Você está Aqui: Início

Internacional - Igor Fraga é o campeão do AKOC Asian Karting Open Championship

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Igor Fraga no alto do pódio
Foto:Divulgação
Após intensas competições dentro e fora do Japão, o piloto Igor Fraga de 10 anos, ergueu no dia 30/11 a bandeira do Brasil no lugar mais alto do pódio do circuito de Coloane, em Macau, comemorando o titulo de campeão do Asian Karting Open Championship, em Macau.

Igor Fraga é o primeiro brasileiro a sagrar-se campeão no Campeonato Asiático, que foi percorrido em cinco provas. Na primeira etapa – 29/06 - em Macau, Igor venceu a pré-final e a final começando bem o certame internacional. Na segunda rodada, realizada em 27/07 nas Filipinas, o “brazuca” venceu as duas provas e saiu somando 80 pontos no campeonato. A terceira etapa foi disputada na Indonésia em 17/08 e Igor Fraga também venceu as duas provas, levando 120 pontos na tabela e liderando de forma isolada o campeonato.

Na etapa seguinte - quarta etapa -, realizada em 31/10 Tailândia, o brasileiro chegou na terceira posição na pré-final e ficou fora da final quando brigava pela segunda posição, mesmo assim somou mais doze pontos na pontuação geral.

Com 132 pontos no ranking geral, Igor Fraga precisaria chegar na 3ª colocação em uma das duas baterias das finais, para somar os 12 pontos que lhe garantiriam o campeonato, ou mesmo obter uma combinação de resultados - um 6º e um 7º lugares -, para conquistar os pontos necessários.

clique para ampliar
Fraga e Marco Genis da FA Kart
Foto:Divulgação
A última etapa do AKO foi disputada em Macau e apesar da confortável vantagem sobre o segundo colocado, essa foi uma prova muito difícil, já que qualquer problema em seu kart ou na disputa de posições poderia atrapalhar o trabalho de todo um ano. O inicio dos treinos foi na quinta-feira (27/11) e como de costume o primeiro contato com a pista aconteceu com o amaciamento dos motores. Nos treinos livres de sua categoria, Igor Fraga começou muito bem, sempre entre os primeiros colocados.

Na sexta-feira, com inicio do calendário oficial da prova, na primeira seção da tomada de tempos o brasileiro marcou o terceiro tempo, mas algo parecia que não estava correndo bem. Na segunda seção da tomada de tempos a equipe percebeu que havia problemas no motor do kart de Igor Fraga, que em razão disso não conseguiu um bom resultado na pratica, ficando com a sexta posição do grid para as três provas qualificatórias.

Os resultados das provas de classificação foram as seguintes: Na primeira prova Fraga largou em sexto lugar e chegou em quarto; na segunda prova largou em sexto e chegou em segundo e na terceira prova qualificatória - que aconteceu já no sábado -, largando novamente na sexta posição, Igor completou na segunda posição.

O que parecia um mau começo, não poderia ter um resultado melhor na soma dos pontas das provas de classificação e  o “brazuquinha” Igor Fraga garantiu a pole position para a pré-final.

Na corrida, Fraga largou bem e dominou a prova por várias voltas. A briga pela primeira posição foi intensa e durou toda a prova, mas o brasileiro cruzou a linha de chegada na terceira posição, posição que já lhe dava a garantia do título.

clique para ampliar
Igor Fraga em Macau
Foto:Divulgação
Na prova final Igor Fraga assumiu a ponta na segunda curva e por várias voltas liderou a prova, mas em uma ultrapassagem “forçada” do segundo colocado, este acabou batendo no kart do brasileiro, que ficou sem a tração necessária e na parte suja da pista. Como resultado Igor Fraga caiu para a quarta posição. O brasileiro ainda conseguiu reagir e buscou o terceiro colocado, porem quando estava próximo de fazer a ultrapassagem, um retardatário fechou o brasileiro, fazendo com que ele perdesse o contato definitivamente com os três primeiros colocados. Ao final da prova Igor Fraga divisou a bandeira quadriculada na quarta posição.

“Não venci a prova final, mas consegui trazer o titulo de campeão, o que era o meu maior objetivo. Agradeço a Deus, aos meus pais, a todos que torceram por mim e, principalmente, aos meus patrocinadores que tornaram possível minhas conquistas”, declarou o representante da  Brastel, Bom Preço Mercado, Agua na Boca, Just-One, Escritório/Agência São Paulo e CRG Japan.

Os resultados das provas do AKOC foram as seguintes

Macau:

  1. Pré-final - 1º lugar
  2. Final - 1º lugar

Philippines:

  1. Pré-final - 1º lugar
  2. Final - 1º lugar

Indonésia:

  1. Pré-final - 1º lugar
  2. Final - 1º lugar
  1. Pré-final - 3º lugar
  2. Final – Out

Macau:

Thailand:

  1. Pré-final - 3º lugar
  2. Final - 4º lugar

 

Diana Fraga            

clique para ampliar
Fraga e Marco Genis da FA Kart
Foto:Divulgação