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Copa Brasil - Um verdadeiro “pout - pourri” de problemas tirou Rafael Martins da luta pelo título

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Rafael Martins - Cadete
Foto:Claudio Reis
Definitivamente a décima edição da Copa Brasil de Kart, certame oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA, disputada entre os dias 14 e 18/10 no Kartódromo Dr. Henrique Santillo, em Itumbiara (GO) será um certame para ser esquecido para o kartista paulista Rafael Martins (Applebee’s/ Teuto/ Tofanello/ MZ Racing). Um acidente, provas interrompidas em momentos importantes, problemas com o motor de seu kart, calor excessivo e até um ciclone conspiraram em um verdadeiro pout-pourri de problemas que tiraram as chances de conquista do reconhecidamente veloz piloto da categoria Cadete.

Após realizar bons treinos prévios no circuito goiano e encontrar bons ajustes em seu micromonoposto, que lhe permitiam aspirar uma boa colocação final na Copa Brasil, a realidade dos treinos livres oficiais, realizados na quarta e quinta feira (14 e 15/10) que antecederam as provas, se mostrou diferente. Com temperatura média ambiente beirando os 40º centígrados e temperatura do asfalto acima de 74º centígrados, o set-up utilizado parecia não ser mais o ideal, já que seus tempos de volta ao final de cada pratica eram cerca de meio segundo piores que os conquistados pelos mais velozes da classe.

Todavia, no warm-up que antecedeu a tomada de tempos classificatórios, que definiria a ordem de largada dos trinta e um micromonopostos da Cadete, a equipe MZ Racing mostrou que guardara cartas nas mangas durante os treinos livres, já que Rafael Martins voou na pista de Itumbiara, cravando a melhor marca de todos os treinos já realizados, com 51s876. Estava, definitivamente, na “briga” pela pole position.

Confiante, Martins partiu para suas flying laps assim que autorizado o inicio da tomada de tempos, mas na primeira curva do circuito teve seu kart violentamente atingido na traseira pelo de outro concorrente, causando danos que não permitiram a recuperação de seu melhor chassis. Sem dar uma volta sequer no treino classificatório, Rafael teve de amargar a ultima posição de largada no longo grid da categoria.

Os boxes da equipe MZ Racing passou a trabalhar freneticamente para a substituição do chassis do representante da Applebee’s, Teuto e Tofanello para a primeira das duas baterias que compunham o certame nacional, marcada para a manhã seguinte. E o estafante trabalho foi recompensado, com Rafael estabelecendo no warm-up da manhã da sexta-feira a marca de 51s876, a mais rápida de todos os treinos já realizados no circuito de Itumbiara, pelo que a expectativa de uma grande prova de recuperação tornou-se concreta.

Autorizada a largada, Martins partiu com a faca nos dentes e decidido a conquistar rapidamente posições. Com um ritmo de prova alucinante, ao final da primeira passagem Rafael já ocupava a 14ª posição, nada menos que quinze adiante de sua posição original de partida. Na volta seguinte Martins continuou progredindo, mas logo no inicio da Reta dos Boxes o kart de Yurik Carvalho, que seguia imediatamente à sua frente rodou após ser atingido pelo de um concorrente que acabara de ultrapassar, ficando parado de lado no meio da pista. Em uma fração de segundo e no puro reflexo, Rafael Martins conseguiu desviar, mas o kart de Rafael Magaldi Neto - que vinha acompanhando Martins - não teve como derivar, atingindo em cheio a lateral do bólido de Carvalho.

Ante a gravidade do acidente a corrida foi abruptamente interrompida pela Direção de Provas para atendimento médico dos pilotos acidentados, determinando, após o socorro médico e desobstrução da pista, novo procedimento de largada. Partindo agora na sexta fila da grelha – 12ª posição – a confiança em um bom resultado final era grande nos boxes da equipe Applebee’s/ Teuto/ Tofanello/ MZ Racing.

Autorizada a nova largada Rafael Martins partiu decidido e após o contorno da primeira curva do circuito já estava no nono posto, mas, repentinamente, o motor de seu kart falhou e parou de funcionar em razão de um entupimento no sistema de alimentação, determinando o prematuro e lacônico final de prova antecipado para o pupilo do festejado preparador Mazinho Oliveira.

“A pista está muito suja, com muita terra e poeira trazida por alguns karts que escaparam da pista. Provavelmente isso passou pelo filtro de ar e entupiu o sistema de alimentação e fazendo o motor parar de funcionar, o que além do abandono arruinou nossas possibilidades no campeonato, já que não pontuamos e teremos de sair novamente no final do pelotão na bateria final”, esclareceu desconsolado Mazinho.

Na manhã seguinte (sábado 18/10) os micromonopostos da Cadete alinharam na reta principal do seletivo circuito para a prova final. Apesar de já estar fora da luta pelo titulo máximo do certame, sem possibilidades de conquista de uma das “vagas” no pódio da categoria e partindo, mais uma vez, da última posição, o espírito desportivo do jovem kartista paulista falou mais alto e assim que autorizada a largada Rafael “travou” o pé no final do acelerador, buscando conquistar posições que lhe rendessem um honroso bom resultado na corrida final.

Com uma largada perfeita, Martins contornou a veloz Curva 1 do circuito goiano já ocupando a décima nona posição, mas, em verdadeiro replay da corrida anterior, a prova teve de ser paralisada, para atendimento médico de um concorrente que capotou na aproximação da primeira curva, após colidir com outro participante.

Após os novos procedimentos de partida, Martins buscou repetir as boas largadas realizadas em Itumbiara, acelerando a “barata” com vontade. Mais uma vez Rafael conquistou muitas posições na primeira volta, que completou ocupando a 17ª posição e em ritmo de classificação. Na segunda volta já estava na 13ª colocação em franco combate pelo 12º posto com o mato-grossense Gabriel Sereia, todavia pesadas nuvens haviam chegado ao circuito, trazendo junto fortes ventos que começaram a dificultar o desenvolvimento da prova.

Em poucos minutos os ventos aumentaram e chegava ao Kartódromo Dr. Henrique Santillo um ciclone trazendo em seu vórtice muita poeira da terra vermelha da região e arrancando em sua passagem placas de anunciantes, banners, faixas e as barracas que ampliavam a frente dos boxes das equipes. Em instantes os micromonopostos passaram a derivar na pista pela força dos ventos. Os capacetes dos pequenos pilotos balouçavam sobre os ombros dos intrépidos pilotos que não aliviavam o pé do acelerador e a visibilidade tornou-se precária, ante a terra vermelha que voava em círculos assustadoramente. Mesmo incompleto o numero de voltas previsto para a conclusão da corrida, o experiente Diretor de Provas da Confederação Brasileira de Automobilismo decidiu dar por encerrada a competição, apresentando a bandeira a quadros na décima passagem.

Com o saldo de um chassis destruído, uma corrida arruinada por problemas no motor de seu kart e duas largadas no final do pelotão e a 12ª colocação ao termino da segunda bateria, encerrada antecipadamente, a Copa Brasil de Kart de 2008 será um certame para ser esquecido por Rafael Martins.

“Essa, nem de longe, foi a participação de nossos sonhos. Treinamos aqui anteriormente, deixamos o kart rápido e com um bom set-up para o Rafa ter condições de lutar pelo título e, ao menos, chegar no pódio da Cadete, mas o destino conspirou e acabamos sem conseguir um resultado positivo. Mas se por um lado queremos esquecer essa Copa Brasil, também é dessas adversidades que tiramos grandes lições que certamente aproveitaremos no futuro”, esclareceu sofismando o chefe de equipe Mazinho Oliveira.

Neste sábado (25/10) Rafael Martins (Applebee’s/ Teuto/ Tofanello/ MZ Racing) volta a acelerar em mais um compromisso desportivo. Desta vez na nona etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana, em qual Rafael ocupa a terceira colocação no play-off que definirá o campeão da temporada. A Copa São Paulo de Kart Granja Viana é o maior certame regional de kart do país, reunindo em cada rodada no Kartódromo Internacional Granja Viana (Cotia/SP) mais de 180 bólidos e cerca de 240 pilotos.

Confira o resultado final da categoria Cadete na Copa Brasil de Kart:

  1. 1) 110-Thiago Vivacqua (RJ), 20 pontos
  2. 2) 100-Augusto Pereira (DF), 19 pontos
  3. 3) 25- Giuliano Raucci (SP), 14 pontos
  4. 4) 88-João Manuel (PE), 14 pontos
  5. 5) 31-Mitsui Duzanowski (SC), 13 pontos
  6. 6) 8-João Vitor Cerrato (BA), 10 pontos
  7. 7) 46-Mauro Auricchio (SP), 5 pontos
  8. 8) 119-João Vieira (TO), 4 pontos
  9. 9) 0-Ygor Santana (ES), 4 pontos
  10. 10) 3-Alysson Prestes (PR), 3 pontos
  11. 11) 17-Pietro Rimbano (SP), 2 pontos
  12. 12) 65-Gabriel Sereia (MT), 2 pontos
  13. 13) 77-Paulo Ferreira (ES), 1 ponto
  14. 14) 101-Vinícius Balbuena (PR), 1 ponto
  15. 15) 1-Igor Nogueira (PR), 0 pontos
  16. 16) 7-Sérgio Câmara Filho (MG), 0 pontos
  17. 17) 9-Daniel Badra (DF), 0 pontos
  18. 18) 10-Pedro Carvalho (DF), 0 pontos
  19. 19) 11-Ariel Varella (ES), 0 pontos
  20. 20) 16-Alex Alves Junior (DF), 0 pontos
  21. 21) 21- Rafael Martins (Applebee’s/ Teuto/ Tofanello/ MZ Racing) –SP -, 0 pontos
  22. 22) 26-Matheus Chequer (SP), 0 pontos
  23. 23) 29-Rafael Magaldi Netto (DF), 0 pontos
  24. 24) 36-Flávio Matheus (RJ), 0 pontos
  25. 25) 44-João Branquinho (GO), 0 pontos
  26. 26) 55-Zaiya Fontana (RJ), 0 pontos
  27. 27) 64-Yurik Carvalho (SP), 0 pontos
  28. 28) 69-Marcos Stragliotto (MT), 0 pontos
  29. 29) 75-Felipe Gildin (MG), 0 pontos
  30. 30) 111-Letícia Corbacho (ES), 0 pontos
  31. 31) 210-Caio Miguel (ES), 0 pontos

Confira o resultado da Cadete nas duas baterias da Copa Brasil de Kart:

1ª Bateria - PCK

  1. 1) 110-Thiago Vivacqua (RJ), 13 voltas em 26m55s278
  2. 2) 88-João Manuel (PE), à 0s049
  3. 3) 100-Augusto Pereira (GO), à 0s159
  4. 4) 31-Mitsui Duzanowski (SC), à 15s623
  5. 5) 25- Giuliano Raucci (SP), à 16s997
  6. 6) 46-Mauro Auricchio (SP), à 17s570
  7. 7) 0-Ygor Santana (ES), à 18s559
  8. 8) 8-João Cerrato (BA), à 19s843
  9. 9) 65-Gabriel Sereia (MT), à 19s852
  10. 10) 101-Vinicius Balbuena (PR), à 23s813
  11. 11) 1-Igor Nogueira (PR), à 24s207
  12. 12) 10-Pedro Fortes (DF), à 24s619
  13. 13) 111-Letícia Corbacho (ES), à 26s832
  14. 14) 44-João Vitor Branquinho (GO), à 28s114
  15. 15) 77-Paulo Ferreira (ES), à 33s706
  16. 16) 9-Daniel Badra (DF), à 36s224
  17. 17) 69-Marcos Stragliotto (MT), à 38s442
  18. 18) 75-Felipe Gildin (MG), à 39s550
  19. 19) 17-Pietro Rimbano (SP), à 41s617
  20. 20) 11-Ariel Varella (ES), à 48s884
  21. 21) 7-Sergio Câmara Filho (MG), à 53s252
  22. 22) 36-Flavio Santos (RJ), à 1 volta
  23. 23) 3-Alisson Prestes (PR), à 6 voltas
  24. 24) 119-João Vieira (TO), à 10 voltas
  25. 25) 26-Matheus Chequer (SP), à 10 voltas
  26. 26) 16-Alex Alves Jr. (DF), à 10 voltas
  27. 27) 21- Rafael Martins (Applebee’s/ Teuto/ Tofanello/ MZ Racing) –SP -, à 10 voltas
  28. 28) 210-Caio Miguel (ES), à 11 voltas
  29. 29) 64-Yurik Carvalho (SP), à 12 voltas
  30. 30) 29-Rafael Magaldi Netto (DF), à 12 voltas
  31. 31) 55-Zaya Fontana (RJ), à 13 voltas

2ª Bateria - PCK

  1. 1) 100-Augusto Pereira (GO), 10 voltas em 09m04s767
  2. 2) 110-Thiago Vivacqua (RJ), à 0s142
  3. 3) 25- Giuliano Raucci (SP), à 4s792
  4. 4) 8-João Cerrato (BA), à 4s862
  5. 5) 31-Mitsui Duzanowski (SC), à 5s151
  6. 6) 88-João Manuel (PE), à 7s588
  7. 7) 119-João Vieira (TO), à 7s697
  8. 8) 3-Alisson Prestes (PR), à 8s783
  9. 9) 17-Pietro Rimbano (SP), à 8s910
  10. 10) 77-Paulo Ferreira (ES), à 9s042
  11. 11) 65-Gabriel Sereia (MT), à 11s055
  12. 12) 21- Rafael Martins (Applebee’s/ Teuto/ Tofanello/ MZ Racing) –SP -, à 14s845
  13. 13) 36-Flavio Santos (RJ), à 14s990
  14. 14) 0-Ygor Santana (ES), à 15s889
  15. 15) 16-Alex Alves Jr. (DF), à 16s108
  16. 16) 46-Mauro Auricchio (SP), à 16s165
  17. 17) 55-Zaya Fontana (RJ), à 19s588
  18. 18) 101-Vinicius Balbuena (PR), à 21s096
  19. 19) 75-Felipe Gildin (MG), à 22s098
  20. 20) 11-Ariel Varella (ES), à 22s487
  21. 21) 26-Matheus Chequer (SP), à 23s811
  22. 22) 1-Igor Nogueira (PR), à 28s944
  23. 23) 111-Letícia Corbacho (ES), à 32s620
  24. 24) 9-Daniel Badra (DF), à 34s273
  25. 25) 7-Sergio Câmara Filho (MG), à 52s398
  26. 26) 10-Pedro Fortes (DF), à 2 voltas
  27. 27) 69-Marcos Stragliotto (MT), à 4 voltas
  28. 28) 210-Caio Miguel (ES), à 9 voltas