Você está Aqui: Início

Campeonato Brasileiro - Matheus Rotta feliz com o titulo de Vice - Campeão Brasileiro da Junior Menor

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Matheus Rotta é o Vice-Campeão Junior Menor de 2008
Foto:Claudio Reis
Diferentemente de grande parte dos pilotos que disputaram em Eusébio (CE) o Campeonato Brasileiro de Kart entre os dias 7 e 12/07 e lá treinaram antecipadamente, descobrindo os segredos do sinuoso circuito e fazendo os primeiros ajustes em seus micromonopostos, o traçado oficial do Kartódromo Julio Ventura era um desafio desconhecido para o piloto da cidade paulista de São José dos Campos Matheus Rotta (Leste Kart/ Kart Mini/ RBC/ Planet Kart). Mesmo assim, já no primeiro dia de treinos livres cronometrados, Rotta cravou a terceira melhor marca da categoria Junior Menor.

No segundo dia de praticas o representante da Leste Kart, Kart Mini, RBC Preparações e Planet Kart bisou o posicionamento, comprovando seu rápido aprendizado dos segredos do seletivo traçado cearense e estava pronto para uma boa performance na quinta-feira, dia reservado para as tomadas de tempos classificatórios que iriam definir a ordem de largada na primeira das quatro baterias que integram o certame nacional.

Após um breve warm-up na manhã de quinta-feira (9/07), os vinte bólidos da Junior Menor partiram para a tomada de tempos classificatórios, em qual o kartista vale-paraibano garantiu a quinta posição do grid.

Na largada da primeira bateria, Rotta conseguiu manter o posicionamento e fechou a primeira passagem já na 4ª posição, seguindo de perto o trio Olin Galli, Victor Franzoni e Gabriel robe, que seguiam nas três primeiras colocações e na segunda passagem Rotta assumiu o 3º lugar, posto em que completou a corrida inicial.

No período vespertino a segunda bateria. Autorizada a largada Matheus partiu com agressividade, tentando tomar a ponta da corrida ao final da reta, mas o pole Victor Franzoni conseguiu defender corretamente a posição e Rotta acabou dividindo a primeira curva com o carioca Olin Galli, que levou a melhor. Ao final da primeira volta a ordem do top five era Franzoni, Galli, Rotta, Banzoli e o potiguar Thiago Vasconcelos. Buscando poupar o equipamento e evitar o risco de algum acidente que seria fatal para suas pretensões ao título, Matheus cedeu um pouco de espaço para a intensa disputa pela liderança que era travada entre Franzoni e Galli e a estratégia provou ser a mais correta, já que na oitava passagem Rotta cruzava a reta dos boxes na vice-liderança da corrida, posicionamento que manteve até a bandeira a quadros.

No dia seguinte (sábado) as provas finais definiriam o Campeão Brasileiro de 2008 da categoria Junior Menor e Matheus Rotta (Leste Kart/ Kart Mini/ RBC/ Planet Kart) estava vivo no campeonato e partindo na terceira corrida na primeira fila. Apagado a sinalização luminosa que autorizava o inicio da competição, o compacto, ruidoso e colorido pelotão da Junior Menor partiu velozmente em direção à primeira curva do traçado do kartódromo Julio Ventura. Franzoni manteve a liderança, com Rotta embutido em seu pára-choques e com Fausto Bessa Jr, Eduardo Banzoli e Gustavo Myasava na seqüência. Em poucas voltas o avassalador ritmo de Franzoni e Rotta determinou ampla vantagem para os demais concorrentes e a luta pela vitória tornou-se uma briga de gato-e-rato, com Franzoni tentando escapar e Rotta esperando, pacientemente, o melhor momento para tentar o bote fatal. Na ultima volta de corrida a oportunidade surgiu. Ao fazer a aproximação para colocar um volta de vantagem sobre um kart retardatário Victor Franzoni, preocupado com o ataque de Rotta, precipitou-se e forçou a passagem onde era fisicamente impossível. Os bólidos bateram lateralmente e, esperto, Matheus Rotta acelerou forte, para assumir a dianteira da prova e partir em direção à bandeira quadriculada, já em mãos do Diretor de Provas Bruno Baronio.

Velozmente Rotta ingressou na Reta da Arquibancada, que cruzou com Franzoni em sua cola. Restava apenas uma curva para sua primeira vitória no Brasileiro de 2008. Matheus ultrapassou o retardatário Maurinho Custódio e, restando poucos metros para a consagração, iniciou a aproximação da curva final. Todavia, Victor Franzoni aparentemente “esqueceu” de utilizar o pedal da direita, freando seu kart na traseira do kart de Matheus Rotta, que desequilibrou-se com o toque e foi lançado para a área de escape. Com fantástica habilidade Matheus conseguiu controlar o carro na grama escorregadia, voltando à pista, mas já com Victor Franzoni a seu lado e mais lançado.

Na ponta dos pés Bruno Baronio ergueu a bandeira a quadros para desfraldá-la ao vencedor e Victor Franzoni cruzou a linha final na primeira colocação, separado de Matheus Rotta por 609 milésimos de segundo!

Ante o resultado a corrida pelo titulo já estava praticamente definida e apenas algum problema na pista tiraria de Victor Franzoni o primeiro lugar no pódio, mas o aguerrido piloto de São José dos Campos não se deu por vencido e partiu para a bateria final. Como nas provas anteriores Matheus Rotta (Leste Kart/ Kart Mini/ RBC/ Planet Kart) acelerou forte, estabeleceu na corrida a melhor volta de todas as quatro baterias realizadas – 45s882 -, mas não conseguiu aproximação suficiente do mais uma vez líder, Victor Franzoni. O piloto do Vale do Paraíba completou a prova de encerramento na segunda colocação, vibrando muito com o vice-campeonato conquistado.

“Matheus Rotta é um nome para ser acompanhado com atenção, pois embora tímido, retraído, é um verdadeiro leão dentro da pista e esse vice-campeonato, o primeiro que conquista com as cores da Leste Kart mostrou isso, pois foi o único que acompanhou o ritmo de Victor Franzoni, piloto experientíssimo, que estava com um verdadeiro canhão nas mãos e levou com méritos o titulo nacional”, declarou exultante Décio Betgs, team owner da equipe Leste Kart, durante a volta de consagração dos campeões brasileiros da Junior Menor no veiculo da CBA.

Confira a Pontuação Final da Junior Menor – PJMK – no 43º Campeonato Brasileiro de Kart:

  1. 1.- Victor Franzoni (SP), 44
  2. 2.- Matheus Rotta (Leste Kart/ Kart Mini/ RBC/ Planet Kart) – SP , 36
  3. 3.- Philipe Pinheiro (DF) 28
  4. 4.- Yago Cesário (GO), 28
  5. 5.- Fausto Bessa Junior (SP), 28
  6. 6.- Yuri Cesário (GO) 17
  7. 7.- Olin Galli (RJ), 16
  8. 8.- Marco Túlio (TO), 15
  9. 9.- João Archer (MG), 10
  10. 10.- Erik Gasparini (SP), 10
  11. 11.- Gustavo Myasava (PR), 5
  12. 12.- Marcos Vieira (TO), 4
  13. 13.- Gabriel Robe (RS), 4
  14. 14.- Lukas Moraes (SP), 3
  15. 15.- Thiago Vasconcelos (RN), 2
  16. 16.- Cayan Chianca (PE), 1
  17. 17.- Mauro Custódio II (SP), 1
  18. 18.- Wilamy Castro (TO), 0
  19. 19.- João Victor Silva (SP), 0
  20. 20.- Erik Mayrink (SP)), 0

{youtube}-R_nSEMfNUc{/youtube}

 

Última atualização ( Sáb, 26 de Julho de 2008 14:24 )