Você está Aqui: Início

Campeonato Brasileiro - Por Trás da Viseira: Navegando na Montanha Russa

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Marcelo Solmucci - Super Senior
Foto:Claudio Reis
Após dois dias de treinos com pista seca no Kartódromo Raceland, em Pinhais (PR), nosso piloto/repórter Marcelo Solmucci viu o dia da tomada de tempos classificatórios da 44ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart amanhecer com o frio intensificado e, pior, com a pista encharcada em razão da chuva que não deu a menor trégua durante o dia inteiro.

Com a pista encharcada os “acertos” dos bólidos foram, literalmente, para o brejo. No novo “formato” do Campeonato Brasileiro de Kart cada categoria faz duas tomadas de tempos classificatórios, ou seja, cada piloto tem duas chances reais de brigar pela pole position e os grids são definidos dos tempos “combinados” dessas duas tomadas.

Com a chegada desse novo e molhado “complicador” a prática classificatória virou loteria e todos viram-se como em uma Montanha Russa, como bem salienta Marcelo Solmucci em seu Por Trás da Viseira de hoje. Bem, melhor seria dizer para quase todos, já que para Renato Russo a montanha não foi tão “russa” assim e se Maomé não foi à ela, Renato subiu nessa “Montanha do Russo” e garantiu seu topo para a largada das duas baterias classificatórias dessa sexta feira.

Mas isso já é história para outro por do sol, ou no caso, por de chuva... Até lá deliciem-se com o gostoso texto de Marcelo Solmucci, especial para os leitores do Planet Kart e produzido pelo mais privilegiado tipo de expectador, aquele que estava na pista e “Por Trás da Viseira”:-

“Estamos de volta trazendo para vocês um pouco do que um piloto sente ao participar de um campeonato tão importante como o brasileiro de kart.”

“Já fui duas vezes vice-campeão brasileiro de kart, uma na Sênior A em 1998 (Fortaleza) e a outra na Super Sênior em 2002 (Vitória) e vocês não podem imaginar quantas vezes a gente bate na trave nessa ‘dura’ vida de piloto. Plagiando o rei Roberto Carlos, ‘se chorei ou se sofri, o importante é que emoções eu vivi’...”

“Kart é isso mesmo, uma verdadeira montanha russa, em qual uma hora você está em cima e na outra está em baixo. E foi isso que aconteceu hoje, na quinta feira 23/07, quando se definiu o grid de largada para o Brasileiro de 2009. No treino da manhã meu motor não pegou e eu perdi o único treino na chuva que teve antes da tomada. Passado o tormento, fui para a primeira tomada sem ter andado e sem saber o que fazer na pista. Graças a Deus consegui em poucas voltas ‘pegar a mão da pista’ e consegui a 4ª colocação entre 25 concorrentes.”

“Vocês não podem imaginar a alegria que fiquei de ‘voltar para briga’. Mas como a montanha russa não para, fui fazer a segunda tomada e até agora não sei porque fui um dos únicos que piorou o tempo da primeira. Enquanto quase todo mundo melhorou 1 seg com a pista em melhores condições, eu piorei três décimos de segundo!”

“Motor? Acerto? Tráfego? Ansiedade? Realmente não sei. O certo é que vou largar em 15º no combinado de tempos das duas tomadas e estou disposto a acelerar muito para no sábado estar brigando pelo título.”

“Amanhã é loteria se chover muito, mas também será de muito trabalho se for no seco. Mas sou brasileiro e não desisto nunca!”

Abraços

Marcelo Solmucci

Kart 8 - Super Senior

Última atualização ( Sex, 24 de Julho de 2009 06:54 )