Você está Aqui: Início

Geral - Rafael Martins vence torneio e vai correr nos Estados Unidos em janeiro

E-mail Imprimir PDF

 

 

clique para ampliar
Rafael Martins e Paulo Carcasci
Foto:Cris Reis

Ganhador do Qualifying Brasil, piloto de nove anos de idade vai representar o país na primeira etapa do Flórida Winter Tour, principal competição de pré-temporada da América do Norte

 

 

O Brasil já tem seu primeiro representante confirmado na etapa de abertura do Flórida Winter Tour. A competição – que será realizada no dia 19 de janeiro em Homestead, nos Estados Unidos –, é uma espécie de termômetro da temporada na América do Norte, e recebe todos os anos centenas de pilotos oriundos de diversas partes dos Estados Unidos.

O país será representado em 2009 pelo jovem Rafael Martins, de nove anos de idade, que garantiu o direito de disputar a primeira etapa da competição ao vencer o I Qualifying Brasil, encerrado no último fim de semana. O torneio foi criado pelo ex-piloto e agora promotor Paulo Carcasci, com o intuito de escolher um piloto da Cadete – categoria voltada aos competidores de 8 a 10 anos – para integrar a delegação brasileira no Winter Tour.

Para conquistar o título do Qualifying Brasil, Martins disputou as três provas que compuseram o torneio – uma na Copa São Paulo de Kart Granja Viana, no mês de outubro, e duas no último fim de semana, durante o Campeonato Paulista de Kart, em Interlagos.

Com um segundo e um quinto lugares na rodada de encerramento – cuja pontuação teve peso de 1,5 – mais um sétimo lugar conquistado na rodada de abertura, Rafael somou 60 pontos na tabela e levou para casa um prêmio de cerca de nove mil dólares, que é o custo de equipamentos e inscrições no Flórida Winter Tour. A segunda posição ficou com Victor Miranda, que encerrou o torneio com 53 pontos.

“O Rafael mostrou muita consistência em todas as provas e o resultado apertado no final mostrou a importância da dedicação dos pilotos às três corridas que fizeram parte do torneio”, comentou Paulo Carcasci, idealizador do Qualifying Brasil a partir de um convite feito pelos organizadores do Flórida Winter Tour para que um piloto brasileiro participasse da etapa inaugural na categoria Mini Max – que recebe a mesma faixa etária da Cadete nacional.

Rafael vem sendo um dos destaques de sua categoria na atual temporada, e em virtude dos problemas enfrentados na primeira etapa do Qualifying, sabia que precisava de bons resultados neste fim de semana para garantir a vaga. “Eu sabia que garantir vaga para o Winter Tour seria um grande desafio depois da sétima posição conquistada na primeira rodada, e me dediquei ao máximo aos treinos e, principalmente, às corridas. Estou muito feliz por esta conquista e espero representar o Brasil da melhor forma possível em janeiro, na Flórida”, acrescentou o jovem campeão.

A iniciativa de Paulo Carcasci no Brasil contou com o apoio de HLX Racing, Inova Marketing Esportivo, Carcasci Sports, Interlagos Motor Clube, Kartódromo Granja Viana, Dolly e Applebee’s. A rede de restaurantes ainda inovou na última etapa do Paulista de Kart e montou, dentro dos boxes do Kartódromo de Interlagos, uma lanchonete onde o público presente pôde conhecer seus produtos. A Dolly também distribuiu refrigerantes gratuitamente durante o evento.

A classificação final do Qualifying Brasil ficou assim:

  1. 1) Rafael Martins, 60 pontos
  2. 2) Victor Miranda, 53
  3. 3) Giuliano Raucci, 48
  4. 4) Yurik Carvalho, 45
  5. 5) Thiago Vivacqua, 33
  6. 6) João Victor Félix, 28
  7. 7) Pedro Coutinho, 24
  8. 8) Andreas Visnardi, 22
  9. 9) Matheus Chequer, 20
  10. 10) Sérgio Serrano, 16

 

Rafael Durante

Última atualização ( Sáb, 24 de Abril de 2010 05:38 )