Você está Aqui: Início

Campeonato Brasileiro - Asfalto ruim e dores constantes marcaram o Brasileiro de Lukas Moraes

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Lukas Moraes acelerando em Eusébio (CE)
Foto:Claudio Reis
O piloto paulista Lukas Moraes (Loc.Com/ Metropolis Turismo/ H.R.M. Construções/ Luzes & Cores/ Mobel/ Mega Kart/ Tchê/ E.M. Competições), integrou entre os dias 7 e 12/07 o seleto time de jovens pilotos que competiram pela categoria Junior Menor no Kartódromo Internacional Julio Ventura, em Eusébio (CE) a primeira fase da 43ª edição Campeonato Brasileiro de Kart.

Apesar de vir nesta temporada em uma seqüência de bons resultados, que lhe permitiram a vitória do primeiro turno de sua classe na Copa São Paulo Light de Kart, o resultado obtido em sua segunda participação no certame máximo do kartismo brasileiro não foi o esperado por sua equipe, a E.M Competições.

“Embora com um ótimo traçado a pista de Eusébio se encontrava com o asfalto em estado precário e com muitas ondulações. Além disso, a opção dos organizadores pela utilização uso de pneus amarelos para a categoria Junior Menor, dificultou mais ainda o trabalho dos pilotos, pois se tratando de um pneu de composto mais macio e portanto mais aderente, os karts se tornaram mais pesados para guiar e tornando as vibrações ocasionadas pelas ondulações da pista ainda mais perceptíveis. Por serem pilotos pequenos e sem compleição física suficiente para conduzir um kart, tais circunstancias foram decisivas para os resultados, principalmente dos pilotos recém chegados na categoria vindos da categoria de base com karts menores, mais leves e menos aderentes”, esclareceu o preparado Edílson Kilha Marçon, responsável pela equipe E.M. Competições e pela vitoriosa carreira no kart do piloto da Stock Car Allam Kodhair.

O mais curioso foram que as reclamações acerca da pista não foram privilégio apenas de Lukas, pois a longa fila que se formava em frente ao ambulatório, atarefando o Anjo da Guarda dos pilotos  Dr.Daniel de Moraes, após o final de cada treino ou bateria da categoria Junior Menor, indicava que algo errado estava ocorrendo.

“No caso do Lukas não foi muito diferente, no final do primeiro treino realizado Lukas passou a sentir fortes dores no pescoço, que não lhe permitiam ter um bom desempenho e, como se já não bastasse tal debilidade para complicar o desempenho, no segundo treino machucou uma das costelas após pegar uma forte ondulação. As dores eram tantas que Lukas abandonou duas baterias antes do termino, indo direto para o ambulatório”, detalhou Kilha.

Apesar das dores o jovem piloto de apenas doze anos de idade não desanimou e partiu para a tomada de tempos classificatórios, em qual vinha obtendo boas parciais durante as voltas iniciais, mas na chamada “volta do pneu” foi atrapalhado por outros dois bólidos que estavam mais lentos e, engarrafado no transito, conseguiu apenas a nona colocação do grid de largada para a primeira das quatro baterias de certame.

Autorizada a largada da primeira bateria, Moraes buscou conquistar posições rapidamente, mas a constante vibração em seu kart derivada das imperfeições do asfalto logo esgotaram as forças do kartista paulista, que exaurido e com dificuldade para respirar não conseguiu terminar a prova, abandonando a oito voltas do final.

Após ser medicado e já um tanto recuperado, Lukas Moraes partiu no sacrifício para a segunda bateria, mas ainda na volta inicial acabou envolvido em um acidente com outro concorrente que teve como resultado o eixo traseiro e a manga de eixo danificados. Mesmo com o kart comprometido Moraes retornou à peleja e conseguiu completar as vinte voltas de corrida na 8ª colocação, conquistando seus primeiros pontos no campeonato.

Após uma noite de trabalhos para deixar o micromonoposto novamente em ordem, Moraes partiu na manhã de sexta-feira (11/07) para a terceira bateria. Autorizada a partida Lukas passou a ditar bom ritmo a sua prova, mas era a vez de seu kart não resistir às ondulações da pista, determinando seu abandono da disputa ainda na oitava volta da prova com o chumbo do cabo do acelerador quebrado.

A ultima bateria não foi muito diferente. Depois de ter sofrido a semana inteira com as ondulações, as dores incessantes e o forte sol que contribuía para exaurir as forças dos pilotos da Junior Menor, o único representante das cores da Mega Kart na categoria na realização do Campeonato Brasileiro não resistiu ao esforço exigido e abandonou a prova na oitava passagem, fechando sua participação com a décima quarta colocação na pontuação final.

“Este será um Brasileiro para se esquecer em termos de competição, mas, claro, sempre há alguma coisa que se pode tirar de proveito e a experiência adquirida em sua participação em um campeonato desse porte poderá ser aplicada para manter a liderança na Copa São Paulo Light de Kart e melhorar ainda mais o desempenho de Lukas na Copa São Paulo de Kart Granja Viana, que terá sua próxima rodada no inicio de agosto”, finalizou Edílson “Kilha” Marçon.

Confira a pontuação final da categoria Junior Menor (PJMK) no 43º Campeonato Brasileiro de Kart:

  1. 1- Victor Franzoni (SP), 44 pontos
  2. 2- Matheus Rotta (SP), 36
  3. 3- Philipe Pinheiro (DF), 28
  4. 4- Yago Cesário (GO), 28
  5. 5- Fausto Bessa Jr (SP), 28
  6. 6- Yuri Cesário (GO), 17
  7. 7- Olin Galli (RJ), 16
  8. 8- Marco Túlio (TO), 15
  9. 9- João Archer (MG), 10
  10. 10- Erik Gasparini (SP), 10
  11. 11- Gustavo Myasava (PR), 5
  12. 12- Marcos Vieira (TO), 4
  13. 13- Gabriel Robe (RS), 4
  14. 14- Lukas Moraes (Loc.Com/ Metropolis Turismo/ H.R.M. Construções/ Luzes & Cores/ Mobel/ Mega Kart/ Tchê/ E.M. Competições) – SP -, 3
  15. 15- Thiago Vasconcelos (RN), 2
  16. 16- Cayan Chianca (PE), 1
  17. 17- Maurinho Custódio (SP), 1