Você está Aqui: Início

Light - Da Lua avisa: Igor Melo, esse piloto é um absurdo!

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Igor Melo - Mirim
Foto:Claudio Reis
Quem acompanha de perto o kartismo sabe de cor e salteado que a “figura” mais próxima de qualquer piloto é seu mecânico - ou como são conhecidos mais nos boxes, os “mecas” -. Um complementa o trabalho do outro, um depende do outro, um incentiva o outro. Quase sempre, um “cobra” o outro nos momentos difíceis e, claro, nos grandes resultados são os primeiros a se abraçarem nos Parques Fechados das pistas.

 

Certamente é uma relação quase mágica e, também certamente, não há piloto de sucesso sem estar ao lado de um “meca" de sucesso. Competente, incansável e sempre, sempre, alegre, o “meca” Da Lua é o “complemento” do kartista paulista Igor Melo (Ligeirinho Express/ Roger Motorsport), de quem é praticamente impossível dissociar sua imagem nas pistas do Brasil.

Para Da Lua, tudo que é bom é, também, um absurdo e nessa sua terminologia da graxa procura deixar claro para quem ouvir que “seu” piloto é o melhor da categoria: “Esse piloto é um absurdo!”.

Com duas vitórias na temporada 2009, Igor Melo chegou no sábado 6/06 ao Kartódromo Aldeia da Serra ocupando a viceliderança na tabela de pontos da categoria Mirim na Copa São Paulo Light de Kart e já com a segunda posição do grid de largada garantido, para a primeira das duas baterias que compunham a programação da rodada dupla, já que o regulamento desportivo do certame determina que nas duas rodadas duplas da temporada a ordem de largada deve observar a ordem da tabela de pontos do campeonato.

Após os treinos matinais de aquecimento (warm-up), os coloridos micromonopostos da categoria Mirim ingressaram no circuito fazendo seu “bailado” de aquecimento dos pneus na volta de apresentação para a primeira bateria da categoria. Assim que baixada a “green flag” que autorizava o inicio da disputa, Igor acelerou fundo seu kart, lado a lado com o pole position Raikkönen Sakzenian e buscando chegar na tomada para a primeira curva do circuito com vantagem para posicionar-se na linha de preferência do contorno da variante. Esperto, Raikkönen não permitiu qualquer vantagem de Igor Melo, que por estar na linha externa do traçado teve que, ainda, ceder a segunda colocação para João Pedro Guim, que colara na traseira do kart de Sakzenian, não deixando espaço para Melo ingressar na linha de traçado ideal.

Ao final da primeira volta Raikkönen mantinha a dianteira, com Guim em segundo e Igor Melo em terceiro, mas em forte ritmo e buscando qualquer espaço para fazer a ultrapassagem sobre os dois concorrentes. Na volta seguinte, Melo conseguiu emparelhar com Guim na tomada do “hair-pin” defronte a área de reparos do circuito. Agora por fora da linha preferência da curva, Guim tentou manter a posição, mas acabou subindo na zebra externa, quase perdendo o controle de seu kart, mas perdendo a posição para Igor, que assumiu a viceliderança da corrida.

Igor conseguiu permanecer próximo de Raikkönen e passou a atacar o ponteiro, na busca de assumir a dianteira da corrida. Mas na terceira volta de corrida, na tomada do “trampolim” da Curva 3, os bólidos de Raikkönen e Melo acabaram se tocando no calor da disputa, com Melo assumindo a ponta da corrida e Raikkönen rodando e partindo lentamente em direção à área de reparos com seu kart avariado.

Igor liderava a prova com pequena margem de vantagem para João Pedro Guim, que voltara a ser o segundo colocado, todavia os Comissários Desportivos destacados pela FASP- Federação de Automobilismo de São Paulo, entenderam que o acidente com Raikkönen havia sido intencionalmente provocado por Igor e determinaram, por penalidade, o ingresso do líder da prova na Área de Reparos, para cumprir dez segundos de “time penalty”.

Embora certo que a punição lhe era injusta – fato reconhecido ao final da prova pela equipe de Raikkönen Sakzenian -, o piloto da equipe Roger Motorsport cumpriu a determinação imposta pelos oficiais de prova, retornado à corrida na ultima colocação e sem qualquer possibilidade de lutar por posições mais favoráveis para suas pretensões no campeonato. Yanni Fontana venceu a prova, com Guim em segundo e João Pedro Custódio na terceira colocação. Igor Melo ficou com a oitava e ultima posição.

clique para ampliar
Igor Melo e Da Lua no grid da Mirim
Foto:Claudio Reis
Frustrado com a injusta punição e, pior, tendo de partir da ultima posição do grid na segunda bateria (a ordem de largada era a mesma da chegada na primeira bateria), Igor Melo encontrou em seu “meca” Da Lua o incentivo que precisava para lutar bravamente na segunda bateria: “Você é um absurdo. Vai lá e passa todo mundo!”, vaticinou o mecânico da equipe Roger Motorsport.

Menos de três horas depois, os pequenos bólidos da classe Mirim estavam novamente na pista, para a segunda bateria da rodada. Pole position nessa prova, Yanni Fontana largou bem e manteve a dianteira da corrida, mas Igor largou de forma fantástica e ao final da longa reta principal, o pupilo de Roger Muneratto já estava ocupando a quinta colocação e, ao final dessa primeira passagem, Igor já era o quarto colocado, na “bota” de Raikkönen Sakzenian, que seguia na terceira colocação.

Mais duas voltas e Igor Melo já estava em terceiro, logo atrás de Yanni Fontana, que perdera a dianteira para Raikkönen. Na volta seguinte Igor superou Yanni e partiu para o ataque sobre o kart de Raikkönen, conseguindo a ultrapassagem que lhe garantiu a ponta da corrida. Mas nada estava definido, pois Raikkönen e Yanni não se deram por vencidos e formando um compacto e combativo bloco, o trio de lideres passou a travar uma eletrizante batalha pela vitória.

Duas voltas depois Yanni Fontana retomou a dianteira, deixando Igor com a segunda colocação. Na volta seguinte nova alteração entre os lideres e Raikkönen era o novo líder da corrida, com Igor Melo em segundo e Yanni Fontana em terceiro. Nada parecia caminhar para uma definição entre os três fantásticos ponteiros.

Na disputa acirrada pela primeira colocação, Igor Melo levou a melhor, conseguindo retomar a liderança e abrir ligeira, mas significativa vantagem, para Raikkönen e Yanni, que já recebiam pressão do segundo pelotão formado por João Pedro Custódio, Guim, Gregory Diegues e Arthur Leist, posto que conseguiram “chegar” no pelotão dianteiro e prontos para também lutar pela vitória.

Restando apenas cinco voltas para o encerramento da corrida, Igor Melo deixava claro que para ele tanto fazia partir da pole, ou de ultimo. Sua liderança isolada mostrava que está em grande fase e é um dos principais pilotos da categoria nesta temporada.

Mantendo fortíssimo train de corrida, Igor Melo conseguiu manter a pequena, mas confortável vantagem para os demais oponentes e, assim, adentrou solitário na reta final, para receber a bandeira a quadros de vencedor da segunda prova da Mirim na etapa.

Com a fantástica recuperação de ultimo do grid, para vencedor da disputada prova entre concorrentes de altíssimo nível, está provado o que Da Lua fala:-

“Igor Melo é um absurdo!”

A vez do Campeonato Paulista

No próximo sábado (20/06), o Kartódromo Ayrton Senna – Interlagos – abre suas portas para a também quinta etapa do Campeonato Paulista de Kart, o mais importante e prestigioso certame regional da modalidade no Brasil.

Igor Melo (Ligeirinho Express/ Roger Motorsport) vem treinando intensamente ao longo da semana, buscando encontrar os melhores ajustes em seu kart para tentar a vitória na prova da categoria, a única que lhe falta nos três certames regionais que disputa regularmente nesta temporada de 2009 e que tem lhe escapado por entre os dedos nas etapas anteriores.

“O Igor tem mostrado boa evolução ao longo da temporada e Interlagos é sempre um desafio para pilotos e equipes. Vencer aqui não é fácil, mas já ‘raspamos na trave’ antes e quem sabe não seja esta a hora de conseguirmos esse objetivo para consagrar definitivamente o Igor como um dos melhores de sua geração”, filosofou o experiente preparador Roger Muneratto, chefe da equipe Roger Motorsport, durante os treinos livres desta semana em Interlagos.

Confira o resultado da Mirim na quinta etapa (rodada dupla) da Copa São Paulo Light de Kart:

Prova 1 -:

  1. 1.- Yanni Fontana, com 14 voltas em 1210s089  
  2. 2.- João Pedro Guim, a 0s156
  3. 3.- João Pedro Custódio, a 0s261
  4. 4.- Gregory Diegues, a 0s402
  5. 5.- Heitor Murara, a 0s522
  6. 6.- Arthur Leist, a 0s765
  7. 7.- Raikkonen Sakzenian, a  9.926
  8. 8.- Igor Melo (Ligeirinho Express/ Roger Motorsport), a 14s824 - Time penalty 10 seg por atitude antidesportiva

Pole Position: Raikkönen Sakzenian

Melhor Volta: Gregory Diegues, com 51s174

Prova 2 -:

  1. 1.- Igor Melo (Ligeirinho Express/ Roger Motorsport), com 14 voltas em 12m08s634
  2. 2.- João Pedro Custódio, a 3.098
  3. 3.- Raikkonen Sakzenian, a 3s341
  4. 4.- Yanni Fontana, a 3s919
  5. 5.- João Pedro Guim, a 6s148
  6. 6.- Arthur Leist, a 6s289
  7. 7.- Gregory Diegues, a 6s699
  8. 8.- Heitor Murara, a 20s822

Melhor Volta: João Pedro Guim, com 51s178

Como está a posição dos pilotos na Copa São Paulo Light de Kart:

  1. 1.- Yanni Fontana, com 39 pontos
  2. 2.- João Pedro Guim, 39
  3. 3.- Igor Melo (Ligeirinho Express/ Roger Motorsport), 38
  4. 4.- Raikkonen Sakzenian, 38
  5. 5.- João Pedro Custodio, 37
  6. 6.- Heitor Murara, 31
  7. 7.- Gregory Diegues, 31
  8. 8.- Arthur Leist, 28
  9. 9.- Sinder Bitton Neto, 7
  10. 10.- Erick Dohmann, 6
  11. 11.- Cameron Boedler, 5
  12. 12.- Victor Uchoa, 4
  13. 13.- Luis Roldan, 3
  14. 14.- Diogo Sanches, 2
  15. 15.- João Pedro, 1
clique para ampliar
Igor Melo e Da Lua no grid da Mirim
Foto:Claudio Reis