Você está Aqui: Início

Desafio das Estrelas - Di Grassi é o pole no Desafio Internacional das Estrelas

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Lucas Di Grassi voou e cravou a pole
Foto:Carsten Horst
Schumacher larga em 4º e Massa apenas em 12º na primeira corrida deste domingo

Lucas Di Grassi conquistou a pole da primeira bateria do Desafio Internacional das Estrelas, que será realizada amanhã no Kartódromo dos Ingleses. Último a entrar no Top Qualifying deste sábado, que contou com a presença dos cinco melhores de cada grupo classificatório, o piloto de testes da Renault foi beneficiado pela melhoria gradativa das condições do asfalto – não garoava mais como no início da sessão - e cravou a marca de 42s592, superando em um décimo o italiano Vitantonio Liuzzi, campeão mundial de kart de 2000 e piloto reserva da Force Índia nesta temporada.

O anfitrião Felipe Massa, idealizador do evento, sairá somente em 12º, bem atrás de outras atrações da prova. Rubens Barrichello e Michael Schumacher, companheiros de equipe na Ferrari entre 2000 e 2005, largarão na segunda fila, com o brasileiro sendo 0s413 mais veloz que o heptacampeão mundial de Fórmula 1. Da turma da Stock Car, Thiago Camilo foi o mais bem colocado, em quinto, à frente de Antonio Pizzonia, Allam Khodair, Ricardo Zonta, Max Wilson e Marcos Gomes, que fecharam a lista dos dez que participaram do fase decisiva.

“Do primeiro para o segundo treino, acertei o que tinha de acertar nas regulagens e o kart ficou muito bom no segundo treino livre, quando fiquei em primeiro. Na classificação, também, fiz uma volta bem boa. Pouco antes do Top Qualifying, começou a pingar e, como mais veloz da sessão anterior, eu poderia escolher sair em primeiro ou último. Achei que a sorte é que decidiria. Começou a chover e os tempos foram quatro segundos mais lentos que a classificação normal. Fiquei preocupado, mas vi que a pista estava secando quando o Michael fez sua volta. Tive vantagem ao ser o último. Fiquei vendo o Rubinho e o Liuzzi para saber até onde podia ir e deu tudo certo. Foi uma volta muito boa”, comemorou Di Grassi

Liuzzi, que participou da primeira edição do Desafio em Florianópolis, mas não veio no ano passado, se disse “chocado” com as mudanças na estrutura do evento. “Está parecendo Dubai, que fica melhor a cada ano. Está tudo maior e mais profissional”, elogiou. O italiano reconheceu que sua “volta voadora” no Top Qualifying não foi perfeita. “Cometi um errinho no final.”

Barrichello, que também chegou a ocupar a pole provisoriamente, confirmou a conhecida habilidade com o kart. “É uma paixão antiga, que começa provavelmente quando o Lucas nasceu. Fui campeão brasileiro aqui em Florianópolis em 1986. É o mesmo argumento para correr de F-1: a paixão pela velocidade. O fim de semana aqui está ótimo, o kart está bem acertadinho e foi uma pena que pingou no começo, pois nem todos tiveram a mesma chance. Estou com uma boa chance para amanhã”, completou.

Massa não teve a mesma sorte. Foi apenas o sétimo em seu grupo e não passou para a fase decisiva. O atual vice-campeão mundial da Fórmula 1 alinhará em 12º, ao lado de Luciano Burti. “Na verdade, no treino da manhã estava entrando na curva e passou um cavalo branco na minha frente, fui desviar e acabei batendo. A orelha entrou na frente do olho e não enxerguei. Errei, bati”, brincou Massa, que pagou o preço na tomada classificatória. “Acabou destruindo meu kart inteiro. O kart não ficou bom, o chassi entortou, e parti com um equipamento mais torto que antes para a classificação. Não deu nem para tentar entrar no Top Qualifying. Amanhã, a meta é fazer uma corrida de recuperação, buscar uma boa posição na primeira corrida e, principalmente, na segunda, quando o grid será invertido. Não vai ser fácil. Os 15 primeiros estão muito próximos”, observou.

Schumacher entrou na pista quando o asfalto começou a secar rapidamente e baixou em quase dois segundos o melhor tempo até então. Mas acabou sendo superado à medida que os demais aproveitavam o piso mais aderente. De qualquer forma, enalteceu a qualidade dos adversários. “Di Grassi fez um excelente trabalho e uma grande volta. A pista foi ficando mais rápida e ajudou os que vieram depois de mim quando passou a secar. Mas o importante é estar entre os 10. Amanhã, será uma corrida longa e muita coisa ainda poderá acontecer”, analisou o alemão, que busca o segundo título seguido na capital catarinense.

O norte-americano Jeff Gordon, tetracampeão da Nascar e que jamais competiu regularmente de kart, estréia dividindo a última fila com o piloto de rali Luís Tedesco.

A primeira bateria do Desafio Internacional das Estrelas está marcada para as 11h15 (de Brasília), com 25 minutos de duração mais uma volta e transmissão ao vivo da Rede Globo. O resultado desta corrida formará o grid da segunda, com os oito primeiros largando de forma invertida. A prova final acontece às 14 horas, com exibição ao vivo do SporTV e o piloto que somar o maior número de pontos leva o título.

O resultado do Top Qualifying em Florianópolis:

1) Lucas Di Grassi, 42s592

2) Vitantonio Liuzzi, 42s707

3) Rubens Barrichello, 42s809

4) Michael Schumacher, 43s222

5) Thiago Camilo, 43s342

6) Antonio Pizzonia, 45s090

7) Allam Khodair, 45s162

8) Ricardo Zonta, 45s535

9) Max Wilson, 46s290

10) Marcos Gomes, 46s942

Completam os grid:

11) Luciano Burti

12) Felipe Massa

13) Felipe Giaffone

14) Xandinho Negrão

15) João Paulo Oliveira

16) Popó Bueno

17) Vitor Meira

18) Alexandre Barros

19) Luca Badoer

20) Tony Kanaan

21) Tarso Marques

22) Ricardo Mauricio

23) Mario Moraes

24) Roberto Pupo Moreno

25) Jeff Gordon

26) Luis Tedesco

 

Márcio Fonseca
Última atualização ( Sáb, 29 de Novembro de 2008 19:36 )