Você está Aqui: Início

Internacional - Paulo Grassi será o único brasileiro no Mundial de Kart

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Paulo Grassi
Foto:Flavio Quick
O piloto paulista Paulo Grassi (FMR), de Jundiaí, será o único representante brasileiro no Campeonato Mundial de Kart. A competição será realizada no próximo final de semana na cidade de Muro Leccese, no Kartódromo de LaConca, no extremo sul da Itália.

Grassi desembarcou na Europa na última semana onde participou com pilotos de todas as regiões do planeta da última sessão de treinos coletivos realizada no próprio kartódromo. O representante brasileiro na competição participará das atividades pela categoria KF2, no evento denominado Copa do Mundo.

Esta classe atualmente é considerada o penúltimo passo da carreira de um piloto de kart. Com 16 anos Grassi é atualmente um dos grandes destaques do kartismo brasileiro e conquistou no último mês de agosto o Vice-Campeonato Brasileiro de Kart e a vaga para a disputa da Seletiva de Kart Petrobras.

A partir de quinta-feira, dia 18, até o domingo, 21, Paulo pilotará um kart de equipe holandesa PDB Racing. O renomado time já conquistou o Campeonato Mundial em 2005, com o inglês Oliver Oakes, e o Europeu nos anos de 2001 e 2004. O chassis utilizado será o Gillard (Inglês), o motor Parilla (Nova geração, refrigerado à água e com limitador de rotação) e os pneus Dunlop.

Ao lado de outros 150 competidores o piloto patrocinado pela FMR participou então na última semana dos testes coletivos. Foram 18 sessões de 20 minutos onde o piloto brasileiro procurou a melhor adaptação possível ao novo equipamento.

“É tudo muito estranho. O motor reage de forma completamente diferente nas saídas de curva, os pneus são muito mais aderentes, a pista mais emborrachada e os chassis, contam também com freios dianteiros, o que deixa o kart muito mais ágil nas freadas. Mas, o mais importante para mim, foi minha adaptação ao traçado e ao sistema de trabalho da equipe. O pessoal é muito profissional e tenho certeza que poderemos fazer um grande trabalho neste mundial”, explicou o piloto.

As atividades oficiais da Copa do Mundo de Kart para a categoria KF-2 começam nesta quinta-feira com os primeiros treinos livres. O sistema de disputa prevê a separação dos pilotos em grupos após a tomada de tempos. Após esta sessão classificatória todos os competidores disputarão curtas provas classificatórias entre si. Mais de 90 atletas estão inscritos sendo que, para as provas Pré-Final e Final, apenas os melhores 34 serão classificados.

“Meu principal objetivo é conquistar um bom tempo, permanecer na pista nas classificatórias e me classificar para as finais. A experiência que estou adquirindo aqui já é muito válida em todos os sentidos. Após conquistar este objetivo aí sim pensarei em alguma outra estratégia”, finalizou.

 

Flávio Quick