Embora boa parte da imprensa especializada e (alguns) conscientes pais de pilotos tenham alertado nos últimos dois anos que está sendo criada uma geração de verdadeiros motoristas de carrinhos de trombadas, ao invés de ser ver desenvolvidos e lapidados o talento de jovens promessas de nosso automobilismo, na pratica, nada foi feito, coibido, ou até timidamente punido, por quem tem poder para tanto.
Desde a adoção obrigatória dos para-choques integrais pelas categorias Mirim e Cadete a “norma” tornou-se a ultrapassagem não pela esquerda, ou pela direita, mas sim pelo “meio” do pobre piloto que tivesse o infortúnio de seguir adiante de algum piloto, invariavelmente, “adrenado” por pais e preparadores. Este é um fato inegável, que, pessoalmente, presenciamos por dezenas (se não centenas) de vezes durante a cobertura das provas. Os gritos de “vai... tira ele... empurra... bate” somente não são ouvidos pelo piloto Julio Reis, que é surdo de nascença e admitir-se a pancadaria generalizada como “normal de corrida” é, no mínimo, prenuncio de que ou foi esquecida a parte da regra que cuida da conduta desportiva, ou existe alguma determinação expressa para não se “incomodar” os “clientes” participantes dos campeonatos “importantes”.
Durante o brieffing do Campeonato Brasileiro de Kart de 2008 ouvimos, em alto e bom som, um certo pai perguntar ao Diretor de Provas e com ares de virgem vestal, “qual o grau da intensidade da batida que seria adotado para se gerar uma punição”...
E a abertura da Copa São Paulo Light de Kart, realizada no ultimo sábado (07/03) no Kartódromo Aldeia da Serra é a prova cabal de que tal situação não apenas ainda persiste, como também “progrediu”, subindo de categoria, já que a bateria da categoria Junior Menor, com grid quase na íntegra recém egresso da Cadete bate-bate deixou claro que o procedimento padrão não ficou para trás com os motores quatro tempos. Com bólidos mais potentes e velozes, mas com a mesma “embocadura” da ultima temporada o que se viu na pista foi o limiar de um atentado coletivo que, certamente, ainda vai ter conseqüências graves a se lamentar. Em uma prova repleta de acidentes e toques “normais de corrida” a pobre bandeira de advertência (imaginem então a preta) permaneceu incolumemente deitada em seu berço esplendido. A falta de qualquer orientação sobre os naturais riscos que correm os pequenos pilotos ficou patente na “tentativa frustrada” de ingresso no Parque Fechado ao final da corrida, quando absolutamente todos os competidores rodaram, bateram, ou saíram raspando no muro e pneus, quase atropelando quem estivesse por ali.
O Planet Kart vem ao longo dos dois últimos anos alertando sobre esses fatos em quase todos os artigos produzidos sobre as categorias-escola. Como nada acontece para se, ao menos, tentar mudar esse panorama dantesco, é hora de sermos um pouco mais “incisivos” e ao invés de dedicarmos este espaço para narrar o desenvolvimento das corridas da primeira etapa da Copa São Paulo Light de Kart, publicaremos apenas os resultados em veemente protesto pela falta de procedimentos para se coibir essa situação insustentável.
Enquanto muitos mostravam veemente desagrado por problemas ocorridos com a cronometragem (que foram prontamente solucionados), nas provas da Mirim e da Cadete o “pau comeu solto”, com karts abandonando as disputas totalmente “amarrotados” e pilotos garantindo a vitória, literalmente, arrancando da frente competidores que lhe poderiam fazer frente pela luta pelo alto do pódio (até mais de uma vez).
Não é mais corrida da kart, é um “pride”, uma luta de vale-tudo e como diria Boris Casoy, “Isso é uma vegonha!”
Confira os resultados:
Mirim
- 1.- João Pedro Guim, com 16 voltas em 14m41s921
- 2.- Heitor Murara, a 0s711
- 3.- Sinder Bitton Neto, a 1s003
- 4.- Raikkonen Sakzenian, a 1s156
- 5.- Gregory Diegues, a 1s156
- 6.- Yanni Oliveira, a 1s313
- 7.- João Pedro Custódio, a 1s549
- 8.- Cameron Boedler, a 1s878
- 9.- Igor Melo, a 10s472
- 10.- João Pedro, a 10s736
- 11.- Arthur Tobias Leist, a 15s080
- 12.- Luis Valentino, a 35s879
Pole Position: Igor Melo, com 54s673
Melhor Volta: Gregory Diegues, com 53s719
Cadete
- 1.- Vitor Baptista, com 16 voltas em 13m33s097
- 2.- Renato Junior, a 0s783
- 3.- João Ribeiro, a 0s982
- 4.- Vinicius Balbuena, a 5s401
- 5.- Felipe Ortiz, a 5s557
- 6.- Matheus Jacques, a 5s636
- 7.- Zaya Fontana, a 6s057
- 8.- Yurik Carvalho, a 6s704
- 9.- Matheus Tobias Leist, a 10s412
- 10.- Mauro Auricchio, a 12s658
- 11.- Luiz Branquinho, a 13s702
- 12.- Anderson Lima, a 13s858
- 13.- João Branquinho, a 15s350
- 14.- Pedro Cardoso, a 16s283
- 15.- Mauricio Antunes, a 23s056
- 16.- Rafael Martins, a 26s509
- 17.- Sérgio Câmara Filho, a 28s520
- 18.- Vítor Olivério, a 31s797
- 19.- Pedro Silva, a 37s263
- 20.- Adriano Guimarães, a 41s942
- 21.- Humberto Guerra, a 1 volta
- 22.- Lucas Lima, a 12s924
- 23.- Lucas Annuza, a 23s166
- 24.- Vinicius Paparelli, a 7 voltas
Pole Position: Renato Junior, com 50s907
Melhor Volta: João Manuel, com 50s016
Junior Menor
- 1.- Leonardo Gimenes, com 21 voltas em 15m40s781
- 2.- Yago Cesário, a 2s525
- 3.- Mitsui Duzanowski, a 2s751
- 4.- Cayan Chianca, a 3s053
- 5.- Flávio Matheus, a 4s810
- 6.- Pietro Rimbano, a 5s080
- 7.- João Archer, a 12s381
- 8.- Duilio Squassoni, a 17s829
- 9.- Victor Miranda, a 20s029
- 10.- Felipe Lafayette, a 28s075
- 11.- Felipe Gildin, a 28s662
- 12.- Yuri Cesário, a 59s446
- 13.- Erik Mayrink, a 1 vota
- 14.- Caio Freire, a 8 voltas
- 15.- Erik Gasparini, a 9 voltas
- 16.- Renan Fragoso, a 11 voltas
- 17.- Artur Fortunato, a 55s417
- 18.- Thiago Vivacqua, a 1m04s538
- 19.- Gabriel Fernandes, a 20 voltas
- 20.- Lucas Nogueira, a 3m09s509
Pole Position: Yago Cesário, com 44s309
Melhor Volta: Cayan Chianca, com 43s591
Junior
- 1.- Victor Franzoni, com 21 voltas em 15m01s345
- .- Cacé Almeida, a 3s186
- 2.- Jean Aguiar, a 3s766
- 3.- Yukio Duzanowski, a 4s856
- 4.- Matheus Alves, a 6s981
- 5.- Eurico de Angelo, a 13s645
- 6.- Jean Stuck, a 1 volta
Pole Position: Victor Franzoni, com 42s436
Melhor Volta: Victor Franzoni, com 42s428
Sprinter B
- 1.- Renan Papareli, com 22 voltas em 15m51s363
- 2.- Rodrigo Elder, a 0s250
- 3.- Ricardo Landucci, a 13s219
- 4.- Leonardo Silva, a 19s245
- 5.- Jean Antunes, a 19s740
- 6.- Antonio Hermann, a 1 volta
Pole Position: Rodrigo Elder, com 42s733
Melhor Volta: Rodrigo Elder, com 42s691
Sprinter A
- 1.- Gabriel Navarrete, com 22 voltas em 15m16s318
- 2.- Leonardo Cordeiro, a 0s443
- 3.- Matheus Protti, a 1s531
- 4.- Eduardo Banzoli Filho, a 2s273
- 5.- Bruno Bonifácio, a 2s688
- 6.- João Abreu, a 2s823
- 7.- Vitor Carbone, a 3s124
- 8.- Luir Miranda, a 4s362
- 9.- Fernando Resende Filho, a 6s191
- 10.- Felipe Fraga, a 6s492
- 11.- Nicolas Costa, a 7s487
- 12.- Bruno Balarin, a 8s616
- 13.- Matheus Porto, a 11s113
- 14.- Jean Paturle, a 12s592
- 15.- João Jardim, a 14s440
- 16.- Vinicius Perdigão, a 15s791
- 17.- Igor Veras, a 16s786
- 18.- Thiago Barros, a 19s122
- 19.- Arthur Oliveira, a 22s075
- 20.- Guilherme Salas, a 36s207
Pole Position: Eduardo Banzoli Fº, com 41s183
Melhor Volta: Vitor Carbone, com 41s018
Master B
- 1.- Luis Midon, com 22 voltas em 15m56s715 1.693
- 2.- Maique Paparelli, a 2s115
- 3.- Rodrigo Rocha, a 4.069
- 4.- Michael Meneghel, a 4s207
- 5.- Richard Salgado, a 5s346
- 6.- Carla Cordeiro, a 6s804
- 7.- Sinvaldo Silva, a 23s548
- 8.- Timo Jokinen, a 40s493
- 9.- José Augusto Dias, a 14 voltas
Pole Position: Luis Midon, com 40s102
Melhor Volta: Não informado
Master A
- 1.- Daniel Croce, com 22 voltas em 15m55s022
- 2.- Marcelo Okazaki, a 1s078
- 3.- Marcello Meneghel, a 7s667
- 4.- Fernando Gomes Croce, a 36s155
- 5.- Fernando Croce, a 4 voltas
Pole Position: Daniel Croce, com 42s742
Melhor Volta: Não informado
Super Senior
- 1.- Paulo Moreira, com 22 voltas em 15m54s976
- 2.- Massayuki Katsui, a 0.368
- 3.- Eduardo Pedra, a 0.803
- 4.- Luiz Antonio Nista, a 1.037
- 5.- Marcelo Rodrigues, a 2.008
- 6.- Enzo Sciulli, a 8.544
- 7.- Jefferson Muccio, a 14.477
- 8.- Jaime Drummond, a 56.543
- 9.- Luis Barcelos, a 1 volta
Pole Position: Paulo Moreira, com 43s165
Melhor Volta: Eduardo Pedra, com 42s813
Copa Sorriso:
- 1.- Eduardo Banzoli Filho, com 30 voltas em 19m54s289
- 2.- Gabriel Navarrete, a 3s241
- 3.- João Abreu, a 3s446
- 4.- Felipe Fraga, a 4s612
- 5.- Vitor Teiji, a 10s944
- 6.- Marcelo Anselmi, a 14s872
- 7.- Nicolas Costa, a 17s208
- 8.- Luir Miranda, a 17s745
- 9.- Igor Veras, a 17s937
- 10.- Douglas Hiar, a 18s202
- 11.- Jean Paturle, a 21s880
- 12.- Arthur Oliveira, a 22s135
- 13.- Bruno Bonifácio, a 32s698
- 14.- Vinicius Perdigão, a 1 volta
- 15.- Matheus Protti, a 2s363
- 16.- João Jardim, a 12s137
- 17.- Fernando Resende Filho, a 5 voltas
- 18.- Francisco Weiler, a 9 voltas
- 19.- Bruno Balarin, a 11 voltas
- 20.- Guilherme Salas, a 12 voltas
- 21.- Luis Felipe Derani, a 18 voltas
- 22.- Vitor Carbone, a 6m55s242
- 23.- Felipes Apezzatto Neto, a 19 voltas
- 24.- Leonardo Cordeiro, a 3m02s210
Pole Position: João Abreu, com 40s969
Melhor Volta: Eduardo Banzoli Fº, com 40s867