Você está Aqui: Início

Campeonato Brasileiro - Seqüência de problemas pontuou participação de Jean Aguiar no Brasileiro de

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Jean Aguiar - Junior
Foto:Claudio Reis
O kartista paulista Jean Aguiar (Pneus Fuke Reformadora/ Pneus Levorin/ Leste Kart) quer esquecer rapidamente a incrível seqüência de problemas mecânicos, acidentes e de saúde que o tiraram da briga pelo titulo da categoria Junior na 43ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart, disputado entre os dias 7 e 12/07 no Kartódromo Julio Ventura, em Eusébio, município integrante da região metropolitana de Fortaleza (CE).

Os treinos livres começaram bem para Jean Aguiar, que na terça-feira (7/07) mostrou que era um dos favoritos na disputa da láurea de Campeão Brasileiro ao marcar o segundo melhor tempo no primeiro treino cronometrado e ser o mais veloz do segundo treino – e do dia -, ao cravar a marca de 44s976. Na manhã seguinte o bom desempenho se repetiu na pratica matinal, com Aguiar encerrando com a segunda posição do placar.

Porém na tomada de tempos um problema de carburação complicou o desempenho de Jean Aguiar, que garantiu apenas a 14ª posição no grid de largada para a primeira das quatro baterias que integram o certame nacional. Solucionado o problema, o kartista paulista partiu na manhã de sexta-feira (11/07) para a volta de apresentação e aquecimento da prova inaugural do certame. Autorizada a partida, Aguiar partiu com disposição para conquistar rapidamente posições e aproximar-se do pelotão de liderança. Na primeira passagem já figurava na 10ª colocação. Duas voltas depois era o 9º e na seguinte o 8º e a progressão parecia certa, mas repentinamente seu kart começou a perder rendimento em razão do eixo traseiro que havia “corrido” e, sem o mesmo desempenho inicial, Jean Aguiar passou a perder posições, para completar a primeira corrida na 11ª colocação.

No período da tarde foi disputada a segunda bateria e, partindo na 11ª posição o piloto da Pneus Fuke, Pneus Levorin, Kart Mini e Leste Kart mantinha a mesma disposição de recuperar rapidamente posições, para conquistar pontos importantes e manter acesa a chama de conquista de um grande resultado no certame. Todavia, no momento da largada, Jean envolveu-se em uma batida que de resultado fez com que contornasse a primeira curva do traçado na ultima colocação. Pior, com o bico dianteiro do bólido avariado e com parte dele presa embaixo do kart, o desempenho do sempre veloz #56 estava irremediavelmente comprometido. Mesmo assim Aguiar não arrefeceu o animo e com uma tocada primorosa conseguiu recuperar muitas posições e divisar a bandeira a quadros na 7ª colocação.

No dia seguinte – sábado 12/07 – as duas baterias finais cristalizariam o Campeão Brasileiro de 2008 e os quatro demais integrantes do pódio da categoria Junior. Mas uma forte indisposição estomacal fez com que Jean Aguiar saísse diretamente de seu kart, ao final do warm-up matinal, para o ambulatório médico instalado no kartódromo. Medicado pelo Anjo da Guarda dos pilotos, Dr. Daniel De Moraes, o kartista paulista alinhou para a terceira bateria ainda ressentido por forte enjôo, mesmo assim completou a primeira volta já na 6ª colocação e na volta seguinte conquistou a 5ª colocação em belíssima ultrapassagem sobre o kart de Bruno Leon de Melo. Mas o esforço físico despendido sob o forte sol e extremo calor nordestino minou a resistência física do heróico piloto paulistano que não conseguia mais manter a performance das voltas iniciais e Aguiar perdeu duas posições antes de completar a prova repetindo a 7ª colocação.

A indisposição estomacal e os enjôos não arrefeceram, todavia o grande amor pelo esporte e respeito por seus patrocinadores falaram mais alto e Jean Aguiar (Pneus Fuke Reformadora/ Pneus Levorin/ Leste Kart) alinhou seu micromonoposto na bateria de encerramento do Campeonato Brasileiro de Kart em Eusébio. Logo após a largada o mesmo problema de carburação encontrado no treino de classificação voltou a repetir, complicando ainda mais o desempenho da categoria Junior no vice-líder da Copa São Paulo Light de Kart, que divisou a derradeira bandeira a quadros ocupando o 8º posto.

“Este foi um Brasileiro para esquecermos rapidamente! Para ser campeão é necessário que tudo funcione perfeito, com a precisão de um relógio suíço, mas para o Jean desde a tomada de tempos tudo funcionou como em um relógio de camelô do Paraguai. Por mais que buscávamos superar as dificuldades naturais de em certame deste porte, problemas com carburação, eixo que correu, batidas e até problemas estomacais concorreram para que ele não fizesse mais uma de suas habituais boas performances. Mas corridas são assim mesmo e os resultados adversos servem nos motivar ainda mais nessa constante busca pela superação dos limites”, detalhou Décio Betge, chefe da equipe Leste Kart e responsável pelo desenvolvimento de carreira de Jean Aguiar desde sua primeira corrida.

Confira a Pontuação Final da categoria Junior no 43º Campeonato Brasileiro de Kart:

  1. 1.- Johilton Filho (RN), 39
  2. 2.- Jonathan Louis (PR), 34
  3. 3.- Guilherme Silva (MG), 33
  4. 4.- Felipe Fraga (TO), 27
  5. 5.- Jean Claude Paturle (MG), 26
  6. 6.- Bruno Bonifácio (SP), 23
  7. 7.- João Câmara (GO), 19
  8. 8.- Diogo Ribas (DF), 16
  9. 9.- André Pedralli (PR), 15
  10. 10.- Jean Aguiar (Pneus Fuke Reformadora/ Pneus Levorin/ Leste Kart) –SP -, 14
  11. 11.- Ítalo Leão (DF), 8
  12. 12.- João Vitor Gontijo (DF), 5
  13. 13.- Matheus Vieira (DF), 5
  14. 14.- Bruno Leon Melo (SP), 3
  15. 15.- Matheus Porto (RJ), 1
  16. 16.- Arthur Oliveira (MG), 0
  17. 17.- Leonardo Cruz (PR), 0
  18. 18.- Hugo Lapenda (PE), 0