Você está Aqui: Início

Geral - Gregory Diegues enfrenta uma maratona de provas neste mês

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Gregory Diegues no Kartódromo Arena Schincariol
Foto:Claudio Reis
Depois de competir na semana anterior no Campeonato Paulista de Kart, o piloto Gregory Diegues (Despachante Monte Carlo/ Bad Boy/ Hinkel/ Camargo Racing) não teve descanso e esteve presente nas primeiras etapas da Copa São Paulo Light de Kart e também da Copa Nova Schin de Kart, que aconteceram neste ultimo final de semana (07 e 08/03) nos Kartódromos Aldeia da Serra, em Barueri-SP e Arena Nova Schin, em Itu-SP.

A primeira etapa da Copa São Paulo Light de Kart manteve o número médio de pilotos que participaram na ultima temporada da categoria Mirim, classe para “fast-drierverzinhos” com idade entre seis e oito anos, se mostrando um dos “pontos-fortes” do campeonato e atraindo novos participantes nessa temporada de 2009. Competindo pelo segundo ano na categoria Mirim, o kartista paulista Gregory Diegues (Despachante Monte Carlo/ Bad Boy/ Hinkel/ Camargo Racing) aposta na experiência adquirida no ultimo ano para ser um dos destaques da temporada e lutar pela conquista de títulos que serão somados ao de Vicecampeão Paulista de 2008.

Esse diferencial ficou claro na tomada de tempos classificatórios, quando Gregory, após realizar a troca do motor originalmente sorteado, que não apresentou bom desempenho no warm-up, partiu para suas flying laps nos poucos minutos destinados à pratica classificatória e cravou a volta mais veloz, garantindo a pole position da Mirim. Todavia, ante a regra do campeonato, foi penalizado com a perda de duas colocações no grid, em razão da troca solicitada do propulsor, pelo que teve de partir da terceira colocação do grid. “Inicialmente o motor que pegamos não estava bom e por isso tivemos que realizar a troca, mas acredito ter sido apenas ‘azar’ porque depois pudemos notar que mais da metade do grid esteve dentro do mesmo segundo. Ter realizado a volta mais veloz nessas condições dá ainda mais mérito para o Gregory, mesmo que ele não tenha ficado na pole”, contou Mauricio Diegues pai do piloto.  

A prova da categoria Mirim exigiu paciência da direção de prova. Ansiosos para o inicio da disputa, os pequenos pilotos não conseguiam fazer o correto alinhamento do grid e foram necessárias quatro voltas de apresentação, o que gerou ainda mais expectativas nas torcidas dos pilotos. Assim que autorizado o inicio da disputa, Gregory assumiu a segunda colocação e partiu para a disputa da liderança, mas durante a segunda volta de corrida, um toque involuntário do piloto com quem disputava a posição o fez cair para a ultima colocação na pista. Sem desanimar, Gregory Diegues “colocou a faca entre os dentes” e foi buscando uma as posições perdidas, imprimindo um ritmo avassalador que lhe garantiu, também, o estabelecimento da volta mais rápida da prova.

Com belíssimas ultrapassagens o Bad Boy (como é conhecido do publico em razão de seu patrocinador), conseguiu reconquistar a segunda colocação. Porém, na disputa intensa pela vitória, Diegues teve seu kart atingido pelo de um afoito concorrente, que o remeteu, novamente, ao final do pelotão. O melhor desempenho de Gregory Diegues na pista era patente e, mais uma vez o pequeno piloto da equipe Camargo Racing não se deu pro vencido e partiu para a recuperação de posições. Todavia, restavam poucas voltas para o final da corrida e Diegues concluiu na quinta colocação a prova de abertura da Copa São Paulo Light de Kart.

Copa Nova Schin: “Experimenta”!

Quem não se lembra do comercial vinculado na mídia há alguns anos da cerveja Nova Schin, que tomou a expressão “Experimenta” como slogan da marca? Pois bem, foi com esse mesmo intuito, o de experimentar um novo campeonato que promete ser um dos melhores de 2009, que Diegues partiu no dia seguinte, o domingo 08/03 para a cidade de Itu, aonde competiu no majestoso Kartódromo Arena Schincariol da, também, primeira etapa da Copa Nova Schin de Kart.

“Esse ano nós optamos por ‘experimentar’ a primeira etapa de todos os campeonatos regionais de São Paulo, para definir quais são os que vão propiciar um maior desenvolvimento para a pilotagem do Gregory, os quais pretendemos disputar até o final e lutar pelo titulo máximo. A pista e a estrutura do kartodromo de Itu são belíssimas, bem como o grid que compõe a categoria é realmente bem forte, apesar de um pouco mais ‘enxuto’. A vantagem é que os custos são bem acessíveis o que incentiva os pilotos a participarem de uma verdadeira maratona nos finais de semana, como é o caso do Gregory”, revelou Isabel Diegues, mãe do piloto e líder da “torcida organizada” que vibra intensamente com o piloto nas pistas.

Após ajustar seu kart no warm-up matinal, Gregory partiu para a tomada de tempos classificatórios, que definiria as posições no grid de largada da prova da Mirim. Diegues conquistou a segunda posição da grelha de partida, para ladear o pole position Gabriel Donsé, piloto ituano que tem o Arena Schincariol como “quintal de casa”, já que sede de sua equipe e circuito em qual realiza intensos treinamentos.

Apresentada a green flag, que autorizou o inicio da corrida, Gregory não conseguiu manter a segunda colocação por estar partindo do lado externo, o lado “sujo” da pista, mas na volta seguinte Diegues mostrou que está em grande fase e conseguiu recuperar a viceliderança da prova. Com forte ritmo e valendo-se da perda de tempo de Diegues pelo embate pela segunda colocação, Donsé conseguiu abrir larga vantagem para Gregory, que mesmo pilotando em seu habitual ritmo de classificação, não pode ser descontada nas voltas seguintes. Gregory Diegues cruzou a linha de chegada na segunda colocação, todavia, na pesagem obrigatória que sucede as competições, o peso de seu conjunto kart/piloto não atingiu o mínimo regulamentar, certamente em razão da maior perda de peso corpóreo do piloto face ao desértico calor que fazia naquele dia, mas que determinou sua desclassificação da corrida.

“Após a tomada de tempos verificamos na pesagem da balança oficial que o Gregory passava dois quilos e meio do mínimo regulamentar, pelo que optamos em retirar um dos lastros de chumbo e ficar mais próximos do limite mínimo da categoria, mas ainda com uma ‘folga’ de um quilograma. Tradicionalmente em Itu faz calor, mas neste domingo o calor em Itu estava realmente muito forte e a perda de peso do Gregory na corrida foi maior que a habitual, pelo que acabamos não atingindo o mínimo regulamentar ao final da prova. Foi uma pena, porque o Gregory fez uma grande corrida e merecia estar no pódio no lugar conquistado”, esclareceu ao fina da prova o preparador Evandro Camargo, chefe da laureada equipe paulista Camargo Racing.

“Parabenizamos o Grabriel Donsé pela vitória, mas acreditamos que o motor que recebeu da organização pelo sistema de sorteio estava um pouquinho melhor que os demais em seu desempenho, fato que foi confirmado pela empresa Moa Kart Motor, responsável pela preparação e equalização dos motores da categoria, que é uma empresa séria em qual confiamos e que se comprometeu a retirar essa unidade do sistema de sorteio. É por essa transparência e seriedade que pretendemos retornar nas próximas etapas para lutarmos pelas vitórias e o título”, concluiu Camargo.

Granja Viana - “Um é pouco, dois é bom… três é pra arrasar”!

Realizar uma semana de intensos treinamentos e correr em dois campeonatos em apenas um final de semana exigiu bastante preparo físico e técnico do jovem kartista Gregory Diegues (Despachante Monte Carlo/ Bad Boy/ Hinkel/ Camargo Racing), mas essa maratona não foi o suficiente para cansar o Bad boy, que “cheio de fôlego” não teve o menor descanso e já iniciou esta semana treinando firme no Kartódromo Internacional Granja Viana, para participar da primeira etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana, o maior certame regional de kart do Brasil, que será disputada neste sábado (14/03) e deve reunir cerca de 250 pilotos em seus grids.

Reconhecido como o precursor das provas para a modalidade infantil nos velozes bólidos, já que a atual configuração das categorias Mirim e Cadete derivou da categoria ZF Junior que compete com os motores “four stroke” Honda GX160 de 5,5hp desde 1997, o campeonato Granjeiro tem atraído cada vez mais pilotos para seu grid.

“Esse será nosso segundo ano na Granja Viana, pois o campeonato daqui é bastante competitivo. Além disso, teremos que enfrentar nesta semana uma condição climática bem diferente daquela encontrada em Itu e na Aldeia nas provas que abriram os campeonatos disputados naqueles circuitos, pois durante os treinos realizados da Mirim uma fina garoa ‘ensaboou’ a pista, fazendo com que mudássemos completamente o acerto do Kart”, declarou Evandro Camargo, chefe da equipe Camargo Racing que cuida da preparação do kart de Gregory Diegues desde o inicio de sua carreira.

A organização da Copa São Paulo Granja Viana de Kart adotou um sistema de “grupos” para evitar que os pilotos classifiquem de manhã e passem o dia todo no aguardo para correr apenas no período da tarde. Três grupos distintos, cada um com quatro categorias, foram criados na grade de programação, com cada grupo tendo sua classificação e corrida realizadas na sequência. A categoria Mirim integrará o Grupo B, e terá sua classificação entre as 11:50hs e 12:00s, com a corrida prevista para ter sua largada às 13:00hs.

Confira o Resultado da Mirim na primeira etapa da Copa São Paulo Light de Kart
  1. 1.- João Pedro Guim, com 16 voltas em 14m41s921
  2. 2.- Heitor Murara, a 0s711
  3. 3.- Sinder Bitton Neto, a 1s003
  4. 4.- Raikkonen Sakzenian, a 1s156
  5. 5.- Gregory Diegues(Despachante Monte Carlo/ Bad Boy/ Hinkel/ Camargo Racing), a 1s156
  6. 6.- Yanni Oliveira, a 1s313
  7. 7.- João Pedro Custódio, a 1s549
  8. 8.- Cameron Boedler, a 1s878
  9. 9.- Igor Melo, a 10s472
  10. 10.- João Pedro, a 10s736
  11. 11.- Arthur Tobias Leist, a 15s080
  12. 12.- Luis Valentino, a 35s879

 Pole Position: Igor Melo, com 54s673

Melhor Volta: Gregory Diegues (Despachante Monte Carlo/ Bad Boy/ Hinkel/ Camargo Racing), com 53s719

 

Confira o resultado da Mirim na primeira etapa do Campeonato Nova Schin de Kart:

  1. 1.- Gabriel Donsé, com 10 voltas em 11m14s426
  2. 2.- Igor Melo, a 25s867
  3. 3.- Nicolas Peixoto, a 26s903
  4. 4.- Frederico Bueno, a 1m09s515
  5. 5.- Gregory Diegues (Despachante Monte Carlo/ Bad Boy/ Hinkel/ Camargo Racing), Desclassificado por falta de peso

Pole Position: Gabriel Donsé, com 1m07s285

Melhor Volta: Gabriel Donsé, com 1m07s016