Você está Aqui: Início

Geral - Na “economia” esportiva Gregory Diegues fecha balanço com saldo positivo

E-mail Imprimir PDF

 

clique para ampliar
Gregory Diegues - Mirim
Foto:Claudio Reis

Pole, vitória, grandes desempenhos, muito aprendizado, um titulo e o respeito e reconhecimento de seus pares, publico e mídia especializada é tudo que um piloto pode pretender conquistar em uma temporada. E foi exatamente esse o saldo positivo da “balança esportiva” do kartista paulista Gregory Diegues (Despachante Monte Carlo/ Bad Boy/ Hinkel/ Camargo Racing) ao “fechar a conta” da temporada 2008.

 

Foram trinta e uma corridas ao longo da temporada, além de mais de cem dias de treinos em seu kart da categoria Mirim – para pilotos com idade entre seis e oito anos -, nos principais campeonatos regionais e nacionais da modalidade, sempre sob a orientação de Evandro Camargo, chefe da laureada equipe Camargo Racing.

“Como preparador e orientador de pilotos em inicio de carreira nos sentimos gratificados quando nosso pupilo demonstra estar assimilando o resultado, pois o kart é uma escola em qual o ‘aprendiz’ tem de conquistar muito mais que bons resultados. Tem que conquistar uma base sólida, da qual vai se valer ao longo da carreira, rumo às categorias top do automobilismo. E o Gregory superou todas as expectativas em seu primeiro ano no kart, mostrando muita evolução após o Campeonato Brasileiro de Kart, quando passou a andar sempre no pelotão dianteiro e sempre ‘brigando’ pela pole e pelas vitórias”, esclareceu Camargo, detalhando a evolução de Gregory Diegues ao longo do ano. “Foi esse ‘alicerce’ que determinou a conquista do titulo de Vicecampeão Paulista e que certamente o fará permanecer em 2009 no pelotão de elite de sua categoria”, complementou o festejado preparador, responsável pela conquista de inúmeros títulos nacionais e regionais por seu pilotos.

Sem dar chances para qualquer crise, Diegues renovou para a temporada 2009 seus patrocínios com as empresas Despachante Monte Carlo e a griffe esportiva Bad Boy – A primeira em lutas –, e agora passa a integrar o seletíssimo grupo de pilotos que recebem apoio de outra empresa internacional: a Hinkel, empresa gaúcha de Racing Equipements, que abastece quase a totalidade do mercado brasileiro com seus produtos, e exporta para a América do Sul, Estados Unidos e Europa. Para quem não sabe, a Hinkel mantém um escritório de representação dos produtos de sua marca na França, competindo diretamente com os principais fabricantes europeus e americanos.

Em 2009 Gregory Diegues (Despachante Monte Carlo/ Bad Boy/ Hinkel/ Camargo Racing) permanece na categoria Mirim e já treina intensamente, para estar “afiado” no dia 14/02, quando será realizada no Kartódromo Ayrton Senna – Interlagos – a primeira rodada do Campeonato Paulista de Kart.

A conquista do titulo de Vice-Campeão Paulista de Kart

 

clique para ampliar
Gregory Diegues em Interlagos
Foto:Claudio Reis

Em sua primeira temporada no mundo da velocidade, o pequeno piloto paulista Gregory Diegues (Despachante Monte Carlo/ Bad Boy/ Hinkel/ Camargo Racing) “fechou a fatura” do ano com saldo amplamente positivo: Mesmo competindo entre pilotos mais velhos e mais experientes na categoria Mirim, andou sempre no pelotão dianteiro, venceu sua primeira corrida e conquistou o titulo de Vice-Campeão Paulista de Kart na rodada tripla que encerrou, entre os dias 12 e 13/12, no Kartódromo Ayrton Senna – Interlagos – o mais tradicional certame regional da modalidade no Brasil.

 

Inegavelmente, o circuito de Interlagos é a “Meca” do kartismo nacional, afinal seu seletivo e, ao mesmo tempo, veloz traçado lapidou o talento de pilotos consagrados internacionalmente, como Ayrton Senna, Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Felipe Massa, Helio Castroneves, Christian Fittipaldi, Nelsinho Piquet, Gil de Ferran, Lucas Di Grassi e Bia Figueiredo. Seus “segredos” são para poucos, pelo que ser veloz nessa pista e vencer em Interlagos é como chancelar o passaporte para ingressar no seleto rol de pilotos com possibilidades de sucesso no automobilismo.

Após vencer em Interlagos a prova valida pela oitava etapa do Campeonato Paulista de Kart, Gregory Diegues (Despachante Monte Carlo/ Bad Boy/ Camargo Racing) assumiu a liderança da tabela de pontos na categoria Mirim e chegou à rodada tripla que encerrava o certame disposto a repetir o resultado da etapa anterior e conquistar o titulo de Campeão Paulista de Kart.

Na sexta-feira (12/12) foram realizadas a tomada de tempos classificatórios e a prova válida pela nona etapa do mais importante certame regional de kart do país. Gregory Diegues conquistou o quarto melhor tempo na pratica classificatória, garantindo uma das “vagas” da segunda fila do grid, mas tendo de levar em seu kart lastro adicional de três quilogramas de peso, por força do regulamento, em razão de ter vencido a etapa anterior do campeonato. Esse lastro adicional, chamado jocosamente no meio de “Troféu Bigorna”, dificulta extremamente o desempenho, já que o equilíbrio de desempenho entre os participantes é “marca registrada” das categorias de base (Mirim e Cadete), que adotam em seus bólidos propulsores Honda de apenas 5,5hp de potencia.

Ante a dificuldade extra causada pelo lastro regulamentar, Diegues não conseguiu o mesmo bom desempenho do treino classificatório na corrida, completando na sexta posição.

Na manhã seguinte (sábado 13/12) nova tomada de tempos classificatórios, agora valida para determinar as posições da grelha de partida na primeira das duas baterias da décima etapa do Campeonato Paulista e que definiriam os campeões de 2008. Após novo sorteio de motores aos competidores pela organização – nas categorias Mirim e Cadete os motores são fornecidos por preparador único, lacrados e sorteados pelos organizadores -, Gregory partiu para suas flying laps na pratica classificatória, garantindo novamente a 4ª posição do partidor.

Autorizada a partida para as dez voltas de corrida, inexplicavelmente, o motor do micromonoposto de Diegues passou a perder rendimento e, conseqüentemente, Gregory foi perdendo posições até estar na penúltima posição. Também inexplicavelmente, após a quinta volta de corrida o motor passou a render normalmente e Gregory Diegues partiu para uma prova de recuperação, conquistando posições e tentando se aproximar do pelotão cimeiro.

Com uma tocada fantástica, o piloto da equipe Camargo Racing/ Despachante Monte Carlo/ Bad Boy chegou à Curva da Balança na penúltima volta já ocupando a quarta posição, mas em acirrada disputa na volta final acabou superado por Raikkönen Sakzenian e João Pedro Guim, concluindo a corrida no sexto posto.

De conformidade com o regulamento do certame, a ordem de largada para a bateria finalíssima do Campeonato Paulista de Kart seguiu a ordem de chegada da primeira bateria, com inversão dos oito primeiro colocados. Dessa forma, o vencedor da primeira bateria largou na 8ª posição e o 8º colocado na bateria inicial foi o pole position da prova de encerramento do certame. Por ter completado a primeira bateria na 6ª colocação, Gregory Diegues alinhou seu kart na 3ª posição do grid, mas já na primeira curva do seletivo circuito de Interlagos Gregory já estava na 2ª colocação, “embutido” no veloz piloto libanês Rubens Bouchabke.

Por seis voltas Diegues permaneceu “colado” no kart do piloto libanês, estudando o melhor ponto para tentar a ultrapassagem e conquistar a dianteira da corrida. Ao chegarem na Curva da Balança nessa sexta passagem, Diegues tirou repentinamente seu kart do vácuo do kart de Bouchabke, apontou para o lado interno da variante e iniciou a ultrapassagem, ficando lado a lado com Bouchabke, que não se deu por vencido e buscou contornar a curva junto, sem aliviar o pé do acelerador. Sem espaço físico os bólidos acabaram tocando rodas e “enroscando”, com ambos pilotos indo para for a da pista e abrindo caminho para o Leonardo Raucci e José Pereira Junior que os ultrapassaram.

Bouchabke ficou pelo caminho, com seu kart sem condições de prosseguir na disputa. Gregory, mesmo com seu kart com avariado e um “novo lay-out” que lembrava o Quasimodo – personagem de O Corcunda de Notre Dame de Victor Hugo -, Gregory Diegues não desistiu e, embora extremamente atrasado em razão do acidente, retornou para a corrida em busca de pontos importantes para o resultado final do campeonato. O esforço não foi em vão, posto que mesmo com o rendimento de seu kart inferiorizado, Gregory Diegues conseguiu recuperar posições e divisar a bandeira a quadros na quarta colocação final, conquistando o titulo de Vicecampeão Paulista de 2008, pela categoria Mirim.

“Nós estamos extremamente felizes com o resultado final do campeonato, pois este é o primeiro ano do Gregory no kartismo e ele acabou dando muito trabalho para pilotos mais experientes, fazendo pole, ganhando corrida e levando o vicecampeonato. Não é o máximo”, exultava radiante sua “mãe-trocinadora” Izabel Diegues ao final dos dois dias de extremas disputas.

 

clique para ampliar
Gregory Diegues terá apoio da Hinkel em 2009
Foto:Claudio Reis

O que é certo é que Gregory Diegues não apenas mostrou ser um piloto veloz e talentoso, mas mostrou saber perder e saber ganhar, conquistando o respeito de seus pares, da imprensa especializada e, principalmente, do publico habitual dos kartódromos brasileiros que “engrossou” a torcida do pequeno e simpático piloto. Afinal, era cena comum nas pistas durante os finais de semana ver-se pais e mães de outros pilotos, pilotos de outras categorias - e até mecânicos de outras equipes – acompanhando atentamente as performances do kartista da Camargo Racing/ Despachante Monte Carlo/ Bad Boy, torcendo e gritando palavras de incentivo durante as corridas.

 

“O Gregory é extremamente comunicativo e não para no box de nossa equipe um minuto sequer. Está sempre conversando com alguém e já conhece todo mundo nas pistas. Acho que se não der certo a carreira de piloto, pode se dar bem na política, pois tem o dom natural de cativar as pessoas”, segredou Mauricio Diegues, pai e grande incentivador da carreira de Gregory.

Gregory Diegues (Despachante Monte Carlo/ Bad Boy/ Camargo Racing) não é mais um rookie. É agora um piloto pronto para novas conquistas e com uma torcida do tamanho do Brasil.

Confira o resultado final da Mirim na rodada tripla que encerrou o Campeonato Paulista de Kart:

9ª etapa categoria Mirim:

  1. 1.- João Felipe Marques, com 13 voltas em 14m10s151
  2. 2.- Leonardo Raucci, a 3s110
  3. 3.- João Pedro Oliveira, a 5s237
  4. 4.- Rubens Bouchabke, a 8s203
  5. 5.- Gabriel Almeida, a 8s599
  6. 6.- Gregory Diegues (Despachante Monte Carlo/ Bad Boy/ Camargo Racing), a 8s786
  7. 7.- Raikkönen Sakzenian, a 11s556
  8. 8.- Yanni Fontana, a 11s864
  9. 9.- João Pedro Custódio, a 12s124
  10. 10.- José Pereira Jr., a 14s748

Pole Position: José Pereira Jr, com 01m21s298

Melhor Volta: José Pereira Jr, com 01m04s061

 

10ª etapa categoria Mirim: - Primeira Bateria

  1. 1.- José Pereira Jr., com 10 voltas em 10m56s657
  2. 2.- Leonardo Raucci, a 0s111
  3. 3.- Yanni Fontana, a 0s660
  4. 4.- Raikkonen Sakzenian, a 3s461
  5. 5.- João Pedro Guim, a 5s572
  6. 6.- Gregory Diegues (Despachante Monte Carlo/ Bad Boy/ Camargo Racing), a 6s240
  7. 7.- Gabriel Almeida, a 6s435
  8. 8.- Rubens Bouchabke, a 6s794
  9. 9.- João Felipe Marques, a 6s995
  10. 10.- João Pedro Custódio, a 7s249

Pole Position: Yanni Fontana, com 01m05s429

Melhor Volta: José Pereira Jr, com 01m04s331

 

10ª etapa categoria Mirim: - Segunda Bateria

  1. 1.- Leonardo Raucci, com 10 voltas em 10m54s422
  2. 2.- Yanni Fontana, a 0s272
  3. 3.- José Pereira Jr., a 0s436
  4. 4.- Gregory Diegues (Despachante Monte Carlo/ Bad Boy/ Camargo Racing), a 2s225
  5. 5.- João Pedro Guim, a 2s780
  6. 6.- João Felipe Marques, a 2s922
  7. 7.- João Pedro Custódio, a 8s940
  8. 8.- Raikkonen Sakzenian, a 9s145
  9. 9.- Gabriel Almeida, a 16s629
  10. 10.- Rubens Bouchabke, a 3 voltas

Melhor Volta: José Pereira Jr, com 01m04s431

Confira como ficou a tabela de pontos da Mirim no Campeonato Paulista de Kart:

  1. 1.- José Pereira Junior, com 60 pontos
  2. 2.- Gregory Diegues (Despachante Monte Carlo/ Bad Boy/ Camargo Racing), 50
  3. 3.- Leonardo Raucci, 45
  4. 4.- Raikkonen Sakzenian, 43
  5. 5.- Gabriel Leão, 40
  6. 6.- Yanni Fontana, 40
  7. 7.- João Felipe Marques, 38
  8. 8.- João Oliveira, 34
  9. 9.- João Pedro Custodio, 15
  10. 10.- Rubens Bouchabke, 14
  11. 11.- João Gonçalves, 5
clique para ampliar
Gregory Diegues em Interlagos
Foto:Claudio Reis
Última atualização ( Ter, 04 de Maio de 2010 00:26 )