Você está Aqui: Início

Copa Brasil - Família Cesário participou, com sucesso, da 10ª Copa Brasil de Kart

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Elon Cesário, pai dos gêmeos, ficou com o Vice-Campeonato da F-4
Foto:Flávio Quick
Entre os dias 14 e 18 de outubro o Kartódromo Dr. Henrique Santillo, em Itumbiara – GO, recebeu a 10ª edição da Copa Brasil de Kart. Cerca de 160 pilotos de várias regiões do país se deslocaram para o interior de Goiás para a disputa deste que é o segundo mais importante título do kartismo nacional.

Pela categoria Junior Menor os gêmeos Yago e Yuri Cesário (Vizzon Jeans/ Anexar Surf/ Versailles/ Locco) disputaram o evento em busca de conquistar novamente a vitória, assim como fizeram em 2007, pela categoria Cadete. Neste contexto, os irmãos deram início na terça-feira aos treinos livres onde, junto a equipe MZ/RST Racing procuraram os melhores acertos para seus karts.

Após encontrarem uma boa condição de acerto os irmãos partiram para a tomada de tempos, que foi realizada no final da manhã de quinta-feira. Com dois karts que rendiam muito bem e eram rápidos em praticamente todos os trechos da pista Yago conquistou a pole-position com Yuri pela terceira posição.

Nas provas, porém, o que se viu foi completamente diferente do sucesso conquistado na sessão classificatória. No momento do início da primeira bateria o kart de Yago foi atingido pelo de Cayan Chianca que, após queimar a largada, acertou em cheio o kart do pole-position ainda na primeira curva tirando o concorrente da disputa pela vitória. O piloto ainda conseguiu voltar à pista, mas, como a roda traseira direita havia quebrado Yago deu apenas mais duas voltas e o pneu acabou se descolando da roda fazendo com que ele abandonasse a disputa. Yuri, também envolvido no acidente de começo da prova, terminou na nona posição.

Na segunda bateria, focados em uma prova de recuperação, os gêmeos tiveram seus planos alterados ainda na largada. Yago acabou se envolvendo em um acidente e perdendo muito tempo terminando a bateria apenas na 10ª posição. Yuri, por sua vez, conseguiu se recuperar e, após belas ultrapassagens, terminou na quarta posição. No resultado final da competição Yuri ficou com o 6º lugar e Yago, com o 12º.

Família que acelera unida...

Dizem que correr de kart e andar de bicicleta ninguém esquece. Esta máxima, muito utilizada no automobilismo, pôde ser comprovada nesta final de semana com o empresário Elon Cesário. Várias vezes campeão goiano de kart o piloto, que atualmente apenas acompanha as corridas dos filhos Yago e Yuri, resolveu voltar à pista e tentar o título da Copa Brasil na categoria Fórmula-4.

Sem estar familiarizado com os motores de quatro tempos utilizados na categoria ele sofreu um pouco no começo da semana para se acostumar com a forma de guiar com este motor. Porém, após esta adaptação, ele logo começou a acelerar forte e rapidamente estava buscando os melhores tempos da pista.

Após conquistar o sexto tempo na tomada de tempos Elon partiu animado para as duas provas. Na primeira corrida, sob forte calor, o empresário conquistou o quarto lugar. Na segunda prova, aí com pista molhada, ele se sentiu em casa e com extremo cuidado foi ultrapassando seus concorrentes até receber a bandeirada na segunda posição. Na soma dos resultados Elon ficou com o vice-campeonato.

“Corri para brincar. Eu continuo andando regularmente de kart, mas, não tenho mais preparo físico para suportar as provas de 125cc. Assim, achei que seria legal, até para os meninos, que eu participasse da corrida. O resultado que conquistei, com certeza, foi surpresa até para mim. Já no caso deles, foi uma pena. Éramos os mais rápidos da pista e, na primeira curva da primeira corrida, acabaram com nossas chances de ser campeão. Foi uma pena. Nos resta agora levantar a cabeça e seguir para os próximos desafio”, analisou o representante da Vizzon Jeans/ Anexar Surf/ Versailles/ Locco.

 

Flávio Quick