Você está Aqui: Início

Campeonato Brasileiro - Igor Melo sofre grave acidente no terceiro treino da Mirim

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Igor Melo - Mirim
Foto:Claudio Reis
Faltavam poucos minutos para ser encerrado o terceiro treino livre da categoria Mirim no Kartódromo Ricardo Santo, em Goiânia (GO), onde se desenvolve a primeira fase da 44ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart e os vinte coloridos e velozes bólidos da classe de ingresso no mundo da velocidade tratavam de estabelecer suas “flying laps” para poderem “medir” corretamente suas forças, já que nesta quinta feira (9/07) serão realizadas as tomadas de tempos classificatórios, que definirão a ordem de largada para a primeira das quatro baterias que compõem o certame máximo nacional.

No alto da tábua de tempos aparecia o nome do kartista paulista Igor Melo (Ligeirinho Express/ Roger Motorsport), com a marca de 48s102 em sua melhor passagem e, literalmente, voando no seletivo circuito por sobre as zebras do traçado goiano, Melo buscava baixar ainda mais o tempo de volta, seguido por um “trenzinho” que procurava acompanhar o ritmo do veloz Campeão o Open de Goiânia. No final da reta dos boxes o kart 9 de Marcelo Coletta rodou, imobilizando-se no gramado externo da pista no meio da Curva 1 do circuito. O sinalizador do posto local, ao invés de agitar a bandeira amarela indicando aos demais competidores a existência de problemas na pista, preocupou-se em recolocar o kart de Coletta de volta na pista e empurrou o kart em direção ao leito de asfalto, “esquecendo” também que havia outros micromonopostos na pista.

Igor Melo rasgou velozmente a reta dos boxes, preparou cuidadosamente a tomada da Curva 1 e, no limite da aderência, foi traçando a variante em direção à zebra externa da saída da curva. Repentinamente, sem receber qualquer sinalização prévia, Igor Melo deparou-se com um obstáculo intransponível diante de seu kart: O kart de Coletta sendo empurrado pelo desavisado bandeirinha!

No puro reflexo, Melo tentou desviar do kart de Marcelo Coletta, mas não havia espaço para tanto e o pneu traseiro esquerdo do kart de Igor Melo atingiu com violência a frente do kart imobilizado. Com o impacto o kart de Igor começou a capotar lateralmente, descrevendo duas “estrelas” no ar, antes de quedar imobilizado no final da reta que leva à Curva 2. Uma cena assustadora, que potencializava-se pelo fato de Igor permanecer deitado imóvel junto a seu kart completamente destruído.

Quase com a mesma velocidade com que transcorreu o acidente, a competente equipe médica de plantão já estava dando atendimento ao jovem kartista paulista. Em que pese a grave dinâmica do acidente, Igor Melo não sofreu lesões graves, sendo encaminhado para um dos hospitais da capital goiana tão somente para exames mais acurados.

“Por pura sorte, o Igor não sofreu ferimentos graves e está apenas com uma forte luxação em sua mão direita. Mas está medicado e fazendo tratamento com gelo, para poder participar amanhã (quinta feira) da tomada de tempos”, noticiou Roger Muneratto, chefe da equipe Roger Motorsport.

Enquanto Igor Melo era atendido no hospital, a equipe Roger Motorsport desdobrava-se para “reconstruir”o bólido avariado, que estará pronto para o warm-up e a pratica classificatória. “Não existem palavras para agradecermos o empenho irrestrito da fabrica Techspeed em nos auxiliar para deixar o kart do Igor em perfeitas condições para a classificação e as corridas. Vamos procurar retribuir esse empenho irrestrito com o melhor resultado possível neste Brasileiro”, esclareceu o ex-piloto Wagner Reboreda, pai de Igor Melo.

A tomada de tempos classificatórios da categoria Mirim será feita em duas praticas distintas, na verdade duas oportunidades para os pequenos pilotos conquistarem a pole position para a primeira bateria classificatória. A primeira sessão está marcada para acontecer das 14:45hs às 14:55hs e a segunda sessão entre as 16:20hs às 16:30hs.