Você está Aqui: Início

Campeonato Paulista - Saiba “Como Foi” a rodada tripla que definiu os campeões - Parte 1

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Sinal verde para a Mirim que cresceu muito na temporada
Foto:Claudio Reis
O Campeonato Paulista de Kart encerrou em grande estilo sua temporada 2008, realizando no Kartódromo Ayrton Senna – Interlagos – suas provas finais em rodada tripla (12 e 13/12), que definiram seus campeões em provas disputadíssimas. Se os grids não foram o que poder-se-ia chamar propriamente de animadores, as provas foram para lá de emocionantes e extremamente disputadas em todas as categorias e, de quebra, trazendo ares internacionais, com a disputa em paralelo - nas provas do sábado da categoria Cadete – de uma vaga para o Florida Winter Tour em janeiro, além da presença do piloto libanês Rubens Bouchabke no grid da categoria Mirim.

Em razão de um ajuste de datas, a nona etapa do certame – que havia sido adiada por coincidência de data com a 500 Milhas Granja Viana – foi disputada na sexta-feira (12/12), marcada por uma “chata” e renitente chuvinha fina, que cismava em ir e vir a cada momento.

Muita emoção nas finais da Mirim

clique para ampliar
José Pereira Jr - Mirim
Foto:Claudio Reis
Na tomada de tempos classificatórios da categoria Mirim para a prova válida pela nona etapa do certame, José Pereira Jr garantiu a pole position, tendo o piloto da Tom Kart, João Felipe Marques, conquistado a outra vaga na primeira fila do grid. Autorizada a partida, Pereira manteve a dianteira, seguido por João Pedro Guim, Raikkönen Sakzenian, Yanni Fontana e João Felipe Marques, mas antes de completar a primeira passagem Raikkönen já ocupava o segundo posto, com Marques em terceiro. A prova pegava fogo desde o inicio!

clique para ampliar
Raikkönen Sakzenian - Mirim
Foto:Claudio Reis
Enquanto Pereira Jr abria certa vantagem, a luta pela vice-liderança era franca, entre Raikkönen, Guim e Marques, com Gabriel Leão, Leonnardo Raucci, Gregory Diegues e Rubens Bouchabke um pouco mais atrás, lutando pela quinta posição. Mais algumas voltas e Guim perdeu o contato direto com Raikkönen e Marques, mas ainda com ligeira vantagem para Leão, Raucci, Diegues e o surpreendente Bouchabke, que não se intimidava perante os adversários mais habituados à fortes disputas da categoria.

clique para ampliar
Leonnardo Raucci e JP Guim - Mirim
Foto:Claudio Reis
Raikkönen e João Marques conseguiram aproximar-se de Pereira Jr, tornando aberto o combate pela dianteira, o mesmo acontecendo com Leonnardo Raucci, que superou Gabriel Leão e colou no kart de João Pedro Guim, trazendo consigo Leão, Gregory Diegues e Bouchabke.

clique para ampliar
Gabriel Leão - Mirim
Foto:Claudio Reis
Na seqüência, Raikkönen conseguiu assumir a ponta da corrida, superando Pereira Jr, que passou a ser fortemente atacado por João Marques. Gabriel Leão deu o troco em Raucci, assumindo o quarto posto, após também superar João Pedro Guim. Na passagem seguinte Guim e Raucci ultrapassaram Leão, que caiu para sexto, adiante de Gregory Diegues e Rubens Bouchabke. Yanni Fontana, após receber um toque em seu kart logo na largada, vinha em boa disputa com João Pedro Custódio, que fechava o pelotão, mas ambos já distantes do compacto grupo cimeiro.

clique para ampliar
José Pereira Jr - Mirim
Foto:Claudio Reis
Com a corrida já entrando em seu ocaso, Pereira Jr partiu para um “sprint” final, acossando Raikkönen e retomando a liderança da prova. Raikkönen não se deu pro vencido e “embutiu” na traseira do kart de Pereira Jr, com João Marques logo atrás, adiante de Guim, que conseguira, por seu turno, reconquistar a quarta posição de Leonnardo Raucci. Menos de duas voltas depois, Raikkönen mostrou que estava forte e em belíssima ultrapassagem, voltou para a primeira colocação, ao tempo em que Leonnardo Raucci também voltava a suplantar João Guim. Que corrida fantástica!!!

clique para ampliar
Guim, Raucci e Leão - Mirim
Foto:Claudio Reis
Mas a disputa pela vitória “esquentou” mais ainda e ao defender a posição de Pereira Jr, Raikkönen acabou cedendo espaço para João Marques, que, esperto, aproveitou a brecha para pular para a dianteira. Como os bólidos de enroscaram na manobra que decidiu o destino da corrida, Pereira Jr. e Raikkönen perderam também posições para Leonnardo Raucci, João Pedro Guim e Gabriel Leão. José Pereira Jr caiu para quinto, com Gregory Diegues, Raikkönen e Rubens Bouchabke na seqüência.

clique para ampliar
João Felipe Marques na bandeirada - Mirim
Foto:Claudio Reis
João Felipe Marques comemorou muito a belíssima vitória, com Leonnardo Raucci divisando a bandeira a quadros na segunda colocação, José Pereira Jr em terceiro – após nova recuperação -, Guim em 4º, o libanês Rubens Bouchabke em 5º, Leão em 6º e Gregory Diegues com a 7ª colocação. Todavia, Pereira Jr foi penalizado com dez segundos de acréscimo ao tempo total de prova, em razão de estar utilizando pneus novos na etapa, caindo para a 10ª e ultima colocação.

 

clique para ampliar
Yanni Fontana cravou a pole - Mirim
Foto:Claudio Reis
Na manhã seguinte, a tomada de tempos mostrou o bom trabalho da equipe Sakzenian Motorsport, posto que Yanni Fontana voou e cravou a pole position após o top qualify da categoria. João Felipe Marques voltou a garantir a segunda posição do grid, com Leonnardo Raucci garantindo a terceira posição.

clique para ampliar
Raikkönen voltou a liderar - Mirim
Foto:Claudio Reis
Mas na corrida, mesmo partindo da 6ª colocação da grelha, José Pereira Jr. conseguiu superar os concorrentes, para cruzar a linha de chegada na primeira colocação. Leonnardo Raucci bisou a segunda colocação, após belíssimo desempenho e completar a prova separado por ínfimos 111 milésimos de segundo do vencedor. O pole position Yanni Fontana ficou com a terceira colocação, uma à frente de Raikkönen Sakzenian, que liderou a maior parte da corrida, mas ao ser ultrapassado por Pereira Jr acabou também perdendo as posições para Raucci e Fontana, que seguiam “embutidos” no kart de Pereira.

clique para ampliar
Gregory Diegues - Mirim
Foto:Claudio Reis

João Pedro Guim e Gregory Diegues completaram o sexteto do pódio, com Gabriel Leão em 7º e Rubens Bouchabke em 8º, beneficiado com a pole position da segunda bateria, já que a ordem do grid dessa prova observava a inversão dos oito primeiros na primeira bateria.

clique para ampliar
A largada da bateria final - Mirim
Foto:Claudio Reis
O pequeno kartista libanês soube aproveitar-se do posicionamento de largada e, mostrando talento, assumiu a liderança da corrida que definiria o campeão da temporada 2008. Esperto, Gregory Diegues também soube aproveitar a vantagem de largar na linha ideal da primeira curva e tomou a segunda posição de Leão, que largava ao lado de Bouchabke na primeira fila. Raikkönen, Raucci, Guim, Fontana, Marques, Pereira Jr e João Pedro Custodio vinham na cola, formando o trenzinho.

clique para ampliar
Bouchabke surpreendeu pela qualidade - Mirim
Foto:Claudio Reis
Duas voltas depois Rubens Bouchabke mantinha a dianteira, com Diegues esperando qualquer oportunidade para tentar a ultrapassagem. Gabriel Leão, Leonnardo Raucci, Raikkönen Sakzenian, Yanni Fontana e José Pereira Jr vinham muito próximos aos lideres e nessa exata ordem lutavam muito pela terceira colocação, já afastados do restante do pelotão, composto por outro compacto bloco, este formado apenas por “Joãos”: João Guim, João Marques e João Custodio.

clique para ampliar
Gabriel Leão - Mirim
Foto:Claudio Reis
Duas passagens depois Leão e Raikkönen bateram na disputa de posições, dando “alivio” para Raucci e para José Pereira Jr, que recebeu de bandeja a quarta colocação. Bouchabke e Diegues permaneciam na briga de gato-e-rato pela liderança, enquanto Raucci, Pereira Jr e Fontana seguiam de perto, prontos para se aproveitarem de eventual recrudescimento da disputa pela vitória.

clique para ampliar
Leonnardo Raucci assumiu a liderança - Mirim
Foto:Claudio Reis
Pacientemente Gregory Diegues aguardava algum erro de Rubens Bouchabke e a chance de ultrapassagem, mas as voltas passavam e o pequeno libanês com nacionalidade brasileira não errava em momento algum, apresentando uma tocada impecável. Restando quatro voltas para o final, Gregory resolveu partir para o tudo ou nada e deixou para frear um pouco mais tarde na entrada da Curva da Balança. Bouchabke não aliviou e os karts iniciaram o contorno lado a lado, mas acabaram se tocando e Bouchabke levou a pior, saindo definitivamente da prova, mas deixando o “cartão de visitas” de um guerreiro. Diegues ainda conseguiu retornar na quarta posição, mas a estratégia de Leonnardo Raucci pareceu ser a mais eficaz, já que por estar no lugar certo, na hora certa, assumiu a ponta da corrida, com Pereira Jr em segundo e Fontana em terceiro.

clique para ampliar
O libanês Rubens Bouchabke - Mirim
Foto:Claudio Reis
Na última volta Pereira Jr tentou sua cartada final, repetindo a manobra de Diegues na Curva da Balança. Raucci, inteligentemente, evitou a disputa ali para não ter o mesmo desfecho do embate entre seu “brimo” Bouchabke – Leonardo Raucci carrega o nome Yazbek, também libanês e de uma cidade vizinha à de Rubens – e Gregory Diegues. Encaixou atrás do kart de Pereira Jr, puxou para o lado interno da curva e buscou retomar a posição na saída da mesma curva e entrada da Reta dos Boxes. José Pereira Jr não se deu por batido e não utilizou o mesmo expediente de Raucci, para sair colado e tentar nova ultrapassagem, mantendo o pé embaixo. Com isso seu kart escapou um pouquinho além e, ao passar duas rodas da zebra, acabou perdendo a vice-liderança para Yanni Fontana, que vinha com um olho no peixe, outro no gato...

clique para ampliar
Leonnardo Raucci comemora a vitória em Interlagos - Mirim
Foto:Claudio Reis
Nessa exata ordem os três divisaram a bandeira a quadros, encerrando a temporada de estréia da Mirim no Campeonato Paulista em grande (e põe grande nisso) estilo. Pequenos pilotos em tamanho, mas grandes na habilidade e no arrojo que esbanjaram durante 2008.

Gregory Diegues completou em 4º, com João Pedro Guim em 5º e João Felipe Marques em 6º. Com os pontos auferidos, o titulo de Campeão Paulista Mirim de 2008 ficou com José Pereira Jr e o de Vice-Campeão com Gregory Diegues.

Confira o resultado completo das 9ª e 10ª etapas do Campeonato Paulista de Kart:

Mirim (9ª etapa):

  1. clique para ampliar
    João Felipe Marques - Mirim
    Foto:Claudio Reis
    1.- João Felipe Marques, com 13 voltas em 14m10s151
  2. 2.- Leonardo Raucci, a 3s110
  3. 3.- João Pedro Guim, a 5s237
  4. 4.- Rubens Bouchabke, a 8s203
  5. 5.- Gabriel Leão, a 8s599
  6. 6.- Gregory Diegues, a 8s786
  7. 7.- Raikkönen Sakzenian, a 11s556
  8. 8.- Yanni Fontana, a 11s864
  9. 9.- João Pedro Custódio, a 12s124
  10. 10.- José Pereira Jr., a 14s748

Pole Position: José Pereira Jr, com 01m21s298

Melhor Volta: José Pereira Jr, com 01m04s061

 

 

Mirim (Primeira Bateria 10ª etapa):

  1. clique para ampliar
    José Pereira Jr - Mirim
    Foto:Claudio Reis
    1.- José Pereira Jr., com 10 voltas em 10m56s657
  2. 2.- Leonardo Raucci, a 0s111
  3. 3.- Yanni Fontana, a 0s660
  4. 4.- Raikkonen Sakzenian, a 3s461
  5. 5.- João Pedro Guim, a 5s572
  6. 6.- Gregory Diegues, a 6s240
  7. 7.- Gabriel Leão, a 6s435
  8. 8.- Rubens Bouchabke, a 6s794
  9. 9.- João Felipe Marques, a 6s995
  10. 10.- João Pedro Custódio, a 7s249

Pole Position: Yanni Fontana, com 01m05s429

Melhor Volta: José Pereira Jr, com 01m04s331

 

Mirim (Segunda Bateria 10ª Etapa)

  1. clique para ampliar
    Leonnardo Raucci - Mirim
    Foto:Cris Reis
    1.- Leonardo Raucci, com 10 voltas em 10m54s422
  2. 2.- Yanni Fontana, a 0s272
  3. 3.- José Pereira Jr., a 0s436
  4. 4.- Gregory Diegues, a 2s225
  5. 5.- João Pedro Guim, a 2s780
  6. 6.- João Felipe Marques, a 2s922
  7. 7.- João Pedro Custódio, a 8s940
  8. 8.- Raikkonen Sakzenian, a 9s145
  9. 9.- Gabriel Leão, a 16s629
  10. 10.- Rubens Bouchabke, a 3 voltas

Melhor Volta: José Pereira Jr, com 01m04s431

Confira como ficou o Campeonato Paulista de Kart após as dez etapas do certame:

Mirim:

  1. clique para ampliar
    João Felipe Marques - Mirim
    Foto:Claudio Reis
    1.- José Pereira Junior, com 60 pontos
  2. 2.- Gregory Diegues, 50
  3. 3.- Leonardo Raucci, 45
  4. 4.- Raikkonen Sakzenian, 43
  5. 5.- Gabriel Leão, 40
  6. 6.- Yanni Fontana, 40
  7. 7.- João Felipe Marques, 38
  8. 8.- João Oliveira, 34
  9. 9.- João Pedro Custodio, 15
  10. 10.- Rubens Bouchabke, 14
  11. 11.- João Gonçalves, 5

 

clique para ampliar
Rubens Bouchabke liderando a prova final - Mirim
Foto:Claudio Reis

 

 

 

clique para ampliar
João Pedro Custodio - Mirim
Foto:Claudio Reis

 

 

 

clique para ampliar
João Pedro Guim - Mirim
Foto:Claudio Reis

 

 

 

clique para ampliar
Leonnardo Raucci - Mirim
Foto:Claudio Reis


 

clique para ampliar
José Pereira Jr - Mirim
Foto:Claudio Reis
Última atualização ( Sex, 19 de Dezembro de 2008 19:44 )