Você está Aqui: Início

Campeonato Paulista - Ôôô, o Yurik voltou!!!!

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Yurik Carvalho no alto do pódio
Foto:Cris Reis
Ao som deste grito de guerra a equipe Camargo Racing e vários amigos e parentes do piloto Yurik Carvalho (Splash Bar/ Camargo Racing) receberam o jovem garoto que venceu de forma espetacular a primeira prova da décima etapa do Campeonato Paulista de Kart, pela categoria Cadete.

Neste final de semana, no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, na zona sul da capital paulista, foi realizada a rodada tripla que encerrou a disputa do Campeonato Paulista de Kart 2008. Os pilotos que estiveram na pista participaram na sexta-feira, dia 12, das provas referentes à nona etapa e, no sábado, dia 13, das duas corridas que compuseram a décima etapa do campeonato.

Yurik, um dos destaques da categoria Cadete na temporada 2008, esteve afastado dos pódios desde outubro, quando participou da Copa Brasil de Kart e sofreu um grave acidente. Na última semana, após ter disputado o GP RBC de Kart, os pais de Yurik assim como Evandro Camargo, seu chefe de equipe, se reuniram com o piloto de 10 anos e, após uma longa conversa deixaram nas mãos do piloto a decisão se queria continuar disputando as corridas de kart.

Sem de abater com a pressão e determinado a provar sua vontade de continuar nas pistas o piloto deu início ainda na terça-feira, dia nove, aos seus treinos livres. De lá até a manhã de sexta-feira ele de dedicou bastante ao acerto do chassis e assimilação do traçado.

Na sexta então, dia da corrida da nona etapa, Yurik logo mostrou o resultado de uma semana de treinos e liderou o treino livre. Na tomada de tempos, após uma emocionante disputa, conquistou a segunda colocação. Na corrida, por sua vez, ele demonstrou-se extremamente competitivo e lutou muito por um lugar nas primeiras posições. Passou alguns adversários, foi ultrapassado e, em uma manobra arrojada conquistou a terceira posição, mas, defendendo-se de um ataque de um adversário acabou caindo para o quinto lugar, posto em que terminou a corrida, vencida por João Manoel Ribeiro.

No sábado, animado com a competitividade que conseguiu demonstrar nas atividades do dia anterior, Yurik participou novamente do sorteio de motores e, após um rápido aquecimento, que aconteceu com pista molhada, partiu para a tomada de tempos. Nesta sessão, com uma volta perfeita no Top Qualify, ele conquistou a pole-position.

Partindo então para a primeira corrida da última etapa, Yurik largou muito bem e, mesmo sob grande pressão dos concorrentes, conseguiu se manter na primeira posição. Abrindo um pouco a cada volta ele conseguiu construir uma boa vantagem na liderança até receber a bandeirada da vitória com quase dois segundos de vantagem para o segundo colocado.

Pronto para a disputa da última e decisiva bateria e fazendo as contas para a conquista do título, Yurik foi para a pista convicto de que poderia sair daquela bateria como o novo Campeão Paulista. Após uma largada tumultuada o piloto caiu algumas posições e partiu em busca de retomar sua liderança. Porém, atrás do já experiente piloto Gabriel Sereia, que mesmo com rendimento menor que o de Yurik não permitia a ultrapassagem, o representante do Splash Bar não conseguiu superar este concorrente e acabou terminando a corrida na quarta posição. Thiago Vivacqua venceu a corrida e, na soma de resultados conquistou o título do Campeonato, com 85 pontos válidos. Yurik ficou com a terceira posição, com 83.

“Foi um final de semana que vou guardar para sempre na memória. Treinei muito e sabia que eu poderia vencer nesta etapa. Eu realmente queria ser o novo Campeão Paulista, mas, ganhar a corrida foi muito bom e, podem me esperar que em 2009 estarei de novo na Cadete para buscar os Campeonatos que eu não ganhei este ano”, brincou o garoto de 10 anos.

 

Flávio Quick