Você está Aqui: Início

Geral - Felipe Fraga e Victor Franzoni levam o Capacete de Ouro de 2008

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Felipes campeões: Fraga e Massa
Foto:Cris Reis
Em belíssima festa realizada no Teatro HSBC Brasil, em São Paulo, a Revista Racing laureou os vencedores das treze categorias que disputaram o premio Capacete de Ouro.

A 12ª edição do Capacete de Ouro, maior premiação do automobilismo brasileiro, teve o comando de Isabel Reis, vice-presidente da Motorpress Brasil Editora e apresentação de Tavinho Ceschi. Foram 48 premiados em treze categorias, que abrangeram os principais campeonatos nacionais e internacionais, onde os vencedores apontados após eleição entre cerca de 80 jornalistas receberam o Capacete de Ouro, os segundos colocados levaram o Capacete de Prata, ficando o Capacete de Bronze para quem terminou em terceiro lugar na votação.

Na categoria Kart, os finalistas foram o tocantinense Felipe Fraga, o mineiro Guilherme Silva e o paranaense Jonathan Louis e, merecidamente, Fraga levou seu terceiro Capacete de Ouro, ficando Louis com o de prata e Silva com o de Bronze. Os prêmios dessa categoria foram entregues por Felipe Giaffone, piloto da F. Truck, ex da F. Indy e proprietário do Kartódromo Granja Viana.

A categoria Revelação teve seus prêmios entregues por Bia Figueiredo, piloto da F. Indy Lights norte-americana e integrante de uma das mais fantásticas gerações de kartistas do Brasil e manteve a escrita da temporada, já que Victor Franzoni levou sem surpresas o Capacete de Ouro da categoria, afinal o velocíssimo rebento de Fabio e D. Xispita Franzoni está deixando sua marca indelével nas pistas, levando todos os títulos que disputou nesse autentico “Ano Franzoni”.

O goiano Yuri Cesário, representado no evento por seu companheiro de equipe Rafael Martins, levou o Capacete de Prata e o Carioca Voador Luir Miranda ficou com o Capacete de Bronze.

Mais de mil convidados estiveram presente na festa de gala do mais importante premio nacional que teve entre os demais vencedores da noite Felipe Massa (Fórmula 1), Hélio Castroneves (Top), Lucas Di Grassi (Internacional), Ricardo Maurício (Nacional), Nelson Merlo (Fórmula), Gustavo Sondermann (Turismo), Geraldo Piquet (Truck), Andreas Mattheis (Vip), Luis Stédile e Lucas Rocha (Rali), Maurício Neves e Clécio Maestrelli (Off-Road), Eduardo de Souza Ramos e Leandro Almeida (Endurance).

Mas, se a festa foi a melhor dentre todas as realizadas nas edições anteriores, ao menos quanto às categorias que contemplam o kartismo urge uma completa reavaliação e revisão no regulamento que dá acesso (e na “canhota” interpretação do mesmo) aos finalistas.

clique para ampliar
Luir Miranda, Victor Franzoni e Rafael Martins
Foto:Claudio Reis
É certo que Felipe Fraga, Jonathan Louis e Guilherme Silva – curiosamente todos da categoria Junior - são “botas” de expressão, mas fica difícil compreender a ausência de um piloto do quilate de Danilo Dirani – que venceu doze das treze provas que disputou em 2008 na Shifter Kart – do trio de finalistas. A “explicação oficial” foi que o Campeonato Brasileiro de Shifter Kart não entrou no computo da pontuação, embora expressamente Campeonato Brasileiro esteja no rol descrito pelo regulamento...

Brasileiro de Kart é Brasileiro de Kart, certame oficial da CBA- Confederação Brasileira de Automobilismo, inserido em seu calendário de eventos oficiais e com o mesmíssimo valor titular das demais categorias. A única “diferença” é que por questões administrativas é disputado em evento à parte, aliás, da mesma forma como é disputado o Campeonato Mundial de KZ1, separado do Campeonato Mundial de KF1, mas que ninguém duvida ser um titulo mundial oficial da CIK/FIA.

Só quem não vive o dia-a-dia do kart - ou que mesmo estando por perto nada dele entenda – pode não compreender algo tão básico!

Mais injusto ainda é a inserção da pontuação integral da Copa Centro-Oeste, que realiza rodadas duplas à cada etapa. É o dobro de possibilidades de quem disputa o Paulista de Kart, a Copa São Paulo Light de Kart e Copa São Paulo de Kart Granja Viana – esta naquelas poucas categorias em que é contemplada com direito a participação -.

Se a opção dos organizadores for realmente laurear os melhores pilotos de kart do Brasil e aqueles que se destacaram como efetiva revelação na modalidade, é chegado o momento de re-avaliarem o regulamento da premiação. É hora de se mensurar corretamente o efetivo valor dos certames e categorias que “valem” pontos, retirando-se aqueles de pouca expressão, aditando-se os de maior afluxo de participantes e, principalmente, permitindo-se critérios isonômicos de pontuação.

Mas a festa do Capacete de Ouro 2008 foi belíssima e superou todos esses óbices que podem (e devem) ser modificados no futuro.

Porém nem tudo são flores. Quem estava presente no evento, fazendo a cobertura para algum dos veículos de mídia que prestigiam com espaço a premiação, encontrou um “pequeno” entrave. Simpáticos seguranças estilo “man in black” criteriosamente postados nos acessos à frente do placo vedando a passagem de fotógrafos e cinegrafistas no exercício de suas funções.

Até o fotografo oficial Vinicius Nunes – contratado pela Revista Racing para esse fim – foi proibido de aproximar-se do palco e “clicar” os premiados. A única alternativa era postar-se fora do cinturão de mesas V.I.P. e “driblar” as cabeças de garçons e entusiasmados que não conseguiam ficar sentados.

Foi “punk”...

Confira a lista de todos os vencedores da edição 2007 do Capacete de Ouro:

 
Categoria Fórmula 1

1 – Felipe Massa

2 – Rubens Barrichello

3 – Nelson Ângelo Piquet

Categoria Top

1 – Hélio Castroneves

2 – Tony Kanaan

3 – Vitor Meira

Categoria Internacional

1 – Lucas Di Grassi

2 – Bruno Senna

3 – Raphael Mattos

Categoria Nacional

1 – Ricardo Mauricio

2 – Thiago Camilo

3 – Marcos Gomes

Categoria Fórmula

1 – Nelson Merlo

2 – Pedro Enrique Nunes

3 – Denis Navarro

Categoria Turismo

1 – Gustavo Sondermann

2 – Lucas Finger

3 – Patrick Gonçalves

Categoria Endurance

1 – Eduardo de Souza Ramos / Leandro Almeida

2 – Edemar Stédile / Fernando Stédile

3 – Márcio Lima / Mário Bonilha

Categoria Vip

1 – Andreas Mattheis

2 – Xandy Negrão

3 – Miguel Paludo

Categoria Truck

1 – Geraldo Piquet

2 – Roberval Andrade

3 – Valmir Benavides

Categoria Rali

1 – Luis Stédile / Lucas Rocha

2 – Marcos Tokarski / Kana Ribeiro

3 – Roberto Theodoro / Nani Waschbürger

Categoria Off-Road

1 – Maurício Neves / Clécio Maestreli

2 – Reinaldo Varela / Marcos Macedo

3 – Jean Azevedo / Youssef Haddad

Categoria Kart

1 – Felipe Fraga

2 – Jonathan Louis

3 – Guilherme Silva

Categoria Revelação

1 – Victor Franzoni

2 – Yuri Cesário

3 – Luir Miranda

Homenageados

Bird Clemente, Ingo Hoffmann, Aurélio Batista Félix, Rubens Barrichello (por seus 270 GPs disputados na F1) e Família Massa.

clique para ampliar
Luir Miranda, Victor Franzoni e Rafael Martins
Foto:Claudio Reis
Última atualização ( Qui, 13 de Novembro de 2008 05:16 )