Você está Aqui: Início

Sul Brasileiro - Jean Claude Paturle ganha, mas não leva no Sul - Brasileiro

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Jean Paturle - Graduados
Foto:Claudio Reis
Decisão equivocada de comissários impede que mineiro deixe o Velopark como líder na categoria Graduados

 

Divergências e rivalidades à parte, pilotos, preparadores e equipes do kartismo brasileiro sabem que, e, uma competição com a chancela da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) atende um rigoroso padrão e é marcada pelo rigoroso respeito ao regulamento. Deveria ter sido o caso também na abertura do Sul-Brasileiro de Kart 2009, no Velopark, em Nova Santa Rita (RS). Se na pista as disputas honraram a tradição da competição, fora delas o que se viu foi uma série de problemas, que mancharam o espetáculo. Decisões equivocadas dos Comissários, medidas em desrespeito às regras e a ausência da balança oficial da CBA, padrão para determinar o peso dos karts.

Uma das principais vítimas da confusão foi o mineiro Jean Claude Paturle (AMG/ Micronic), que tinha todos os motivos para comemoração depois de ser o melhor na segunda bateria da Graduados, combinados os pilotos das classes A e da B, no que foi apenas sua terceira corrida na categoria. Resultado este oficial, definitivo. O problema é que uma incompreensão na vistoria da bateria de sexta-feira, em que Jean terminou em terceiro, causou sua desclassificação, de forma arbitrária e equivocada, e custou a liderança em uma das mais tradicionais competições do país.

Integrante de uma das mais sérias e respeitadas equipes do kartismo brasileiro, a Quake 2, Jean, terminada a corrida de ontem, conduziu o kart para o parque fechado, como prevê o regulamento. Muito tempo depois, piloto e equipe foram informados da desclassificação, porque a pirâmide do motor não contava com a marca do fabricante (Mecânica Riomar). Motivo que seria justo (ainda que não traga qualquer tipo de vantagem técnica), não tivesse a própria Riomar, por meio de documento assinado por seu fundador e proprietário, Mário de Carvalho, figura histórica do esporte no país, alertado a CBA para o fato, confirmando que os propulsores em questão saíram de sua fábrica, em São Paulo.

Não adiantou. Apesar dos apelos insistentes, a decisão não foi revista. O que se viu no sábado foi um problema na balança provocar inúmeras desclassificações e ajudar a aumentar ainda mais o clima de incerteza, com vários pilotos dispostos a não competir nas etapas restantes, já que todo o orçamento investido para a participação em um evento deste porte pode ser desperdiçado por decisões sem critério lógico.

“O que impressiona é o descaso com os pilotos e equipes, que são quem faz o espetáculo. Todos foram tratados mal, não houve explicações e a balança da CBA não estava disponível. E o pior é que tínhamos um documento que nos permitia correr com a pirâmide sem a marca da Riomar. Isso ocorreu devido à correria para entregar os motores a tempo e, de forma alguma justificava a desclassificação”, alerta Luiz Sérgio Santos, o Zé Bolão, proprietário da Quake 2.

*- Nota do Planet Kart: - A primeira etapa do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart não foi organizada e realizada, como tradicionalmente, pela CNK- Comissão Nacional de Kart. Sua presença foi formalmente “dispensada” pela Federação Gaúcha de Automobilismo, que cuidou de sua organização e realização por ser o ultimo final de semana ainda sob a administração de Pedro Sereno de Mattos na CNK e Dr. Paulo Scaglione à testa da CBA- Confederação Brasileira de Automobilismo.

Essa já esperada forma pouco polida e também pouco política de “tripudiar” sobre os vencidos no pleito da cartolagem oficial, refletiu diretamente sobre equipes e pilotos, que, diretamente, é quem paga a conta do esporte. Sem profissionais do quilate dos oficias que compunham a gestão Paulo Scaglione e que, por “mero capricho”, ficaram “de castigo” e fora da etapa inaugural do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart, como o experientíssimo Diretor de Provas Bruno Barônio, o competentíssimo Comissário Técnico Ricardo “Alemão” Bignotto, os Comissários Desportivos e o sofisticado equipamento utilizado pela CNK para as provas de cunho nacional, a tendência é que se permanecer este estado de pleno revanchismo, os eventos “chapa branca” acabem perdendo a credibilidade e, de conseguinte, concorrentes nos grids.

É uma pena, mas que sabe não seja este o momento de algum arrivista de plantão voltar a perder precioso tempo para produzir outro vídeo de gosto duvidoso no Youtube e tente se desculpar com as centenas de kartistas brasileiros com outra entrada à la Star War, só que narrando em latim castiço o mea culpa...

 

Confira o resultado da Primeira etapa do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart - Nova Santa Rita (RS):

Graduados A/B (segunda bateria)

  1. 1.- Jean Claude Paturle (MG)
  2. 2.- Cláudio Cantelli Jr. (PR)
  3. 3.- Thiago de Ávila (PR)
  4. 4.- Matheus Laba (MS)
  5. 5.- Matheus Vieira (DF)
  6. 6.- João Varaschin (RS)

 

Rodrigo Gini

Última atualização ( Qua, 18 de Março de 2009 14:18 )