Você está Aqui: Início

Troféu Codasur - Navarrete termina em terceiro no I Troféu Codasur de Karting

E-mail Imprimir PDF
clique para ampliar
No Velopark, Navarrete venceu a primeira bateria do Troféu Codasur
Foto:Flávio Quick
O piloto goiano Gabriel Navarrete (Coppertone Sport) disputou no último final de semana, dias 31 de maio e 1º de junho, no Kartódromo Internacional Velopark, em Nova Santa Rita – RS, a primeira edição do Troféu Codasur de Karting. Apesar dos mais de 1,80 metros de altura Gabriel tem apenas 14 anos e, por isso, teve de participar das disputas na categoria Sudam Júnior.

A competição que foi organizada pela Confederación Deportiva Automovilistica Sudamericana – CODASUR, em conjunto com a Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA e a Federação Gaúcha de Automobilismo – FGA tinha como objetivo apresentar à comunidade internacional um dos mais modernos kartódromos do mundo. Além disso, para os competidores brasileiros, era uma excelente oportunidade para se prepararem para o Campeonato Brasileiro de Kart, que para a categoria Graduados B, classe em que Gabriel participa das competições nacionais, será lá disputado entre os dias 29 de julho e dois de agosto.

 

A programação do evento começou na quarta-feira, dia 28 com os treinos livres, que se estenderam até a manhã da sexta-feira. Gabriel aproveitou estas sessões para se adaptar da melhor forma possível ao traçado e, também, passar alguns equipamentos. Ainda na sexta-feira, na parte da tarde, o piloto da equipe Nil Racing conquistou a segunda posição na tomada de tempos o que lhe permitiu uma boa posição de largada.

 

Chegadas as provas, porém, o que se viu foram situações distintas em cada uma das três baterias do Certame. Na primeira prova Gabriel superou Jonathan Louis, o primeiro colocado e, determinado, seguiu sem dificuldades até a bandeirada da vitória. Na segunda bateria, por sua vez, Gabriel sofreu um toque ainda na largada e acabou rodando e abandonando a prova. Na terceira e última prova o Coppertone Sport chegou na terceira posição e, assim, conquistou o terceiro lugar no Campeonato, com 27 pontos conquistados.

 

“Tínhamos dois objetivos para esta competição. O primeiro deles, que era nossa preparação para o Brasileiro, foi atingido da melhor forma possível. O segundo, que era buscar um título internacional, infelizmente foi prejudicado após meu abandono na segunda prova. Valeu pela experiência. Agradeço à equipe Nil Racing pela dedicação e aproveito para parabenizar aos empreendedores do Velopark pelo maravilhoso espaço que eles ergueram”, explicou o piloto de 14 anos.

 

Para manter a liderança

 

Após a maratona de uma semana na região sul do país Gabriel retornou para Goiânia, sua cidade natal, ainda na noite de domingo. O piloto passará apenas três dias em casa quando, então, na quarta-feira à noite, segue para São Paulo.

 

A partir desta quinta-feira, dia cinco, Gabriel volta suas atenções para a quinta etapa da Copa São Paulo Light. A prova será realizada no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri – SP. Após finalizar o primeiro turno do certame na primeira posição Gabriel pretende conquistar duas vitórias neste evento, que será realizado em sistema de rodada dupla.

 

A programação prevê dois treinos livres na quinta-feira, dois na sexta e um aquecimento no sábado. O grid de largada da primeira prova desta etapa será definido pela posição do Campeonato e, assim, Gabriel já vai para a pista sabendo que é o pole-position da Sprinter A. As provas serão realizadas as 13:40 e, depois, as 17:15h.