acelerou forte no treino classificatório matinal e na corrida da categoria. No período vespertino Hirano disputaria a prova da categoria Stock 125 em dupla com o piloto Eduardo Araújo, que fez a tomada de tempos e a largada na prova. Após quinze minutos de disputa, Araújo adentrou aos boxes, para a primeira parada obrigatória na prova de 50 minutos e trocou de posto com Hirano, que já saiu do box acelerando forte. Na segunda passagem de Hirano, subitamente, o mesmo músculo apaixonado que o unia a milhares de kartistas e aficionados, falhou...

Atenta, a equipe médica da empresa J.P. Salva, chefiada pelo competente médico Dr. Wagner Dutra, adentrou à pista e constatando parada cardíaca de Hirano ministrou os procedimentos de reanimação, coadjuvado pelos pilotos Carlos Araújo e Totó Bueno, também renomados profissionais de saúde. A competência, denodo e cuidado extremado desses profissionais, aliada aos modernos equipamentos de atendimento medico de emergência contratados pelo Kartódromo Internacional Granja Viana, foram determinantes para que o apaixonado coração de Hirano voltasse a bater e poder ser transportado em ambulância U.T.I. para o Hospital de Cotia.

Em cena pungente, os todos os pilotos presentes no circuito granjeiro adentraram ao circuito e após solicitarem o encerramento das atividades desportivas do dia em solidariedade ao amigo gravemente enfermo, formaram uma grande roda na reta da Torre de Controle e com as mãos dadas passaram a orar pelo restabelecimento de Toyohiko Hirano. Debalde, ao final da tarde chegou-lhes a infausta noticia de que Hirano não resistira e passara a um novo oriente.

O kartismo paulista une-se em pranto e dor com os familiares de Toyohiko Hirano, na certeza de que agora junto ao Grande Arquiteto do Universo poderá zelar melhor por tudo aquilo que tanto amava.

O Planet Kart informará ainda neste domingo o local onde se darão as exéquias do piloto Toyohiko Hirano.

Sayounara tomoyo Toyohiko Hirano

         Toyohiko Hirano

(31/01/1952 - 12/04/2008)

Última atualização ( Seg, 14 de Abril de 2008 16:19 )