Você está Aqui: Início

Copa Brasil - Após penalização, Marco Túlio termina em 4º na Copa Brasil de Kart

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Marco Tulio - Junior Menor
Foto:Flávio Quick
Após vários meses afastado das competições oficiais, em virtude de compromissos escolares, o piloto Marco Túlio (Laboratório EMS), do Tocantins, esteve na última semana na cidade de Itumbiara – GO, onde participou da 10ª Copa Brasil de Kart, pela categoria Junior Menor.

Marco Túlio, que começou a participar de provas do calendário nacional no ano passado, já havia estado no Kartódromo Dr. Henrique Santillo, palco das disputas, duas semanas antes, quando disputou a sétima rodada da Copa Centro-Oeste de Kart. Naquela ocasião, após duas belas apresentações, o piloto brigou pela liderança das corridas e terminou em terceiro e segundo, respectivamente, nas duas etapas que compuseram a rodada dupla.

Nesta semana, porém, o desafio foi bem maior. A Copa Brasil é a segunda competição mais importante do país e reúne a nata do kartismo nacional em 11 categorias. Estiveram presentes em Itumbiara cerca de 160 pilotos dos quais, 16, na busca pelo título da categoria Junior Menor.

As atividades do evento tiveram início na terça-feira, dia 14, com duas sessões de treinos livres, mesma programação que se repetiu na quarta-feira. Nestas ocasiões o piloto e a equipe Nil Racing puderam buscar os melhores acertos para o kart e, desta forma, também, o piloto se adaptar melhor ao difícil traçado goiano.

Sempre entre os mais rápidos de sua categoria Marco Túlio seguiu animado para a tomada de tempos, que foi realizada no final da manhã de quinta-feira, dia 16. Com o tempo de 45s442 o representante do EMS garantiu a terceira posição no grid de largada da primeira bateria apenas 168 milésimos mais lento que Yago Cesário, o pole-position.

Nas provas, que foram realizadas na sexta e no sábado, Marco Túlio mostrou sua força.  Na primeira bateria, após seu kart demorar um pouco para pegar, o piloto recuperou sua posição no grid de largada e foi penalizado em dez segundos. Fora isso, após ser prejudicado por um acidente envolvendo outros pilotos na curva um, o piloto perdeu várias posições. Determinado, Marco partiu então para uma prova de recuperação e, ao final das 25 voltas, recebeu a bandeirada na sétima posição. Na segunda bateria, após belas ultrapassagens, o piloto da equipe Nil Racing chegou na quinta posição. Na soma dos resultados das duas baterias Marco ficou com a quarta posição na Copa Brasil 2008.

“Terminar em quarto não era exatamente o que eu e minha equipe esperávamos. Treinamos bastante aqui na pista para o Centro-Oeste e para a Copa Brasil e tínhamos um equipamento muito competitivo. Poderíamos ter brigado pelo título, mas, por condições de corrida, a conquista deste lugar no pódio não foi de todo ruim. Agradeço ao esforço da minha equipe e o apoio do Laboratório EMS, que me proporcionaram a participação nesta prova”, finalizou o piloto.

 

Flávio Quick