Você está Aqui: Início

Geral - Carta de Desagravo ao Jornalista Nei Tessari Jr.

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Nei Tessari Filho
Foto:Claudio Reis
Em bom português Desagravar é tornar-se solidário, em reparação a alguma ofensa, injúria, ou grave ameaça. É, ainda, desafrontar através de exortação um assaque especifico. Assim é que esta peça torna-se em forma e conteúdo uma de moção publica de Desagravo ao Jornalista Nei Tessari Filho, do web-site www.allkart.net, que no exercício legitimo e regular de suas funções em apurar e registrar fatos que ocorriam no dia 11/07 nas dependências do Kartódromo Ricardo Santos, em Goiânia (GO), durante a realização das provas da primeira fase da 44ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart foi, de forma gratuitamente violenta, desrespeitado em suas prerrogativas profissionais garantidas pela Constituição Federal por policiais da “GIRO”, tropa que ativa-se como a de elite da Policia Militar do Estado de Goiás.

Esporte é movido por paixões em cujo calor de fogo exacerbado muitas vezes supera os limites da razão, fato que ficou claro durante as disputas das provas finais da categoria Junior Menor do Campeonato Brasileiro de Kart, no Kartódromo Ricardo Santos em Goiânia (GO), quando dois habitualmente cordatos pais de pilotos “aceleraram além do ponto” na defesa dos valores de seus rebentos e, lamentavelmente, chegaram às vias de fato.

clique para ampliar
Policiais da Giro no kartódromo
Foto:Cris Reis
Sem qualquer conhecimento dos organizadores do certame máximo nacional (CBA/CNK e FAuGO) foi chamada a policia, que chegou ao kartódromo com suas “black bikes” e portando fuzis de assalto, em meio às crianças das categorias Mirim, Cadete, Junior Menor e suas mães, tias e avós. Uma aparato digno de combate aos traficantes sofisticadamente armados no Rio de Janeiro, em meio à senhoras e crianças, para apartar briguinha de pais.

Boa parte da imprensa presente tratou de registrar esses fatos em suas lentes e bloquinhos de anotações, entre eles o Jornalista Nei Tessari Filho, destacado pelo web-site www.allkart.net, um dos principais veículos de comunicação do Brasil especializado na modalidade, para a cobertura do evento. Repentinamente, um dos avalentoados policiais “determinou” ao profissional de imprensa no lídimo exercício de sua atividade profissional, que “parasse” de fotografar. Como já se vão longe os anos da ditadura e censura à imprensa, Nei Tessari Filho – que não vivenciou essa época – entendeu que era daquele local que não poderia fotografar, deslocando-se para outro ponto menos favorável às imagens e dando prosseguimento em seu trabalho apuratório e de registro dos fatos.

Inopinadamente e policial passou a gritar e publicamente humilhar Nei Tessari Filho, com o dedo indicador em riste em sua face, tomado-lhe manu militaris sua maquina fotográfica, torcendo seu braço para as costas diante de assustadas crianças e indignadas senhoras e dando voz de prisão por pretenso “desacato”, enquanto outro policial tratava de deletar – apagar – as fotos que estavam gravadas na maquina fotográfica de Nei Tessari Filho.

clique para ampliar
Policiais da Giro no kartódromo
Foto:Cris Reis
Mães de pilotos, entre assustadas e indignadas, insurgiram-se contra os excessos arbitrários, mas também forma intimidadas, com ameaças de prisão dos policiais de elite da GIRO.

O presidente da FAuGO – Federação de Automobilismo de Goiás, Ney Lins, repentinamente chegou ao sitio dos fatos e insurgiu-se, também contra a arbitrária, violenta e desnecessária detenção do Jornalista Nei Tessari Filho, “ameaçando” ligar de seu celular para o comandante da corporação. Apenas após confirmarem o numero na tela do aparelho celular é que os arbitrários policiais aquiesceram em soltar o Jornalista Nei Tessari Filho e “confirmaram” que estavam lá em busca de armas de fogo.

Claro, entre crianças e senhoras, deveria ter mesmo muita arma de fogo... Ato de violência despropositada e gratuita que serve apenas para macular indelevelmente a imagem da valorosa corporação da Policia Militar do Estado de Goiás e de sua tropa de elite, a GIRO.

Tais fatos foram registrados pelas lentes de outro fotografo – apenas Nei Tessari Filho foi admoestado pelos policiais -, de nome Danilo Gonçalves e conhecido no meio por Mr. Shadow, que, todavia, covardemente negou-se a fornecer para Nei Tessari filho e outros veículos de mídia as imagens registradas. Mais tarde alegou que por um infeliz “incidente” na redação, tais imagens dos atos de violência e humilhação perpetrados contra o Jornalista Nei Tessari Filho haviam sido inadvertidamente apagadas.

A equipe do Planet Kart solidariza-se, em desagravo, com o colega e brilhante Jornalista Nei Tessari Filho, que deve procurar durante o decorrer desta semana o concurso da FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas e buscar meios para uma Representação Criminal junto à Corregedoria da Policia Militar do Estado de Goiás, para que os responsáveis por tais inomináveis atos sejam identificados e regularmente processados, nos expressos termos da lei.

clique para ampliar
Policiais da Giro no kartódromo
Foto:Cris Reis