Você está Aqui: Início

Campeonato Brasileiro - Diferença de motores e capotagem tiram de Leonnardo Raucci chances de pódio

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Leonnardo Raucci nas disputas do Brasileiro
Foto:Claudio Reis
A fantástica isonomia dos motores sorteados e fornecidos pela empresa mineira de preparações RCB para a categoria Cadete, em qual nada menos que 36 dos 46 karts inscritos classificaram-se separados por menos de um segundo de diferença, infelizmente não se repetiu quanto aos motores da categoria Mirim que, com rendimentos absolutamente dispares, influiu decisivamente no desempenho dos pequenos pilotos com idade entre seis e oito anos e no resultado final da 43ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart.

Líder isolado da Mirim na Copa São Paulo de Kart Granja Viana e terceiro colocado na tabua de classificação da Copa São Paulo Light de Kart, o kartista paulista Leonnardo Raucci (Refrigerantes Dolly/ KartZoom) chegou ao Kartódromo Julio Ventura, em Eusébio (CE) com expectativa de bom desempenho no certame nacional – disputado entre os dias 7 e 12/07 - e garantir uma das cobiçadas vagas no pódio da classe de ingresso no mundo da velocidade.

Todavia, já no primeiro treino livre realizado – terça-feira 7/07 – com o motor sorteado pela organização a equipe Refrigerantes Dolly/ KartZoom constatou que o propulsor destinado ao kart #87 de Raucci apresentava fraco desempenho.

“Nós treinamos normalmente com motores preparados mesmo fornecedor do Light e do Brasileiro, justamente para fazermos os ajustes no kart com as mesmas condições que encontraremos nas corridas. Viemos treinar a pouco tempo em Eusébio com esse motores e o Leonnardo estabeleceu tempos de volta cerca de um segundo e meio melhores que os obtidos nesse primeiro dia de treinos, o que é um parâmetro indiscutível. Hoje (terça-feira) conseguimos apenas o 11º tempo no treino da manhã e o 16º tempo no treino da tarde”, detalhou o preparador Victor Chiarella, responsável pelo desenvolvimento do kart de Leonnardo Raucci. “Mas já conversamos com o pessoal da RBC que vai tentar corrigir durante a noite alguns problemas na unidade, pois desde já descartamos a possibilidade de troca, tanto para não sermos penalizados em posições no grid, quanto pela certeza que já temos ante o que se apresentou durante o Paulista Light, de que apenas um motor desses tem desempenho excepcional, outro é próximo e os demais são ‘problemáticos’, com desempenho irregular. Como, ao que parece, os dois bons motores já foram sorteados é temerário trocarmos o propulsor, perder posições por penalização e acabar pegando outro com baixo rendimento. Vamos torcer pela melhora de desempenho deste após os ajustes da RBC, que tem competência para isso”, complementou esperançoso o laureado preparador.

Todavia nada mudou e, tanto nos treinos livres da quarta-feira, quanto no warm-up que antecedeu a tomada de tempos classificatórios, que definiu no dia seguinte a ordem dos bólidos no grid de largada da primeira das quatro baterias que compõem o certame máximo nacional, o melhor posicionamento do combativo piloto foi a 11ª melhor marca, em desempenho muito aquém do que normalmente apresenta nas pistas brasileiras.

Na tomada de tempos classificatórios Raucci partiu para descontar na pilotagem a insolúvel falta de potencia de seu motor e buscar uma posição de largada que lhe permitisse integrar o pelotão de liderança, mas na terceira passagem da pratica teve sua trajetória em uma das curvas pelo kart de outro concorrente, que com um motor nitidamente mais potente tentava a ultrapassagem. Lado a lado os karts se tocaram velozmente, “enroscaram” as rodas e o micromonoposto de Leonnardo foi catapultado, girando com as rodas para cima e caindo capotado sobre o corpo do pequeno piloto já na área de escape. Prontamente atendido pela equipe médica capitaneada pelo Anjo da Guarda dos pilotos, Dr Daniel de Moraes, Raucci foi removido para o Ambulatório montado nas dependências do kartódromo, onde foi constada apenas uma forte luxação na mão esquerda de Leonnardo. Apesar da curtíssima “participação” no treino classificatório, Leonnardo Raucci ainda garantiu a 17ª posição no partidor.

“Graças a Deus não aconteceu nada de grave. A capotagem foi muito feia, o Leleo foi jogado longe e o kart caiu em cima dele, mas o novo macacão que pedimos para a ULV desenvolver, mais acolchoado e com placas de kevlar no peito e nas costas, foi fundamental para que ele não se machucasse com gravidade. O capacete e a viseira ficaram destruídos, o macacão está todo ‘ralado’ do atrito com o asfalto, mas protegeram bem o piloto que compete normalmente amanhã”, afirmou aliviado do susto Rogério Raucci, atual Campeão Brasileiro de Kart Endurance, líder isolado da categoria Shifter Sixpeed na Copa São Paulo de Kart Granja Viana e pai do pequeno piloto paulista.

Com fortes dores na mão luxada e o insolúvel problema de falta de rendimento no motor de seu kart Raucci partiu na manhã de sexta-feira para a primeira bateria do certame. Iniciada a corrida Leonnardo partiu disposto a conquistar rapidamente posições, mas ao contornar em meio ao pelotão a primeira curva do circuito deparou-se com o kart do potiguar Victor Uchoa atravessado lateralmente na pista. Para evitar a colisão, Leonnardo forçou a rodada de seu kart, sendo imediatamente atingido pelos bólidos do baiano Lucas Cerrato e do brasiliense João Oliveira. Leonnardo Raucci retornou rapidamente à corrida, mas, agora também com o kart “torto” e muito distante do pelotão cimeiro, nada pode fazer senão completar a corrida na 17ª colocação.

No período da tarde a segunda bateria. Leonnardo largou de forma esplêndida, assumindo ainda na primeira passagem a 13ª colocação, mas a renitente falta de potencia em seu kart não lhe permitia uma progressão constante e ao tentar acompanhar o ritmo dos adversários adiante acabou “exagerando” na entrada da Curva 1 e rodando na pista. Aguerrido, o piloto da Refrigerantes Dolly/ KartZoom não deu-se por vencido e partiu em busca da recuperação, conseguindo divisar a bandeira a quadros na 14ª colocação.

Na largada da terceira prova foi a vez do veloz goiano Luiz Branquinho – outro que padecia com problemas no motor – rodar na Curva 1 e dar inicio a uma serie de colisões. Sem espaço, Leonnardo acabou envolvido no múltiplo acidente, com seu kart sobre o de Cerratto e de Branquinho, com o do também goiano João Pedro Custódio encaixado em sua lateral. Raucci tentou voltar à prova, mas com um kart “inguiável” teve de recolher ao Parque Fechado na nona passagem, abandonando a disputa.

Partindo do final do pelotão na ultima bateria do Campeonato Brasileiro de Kart em Eusébio, na 20ª colocação, Leonnardo Raucci (Refrigerantes Dolly/ KartZoom) finalmente conseguiu largar sem ver-se envolvido em acidentes e, mesmo com um equipamento inferiorizado pela decantada falta de potencia do propulsor sorteado, soube tirar o máximo rendimento de seu micromonoposto, conquistando varias posições para encerrar sua participação com a 10ª colocação na bateria final, que lhe rendeu a 12ª colocação final no certame.

“Sem falsa modéstia, viemos para Fortaleza fará ficarmos entre os cinco primeiros na Mirim. Dentro dessa categoria o Leonnardo é um dos pilotos reconhecidamente mais rápidos e experientes, com retrospecto em certames regionais e nacionais que comprovam esse fato, mas os motores da RBC ficaram a desejar nessa categoria e nossa insatisfação não é isolada, de contrario, vários pilotos reconhecidamente rápidos foram prejudicados pela ‘falta de sorte’ no sorteio dos motores. Com esse problema tivemos de largar sempre atrás, no pelotão da ‘M’, onde o risco de acidentes é sempre maior e foi o que, infelizmente, acabou acontecendo. O Brasileiro já é pagina virada e agora nosso foco é nos campeonatos regionais que disputamos e no GP Brasil, que será no final do próximo mês”, lamentou Rogério Raucci ao final das provas em Eusébio.

Confira a pontuação final da categoria Mirim – PMK – no 43º Campeonato Brasileiro de Kart:

  1. 1.- David Bellaver (RS), 44 pontos
  2. 2.- Jordan Taufer (SC),  35
  3. 3.- Caique Vali (SP), 32
  4. 4.- Lucas Rauber (SC), 29
  5. 5.- Gabriel Almeida (MG), 29
  6. 6.- Vitor Castro (TO), 21
  7. 7.- Gabriel Donsé (SP), 15
  8. 8.- José Soares Jr. (GO), 12
  9. 9.- Filipe Figueiredo (PE), 10
  10. 10.- Pedro Cardoso (DF), 9
  11. 11.- Sergio Guimarães Filho (SP), 4
  12. 12.- Leonnardo Raucci (Refrigerantes Dolly/ KartZoom) – SP -, 2
  13. 13.- Luiz Felipe Branquinho (GO), 2
  14. 14.- João Pedro Guim (DF), 1
  15. 15.- Luiz Felipe Santos (ES), 0
  16. 16.- Victor Uchoa (RN), 0
  17. 17.- Augusto Santillan (SP), 0
  18. 18.- Lucas Cerrato (BA), 0
  19. 19.- Raikkonen Sakzenian (SP), 0
  20. 20.- Gregory Diegues (SP), 0
  21. 21.- João Pedro Custodio (GO), 0