Você está Aqui: Início

Brasilia - Quarta etapa da CBKE comemora os 51 anos de Taguatinga

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
CBKE faz prova de rua no Taguapark
Foto:Edu Moreira
A quarta etapa da III Copa Brasília de Kart Endurance (CBKE) será realizada neste domingo 21/06 em circuito de rua montado no Taguapark, recém inaugurado parque de Taguatinga, cidade do Distrito Federal. A corrida faz parte da programação oficial da comemoração dos 51 anos daquela cidade e conta com forte apoio da Administração Regional.

Por ser circuito de rua, a prova está despertando um grande interesse na população local, apaixonada pelo automobilismo. Está sendo previsto um público de, pelo menos, 5000 pessoas. A Administração Regional de Taguatinga estará montando uma grande arquibancada no local da prova, além de diversas outras providências para que sejam garantidas não apenas o conforto do público que estiver presente, como para a completa segurança da prova.

O circuito de rua foi montado em um estacionamento ao lado da Administração do Taguapark e, por ser mais curto que as pistas montadas no Kartódromo Waltinho Ferrari, localizado dentro do Autódromo de Brasília, representará um desafio extra para as equipes. Mesmo sendo o circuito mais curto e sendo esperado maior tráfego a ser enfrentado pelas equipes durante a prova, os organizadores garantem que os pilotos encontrarão pelo menos dois bons pontos de ultrapassagem. A pista, no entanto, somente será apresentada aos pilotos no dia anterior à prova, nivelando o conhecimento da pista por parte das equipes competidoras.

Por ser a primeira etapa a ser realizada em um circuito de rua e devido ao grande público esperado para a prova, deve ser destacado o grande interesse que essa etapa está despertando entre as equipes. Mais uma vez o grid de largada será recorde e são esperadas 28 equipes, quatro a mais que a etapa anterior. Um recorde que demonstra mais uma vez o crescimento e sucesso da CBKE, o mais importante campeonato de kart endurance do Brasil, uma opção barata e equilibrada de competição oficial kart.

clique para ampliar
CBKE 2009
Foto:Edu Moreira
A III Copa Brasília de Kart Endurance está composta por oito etapas, sendo seis corridas de duas horas e duas de três horas. As equipes são formadas por dois pilotos e o regulamento busca favorecer o equilíbrio da competição, assim como a estratégia entre as equipes. Os motores de 13 HP de 4 tempos possuem preparação comum e são sorteados no dia da competição, fazendo com que não haja muita diferença de desempenho entre os participantes.

Com as quatro equipes líderes separadas por apenas quatro pontos a competitividade será muito alta e a prova promete, como de hábito, muita disputa pela liderança nas suas duas horas de duração. Com o equilíbrio entre as equipes garantido, o público que estiver presente terá duas horas de pura emoção com disputas em todos os pontos da pista.

A velocidade dos karts, que devem ultrapassar os 100km/h no final da reta principal do circuito, é um desafio adicional numa prova de longa duração, como essa, que tem ainda como ingredientes básicos o desgaste físico dos pilotos, a estratégia das equipes e a regularidade. Como é obrigatória a troca de pilotos, a estratégia das equipes será crucial no momento da parada nos boxes. Por outro lado, pilotar um kart de mais de 205 quilos por cerca de uma hora coloca à prova a capacidade física e concentração dos pilotos que deverão combinar regularidade e alta velocidade.

O piloto Porfírio Menezes, da equipe Bonasa, terceiro lugar no campeonato e organizador da CBKE, foi categórico ao avaliar que a prova será um sucesso absoluto: “Ficamos muito honrados com o convite que nos foi feito pela Administração de Taguatinga, que está se desdobrando para garantir que todas as nossas solicitações sejam atendidas adequadamente. Da nossa parte garantimos que será uma prova com muito equilíbrio e competitividade. Será adrenalina pura para brindar o grande público que estará presente”. E complementou: “E já estamos planejando uma prova ainda maior para os 50 anos de Brasília, no ano que vem!”

A largada deverá ser dada pelo Governador do DF, José Roberto Arruda e está prevista para as 10:30.

Para a 4ª etapa do campeonato está prevista a seguinte agenda:

HORÁRIO       ATIVIDADE

Sábado 20/06/09    

  1. 10:00 - 10:30          Reconhecimento, aprovação e liberação da pista
  2. 10:30 - 12:00          1º Treino livre
  3. 14:00 - 17:00          2º Treino livre

Domingo 21/06/09   

  1. 06:30 - 07:00          Sorteio dos motores
  2. 07:00 - 08:00          Montagem dos motores
  3. 08:10 - 08:30          Treino Oficial
  4. 08:30 - 09:00          Abastecimento
  5. 09:10 - 09:30          Tomada de Tempo
  6. 09:40 - 09:50          Formação do Grid de Largada
  7. 09:50 - 10:10          Briefing com Pilotos e Chefes de Equipes
  8. 10:20  Hino Nacional
  9. 10:30  Largada (convidado especial)
  10. 10:30 – 12:30         Corrida
  11. 13:00  Premiação

 

Para informações adicionais entre em contato com Eduardo Moreira (84345155).

Última atualização ( Dom, 16 de Maio de 2010 20:53 )