Você está Aqui: Início

Litoral - Bons pegas na terceira rodada da Copa Litoral de Kart em Praia Grande

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Fernando Lindstrom - RD 135
Foto:Claudio Reis
No ultimo domingo (24/05) o Kartódromo da Praia Grande sediou a terceira rodada da temporada 2009 da Copa Litoral de Kart, certame amador da modalidade que alinhou 57 bólidos em seus grids em um dia festivo, de clima familiar e, com é de costume em certames amadores, repleto de camaradagem entre os concorrentes.

A organização da Copa Litoral de Kart é realizada pela equipe Monster, certamente o maior “team” da modalidade na baixada santista. Com baixo custo de participação – afinal é feito por kartistas, para kartistas -, organização enxuta, provas aos domingos, boa cronometragem (Verdó Crono) e direção de provas exemplar do experiente Hamilton Pierobom, o certame tem tudo para “decolar” e tornar-se o melhor celeiro de talentos para os principais campeonatos de kart do Brasil.

Para isso a Baixada Santista sempre teve tradição e não é demais recordar o piloto Carlinhos Abdalla, bota de primeiríssima linha, que andou mostrando que peixe sobre rodas também voa, do kart até na F2 e deixando boa imagem nos monopostos do Brasil e da Europa.

O regulamento é “eclético” e “democrático”, como convém a um certame amador, já que permite misturar em categorias como a Junior Menor karts equipados com motor dois tempos e quatro tempos, além da Força Livre, sempre a ultima prova do dia, em qual todos se reúnem para um verdadeiro “rachão” de micromonopostos de todas as categorias. É o verdadeiro espírito amador, mas com equipamentos e performances de primeiríssima linha.

clique para ampliar
Eduardo Altafin Fº - Cadete
Foto:Nicola Pizarro
Pole position para a prova da categoria Cadete, Eduardo Altafin teve apenas em José Augusto Fº opositor direto em suas pretensões de vitória. Mas o dia era mesmo de Altafin, que cravou a volta mais rápida da prova na décima segunda passagem e venceu com 1s890 de vantagem para José Augusto Fº, fechando sua participação com perfeito “hat trick”, nome chique para o velho “barba, cabelo e bigode”.

Ambos filhos de kartistas, Eduardo “Dadinho” Altafin e José Augusto Fº são dois nomes que devem ser observados com atenção, pois mostram que são “do ramo” e com apoio de patrocinadores podem ter um futuro promissor no esporte automobilístico. Lucas Lima completou na terceira colocação, Mauricio Lima Fº em quarto, Hugo Navarro em quinto e Breno Guassaloca fechou com a sexta colocação.

clique para ampliar
Erick Lutum - Junior
Foto:Claudio Reis
O piloto da Erik Lutum, da cidade de São Bernardo do Campo estabeleceu a pole position para a prova da categoria Junior Menor, mas foi Gabriel Chini, piloto “local” de Praia Grande quem liderou a maior parte das voltas da prova. Nas voltas finais Lutum conseguiu impor um ritmo mais forte, aproximar-se e ultrapassar Chini, divisando a bandeira a quadros na primeira colocação, com Chini colado em seu kart.

Até aí, nada demais. Uma boa disputa entre dois bons pilotos pela vitória em uma corrida de kart, mas um “detalhe” nada insignificante deve (e merece) ser comentado: Gabriel Chini passa “só” vinte quilogramas do peso da categoria, fato que isoladamente nunca lhe permitiria ser competitivo, mas tem mostrado constantemente ser capaz de superar com qualidades naturais essa desvantagem, para estar sempre entre os lideres das provas que disputou.

clique para ampliar
Gabriel Silva - Junior
Foto:Claudio Reis
Começou sua carreira defendendo as cores da equipe Monster de Praia Grande e hoje é o mais novo pupilo da Ulisses Motorsport, de Itu e conta com os super-motores da Moa Kart Motor. É um exemplo de superação a ser seguido, mas essa questão de peso é uma questão que tem possibilidade de ser equacionada em definitivo, com o concurso de bons profissionais nas áreas de nutrição e preparação física.

Por outro lado, talvez nem com muita água e sabão será possível corrigir o deseducado “Chupaaaa...” de um membro da equipe de Lutum, que comemorou com o pouco que tinha a seu dispor a vitória de seu piloto. O publico presente até acorreu ao box da equipe de São Bernardo do Campo ao final da prova, pronta para receber sorvetes, ou pirulitos para serem “chupados”. Mas parece que por lá nada foi distribuído senão mais imprecações, corajosamente lançadas de longe e escudadas pelas costas da turma do “deixa-disso”.

clique para ampliar
Não é Jeff Gordon, é Bruno Silva - Junior
Foto:Claudio Reis
A terceira colocação ficou com Jean Gallo, a quarta posição final com Igor Vicente e, entre os que competiram com motor quatro tempos (Honda GX390), o guarujaense Igor Montalva foi o melhor colocado, completando na quinta colocação. Eduardo Zambrana garantiu o sexto posto e Bruno Silva, com seu kart “Jeff Gordon” e conduzindo um micromonoposto apenas pela quarta vez, ficou com a sétima posição, mas já deixando claro que herdou os velozes genes do “papi” Stenio Silva.

 

clique para ampliar
Giovanne Durazzo - F400 Sport
Foto:Claudio Reis
Na F-400 Sport, a “Brawn GP” tupiniquim da família Durazzo não deu a menor chance para a concorrência, cravando a pole, melhor volta e vencendo com mais de seis segundos de vantagem para Mauricio, o segundo colocado.

Ricardo Gravina, Fernando Cunha e Alfredo Marques, completaram, nessa ordem, o quinteto que levou troféu para casa.

 

clique para ampliar
Nico Vicente - F400 Master
Foto:Claudio Reis
Já a prova da F-400 Master um acidente envolvendo metade do grid na primeira curva do circuito praiano determinou sua paralisação com apresentação de bandeira vermelha, para atendimento médico de José Augusto Silva, que acabou capotando após enroscar rodas com Eduardo Altafin. Embora sem ferimentos, além das dores naturais da finalização de um “triplo mortal carpado” com kart, após os corretos procedimentos de resgate pela equipe médica da Litoral Méd, José Augusto foi enviado para o hospital local para exames mais acurados. Meia hora depois já estava de volta ao circuito pronto para outra.

Após a nova largada, Reinaldo Guassaloca Jr e Ricardo Lutaif, que dividiam a primeira fila da grelha, também acabaram se enroscando no curso da primeira volta. Cleber Gallo fechou a primeira passagem na dianteira da prova, mas recebendo forte pressão de Nico Vicente. Por dez voltas o combate pela liderança foi intenso, mas na ultrapassagem de Vicente Gallo acabou perdendo varias posições e deixando a viceliderança “de brinde” para Marcos Reina, que seguia na terceira posição.

Guassaloca – que também fez a volta mais rápida da prova – e Lutaif fizeram bela prova de recuperação, conseguindo terminas nas 3ª e 4ª posições e Agostinho Neves, também com prova consistente, fechou o quinteto do pódio.

*- Confira as imagens do acidente na Galeria de Fotos clicando aqui

clique para ampliar
Waldemar Medina Fº - RD 135
Foto:Claudio Reis
Partindo da segunda posição do grid da RD 135, ao lado do pole position, o santista Waldemar Medina Fº largou bem e assumiu na tomada da primeira curva a dianteira da corrida, deixando a “briga” pela segunda colocação entre Mauro Navarro e Fernando “Monstro” Lindstron, que estava “possuído”.

Na segunda volta, o piloto/organizador superou Navarro, pronto para tentar ir buscar Medina na liderança, mas acabou se enroscando com Navarro e perdendo a posição. Navarro reassumiu a segunda posição, com Fernando Pedro na terceira colocação, Adelmo Guassaloca Jr em quarto e Lindstron no quinto posto, adiante de João Batista Fº.

Com boa vantagem na dianteira, Medina tratou de “administrar” a vantagem, para vencer com mais de cinco segundos de vantagem para Fernando Pedro, que ficou com a segunda colocação. Mauro Navarro ainda conseguiu garantir o terceiro posto, com Batista Fº em quarto e Adelmo Guassaloca Jr em quinto.

clique para ampliar
Cleber Gallo - 125
Foto:Claudio Reis
Piloto que teve seu inicio de carreira na Granja Viana, certame em que conquistou o titulo de campeão paulista da categoria Cadete, Lucas Limoli é a referencia na categoria 125, que como o nome indica adota motores dois tempos de 125cc, com preparação livre. Na tomada de tempos confirmou o favoritismo, estabelecendo a pole position, com a marca de 51s250, três décimos de segundo mais rápido que Cleber Gallo, que conquistou a posição externa da primeira fila.

Todavia, após a pratica classificatória seu kart apresentou problemas elétricos, pane que impossibilitou-o de passar da volta de apresentação.

Sem Limoli na pista, Gallo partiu da posição de honra e “passeou” nas dezoito volta de corrida e vencendo com tranqüilidade. Julio Santos ficou com a segunda colocação, Marcelo com o terceiro lugar e Celso Santos – autor da volta mais rápida da prova -, com o quarto posto, mesmo deixando a corrida com problemas em seu kart na sétima volta.

clique para ampliar
Gabriel Chini - Junior
Foto:Claudio Reis
Já no principio da noite e fazendo uso do belíssimo sistema de iluminação artificial do circuito, o “rachão” da Força Livre, reunindo karts da Junior, RD 135, F-400 e da 125.

A pole ficou com Gabriel Chini (Junior), com Fernando “Monstro” Lindstron completando a primeira fila com seu RD 135. Jean Gallo com seu Parilla 125 garantiu a terceira posição da grelha, ladeado por Denílson Carsoni, com um F-400 da Master. Nada mais democrático.

Alinhados os bólidos e completada a vota de aquecimento e alinhamento, Hamilton Pierobom agitou a green flag autorizando a largada. Chini manteve a ponta, com Fernando em segundo, mas na primeira passagem pelo posto de controle, o “DKW” de Fernando já liderava, invertendo o posicionamento com Chini. Na volta seguinte, Gabriel Chini já era o líder novamente, com Fernando em segundo e Denílson Carsoni em terceiro. Adriano Mosca seguia em quarto e o “rookie” Bruno “Jeff Gordon” Silva surpreendia, já ocupando a quinta colocação, adiante de Igor Vicente, o sexto colocado.

Fernando Monstro perdeu duas voltas e a viceliderança ao parar para recolocar o bico da carenagem de seu kart, dando folga para Gabriel Chini, que isolou-se na dianteira tratando apenas de administrar a boa vantagem para o four stroke de Carsoni, o novo segundo colocado da prova nas voltas restantes.

Na bandeira a quadros a ordem era a mesma, com Gabriel Chini faturando a vitória, seguido de Denílson Carsoni, Adriano Mosca, Bruno Silva e Fernando Monstro, que completaram o pódio da categoria.

Confira o resultado da terceira etapa da Copa Litoral de Kart:

Cadete:

  1. 1.- Eduardo Altafin, com 14 voltas em 15m22s435
  2. 2.- José Augusto Fº, a 1s890
  3. 3.- Lucas Lima, a 13s983
  4. 4.- Mauricio Lima Fº, a 1 volta
  5. 5.- Hugo Navarro, a 2 voltas
  6. 6.- Breno Guassaloca, a 57s847

Pole Position: Eduardo Altafin, com 57s801

Melhor Volta: Eduardo Altafin, com 57s826

Junior Menor:

  1. 1.- Erick Lutum, com 18 voltas em 19m00s003
  2. 2.- Gabriel Chini, a 0s354
  3. 3.- Jean Gallo, a 27s949
  4. 4.- Igor Vicente, a 1 volta
  5. 5.- Igor Montalva, a 55s253
  6. 6.- Eduardo Zambrana, a 2 voltas
  7. 7.- Bruno Silva, a 7 voltas
  8. 8.- Arthur Ortolone, a 13 voltas
  9. 9.- Lucas Pedro, a 16 voltas

Pole Position: Erick Lutum, com 50s701

Melhor Volta: Higor Vicente, com 50s591

F-400 Sport:

  1. clique para ampliar
    Denilson Carsoni - F400
    Foto:Claudio Reis
    1.- Giovanni Durazzo, com 18 voltas em 16m01s486
  2. 2.- Mauricio, a 6s518
  3. 3.- Ricardo Gravina, a 13s100
  4. 4.- Fernando Cunha, a 14s291
  5. 5.- Alfredo Marques, a 23s096
  6. 6.- Victor, 43s003
  7. 7.- Paulo Serata, a 52s095
  8. 8.- Adriano Mosca, a 9 voltas
  9. 9.- Denílson Carsoni, desclassificado falta de peso

Pole Position: Giovanni Durazzo, com 52s303

Melhor Volta: Giovanni Durazzo, a com 51s825

F-400 Master:

  1. 1.- Nico Vicente, com 18 voltas em 16m52s867
  2. 2.- Marcos Reina, a 0s602
  3. 3.- Ronaldo Guassaloca Jr, a 1s116
  4. 4.- Ricardo Lutaif, a 5s979
  5. 5.- Agostinho Neves, a 6s689
  6. 6.- Eduardo Altafin, a 10s235
  7. 7.- Cleber Gallo, a 14s859
  8. 8.- Edivaldo Silva, a 15s298
  9. 9.- Marcelo Henrique, a 15s488
  10. 10.- Eduardo Zambrana, a 4 voltas
  11. 11.- Bayard Neto, a 13 voltas

Pole Position: Ronaldo Guassaloca Jr, com 53s104

Melhor Volta: Ronaldo Guassaloca Jr, com 53s200

125:

  1. 1.- Cleber Gallo, com 18 voltas em 18m34s272
  2. 2.- Julio Santos, a 1 volta
  3. 3.- Marcelo, a 3 voltas
  4. 4.- Celso Santos, a 11 voltas

Pole Position: Lucas Limoli, com 51s250

Melhor Volta: Celso Santos, com 51s620

 RD 135:

  1. 1.- Waldemar Medina Fº, com 18 voltas em 18m13s091
  2. 2.- Fernando Pedro, a 5s441
  3. 3.- Mauro Navarro, a 1 volta
  4. 4.- João Batista Fº, a 2 voltas
  5. 5.- Adelmo Guassaloca Jr, a 5 voltas
  6. 6.- Adelmo Guassaloca Neto, a 5 voltas
  7. 7.- Luiz Fernando Monstro, a 10 voltas
  8. 8.- Valmir Candeu, a 16 voltas
  9. 9.- Bayard Neto, sem tempo

Pole Position: Mauro Navarro, com 52s307

Melhor Volta: Fernando Pedro, com 52s357

Força Livre:

  1. 1.- Gabriel Chini, com 12 voltas em 11m18s343
  2. 2.- Denilson Carsoni, a 15s401
  3. 3.- Adriano Mosca, a 15s693
  4. 4.- Bruno Silva, a 24s816
  5. 5.- Fernando Monstro, a 2 voltas
  6. 6.- Igor Vicente, a 9 voltas
  7. 7.- Jean Gallo, a 11 voltas
  8. 8.- Lucas Buziquia, a 11 voltas

Pole Position: Gabriel Chini, com 50s584

Melhor Volta: Gabriel Chini, com 51s275

clique para ampliar
Largada da Força Livre
Foto:Claudio Reis

 

 

 

 

clique para ampliar
Bruno Silva - Força Livre
Foto:Claudio Reis

 

 

 

 

clique para ampliar
Bruno Silva - Junior
Foto:Claudio Reis
 

 

 

 

 

 

clique para ampliar
Fernando Monstro Lindstron - Piloto e organizador
Foto:Claudio Reis
 

clique para ampliar
Eduardo Altafin Fº - Cadete
Foto:Nicola Pizarro
Última atualização ( Qua, 27 de Maio de 2009 12:55 )