Você está Aqui: Início

Geral - Moa Kart Motor teve final de semana voador em dois e quatro tempos

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
William Freire deu show na Força Livre
Foto:Claudio Reis
No ultimo domingo (17/05) o sempre ensolarado Kartódromo Arena Schincariol abriu suas convidativas portas para a realização da terceira etapa do Campeonato Schincariol de Kart, certame oficial da FASP- Federação de Automobilismo de São Paulo, que vem mostrando ser uma boa opção de pratica desportiva para os kartistas, quer seja em razão de suas ótimas disputas entre alguns dos melhores pilotos do país, seja em razão de contar com os menores custos de participação em provas oficiais, seja, ainda, em razão de oferecer os melhores e mais equalizados motores de locação do Brasil, tanto nas categorias em que são obrigatóriamente sorteados, quanto nas classes em que são permitidas as motorizações próprias, fornecidos pela empresa paulista de preparação de motores Moa Kart Motor – A opção inteligente.

Na prova da categoria Mirim, a disputa pela vitória foi empolgante entre os pilotos Igor Melo, Gabriel Donsé e Raikkönen Sakzenian, que lutaram intensamente durante as dez voltas de prova pela dianteira da corrida.

clique para ampliar
Igor Melo - Mirim
Foto:Claudio Reis
Líder isolado na tabela de pontos do campeonato, Donsé partiu da pole position e manteve a liderança da prova na largada, mas tendo em Melo um forte opositor, que desde a primeira curva buscava assumir a dianteira da corrida. Mesmo carregando lastro adicional em seu kart – por ter vencido a etapa anterior -, Raikkönen Sakzenian tratou de integrar o grupo dianteiro, disposto a bisar o resultado anterior.

Nicolas Peixoto seguia em bom ritmo na quarta colocação, abrindo vantagem para Matheus Diogo e João Vitor, que faziam bom combate pelo quinto posto. Frederico Bueno rodou na primeira volta, mas partiu decidido em descontar a vantagem dos demais concorrentes, logo atrás de Caíque Valli.

Após algumas voltas, Melo conseguiu superar Donsé, assumindo a liderança da prova que não mais perdeu até a bandeira a quadros. Gabriel Donsé completou na segunda posição, com Raikkönen em terceiro.

clique para ampliar
Largada da Cadete
Foto:Claudio Reis
Na categoria Cadete, a posição de honra para a largada ficou com Roland Theil, mas quem se deu bem na largada foi Mauro Auricchio, que assumiu de pronto a liderança, mas sempre recebendo combate do compacto pelotão formado por Theil, Carlos Cunha, o potiguar Pedro Fonseca, Yurik Carvalho, Matheus Olivério e Gustavo Fávero. No segundo pelotão a briga também era franca, entre Guilherme Baldini, Caíque Valli, Matheus Jacques, Felipe Bastos e Victor Olivério. Lucas Anuzza, Henrique Chequer e Aruan Gracomini vinham na seqüência, tentando entrar nessa briga.

Com o passar das voltas Auricchio abriu alguma vantagem, mas Yurik Carvalho assumiu o segundo posto e partiu para descontar a diferença, trazendo consigo Carlos Cunha. Nas voltas finais a briga pela vitória era direta entre Auricchio, Carvalho e Cunha, com Yurik conseguindo tomar a ponta da corrida a duas voltas para o final. Todavia, na volta de encerramento, Carlos Cunha conseguiu dar um sprint final, superando os concorrentes e vencendo espetacularmente. Yurik Carvalho ficou com a segunda posição e Mauro Auricchio com o terceiro posto.

clique para ampliar
Nicolas Piotto - Junior
Foto:Claudio Reis
Já a classe Junior ainda não conseguiu apelo suficiente para “engordar” o grid da categoria, que utiliza motores sorteados Parilla 125cc refrigerados a água, de ultima geração. “Essa é uma categoria barata, com o valor de aluguel de motores mais enconta do mercado, com alta performance, na pista em que vai ser disputado o GP Brasil de Kart e que possibilita um ótimo treino para quem vai disputar o brasileiro da categoria, já que o circuito de Itu tem um traçado que propicia bastante o aprendizado. Mas ainda não conseguimos divulgar isso corretamente através do canal oficial e ainda não conseguimos o apelo suficiente para formar um bom grid, o que certamente ainda vamos ter antes do final do campeonato”, esclareceu o empresário do ramo de preparação de motores Moa Vieira.

Com apenas dois inscritos, a Junior teve suas duas provas em grelha conjunta ao da categoria Parilla Água, que compete com motores próprios dos pilotos e equipes. Nicolas Piotto ficou com a vitória e Gabriel Chini, piloto de Praia Grande que começa a despontar no esporte, com a segunda colocação na primeira corrida e na segunda prova a vitória ficou com Gabriel Chini, que chegou na quinta colocação “geral” – junto aos Parilla Água –, na segunda bateria.

clique para ampliar
Diego Cruañes - Parilla Água
Foto:Claudio Reis
A vitória nas duas provas da Parilla Água foi de Diego Cruañes, que compete com motor da Moa Kart Motor e que venceu de forma avassaladora. Na primeira prova impôs mais de cinco segundos de vantagem para Danilo Siqueira – também “powered by” Moa -, o segundo colocado e na segunda, mesmo com grid invertido e partindo da ultima colocação, em menos de três voltas já liderava e administrou com tranqüilidade a vantagem de mais de seis segundos para Fernando Penna, o segundo colocado.

Mas o grande destaque do dia foi a performance de William Freire na categoria Força Livre, classe que adota motores quatro tempos Honda GX390 próprios das equipes, com a preparação livre, como indica o nome da classe.

Com uma verdadeira kraftwerk – usina de força – preparada pela Moa Kart Motor, William Freire estabeleceu na pratica classificatória a marca de 52s598, novo recorde da pista para a categoria e que renderia a terceira posição no grid de largada em uma hipotética prova conjunta da Força Livre com a Parilla Água, que o experiente piloto e preparador Dudu “Tchezinho” Pascual conquistou o terceiro posto no grid da Parilla Água com a marca de 52s945, quase quatro décimos de segundo “mais lenta” que a marca de Freire com o four stroke. João Cunha, segundo no grid da Parilla Água cravou 52s547, apenas 51 milésimos de segundo melhor que o tempo de volta obtido por William Freire.

Autorizada a largada da prova, Freire literalmente disparou na liderança, abrindo em duas voltas mais que a reta inteira dos boxes de vantagem para o segundo colocado, Marcello Durazzo. Todavia, no curso da quinta volta de corrida, a corrente de transmissão do kart de Freire não agüentou o pé pesado do piloto e a força da unidade motriz, quebrando no meio do circuito.

A prova teve alto índice de quebras, com apenas três karts conseguindo chegar ao final, com vitória de Marcello Durazzo, André Lebl em segundo e Daniel Del Rio com o terceiro lugar. Mas o show inesquecível foi de William Freire.

“Não é todo mundo que sabe que a Moa Kart Motor também prepara motores de quatro tempos, além dos motores e carburadores para dois tempos. Esses motores contam originalmente com apenas 13hp de potencia, mas com preparação livre conseguimos tirar cerca de 35hp neste regulamento que obriga manter a cilindrada original e características externas do motor. Depois do que viram hoje, acredito que todos vão lembrar que não fazemos ‘discriminação’ entre os motores de dois e de quatro tempos de ciclo”, esclareceu, com ar galhofeiro, o engenheiro de motores Moa Vieira.

Com “bura” da Moa Kart Motor Boninho voa na pista do Light

clique para ampliar
Boninho brilhou com Moa até no capacete
Foto:Cris Reis
No sábado (16/05) o piloto da equipe Mauro Motorsport, Bruno Bonifácio, foi um dos protagonistas da luta pela vitória na categoria top da Copa São Paulo Light de Kart, a Sprinter A. Levou o titulo do turno e sai na pole position da próxima rodada.

Com motores obrigatoriamente sorteados e fornecidos pela organização, o único diferencial entre os equipamentos são os carburadores, componente não fornecido com os motores locados, e que por regulamento permite serem preparados.

Tradicional equipe paulista de kart, com dezenas de importantes títulos em seu currículo, a equipe Mauro Motorsport adota carburadores preparados pela empresa Moa Kart Motor, desenvolvidos com ferramental de alta tecnologia, ajustados em dinamômetro pressurizado – que reproduz fielmente as condições climáticas médias do circuito onde vai ser utilizado – e com a renomada experiência do engenheiro de motores Moa.

Partindo da oitava colocação do grid de largada da Sprinter A, Boninho – como é conhecido nas pistas o veloz piloto – fez uma excelente largada, assumindo a quarta posição ainda na volta inicial, subindo para terceiro na segunda volta e após uma breve disputa pela segunda colocação com Matheus Protti, partiu para o combate pela liderança da corrida com Fabiano Machado, que partira da pole position. Poucas voltas depois, Boninho assumiu a liderança da corrida, mas orientado por seu Box, devolveu a posição para Machado, já que o titulo de campeão do turno já estava garantido com o posicionamento e sem vencer não teria de partir na primeira bateria da rodada dupla que abre a terceira fase do campeonato – da qual já é pole-position, posto que o grid obedecerá a posição no campeonato de cada piloto – levando em seu kart o incomodo lastro adicional de peso.

“Danilo Dirani é, certamente, o expoente do kartismo na atualidade e dos 28 títulos que conquistou ao longo de sua carreira mais de vinte foram usando nossos motores e o mesmo aconteceu com grande parte dos pilotos de ponta das principais categorias do kartismo brasileiro no período áureo do esporte. Com a mudança nos principais campeonatos para adoção de motores sorteados de um único fornecedor, como a maioria dos preparadores de motores do país, acabamos nos afastando um pouco do esporte, mas voltamos com força total no ano passado fornecendo motores para serem sorteados em certames – de dois e quatro tempos – e fazendo a tradicional preparação de motores e carburadores para pilotos e equipes”, detalhou Renato “Pressão” Chicarelli, membro do staff de assistência em pista da Moa Kart Motor.

Confira o resultado da terceira etapa do Campeonato Schincariol de Kart:

Mirim:

  1. 1.- Igor Melo, com 10 voltas em 11m01s212
  2. 2.- Gabriel Donsé, a 0s276
  3. 3.- Raikkönen Sakzenian, a 2s174
  4. 4.- Nicolas Andrade, a 18s0590
  5. 5.- Matheus Diogo, a 31s678
  6. 6.- João Vitor, a 32s513
  7. 7.- Frederico Bueno, a 43s429
  8. 8.- Cauan Vali, a 1 volta

Pole Position: Gabriel Donsé, com 1m04s917

Melhor Volta: Gabriel Donsé, com 1m04s353

Cadete:

  1. 1.-Carlos Cunha, com 13 voltas em 13m35s505
  2. 2.-Yurik Carvalho, a 1s171
  3. 3.-Mauro Auricchio, a 1s291
  4. 4.-Matheus Oliverio, a 7s064
  5. 5.-Pedro Fonseca, a 7s199
  6. 6.-Mateus Jaccques, a 13s318
  7. 7.-Gustavo Favero, a 13s464
  8. 8.-Roland Theil, a 25s343 (Penalizado 20 Segundos atitude antidesportiva)
  9. 9.-Felipe Bastos, a 28s050
  10. 10.-Caique Vali, a 28s394
  11. 11.-Henrique Chequer, a 28s995
  12. 12.-Lucas Annuza, a 32s280
  13. 13.-Guilherme Baldini, a 33s992
  14. 14.-Michael Douglas, a 38s849
  15. 15.-Vitor Olivério, a 38s982
  16. 16.- Aruam Gracomini, a 43s881

Pole Position: Roland Theil, com 1m02s399

Melhor Volta: Yurik Carvalho, com 1m01s228

Junior:

  1. clique para ampliar
    Gabriel Chini - Junior
    Foto:Claudio Reis
    1.- Nicolas Protto, com 11 voltas em 9m54s170
  2. 2.- Gabriel Chini, a 14s438

Pole Position: Nicolas Protto, com 53s746

Melhor Volta: Nicolas Protto, com 52s624

Parilla Água:

Primeira Bateria:

  1. 1.- Diego Cruanes, com 11 voltas em 9m41s959
  2. 2.- Danilo Siqueira, a 5s835
  3. 3.- João Cunha, a 6s783
  4. 4.- Dudu Pascual, a 8s936
  5. 5.- Nicolas Protto, a 12s211
  6. 6.- Andre Lebl, a 21s047
  7. 7.- Gabriel Chini, a 26s649
  8. 8.- Pedro Torres, a 35s926
  9. 9.- Gilson Dias, a 47s033
  10. 10.- Fernando Penna, a 5 voltas

Pole Position: Diego Cruanes, com 52s441

Melhor Volta: Diego Cruanes, com 52s208

Segunda Bateria:

  1. 1.- Diego Cruanes, com 12 voltas em 10m42s601
  2. 2.- Fernando Penna, a 6s127
  3. 3.- Danilo Siqueira, a 12s331
  4. 4.- João Cunha, a 30s490
  5. 5.- Gabriel Chini, a 31s057
  6. 6.- Pedro Torres, a 35s324
  7. 7.- Gilson Dias, a 1 volta
  8. 8.- Andre Lebl, a 7 voltas
  9. 10.- Dudu Pascual, a 8 voltas

Melhor Volta: Diego Cruanes, com 52s099

Força Livre:

  1. 1.- Marcello Durazzo, com 21 voltas em 19m14s435
  2. 2.- Andre Lebl, a 17s440
  3. 3.- Daniel Del Rio, a 52s101
  4. 4.- João Ramos, a 9 voltas
  5. 5.- Tiago Lara, a 11 voltas
  6. 6.- Emerson Max, a 11 voltas
  7. 7.- Giovanni Durazzo, a 16 voltas
  8. 8.- William Freire, a 17 voltas
  9. 9.- Balelau Ramos, a 20 voltas

Pole Position: William Freire, com 52s982

Melhor Volta: Tiago Lara, com 53s078

Confira o resultado da Sprinter A na Copa São Paulo Light de Kart:

  1. 1.- Fabiano Machado, com 25 voltas em 17m20s072
  2. 2.- Bruno Bonifácio, a 2s046
  3. 3.- Fernando Resende Filho, a 4s143
  4. 4.- Guilherme Salas, a 5s662
  5. 5.- Victor Caliman, a 8s387
  6. 6.- André Negrão, a 11s764
  7. 7.- João Abreu, a 12s021
  8. 8.- João Pedro Pedote, a 13s400
  9. 9.- Vinicius Perdigão, a 13s668
  10. 10.- Jean Paturle, a 15s890
  11. 11.- Victor Luz, a 18s251
  12. 12.- Raphael Reis, a 23s630
  13. 13.- Thiago Barros, a 28s305
  14. 14.- Matheus Protti, a 30s325
  15. 15.- Luir Miranda, a 12 voltas
  16. 16.- Eduardo Banzoli Filho, a 19 voltas
  17. 17.- Arthur Oliveira, a 20 voltas
  18. 18.- Dalmo Ferreira Jr., a 24 voltas

Pole Position: Fabiano Machado, com 41s431

Melhor Volta: Victor Caliman, com 41s262

clique para ampliar
Igor Melo - Mirim
Foto:Claudio Reis
Última atualização ( Sáb, 23 de Maio de 2009 00:28 )