Você está Aqui: Início

Copa Brasil - Pedro Cardoso avalia os resultados na Copa Brasil

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Pedro Cardoso vence a segunda bateria em Itumbiara Foto: Ricardo Fávaro
Foto:
Piloto fala sobre sua experiência em Itumbiara e faz planos para o futuro

O brasiliense Pedro Cardoso (Omnicom), piloto da categoria Mirim, esteve em Itumbiara (GO), participando da 10ª Copa Brasil de Kart.

Em sua primeira participação no evento anual, Cardoso teve um excelente desempenho. Logo de cara, marcou o segundo melhor tempo na classificação. Em função de uma confusão com motores, causada pela empresa fornecedora dos mesmos, Pedro foi penalizado e largou da última posição. Durante a prova, marcou a melhor volta e, quando já estava em segundo, foi empurrado para fora da pista por outro piloto.

Na segunda bateria, largando da penúltima posição, novamente marcou a melhor volta, e desta vez venceu a bateria, com mais de 2 segundos de vantagem para o segundo colocado.

Infelizmente, mais uma vez, Pedro foi injustamente punido. A justificativa da Direção de Prova foi o fato do piloto estar desalinhado da formação no momento da largada.

Neste episódio, alguns fatos intrigaram toda a equipe: uma incomum punição a um piloto que largou no final do grid (é comum o “desalinhamento” nestas posições, e ninguém é punido por isso); o fato de Pedro, entre os 160 pilotos da competição, que fizeram 22 largadas, ter sido o único considerado desalinhado; e a precipitada punição ao piloto, ocorrida ainda durante a prova, quando o comum é ao término da mesma.

Mas o que chamou mais a atenção foi o fato da Comissão Técnica do evento ter negado à Assessoria de Imprensa de Pedro o acesso aos dados de alinhamento dos pilotos no momento da largada, com a justificativa de este material ser “confidencial da Direção de Prova”.

Entretanto, informalmente, a Assessoria de Pedro conseguiu que a cronometragem emitisse um relatório de alinhamento na tela do computador, e constatou que a quase totalidade do grid estava desalinhada, o que foi confirmado também por imagens de vídeo captadas durante a prova.

“Eu acho que meu desempenho na Copa foi muito bom, as provas estavam fáceis”, afirmou o pequeno piloto de apenas 9 anos, que complementou: “As coisas que aconteceram lá eu achei uma grande besteira, não precisava de nada disso, mas eu mostrei na pista que era o mais rápido, todo mundo viu”.

Agora, Pedro concentra-se na disputa pelo título da Copa Centro-Oeste, que terá rodada dupla disputada no kartódromo de Brasília (DF). O piloto é atual vice-líder do campeonato, atrás apenas de Fernando Mattos.

Em 2009, Pedro vai correr pela categoria Cadete, disputando os principais campeonatos regionais e nacionais do país, sem descartar uma incursão em pistas norte-americanas.

 

Ricardo Fávaro