O belíssimo Velopark foi cenário neste final de semana da edição 2009 do Campeonato Panamericano de Kart e do Campeonato Sulamericano de Kart, certame paralelo que definiu campeões nas categorias Cadete, Senior e Formula 4.
Confira em resumo como foi o evento e os resultados completos de cada categoria.
Na Sudam, a principal categoria do certame, o domínio em todos os treinos livres, tomada de tempos classificatórios, nas provas classificatórias e na Pré-Final, foi absoluto do fantástico paranaense Pietro Fantin.
Na Final, o pupilo do ex-Campeão Mundial de Kart, Rubem Carrapatoso, perdeu momentaneamente a dianteira da corrida para o Tony Kart do argentino Carlos Merlo, mas recuperou rapidamente a liderança da corrida que certamente consagraria o piloto do chassis Kosmic como grande campeão da edição 2009. Ainda nas voltas iniciais foi tratando de impor significativa vantagem para Millá, André Nicastro e o argentino Carlos Merlo, que vinham lutando pela segunda posição, mas na quarta passagem da prova seu kart pos fim às pretensões de vitória do jovem talento, deixando-o à pé pelo meio do circuito. Uma pena, pois a torcida verde-amarela já se preparava para uma festa pintada com as cores azul, rosa e branco da Kosmic.
Com não menos fantástico desempenho, Fabiano Machado partiu das posições intermediárias e entrou na briga pela liderança com André Nicastro – o novo líder – e Carlos Merlo. Após algumas voltas de franco combate Merlo atacou Nicastro na freada ao final da longa reta que dá acesso à Curva do Arvoredo, conseguindo a ultrapassagem sobre o kart do brasileiro. Machado tentou ir no embalo, mas acabou acertando em cheio a traseira do kart de Nicastro e, de conseqüência, acabou rodando a caindo para o final do pelotão.
A partir de então a prova se tornou uma luta de gato e rato entre o Tony Kart do argentino e o Birel de André Nicastro, luta “apimentada” com a chegada nesse grupo de outro argentino de Tony Kart, o piloto José Olmedo, que não dava sossego a Nicastro.
Mais atrás, o paranaense Marcelo Anselmi suava para manter a liderança do compacto segundo pelotão, mas conseguiu manter bom ritmo e a quarta posição até a bandeirada final, atrás de Merlo, Nicastro e Olmedo, o trio que “passeou de caminhonete” no Velopark. Nas duas provas classificatórias, Anselmi terminou em 8º e 16º, resultados que lhe garantiram o 9º lugar no grid de largada da Pré-Final e nessa corrida, que valia como formação do grid para a Final (que definiria o campeão), Anselmi foi o 8º, o que o deixou satisfeito e confiante para a Final. “Aqui só tem fera. Agora vamos para a Final, esperando terminar bem posicionado, entre os primeiros colocados”, dizia Anselmi depois de disputar a Pré-Final. A quarta posição final lhe garantiu um lugar no pódio e lhe colocou entre os principais pilotos da América do Sul. “A Final foi dura”, diz Anselmi. “Estou realmente muito contente, tive um ótimo equipamento e trabalhei bem dentro da pista. Agora espero poder ter uma chance de disputar o Mundial”, finalizou o piloto da Néri Motorsports.
Já o piloto da Marinho’s Racing, Fabiano Machado, apesar do contratempo nas voltas iniciais, quando lutava pela liderança, ainda teve fôlego para recuperar muitas posições e completar a corrida na décima colocação, o ultimo a encerrar a prova na mesma volta do líder.
Décimo nono colocado na Final, o goiano Gabriel Navarrete, atual Campeão Brasileiro Graduados B, vivenciou muitos problemas no decorrer da semana, fundamentais para o resultado que entendeu como negativo. Após os primeiros ajustes em seu kart e sua completa adaptação ao traçado, Navarrete passou a notar que seu equipamento não apresentava um rendimento que lhe deixasse no mesmo nível que seus concorrentes. Assim, junto à DeConto (Preparador de Motores) e a sua equipe Nil Racing, passou então a buscar onde poderiam estar os problemas e, com isto em mãos, encontrar as soluções.
Neste contexto o piloto pariu para o treino de aquecimento de sexta-feira, que antecederia a tomada de tempos, sem ainda ter encontrado o melhor equipamento. Gabriel fez o que pode dentro da pista, mas, com a marca de 57s199 garantiu a longínqua 17ª posição do grid. A pole-position ficou com o paranaense Pietro Fantin que fez o tempo de 56s258, ou seja, quase um segundo mais rápido que Navarrete.
No final do dia a equipe se reuniu com o preparador de motores, o piloto e os mecânicos para ver o que poderia ser feito, mas, infelizmente nada de muito substancial foi encontrado. Assim, sem grandes novidades, Navarrete partiu para as duas provas classificatórias do sábado, dia nove, as quais ele terminou na nona e na 21ª posição, após ter o eixo do carburador quebrado. Com estes resultados o piloto teve a perda de 30 pontos o que lhe rendeu a 16ª posição no grid de largada da corrida Préfinal.
No domingo, último e decisivo dia da competição, Gabriel sabia que se tivesse um bom equipamento ainda poderia buscar um resultado expressivo uma vez que, neste certame “vale” apenas a classificação na prova final. NA parte da manhã Gabriel competiu na prova Pré-Final e envolvido em disputas do pelotão intermediário não conseguiu extrair um bom rendimento de seu kart e terminou a bateria na 14ª posição, pelo que o piloto goiano partiu já sem muitas esperanças de vitória na Final, mas, ainda acreditava na conquista de um lugar no pódio. Porém suas expectativas foram aniquiladas ainda na quarta volta quando, com o motor novamente quebrado, o piloto abandonou a corrida. “Se existe uma competição que posso dizer que deu tudo errado foi neste Panamericano. O conjunto do freio dianteiro acrescia cerca de 5 kg no kart e achamos por bem tirar. Mesmo assim, para a categoria Sudam, eu ainda passava um pouco do peso. Em nenhum momento eu tive um motor que me desse condições de brigar. Ou seja, realmente nada deu certo. Estou muito decepcionado pois o Velopark é uma das minhas pistas preferidas e tenho certeza de que, se tivesse um equipamento competitivo, teria brigado pelo título”, finalizou o piloto que completou 15 anos no mês passado.
Mas participar de uma competição internacional na principal categoria não é uma tarefa fácil. A tarefa se torna ainda mais difícil quando a experiência do piloto é pequena e o principal objetivo é aprender. Foi sob este prisma que o gaúcho Carlos Heinen Filho (Vidroforte/ Mittag Competições) entrou pela primeira vez na pista do Kartódromo do Velopark para seu primeiro treino no Campeonato Panamericano de Kart. Cinco dias depois, a participação do piloto gaúcho pode ser resumida como extremamente positiva e de muito aprendizado, o que é traduzido pelo próprio piloto. “Atingimos nossos objetivos”, diz Heinen. “Corri contra pilotos muito experientes, com os quais aprendi muito, e acho até que os resultados poderiam ter sido melhores, se não fossem os ‘enroscos’ nas quatro provas”, garantiu o piloto, que em um dos treinos foi o terceiro colocado na categoria Sudam, entre 25 pilotos do Brasil, Argentina, Uruguai e Bolívia.
Ao final de muitos treinos, tomada de tempos, duas provas classificatórias, uma Préfinal e a Final, o piloto de Caxias do Sul se declarou muito satisfeito. “Tínhamos como objetivo também me preparar para o Campeonato Brasileiro, uma pretensão um pouco diferente dos demais pilotos, mais experientes e que queriam o título do Pan”, admite, com humildade, o piloto Vidroforte/ Mittag Competições. “Este objetivo também foi atingido, plenamente. Terminei todas as provas, com exceção da Final, onde fui envolvido em um acidente e não pude continuar. Sinto-me mais forte para disputar o Brasileiro em julho”, garante Heinen.
Na Sudam Junior, o tocantinense Felipe Fraga teve problemas na tomada de tempos classificatórios e nas duas provas classificatórias, as quais acabou abandonando com problemas em seu kart. Mas, largando de 12º na Pré Final, Fraga precisou de apenas quatro voltas para assumir a liderança, vencer e garantir a pole na Final. “Foi uma corrida inesquecível esta Pré-Final. Eu sabia que era exatamente isto que eu precisava fazer para ser campeão. Eu tinha que vencer e espantar o medo de ter meu motor travado novamente”, explicou Fraga.
A Final foi igualmente fantástica. Largando na pole, Fraga perdeu a ponta para Jonathan Louis, seu único adversário na prova decisiva. Em poucas voltas, Fraga reassumiu a ponta, mas daí em diante viu-se um lindo duelo entre os dois pretendentes ao título. Líder outra vez, Fraga, a poucas voltas do fim viu-se novamente em segundo. Na última curva da última volta, o piloto Kart Mini/ Quake 2 atacou Louis, superou-o e partiu para tão sonhada conquista. “O Jonathan é um ótimo piloto e eu sabia que minha única chance de vencer era passar ele na última curva, porque senão ele poderia me passar novamente. Deu certo e agora pura comemoração”, vibrou o piloto oficial da Kart Mini. “Tenho muito que agradecer a Quake2, minha equipe, ao De Conto pelos bons motores, a Kart Mini por acreditar no meu trabalho, e, é claro, à minha família, que me apóia desde o início da minha carreira”, finalizou, emocionado.
O também tocantinense Marco Túlio viveu situações distintas nessa edição do Panamericano de Kart, a primeira em que participou. Na tomada de tempos classificatórios garantiu a pole position e venceu a primeira das provas classificatórias e completou na quarta posição a segunda corrida, o que, somados os pontos auferidos, lhe deu pó direito de repetir a posição de honra na prova Pré Final. A prova Pré Final Marco Túlio completou na terceira colocação, posto que lhe dava um das vagas na segunda fila da Final e em plenas condições de lutar pelo título máximo da categoria.
Na Final Marco Túlio ia muito bem, quando, a seis voltas do encerramento teve que abandonar, com problemas na carburação. Encerrada a competição, no balanço final aparecem o domínio em seis treinos e na tomada de tempos e uma vitória em provas classificatórias, saldo mais do que positivo. “Estou satisfeito sim. Foi minha primeira participação em um campeonato internacional, disputando contra feras da categoria, vindos dos principais países da América do Sul, e consegui resultados importantes”, explicou o piloto da Neri Motorsport.
Sulamericano
O Campeonato Sulamericano de Kart correu em paralelo ao Pan, certamente para “ajudar” na cobertura dos custos de um evento com apenas duas categorias e quarenta pilotos inscritos no total, mas permitindo a participação de kartistas de outras classes igualmente importantes para o desenvolvimento do esporte no panorama do cone sul do continente. Mas, diferentemente das classes do Pan, que disputavam duas provas classificatórias, Préfinal e Final, as categorias do Sulamericano tiveram direito a apenas duas corridas para definir seus campeões.
A categoria Cadete, com formatação de motores Honda GX160 de quatro tempos criada no Campeonato Granja Viana em 1997 (foi nela, com o nome de Z.F. Junior, que surgiram talentos como Rafael Suzuki), mas “inventivamente” (para não falar o nome certo) divulgada como “criação” da CNK após sua adoção em um certame da “errebêcê” nas minas Gerais muitos anos depois, é sempre destaque nas pistas e responsável pelos maiores grids em qualquer certame no Brasil. Motivo mais que suficiente para corretamente ser uma das escolhidas para integrar a grade de programação do evento Sulamericano.
Sexto colocado na tomada de tempos classificatórios, o paulista Yurik Carvalho repetiu seu habitual bom desempenho e queria garantir o “bi”, já que na temporada passada já fora o campeão do evento, naquela oportunidade denominado Troféu Codasur. Na primeira corrida bastaram duas voltas para Yurik firmar-se na liderança, que chegou a perder na segunda metade de prova, mas soube recuperar a duas voltas para o termino.
Na Final, Yurik liderou a primeira parte da prova, pressionado por um compacto pelotão que formava os oito primeiros, mas acabou superado por Victor Matzenbacker, que liderou a segunda metade da corrida, mas com Yurik em sua bota. Na ultima curva, da ultima volta, o piloto da Camargo Racing deu o, nitidamente estudado, bote. Retomou a ponta da corrida e faturou a vitória e o titulo metros depois, quando o Diretor de Provas Bruno Barônio desfraldou a bandeira a quadros. Merecidíssimo “Bi”, para ser comemorado nesta semana por Vânia e Marcelo Carvalho no Splash Bar, em Sampa.
O pódio da Cadete foi completado por Victor Matzenbacker, que levou o titulo de Vicecampeão, Vinícius Paparelli, Gabriel Sereia e Matheus Leist.
Apesar de disputar as corridas no Brasil pela categoria Mirim o piloto brasiliense João Pedro Guim, não se intimidou em enfrentar os pilotos mais experientes da Cadete e topou o desafio de participar do Sulamericano. Desclassificado, por falta de peso, ao final da tomada de tempos classificatórios, Guim teve de partir na Préfinal do final do longo pelotão composto por 33 bólidos, mas de forma aguerrida partiu para a recuperação e ao termino das quinze voltas de corrida garantiu a 21ª posição, a mesma em que largou na prova Final.
Após uma boa largada o piloto da Buba Competições rapidamente partiu para ganhar posições e, em duas voltas, já fazia parte do pelotão que brigava pela décima posição. Porém, duas voltas mais tarde, uma bandeira vermelha interrompeu a bateria, que foi reiniciada momentos depois. Nesta relargada, porém, João Pedro ficou preso à disputas muito acirradas por posições. Ele ultrapassou vários concorrentes, mas, ao final das 13 voltas terminou na 18ª posição. “Estamos satisfeitos com os resultados conseguidos aqui. Nosso principal objetivo era realmente o de colocar o João Pedro para andar com os garotos da Cadete e, isso, ele mostrou que assimilou muito bem. Fez lindas ultrapassagens e se posicionou na pista realmente como um grande piloto. No meio do campeonato tivemos problemas de chassis e trocamos de Birel para Techspeed. Mesmo com tudo às escuras acredito que desenvolvemos um bom trabalho e o resultado não mostrou, efetivamente, tudo que nós poderíamos ter feito”, finalizou Claufer Machado, pai de João Pedro.
Vinicius Paparelli era um dos fortes candidatos ao título da Cadete, classificando-se para a Préfinal na quarta posição do grid de largada, mas ficando com a segunda posição do partidor em razão da perda de posições de dois competidores, por trocas de motores.
Na Préfinal Papareli acabou tendo problemas. Envolvido em pequenos toques, após a prova ser paralisada por causa de um acidente de maiores proporções, o piloto acabou perdendo várias posições e, na tentativa de recuperá-las, rodou quando ocupava a sétima colocação, terminando a prova apenas em 18º lugar. Parecia uma missão quase impossível obter um bom resultado na prova Final, disputada no domingo, já que o piloto partiria da posição onde terminou o dia anterior. “Mas eu estava tranqüilo, sabia que dava para vir para a frente. Logo no começo arrumei um colega para andar comigo e fomos avançando juntos”, conta Vinícius.
Papareli foi então para a final com muita garra e concentração. Com um ritmo de corrida impressionante e ultrapassagens limpas e precisas, Vinícius emocionou quem assistia a corrida das arquibancadas e dos boxes, onde foi muito elogiado por pilotos e preparadores, após a prova. Ultrapassou nada menos que quinze adversários, para completar a corrida que definirias os campeões na terceira posição, a apenas dois segundos atrás dos líderes, Yurik Carvalho e Victor Hugo Matzenbacker. De quebra, Papareli quebrou o recorde da pista para a categoria Cadete, com o tempo de 1m09s840. “Se eu tivesse mais umas três ou quatro voltas, chegaria nos líderes para disputar a vitória. Estou muito feliz com esse resultado e tenho que agradecer à minha família, que me apoiou muito, ao Fábio da Kart Mini e ao Danilo da WR Motores, que foram fantásticos, acreditaram em mim o tempo todo e me deram um kart perfeito”, concluiu Vinícius.
A pole position e um excelente 5º lugar na Final foi o saldo extremamente positivo colhido pelo gaúcho Matheus Leist em sua participação no Sulamericano de Kart. Desde os primeiros momentos, Matheus Leist, de Novo Hamburgo, se posicionou entre aqueles pilotos que se destacariam na difícil competição. A melhor prova disso foi a pole position conquistada na sexta-feira à tarde. “O Matheus fez uma tomada de tempos muito consciente e o trabalho foi recompensado”, diz José Carlos Spier, o Nico, da equipe Velopark Racing, que assessora Leist.
A primeira prova, a Préfinal, foi extremamente disputada e Matheus esteve sempre no pelotão dianteiro, o que lutava efetivamente pela vitória. Ao fim de acirradas quinze voltas o piloto recebeu a bandeirada em 4º lugar, com pouco mais de um segundo de desvantagem para o vencedor.
Na grande Final, Matheus largou da posição em que chegara no dia anterior e novamente teve pela frente uma prova extremamente equilibrada e “brigada”. Muitas trocas de posições depois e ao final da corrida Leist comemorava a conquista de um lugar em um seleto local, o pódio de uma competição internacional. “Ele esteve muito bem durante toda a semana e estar no pódio foi um belo presente para ele e para todos nós”, exalta Nico. “A Cadete é sempre muito competitiva e desta vez o nível foi ainda mais elevado, já que tínhamos pilotos argentinos, uruguaios e equatorianos, o que engrandece ainda mais a conquista do Matheus”, finaliza o preparador e chefe da equipe de Matheus Leist.
Por outro lado, o pernambucano João Manuel terminou sua participação com aquele famoso gostinho de “quero mais”. Disputadas as 15 voltas previstas para a Final da categoria Cadete, João Manuel recebeu a bandeirada em um imprevisto 12º lugar.
Tudo se resume no atual momento do piloto, que mora em Recife, capital do Pernambuco. Bem posicionado em dois campeonatos de São Paulo – Light e Paulista –, João Manuel marcou o segundo tempo na tomada de tempos, a apenas 21 milésimos de segundo do pole, Matheus Leist. Na prova Préfinal ele finalizou em 5º, mesma posição em que largou na Final, a grande decisão.
Logo após a largada João Manuel era um dos protagonistas na briga pelo título da categoria, que reunia o impressionante número de 33 pilotos, vindos do Brasil, Uruguai, Argentina e Equador. Dois incidentes na pista, porém, tiraram todas as chances de João Manuel lutar pelo título do mais importante campeonato do ano na América do Sul. “Ficamos muito chateados, mas não vencer faz parte do esporte. Ainda mais em uma categoria tão disputada quanto a Cadete, desta vez ainda mais difícil pela presença dos pilotos estrangeiros”, avalia Manuel Otaviano, pai do piloto. “De qualquer forma, ficamos muito satisfeitos com a atuação do João Manuel, que mais uma vez mostrou ser um piloto com condições de ser campeão em qualquer competição que dispute”, emenda.
Entre os “old boys” da Senior, o titulo ficou com o gaúcho Francesco Ventre, que faturou a vitória na Préfinal e na Final da categoria. Alessandro Xavier, que completara a Préfinal na “modesta” 9ª colocação, com duas voltas de desvantagem, conseguiu grande recuperação, para completar na segunda colocação e levando para casa o título de Vicecampeão do certame.
Dudu Dieter, que foi segundo na Préfinal, ficou com o terceiro posto na prova que “valia” o titulo, completando o “recheio” da caminhonete que desfilou para o publico o trio de campeões. Aliás, os únicos a andar próximos do trio vitorioso, já que Fernando Junior, o quarto colocado chegou quase vinte e um segundos depois do vencedor, mas logo adiante de Patrícia Souza, a única representante feminina em todos os pódios.
A classe Formula 4 foi disputada em duas divisões distintas, a Sprinter e a Master, mas em grid único devido ao “enorme” numero de inscritos dispostos a competir com motor sorteado. Fato que sintomático para o que acontecerá no Campeonato Brasileiro se adotada a “formula” de motores sorteados, repudiados pela maioria dos participes dessa classe.
Sem a presença de pilotos estrangeiros e com apenas representantes “da casa”, João M. Varaschin levou o titulo da Sprinter, com Rodrigo Miguel garantindo o vicecampeonato. Na Master, Mauro Rodeghiero foi o campeão e Fernando Junior o vice.
Confira o resultado completo da Final do Panamericano de Kart e Sulamericano de Kart:
Sudam
- 1 21 Carlos Merlo (RA) Sudam, com 20 voltas em 19m18s446
- 2 3 André Nicastro (BR) Sudam, a 0s678
- 3 1 Jose Olmedo (RA) Sudam, a 0s939
- 4 11 Marcelo Anselmi (BR) Sudam, a 4s286
- 5 14 Roberto Curia (RA) Sudam, a 5s865
- 6 12 Roberto Arato (RA) Sudam, a 8s355
- 7 8 Nicolas Collazo (ROU) Sudam, a 9s012
- 8 28 Lucas Russel (RA) Sudam, a 13s511
- 9 10 Alan Adolfo (RA) Sudam, a 17s366
- 10 22 Fabiano Machado (BR) Sudam, a 29s082
- 11 15 Dennis Dirani (BR) Sudam, a 2 Voltas
- 12 9 Mario Limpias (BO) Sudam, a 4 Voltas
- 13 27 Brian Stafuza (RA) Sudam, a 5 Voltas
- 14 26 Ivan Sarfield (RA) Sudam, a 6 Voltas
- 15 4 Matias Milla (RA) Sudam 10 Voltas, a 57s638
- 16 2 Claudio Cantelli Jr (BR) Sudam, a 25s489
- 17 5 Sergio Jimenez (BR) Sudam, a 14 Voltas
- 18 17 Pietro Fantin (BR) Sudam, a 16 Voltas
- 19 24 Gabriel Navarrete (BR) Sudam, a 6s679
- 20 25 Vinícius Perdigão (BR) Sudam, a 18 Voltas
- 21 7 Gabriel Tenório (BR) Sudam, a 19 Voltas
- 22 30 Gabriel Pabon (BO) Sudam, a 20 Voltas
- 23 6 Alan Ruggiero (RA) Sudam, a 0s032
- 24 29 Facundo Chapur (RA) Sudam, a 0s242
- 25 19 Carlinhos Heinen (BR) Sudam, a 0s384
Sudam Junior
- 1 106 Felipe Fraga (BR) Sudam Jr, com 17 voltas em 16m31s357
- 2 117 Jonathan Louis (BR) Sudam Jr, a 0s183
- 3 109 Manuel Luque (RA) Sudam Jr, a 5s029
- 4 112 Johilton Pavlak Filho (BR) Sudam Jr, a 6s897
- 5 118 Guilherme Silva (BR) Sudam Jr, a 10s408
- 6 121 Jonathan Piniella (RA) Sudam Jr, a 17s007
- 7 111 Federico Panetta (RA) Sudam Jr, a 18s815
- 8 108 Pedro Lambert (RA) Sudam Jr, a 23s228
- 9 102 Frederick Balbi (ROU) Sudam Jr, a 38s174
- 10 107 Facundo Garese (ROU) Sudam Jr, a 38s359
- 11 120 Marco Túlio (BR) Sudam Jr, a 6 Voltas
- 12 122 Pablo Maranzana (RA) Sudam Jr, a 1s023
- 13 110 Ricardo Mattar (RA) Sudam Jr, a 8 Voltas
- 14 101 Eric Lichtenstein (RA) Sudam Jr, a 16 Voltas
- 15 115 Juan Rosas (RA) Sudam Jr, a 0s901
Cadete:
- 1) Yurik Carvalho (BR), 13 voltas, 15m28s686
- 2) Victor Matzenbacker (BR), a 0113
- 3) Vinícius Paparelli (BR), a 2s053
- 4) Gabriel Sereia (BR), a 3s097
- 5) Matheus Leist (BR), a 3s175
- 6) Renato Silveira Júnior (BR), a 3s269
- 7) Vitor Baptista (BR), a 6s206
- 8) Zaya Fontana (BR), a 8s650
- 9) Sérgio Sette Câmara (BR), a 9s744
- 10) Bruno dos Santos (BR), a 10s836
- 11) Fernando Bueno (BR), a 10s915
- 12) João Manuel (BR), a 14s148
- 13) Igor Melo (BR), a 17s294
- 14) Gabriel Leão (BR), a 17s414
- 15) Luiz Branquinho (BR), a 18s647
- 16) Lucas Rauber (BR), a 25s015
- 17) Jorge Vitar (RA), a 25s366
- 18) João Pedro Guim (BR), a 25s487
- 19) Gabriel Romanello (BR), a 25s656
- 20) David Bellaver (BR), a 26s077
- 21) Matheus Klein (BR), a 36s034
- 22) Juan Saenz (EC), a 36s067
- 23) Giorgio Carrara (RA), a 40s813
- 24) Federico Moreira (ROU), a 43s151
- 25) José Enrique Brito (EC), a 46s170
- 26) Matias Fernandes (RA), a 49s815
- 27) Tomas Baracatt (BO), a 50s108
- 28) Yanni Fontana (BR), a 50s526
- 29) Fabrizio Benitez (RA), 1m03s307
- 30) João Vieira (BR), a 1 volta
- 31) Juan Corrêa (EC), a 2m03s409
- 32) Kevin Quevedo (RA), a 13 voltas
- 33) Vinícius Balbuena (BR) (Desc. Peso)
Senior:
- 1 109 Francesco Ventre (BR) Senior, com 20 voltas em 20m02s014
- 2 5 Alessandro Xavier (BR) Senior, a 0s551
- 3 110 Eduardo Dieter (BR) Senior, a 2.920
- 4 6 Fernando Júnior (BR) Senior, a 20.880
- 5 43 Patricia Souza (BR) Senior, a 21.403
- 6 42 Fernando Wortmann (BR) Senior, a 30.919
- 7 942 Tiago Silva (BR) Senior, a 34.789
- 8 41 Pedro Gomes (BR) Senior, a 35.073
- 9 80 Maique Paparelli (BR) Senior, a 8 Voltas
- 10 1 Rogério Werlang (BR) Senior, a 12 Voltas
- 11 44 Alberto Giúdici Jr (RA) Senior, a 13 Voltas
- 12 37 Fernando Pastro (BR) Senior, a 18 Voltas
Formula 4:
Sprinter
- 1 500 João Varaschin (BR), com 20 voltas em 22m36s573
- 2 85 Rodrigo Miguel (BR), a 0s259
- 3 9 Deivid Lopes BR (20), a 7s286
- 4 12 Pedro Castro (BR), a 8s308
- 5 91 Lourenço Feldens (BR), a 51s181
F-4 Master
- 1 35 Mauro Rodeghiero (BR), com 20 voltas em 22m50s774
- 2 6 Fernando Júnior (BR), a 0s715
- 3 89 Rafael Brinckmann (BR), a 17 Voltas