Você está Aqui: Início

Copa Brasil - Luana Pedrosa é vice - campeã da 10ª Copa Brasil

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Luana Pedrosa
Foto:Luiz Pinheiro
No último final de semana, Luana Pedrosa, com apenas dois anos de experiência no kart de 125cc, conquistou a segunda colocação na 10ª edição da Copa Brasil de Kart, ratificando sua posição no título de vice-campeã brasileira. Luana chegou ao Kartódromo Dr. Henrique Santillo, em Itumbiara-GO e marcou posição conquistando a pole position e deixando o público reconhecer que ela era favorita. A Copa Brasil e o Campeonato Brasileiro são reconhecidos pela CBA, como os mais importantes no Brasil.

Luana largou na primeira posição, liderou boa parte da prova, mas com problemas técnicos da quebra do rolamento no seu kart, perdeu rendimento, permitindo que Pietro Fantin vencesse a primeira bateria, seguido por Vinícius Perdigão.

A piloto carioca largou na segunda bateria em terceiro lugar. Já na primeira curva, ocupou a segunda colocação, permanecendo por boa parte da prova. Novamente, devido a problemas técnicos, dessa vez com a quebra da vela, parte do motor, Luana ainda lutou para terminar na classificação geral em segundo lugar. 

Luana repetiu a façanha do Campeonato Brasileiro e mostrou que em pouco tempo de experiência tem talento e técnica para disputar com pilotos experientes. Agora, a piloto carioca prepara as malas para disputar nos Estados Unidos o campeonato mais importante, representando o Brasil. Por Luana demonstrar uma técnica bem apurada, recebeu convite do fabricante de chassis Mini para testar o novo kart a ser lançado em 2009.

“Luana tem uma característica diferenciada dos outros pilotos da categoria novatos. Ela pilota redondo e demonstra domínio total do kart”, diz o experiente fabricante de chassis Mini, Mário Sérgio, que teve em sua fábrica pilotos como Ayrton Senna, Nelson Piquet, Rubinho Barrichelo, Felipe Massa iniciando as carreiras no kart Mini.

Luana mexe com a emoção do público que comparece às arquibancadas dos kartódromos e conquista mecânicos, chefes de equipes e pilotos adversários. Fora das pistas a garota com sorriso angelical esconde a fera quando está disputando uma prova. Em Itumbiara-GO, onde foi realizada a Copa Brasil, não foi diferente. Levantou o público, aumentando o seu fã-clube.

Em entrevista à TV Globo, Luana foi perguntada como é ser uma mulher na pista?

“Ser mulher num esporte dominado pelos homens é superar as barreiras do preconceito e mostrar que técnica e capacidade de pilotar um kart se enquadram em ambos os sexos”, respondeu. Também foi questionada qual o seu sonho: “Pilotar um Fórmula 1”, disse otimista.

Ao longo do ano, Luana optou por treinar no Campeonato Paulista Light, com objetivo de acertar o kart para as provas de maior destaque. A piloto carioca considerou a temporada de 2008 encerrada. Em dezembro, começa a se preparar para o Campeonato Interestadual nos Estados Unidos.

Os patrocinadores de Luana Pedrosa investem em 2009 para ela subir no pódio na primeira colocação. Luana conta com o patrocínio da Dafra Motos, Concremat, Linknet Tecnologia, com perspectiva de mais dois patrocínios em 2009. Seu chefe de equipe, Beto Alves, e seu atual instrutor Rafael Suzuki trabalham intensamente para Luana obter sucesso nessa empreitada nos Estados Unidos.

Classificação final

77-Pietro Fantin (PR), 22 pontos

2) 72-Luana Pedrosa (RJ), 15 pontos

3) 42-Luir Miranda (RJ), 13 pontos

4) 41-Mateus Silva (GO), 12 pontos

5) 6-Victor Luz (BA), 12 pontos

6) 45-Vinícius Perdigão (BA), 12 pontos

7) 81-Gustavo Bertechini (MG), 9 pontos

8) 125-Paula Pereira (DF), 4 pontos

9) 257-Paulo César dos Santos (MS), 4 pontos

 

Luiz Pinheiro