Você está Aqui: Início

Internacional - Bruno Carneiro fecha a temporada 2008 com saldo positivo na balança de titulos

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Bruno Carneiro
Foto:Divulgação
Depois de muito tempo sem mandar notícias, vão aqui as boas e melhores de 2008 sobre o paulista Bruno Carneiro (Miller Motorsports/ Birel), de nove anos de idade, que mora nas terras do tio Obama (Ôba!!!!)

A temporada foi perfeita para o “picollino”. No início do ano em sua estréia na categoria Rotax Mini Max, com apenas duas horas de testes e neve ao redor da pista, Bruno competiu no Gatorz Challenge of the Americas, que reuniu pilotos dos EUA, Canadá, México e Porto Rico, em provas realizadas na California e Nevada nos EUA.

Bruno terminou o campeonato em sexto lugar na classificação geral, que contou com um total de 21 competidores inscritos, dando chapéu em muitos “veteranos’ da MiniMax.

Para o ano que vem, com mais experiência e malandragem, o “brazuquinha” parte com tudo na Gatorz 2009, e vai ficar esperto com os “totós” e empurradas típicos na Rotax, que lhe custaram um segundo em Sonoma na California e um terceiro em Las Vegas, graças ao “toque amigo” do californiano Michael Davies, de 12 anos de idade, que apesar de ter se tornado o campeão na Gatorz em 2008, não gostou nada das ultrapassagens que o novato petulante com capacete verde e amarelo mandou pra cima do veterano.

clique para ampliar
Bruno Carneiro e Versteeg em ação
Foto:Divulgação
De volta a Utah em março , Bruno levou os dois campeonatos da “Litho-Flexo Spring Series”, nas classes Honda Jr 1 4 Tempos e na Rotax MiniMax.

Até aí, os leitores mais atentos do Planet Kart já sabiam destas notícias.

Em junho, começou o competitivo Campeonato Estadual de Utah, e Bruno tinha contas a acertar com o “campeão” do ano passado, o americano Andy Nish. Não sei se vocês se recordam, mas Nish (Tony Kart/ Nish Motorsports), venceu o campeonato de 2007 sob muitas controvérsias e suspeitas sobre tudo que se pode imaginar.

Para evitar maiores dores de cabeça, a organização do campeonato foi rígida nas regras para 2008 e destas as mais significativas foram a remoção do tanque de gasolina do topo do motor Honda GX200 de 4 tempos (seguindo o caminho adotado no Brasil) e uso de óleo lubrificante padrão para o motor, o Valvoline, que é um dos patrocinadores do campeonato.

Os Nish são os recordistas de velocidade no deserto de Salt Flats em um daqueles foguetes com asa que chegam há quase 500 km/h!

Imagine o que não faziam com um motor de 4 tempos...

Nas retas, Nish sumia e nas curvas ele dançava. Ainda sim, o novato Bruno conseguiu terminar o ano de 2007 apenas 30 pontos atrás de Andy Nish.

Querem o resumo da novela de 2008, com regulamento rígido e inspeção técnica pesada?

clique para ampliar
Bruno Carneiro e os troféus de recorde
Foto:Divulgação
Das dez corridas do campeonato, Bruno venceu quatro, terminou em segundo lugar em mais quatro e não terminou duas provas por causa de acidentes. O primeiro deles, foi na primeira corrida, quando Bruno, com pneus muito gastos, arriscou demais na tentativa de passar Landon Douglas na briga pela terceira posição. Bruno freou na parte suja da pista e levou mais dois com ele para a caixa de brita. Pior: Chassi empenado para o resto da temporada.

Ainda assim, obteve todos os resultados acima e ainda levou o recorde da pista em mais de 1 segundo sobre o recorde estabelecido em 2005.

Ah! O Nish??

Bom este terminou o campeonato em quarto lugar, atrás de Licoln Steele (Tony Kart/ Msquared) em terceiro, e do companheiro de equipe de Bruno na Miller Motorsports, o holandês Austin Versteeg.

clique para ampliar
Bruno Carneiro e Austin Versteeg
Foto:Divulgação
Na categoria Mini Max, depois de vencer a Spring Series, Bruno teve corridas difíceis. Com o orçamento apertado a partir da metade do ano, o sempre temperamental motor Rotax, precisava de um “refresh” depois de muitas horas na California, Nevada e Utah. Mas o custo da revisão é altíssimo e a equipe preferiu contar com o talento de Bruno para contornar as deficiências de motor, investindo a verba que tinha na categoria Honda 4 tempos.

No final, Bruno Carneiro terminou o MiniMax em segundo no Campeonato Estadual de Utah, pois se valeu das pistas travadas para levar três vitórias. O campeão foi Austin Versteeg, “team mate” de Bruno. Em terceiro chegou Marina Yardley, seguida por McCay Snow em quarto, Andy Nish em quinto e Mitchell Meisner em sexto.

E o “bambino” ainda levou o recorde da pista na MiniMax também...

Para 2009, Bruno vai se “aposentar” da Honda 4 Tempos, ainda que teria mais três anos na classe. Como Campeão, sai da classe com “Chave de Ouro”, e vai focar toda atenção somente na Rotax Mini Max.

clique para ampliar
Bruno Carneiro na festa de gala
Foto:Divulgação
Na cerimônia de encerramento da temporada e banquete dos campeões realizada no belíssimo Club House da Miller Motorsports Park, Bruno recebeu nada menos que quatro troféus: Campeão, Vice Campeão e Recordes de Pista nas duas classes. Ao microfone não esqueceu de agradecer o suporte e apoio de seus patrocinadores Rodizio Grill, Litho-Flexo Graphics, Small World Child Centers, Miller, Krustbuster e Zotes.

Mas o pequeno piloto não terá descanso. No início do mês de dezembro, Bruno Carneiro viaja com Austin Versteeg para a cidade de Tampa na Flórida, a convite da Birel North America, para testarem o chassi Cadet de 2009, que conta com várias mudanças em relação ao modelo C28 que vem pilotando nos últimos dois anos.

No começo de janeiro terão inicio os testes para a Gatorz e o objetivo da equipe é participar do maior número de certames nacionais, sobretudo o Rotax Max Grand Nationals, em Oklahoma no mês de agosto.

 

Luigi Carneiro

clique para ampliar
Bruno Carneiro e Versteeg em ação
Foto:Divulgação
Última atualização ( Seg, 24 de Novembro de 2008 08:32 )