Você está Aqui: Início

Amador - Começou a temporada 2009: O Super Paulista fez sábado sua primeira etapa em Interlagos

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
A inscrição na viseira garantiu a vitória de Ricardo Sargo
Foto:Claudio Reis
Sol a pino e forte calor de verão foram “ingredientes” que contribuíram para aumentar a disposição de pilotos e equipes na luta pela vitória na etapa de abertura do Campeonato Super Paulista de Kart, certame amador promovido pela Ascot no sábado (7/02) no Kartódromo Ayrton Senna – Interlagos -.

Com os custos de combustível para as tomadas de tempo e corridas patrocinados pela empresa Tech Álcool, bem como o valor integral da locação dos motores sorteados utilizados na categoria Formula 4 Pro, o Campeonato Super Paulista de Kart passou a figurar como uma ótima alternativa para a pratica desportiva. Ainda mais se levado em consideração que todas as provas do certame são disputadas no circuito de Interlagos e, sempre, na semana anterior das rodadas do Campeonato Paulista de Kart, o que permite aos participantes desse que é o mais importante campeonato regional de kart do Brasil, a possibilidade de realizarem um “treino de luxo” e em condições reais de corrida.

Na pista quatro categorias, a Formula 4 Pro, Sprint 125, Parilla Sorteado e RD 135, já que a categoria Cadete não contou com inscritos suficientes para a formação de grid mínimo que justificasse a realização da corrida. Certamente a proximidade de datas entre a prova de encerramento da temporada 2008 (em janeiro) e a desta abertura da temporada 2009 influiu, decisivamente, no numero de pilotos inscritos, mas o que faltou em quantidade, sobrou em qualidade, com provas recheadas de belas disputas e performances de altíssimo nível em todas as categorias.

clique para ampliar
Paulo Breim - Parilla Sorteado
Foto:Claudio Reis
Pela proximidade de desempenho dos equipamentos, as categorias Sprint 125 e Parilla Sorteado, esta equipada com motores Parilla 125cc, refrigerados a água, com tração direta – não é o Parilla X30, com embreagem, partida elétrica e rotação limitada eletronicamente, como erroneamente divulgado por algumas assessorias desavisadas -, competiram em grid único. A principal (e fundamental) diferença entre as duas classes fica por conta do peso mínimo do conjunto kart piloto, já que a Parilla Sorteado compete com dez quilogramas a mais de peso mínimo, do que a Sprint 125.

Dessa forma, a pole position na “geral” ficou com um bólido da “mais magrinha” Sprint 125, com o veloz kartista “da casa”, Ricardo Sargo, garantindo a posição de honra. Pela Parilla Sorteado a pole position ficou com o não menos veloz Paulo Breim, que estava em dia inspiradíssimo e não deu a menor chance aos adversários, cravando a melhor volta da prova em sua categoria e levando a vitória de ponta a ponta, em perfeitíssimo hat trick. De quebra, ficou com a segunda colocação na “geral”, já que foi o único a andar próximo aos lideres da Sprint 125 e acabou herdando a vice-liderança após Fabio Rey abandonar a prova, com problemas na transmissão de seu kart.

Sargo, por sua vez, foi soberano e comandou as ações como quis. Andou forte o tempo todo, “controlando” o ímpeto de Rey nas voltas iniciais e, após o abando deste, tratando de abrir confortável vantagem para Breim, que por ser líder em sua categoria, inteligentemente, deixava de buscar dar combate pela ponta da corrida na “geral”. Vinicius Serafim ficou com a segunda posição na Parilla Sorteado (3º na geral), com Emerson Almeida completando em terceiro.

clique para ampliar
Vitor Fernandes foi o rookie do dia - Parilla Sorteado
Foto:Claudio Reis
Mas o bom destaque dessa prova foi o ituano Vitor Fernandes (Tecno Tools/ Moa), que com menos de 300 voltas de “experiência” no comando de um micromonoposto, deu trabalho para pilotos bem mais experientes e mostrou que tem talento e futuro promissor no esporte. Claro que deve ter herdado tais dotes de seu lado materno, já que seu pai é reconhecidamente um “braço-duro” de primeira categoria. O resultado final não demonstra o bom desempenho de Fernandes em seu “batismo” nas pistas, pois uma rodada involuntária em uma das passagens (esse é sempre o preço do noviciado) acabou relegando-o ao final do pelotão. Como o desempenho dos motores sorteados é extremamente próximo, não havia mais o que fazer, a não ser torcer por eventuais quebras dos demais concorrentes. Vitor Fernandes completou a prova na 5ª colocação, garantindo aquele que, certamente, será o primeiro de muitos troféus em sua estante.

clique para ampliar
Aldo Perri - Formula 4 Pro
Foto:Claudio Reis
Na Formula 4 Pró, a pole position ficou com Diego Lozov, que também liderou todas as voltas da corrida. Porem na vistoria técnica realizada ao final da corrida, foi constatado pelo Comissário Técnico que a coroa de transmissão de seu kart estava em desacordo com o previsto no regulamento e Lozov amargou a desclassificação de seu kart. Com a punição a vitória ficou com o campeão de 2008, Aldo Perri, que largara na primeira fila do partidor ladeando Lozov e foi o único na pista que acompanhou o ritmo do piloto da equipe Stop Aço.

Leonardo Amantini e Alex Grigoletto ficaram, respectivamente, com as segunda e terceira posições finais na Formula 4 Pró.

clique para ampliar
Vinicius Serafim - RD 135
Foto:Claudio Reis
Certamente Vinicius Serafim parafraseou o monarca inglês Ricardo III, que no decorrer da batalha de Bosworth em 1485 bradou “Um cavalo! Meu reino pro um cavalo!”. Pole position, autor da melhor volta de corrida e líder absoluto da prova da categoria RD 135, Serafim viu a vitória esvair-se pelos dedos com seu kart apresentando problemas da vela de ignição.

“Uma vela! Meu reino pro uma vela!”...

Serafim ainda conseguiu chegar à área de reparos e substituir o componente defeituoso, mas já era tarde e a vitória ficou com Carlos Roda, que seguia pela segunda colocação. Luis Guirar, o Patolino, ficou com o 2º posto e Fernando Pedro com a 3ª colocação.

Confira o resultado da primeira etapa do Campeonato Super Paulista de Kart:

Parilla Sorteado

  1. 1.- Paulo Breim, com 20 voltas em 17m43s334
  2. 2.- Vinicius Serafim, a 3s616
  3. 3.- Emerson Almeida, a 9s668
  4. 4.- Renato Gatti, a 1 volta
  5. 5.- Vitor Fernandes, a 41s277
  6. 6.- Nestor Pagotto, a 2 voltas

Pole Position: Paulo Breim, com 53s449

Melhor Volta: Vinicius Serafim, com 53s725

 Sprint 125

  1. 1.- Ricardo Sargo, com 20 voltas em 17m33s634
  2. 2.- Fabio Rey, a 15 voltas

Pole Position: Ricardo Sargo, com 52s420

Melhor Volta: Ricardo Sargo, com 52s972

 Formula 4 Pro

  1. clique para ampliar
    Diego Lozov venceu mas não levou
    Foto:Claudio Reis
    1.- Aldo Perri, com 20 voltas em 18m47s853
  2. 2.- Leonardo Amantini, a 9s622
  3. 3.- Alex Grigoletto, a 16s604
  4. 4.- Roberto Zeitlin, a 16s924
  5. 5.- Ricardo Guedes, a 19s220
  6. 6.- Diego Lozov, Desclassificado por irregularidade técnica

Pole Position: Diego Lozov, com 56s491

Melhor Volta: Diego Lozov, com 56s582

 RD 135

  1. clique para ampliar
    Carlos Roda - RD 135
    Foto:Claudio Reis
    1.- Carlos Roda, com 20 voltas em 18m10s140
  2. 2.- Luis “Patolino” Guirar, a 8s124
  3. 3.- Fernando Pedro, a 15s095
  4. 4.- Luis Fernando, a 1 volta
  5. 5.- Vinicius Serafim, a 3 voltas

Pole Position: Vinicius Serafim, com 54s263

Melhor Volta: Vinicius Serafim, com 54s291

clique para ampliar
O compenetrado organizador Silvio Novembre
Foto:Claudio Reis
 

clique para ampliar
Paulo Breim - Parilla Sorteado
Foto:Claudio Reis
Última atualização ( Seg, 09 de Fevereiro de 2009 02:19 )