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Geral - Programe - se, começam a sair os calendários de kart para 2009

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Imagem: Planet Kart
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Confira as datas e locais de corridas, bem como as novidades para a temporada.

Os Campeonatos:

Os organizadores apostam em um intervalo menor entre o final dos certames de 2008 e o inicio desta nova temporada, já que os grandes campeonatos regionais de kart comecem para valer ainda no mês de fevereiro, que terá a primeira rodada do Campeonato Paulista de Kart no dia 14/02, uma semana depois da Granja Viana fazer seu “warm-up”, com a volta do Torneio de Verão no dia 07/02.

O calendário de provas – confira no final da matéria as datas e locais – habitualmente sofre “ajustes” no decorrer do ano, todavia, por enquanto, já podemos contar como definidas as datas do Campeonato Paulista de Kart, da Copa São Paulo de Kart Granja Viana e da Copa São Paulo Light de Kart, os mais destacados regionais da modalidade no país.

Embora a Comissão Nacional de Kart – CNK – tenha divulgado no ocaso de 2008 as datas do Campeonato Brasileiro de Kart, Copa Brasil de Kart e GP Brasil, nada disso ainda é certo, já que o comando do automobilismo no Brasil deve mudar após a eleição da CBA- Confederação Brasileira de Automobilismo, que se realizará em 16/01. O atual presidente, Dr. Paulo Scaglione está retirando sua candidatura para a reeleição e a presidência deve ficar com Clayton Pinteiro, um dos Vice-Presidentes da entidade e comandante da chapa de oposição, que promete profundas alterações no automobilismo tupiniquim. Entre elas, claro, a substituição de Pedro Sereno de Mattos na presidência da CNK e da RBC Preparações com “fornecedora oficial” dos motores sorteados nos certames chapa-branca.

Dessa forma as datas e locais de provas anteriormente divulgados pela entidade ficam sem efeito, até que se defina o novo presidente da CNK e este defina quando, onde, como e quais serão os campeonatos promovidos pela CBA. É certo, também, que o numero de certames oficiais diminua, já que este era um dos principais motivos de reclamos de Federações Estaduais e organizadores – que culpavam o “excesso” de certames oficiais pela falta de grid nos regionais – e um dos “carros-chefe” da campanha de oposição à continuidade da gestão Scaglione.

De qualquer forma, quem pretende competir na Granja Viana, no Paulista, ou no Light já pode começar a se organizar. O calendário está bem montado, se estendendo até o mês de dezembro, quando terão seu encerramento os três maiores campeonatos regionais de kart do país. A única data que deve sofrer alteração é relativa à sexta etapa do Paulista de Kart e Copa Granja Viana, já que ambos eventos estão programados para acontecer no dia 8/08, sendo que restam duas datas “vazias” durante esse mês.

As Novidades para 2009:

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Apesar de ser um ano de transição, com a promessa de muitas (e fundamentais) modificações, tanto pelos já tradicionais organizadores dos certames regionais do kartismo no Brasil, quanto pelos novos “cartolas” que assumem a CBA- Confederação Brasileira de Automobilismo e CNK- Comissão Nacional de Kart, a temporada de kart 2009 promete ser de crescimento e popularização do esporte.

O Campeonato Paulista de Kart, após alguns anos de “experimentos”, volta ao “formato clássico” com a adoção em sua grade de programação das categorias “oficiais” da CBA e motores próprios, na busca de retomar o posto de certame regional mais importante do país, permanecendo apenas as categorias Mirim e Cadete com motores sorteados e fornecidos pela RBA Preparações. As categorias Junior Menor, Junior e Graduados (reunindo Graduados B e Graduados A em classe única) seguem estritamente a configuração do RNK – Regulamento Nacional de Kart-, a Novatos terá, obrigatoriamente, de utilizar o propulsor Riomar MRA-1, refrigerado a água, e as categorias Senior e Super Senior passam a adotar motor Iame/Parilla, também refrigerado a água. À exceção da Mirim e Cadete, todas as demais categorias serão “calçadas” com pneus MG de selo amarelo.

A maior “novidade” fica por conta do surgimento da categoria Shifter Junior, para pilotos com idade entre 12 e 14 anos no comando dos poderosos karts equipados com freio a disco duplo na dianteira e motor TM K9C, que contará com a utilização de redutor na admissão, para diminuir a potencia da “barata”.

A questão fica por conta da “obrigatoriedade” de utilização de determinadas marcas e modelos de propulsores em algumas categorias, em detrimento de outras marcas e fabricantes no mercado, devidamente homologadas pela CIC/FIA. A Shifter Kart Junior terá de utilizar o motor italiano TM K9C (não pode ser o TM K9, ou TM K9B), ao passo que seria extremamente interessante vermos por aqui as mesmas belas disputas européias e norte-americanas, travadas entre esse motor e os potentes Maxter, que foi “limado” do regulamento.

O “detalhe” importante e que não pode ser olvidado é que 2009 é ano de homologação de motores (como 2008 foi de chassis) e uma industria brasileira já tem desenvolvido um motor “concorrente” aos Maxter e TM, que dever ser homologado pela CIK/ FIA, bem como um propulsor de 125cc, refrigerado a água, que deve seguir o mesmo procedimento.

Para quem não sabe, ambos propulsores contam com o trabalho do “mago” dos motores Moa e trabalho de Sergio Jimenez em seu desenvolvimento...

Bem, os “puristas” de plantão vão dizer que tais motores tupiniquins ainda não estão homologados pela CIK/FIA para adoção em nossos certames regionais. Mas fecham os olhos ao Riomar MRA-1, que também não conta com essa homologação e é adotado em corridas oficiais desde o ano passado.

A mesmíssima questão fica para as categorias Junior Menor, Junior e Novatos em relação à obrigatoriedade de uso do Riomar MRA-1, afinal a Parilla conta com um motor equivalente já largamente utilizado nas pistas nacionais e os motores Fireball trazidos ao Brasil por Paulo Carcasci contam com configuração equivalente.

Por que “só” o MRA-1?

As categoria Senior (Senior A e Senior B) e Super Senior serão equipadas com motor Iame/Parilla de 12cc, refrigerados a água. A “fórmula” se comprovou de sucesso ao longo dos últimos onze anos na Granja Viana, que adota esse tipo de motor na categoria Executive, obviamente mais uma vez utilizada como paradigma na hora de se criar uma classe. Todavia, lá os motores são Parilla RL, já fora de fabricação e praticamente sem peças de reposição.

Mas existe no mercado uma “alternativa inteligente”, já que a empresa Moa Kart Motor forneceu no Campeonato Ituano de Kart, Campeonato Paranaense de Kart e em vários certames do interior paulista, propulsores de 125cc e refrigerados a água, derivados dos motores refrigerados a ar que parecem fadados à aposentadoria e relegados ao fundo das prateleiras das oficinas. São motores com ótimo desempenho (equalizadíssimos), com grande durabilidade (e menor custo de manutenção) e, claro, com conseqüente investimento muito menor por quem vai adotar essas categorias.

Se a nova ordem mundial é “economizar”, porque não permitir-se a utilização desses motores já disponíveis no mercado e a um custo infinitamente menor? Qualquer preparador de motores certamente tem em sua oficina motores que podem ser adaptados com essa “configuração”.

Tal qual o motor para a Shifter Kart, a industria brasileira Tecno Tools já tem pronto um motor “brazuca” de 125cc refrigerado a água, com configuração idêntica aos utilizados no Campeonato Mundial de Kart. Claro, esses motores somente serão objeto de homologação no final do ano, mas como o MRA-1 que também não conta com homologação CIK/FIA e é “autorizado oficialmente”, bem poderiam ser desde já “adotados” em certames regionais.

O regulamento técnico do Campeonato Paulista de Kart ainda não foi divulgado e se essas questões forem levadas em consideração, certamente as possibilidades de sucesso e grande afluxo de pilotos em seus grids aumentarão significativamente.

A não ser que os eternos “acordos comerciais” já tenham resolvido o destino dos bolsos de pilotos e equipes...

Talvez a maior e mais importante “novidade” da temporada será a chegada de um novo chassis no mercado. Homologado pela CIK/FIA, produzido pela industria Brinquedos Bandeirante e desenvolvido pelo piloto e Engenheiro Aeronáutico Ricardo Molina – Campeão 2008 da Executive -, o chassis Thunder promete ser a nova coqueluche do mercado nacional. Se depender da qualidade de quem o produz e de quem o desenvolveu, o sucesso é garantido e já estamos na fila de compradores...

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Julio Reis e Tony Kanaan
Foto:Claudio Reis
Maior certame regional de kart do Brasil, a Copa São Paulo de Kart Granja Viana reuniu mais de 200 pilotos em seus grids a cada rodada de 2008. Além de ser o maior, o certame da família Giaffone tornou-se em 2008 o mais importante regional da modalidade no país, mas ainda faltavam em sua grade algumas categorias, que permitissem aos principais kartistas nacionais a adequação ao certame sem perder o natural desenvolvimento de suas carreiras.

Atentos aos anseios do mercado – talvez uma das mais importantes características do Clube Granja Viana -, os organizadores da Copa São Paulo de Kart Granja Viana criaram a categoria Shifter Junior, na esteira do sucesso da Shifter Kart, que faz parte do certame a mais de uma década. A proposta é a tal ponto interessante, que tratou de ser prontamente “copiada” pelos organizadores do Campeonato Paulista de Kart, mas pela natural “tradição” da Granja Viana a “tendência” é que seus grids sejam mais expressivos.

Por outro lado resta ainda um certo ar de apreensão quanto a essa categoria, posto que, embora com redutores de potencia, serão bólidos extremamente velozes (e pesados) nas mãos de garotos sem desenvolvimento físico e – principalmente – equilíbrio emocional completos. Não se pode deixar de lembrar que os Shifter Kart na condução de pilotos reconhecidamente experientes já foram responsáveis por alguns acidentes de graves proporções, pelo que talvez seja um tanto quanto temerário permitir-se garotos de 12, 13 anos ao volante de um verdadeiro “foguete” desses.

Tal situação já ocorreu no passado, quando se criou a categoria Biland Junior e um grave acidente em Interlagos encerrou, definitivamente, a carreira de uma jovem promessa...

Embora com uma grade de programação eclética, que permite a pratica do kartismo para adeptos dos dois tempos e dos “four stroke”, faltava à Copa São Paulo de Kart Granja Viana uma categoria que pudesse receber “adequadamente” pilotos Graduados e Seniores que competem regularmente com “poderosos” 125cc.

Bem, será que alguém percebeu o tempo do verbo?

Pois é... Faltava...

Tendo por base a categoria Executive, que adota motores Parilla de 125cc refrigerados a água, será criada a categoria Executive Master, que diversamente do que quer dizer seu nome não é mais uma classe para “tiozinhos” e sim uma categoria para pilotos com idade entre 20 e 35 anos e que deve utilizar motor de 125cc refrigerado a água. Com a chegada da nova categoria, a Executive recebe o “sobrenome” de Senior, tornando-se a Executive Senior, para pilotos com mais de 35 anos de idade.

A mesma ponderação feita em relação aos motores do Campeonato Paulista de Kart surge novamente. Como não existem motores Parilla RL no mercado suficientes para a criação de uma nova categoria (aliás, nem mesmo para a manutenção da própria Executive), a “tendência” é que os organizadores adotem ou os novos (e caros) propulsores refrigerados a água da Iame/Parilla (leia-se MG Pneus), ou um “protótipo” que está sendo desenvolvido a toque-de-caixa pela PPK.

Well, mais uma vez os motores de baixo custo, já amplamente testados e aprovados em regime de corridas pela Moa Kart Motor foram “esquecidos”, bem como o novo motor da industria Tecno Tools que vem sendo desenvolvido por Sergio Jimenez e deve receber ao final do ano o “selo” de homologação da CIK/FIA. Certamente seriam boas opções e com custos bem interessantes, mas longe dos interesses de determinado preparador de motores da Granja Viana que se autoproclama representante no Brasil de tudo quanto é Benedetto fabricante italiano de componentes para kart.

Ainda no leque de novas opções da Granja Viana deve surgir a categoria Super-Cadete, “elo evolutivo” entre a Cadete e a Junior Menor. A Super-Cadete será para pilotos com idade entre 10 e 12 anos que utilizarão os mesmos chassis utilizados nas classes Mirim e Cadete, mas impulsionados por motor Parilla X-30 e Fireball, com redutor de potencia, de diminuirá para cerca de 13hp a força motriz.

A idéia é extremamente interessante e permitirá aos intrépidos pilotos da Cadete acostumarem-se à “tocada” dos dois tempos, mas com um “salto” menor que o habitual entre a Cadete e a Junior Menor.

A única duvida em relação a essa new grade de programação da Copa São Paulo de Kart Granja Viana é quanto aos horários disponíveis para as provas. Afinal, se a grade já era “apertadíssima” com a existência de nada menos que treze categorias competindo em um único dia, fica difícil imaginar com se “encaixar” mais três categorias nessa programação. É uma equação difícil, mas que certamente será bem resolvida pelo sempre competente Clube Granja Viana até o dia 7 de fevereiro, quando fará o “debut” das novas categoria no Torneio de Verão.

Calendário de Kart 2.009

Fevereiro:

07 – Torneio de Verão Granja Viana
14 – 1ª etapa Campeonato Paulista de Kart – Interlagos
21 – Carnaval
28 – 

Março:

04 - 1ª etapa Copa São Paulo de Kart Granja Viana

07 – 1ª etapa Copa São Paulo Light de Kart – Aldeia da Serra

14 – 1ª etapa Campeonato Sul Brasileiro – RS

21 – 2ª etapa Campeonato Paulista de Kart – local a definir

28 – 2ª etapa Copa São Paulo Light de Kart – Aldeia da Serra

Abril:

04 – 2ª etapa Copa São Paulo de Kart Granja Viana

11 – Páscoa

18 – 3ª etapa Campeonato Paulista de Kart – Interlagos

25 – 3ª etapa Copa São Paulo Light de Kart – Aldeia da Serra

Maio:

02 – 2ª etapa Campeonato Sul Brasileiro – PR

09 - 3ª etapa Copa São Paulo de Kart Granja Viana

16 – 4ª etapa Campeonato Paulista de Kart – local a definir

23 – 4ª etapa Copa São Paulo Light de Kart – Aldeia da Serra

30 – 4ª etapa Copa São Paulo de Kart Granja Viana

Junho:

06 – 5ª etapa Campeonato Paulista de Kart – Interlagos

13 – 3ª etapa Campeonato Sul Brasileiro – SC

20 – 5ª etapa Copa São Paulo Light de Kart – Aldeia da Serra

27 – 5ª etapa Copa São Paulo de Kart Granja Viana

Julho:

04 –

11 – Campeonato Brasileiro?

18 –

25 – Campeonato Brasileiro?

Agosto:

01 –

08 – 6ª etapa Campeonato Paulista de Kart – Interlagos

08 - 6ª etapa Copa São Paulo de Kart Granja Viana

15 –

22 – 6ª etapa Copa São Paulo Light de Kart – Aldeia da Serra

29 – GP Brasil?

29 - 7ª etapa Copa São Paulo de Kart Granja Viana

Setembro:

05 –

12 – 7ª etapa Campeonato Paulista de Kart – Interlagos

19 – 8ª etapa Copa São Paulo de Kart Granja Viana – (Extra Oficial)

26 – 7ª etapa Copa São Paulo Light de Kart – Aldeia da Serra

Outubro:

03 – 8ª etapa Campeonato Paulista de Kart – Interlagos

10 – 9ª etapa Copa São Paulo de Kart Granja Viana - (Extra Oficial)

17 – Copa Brasil?

24 – 8ª etapa Copa São Paulo Light de Kart – Aldeia da Serra

31 – GP Brasil de F.1 – Interlagos

Novembro:

07 – 9ª etapa Campeonato Paulista de Kart – local a definir

14 –

21 – 9ª etapa Copa São Paulo Light de Kart – Aldeia da Serra

28 –

Dezembro:

05 – 10ª etapa Campeonato Paulista de Kart – Interlagos

06 - 10ª etapa Copa São Paulo de Kart Granja Viana – (Extra Oficial)

12 – 10ª etapa Copa São Paulo Light de Kart – Aldeia da Serra

19 –

26 –

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Foto:
Última atualização ( Qua, 07 de Janeiro de 2009 06:19 )