Você está Aqui: Início

Festival Brasileiro - Confira o regulamento

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar

Foto:
A Ascot Produções divulgou o Regulamento Particular Desportivo do 5º Festival Brasileiro de Kart, certame que terá vez entre os dias 4 e 6/09 no circuito oficial do Kartódromo de Praia Grande, na cidade homônima da Baixada Santista.

Confira o regulamento completo:

 

 

5º FESTIVAL BRASILEIRO de KART    2009

RD 135 Yamaha  //  125cc 2t   //  Honda 5,5  //  F- 4 Pro 13hp  

Praia Grande SP   -   dias:  4, 5 e 6 setembro   2009

Kartódromo Municipal de Praia Grande - extensão 1.090 m

Apoio : Prefeitura Municipal de Praia Grande SP

Promoção exclusiva: ASCOT Produções – Piracicaba S P

 

REGULAMENTO PARTICULAR DESPORTIVO

 

Art 1o)  5o Festival Brasileiro de kart 2009 tem como organizador único a ASCOT, de acordo com o presente Regulamento particular e Supervisão Desportiva da Línea Brasil. Será disputado no KARTÓDROMO MUNICIPAL de PRAIA GRANDE – São Paulo. Nas categorias de motorização: RD 135 Yamaha, 125cc 2t ; Honda 5,5hp;  F-4 Pro 13hp,  no circuito principal, com extensão de 1.090m, nos dias 4, 5 e 6 setembro 2009 conforme  ADENDO No 2 –HORÁRIOS ser divulgado a partir de 7 agosto 2009.

 

Art 2o ) Serão admitidos pilotos com as  seguintes características de cada categoria:

·        CATEGORIA CADETE: Motores 4T - Honda 5,5 hp - motores alugado e sorteado. 

CADETE 5,5hp: para pilotos com idade mínima de 7 anos e máxima de 11 anos completos. (ou que complete 7 anos até 31 de dez de 2009). Com peso mínimo (kart + piloto)  após cada atividade de: 105 (cento e cinco)quilos.

 

·        CATEGORIA RD 135cc : Motores 2T  Yamaha RD 135 – 5 marchas - 

RD 135 SPRINT: para pilotos com idade mínima de 13 anos (ou que complete 13 anos até 31 de dez de 2009). Com peso mínimo (kart + piloto)  após cada atividade de: 170 quilos.

      

RD 135 MASTER: para pilotos com idade mínima de 29 anos ou para pilotos com idade mínima de 20 anos com peso de no mínimo de 90 kg, usando  apenas o equipamento básico de corrida (macacão, sapatilhas, luvas, capacete). Neste caso não será considerado TODO E QUALQUER OUTRO equipamento, tais como: colete, macacão de chuva, coto veleira, etc. Serão pesados os pilotos desta categoria, antes e depois cada atividade, a critério da organização.

Peso mínimo (kart + piloto) após cada atividade de: 180 quilos.

 

·        CATEGORIA F- 4 PROMotores  4T estacionário, originalmente de 13hp com até 400cc, 1 carburador. (veja regulamento técnico)

 F-4  SPRINT: para pilotos com idade mínima de 13 anos (ou que complete 13 anos até 31dez de 2009) Peso mínimo (kart + piloto) após cada atividade de: 180 kg.

 

F-4  MASTER: para pilotos com idade mínima de 29 anos ou  para pilotos com idade mínima de 20 anos com peso de no mínimo de 90 kg, usando  apenas o equipamento básico de corrida (macacão, sapatilhas, luvas, capacete). Neste caso não será considerado TODO E QUALQUER OUTRO equipamento, tais como: colete, macacão de chuva, coto veleira, etc. Serão pesados os pilotos desta categoria, antes e depois cada atividade, a critério da organização Peso mínimo (kart + piloto) após cada atividade de: 185 kg.

·        CATEGORIA 125cc 2T: Motores com até 125cc, refrigerado a ar ou água, das marcas: PARILLA; RIOMAR; VORTEX;  PPK RAPTOR.

125cc SPRINT: para pilotos com idade mínima de 13 (ou que complete 13 anos até 31 de dez de 2009)  Com peso mínimo (kart + piloto)  após cada atividade de: 160 quilos.

 

125cc  MASTER:  para pilotos com idade mínima de 29 anos completos ou para pilotos com idade mínima de 20 anos com peso de no mínimo de 90kg, usando  apenas o equipamento básico de corrida (macacão, sapatilhas, luvas, capacete). Neste caso não será considerado TODO E QUALQUER OUTRO equipamento, tais como: colete, macacão de chuva, coto veleira, etc. Serão pesados os pilotos desta categoria, antes e depois cada atividade, a critério da organização. (treino cronometrado, tomada e corridas). Peso mínimo (kart + piloto) após cada atividade de: 170 quilos.

 

Art.3º)  Será declarado Campeão de cada categoria o piloto melhor classificado na somatória de pontos das 3 corridas  conforme as 2 tabelas de pontos acima. Não há descarte. Não há ponto de bonificação.  Em caso de empate entre 2 ou mais pilotos na somatória  dos pontos das 3 Corridas, o critério de desempate será pelo resultado da TOMADA DE TEMPO.  

 

     A) TOMADA DE TEMPO: 1 tomada de tempo de 5 minutos define a largada das 2 primeiras Corridas.  Classifica apenas os 26 primeiros tempos.

Caso haja numero maior de 26 pilotos inscritos (em cada categoria) classifica os 12 primeiros tempos da tomada de tempo. Os demais pilotos disputarão uma bateria de REPESCAGEM de 12 voltas. Classifica mais 14 pilotos, para formar o Grid de Largada com total de 26 pilotos.

  -1ª Corrida de 16 voltas. –  Grid de Largada definida pela tomada de tempo

  -2ª Corrida de 16 voltas. –  Grid de Largada  novamente definida pela tomada de tempo

 

 TABELA DE PONTOS das 2 primeiras Corridas:

1º lugar - 15 pontos         5º lugar - 9 pontos           lugar – 5 pontos     13º lugar – 1 ponto

2º lugar - 13 pontos         6º lugar - 8 pontos        10º lugar – 4 pontos

3º lugar - 11 pontos         7º lugar – 7 pontos       11º lugar – 3 pontos

4º lugar - 10 pontos         8º lugar – 6 pontos       12º lugar – 2 pontos

 

  - 3ª Corrida -  Final  de 24 voltas. O Grid de Largada definido pela soma de pontos das 2 primeiras Corridas.

TABELA DE PONTOS da 3ª Corrida  Final:

1º lugar - 21 pontos        5º lugar - 10 pontos          lugar – 6 pontos     13º lugar – 2 pontos

2º lugar - 16 pontos        6º lugar -  9 pontos        10º lugar – 5 pontos     14º lugar – 1 ponto

3º lugar - 13 pontos        7º lugar -  8 pontos       11º lugar – 4 pontos

4º lugar - 11 pontos        8º lugar – 7 pontos       12º lugar – 3 pontos

 

Art. 4º  – INSCRIÇÃO:                                            

Abertura:            1 de julho de 2009       Encerramento:   5 de setembro de 2009

A)-Preencher ficha de inscrição EM TODOS CAMPOS.

B)-Piloto que corre em 2 categorias, preencher 2 fichas.

C)-Fazer depósito bancário:

           Banco:                   033 – Banespa / Santander –   

           Agencia:                0041

           Conta Corrente:   03- 074584-8  MKP NOVEMBRE

D)- Enviar fax da ficha c/ recibo do depósito bancário     fax  (19) 3438 7526

A/c SILVIO NOVEMBRE – Informações: (19) 3438 7526  ou  (19) 9100 1509

 Art. 5º)  –VALORES DE  INSCRIÇÃO:  Valores de inscrição de todas categorias RD 135; F-4 PRO;  125cc 2T  (exceto CADETE)                                  

  • R$ 490,00 (quatrocentos e noventa reais)         realizada até 27 de agosto 2009.
  • COM DIREITO A ESCOLHA DOS BOX
  • R$ 510,00 (quinhentos e dez reais)                    realizada até 2 de setembro 2009.
  • R$ 550,00 (quinhentos e cinqüenta reais) realizada após dia 3   de setembro 2009.

 

 Art. 6O)  Valor inscrição: apenas para  Categoria CADETE

  • R$ 650,00 (seiscentos e  cinqüenta reais)         realizada até 27 de agosto 2009
  • R$ 680,00 (seiscentos e  oitenta  reais)             realizada até 5 de setembro 2009.
  • Categoria CADETE - estes valores estão incluso: INSCRIÇÃO, ALUGUEL DE MOTOR, COMBUSTÍVEL ( p/ Tomada e Corridas).

 

Art.7º)   Cada piloto, de todas categorias devera adquirir na secretaria:

1) - 1 jogo de pneu Slick. – TODAS CATEGORIAS

2) Combustível: p/ as categorias RD135 e 125cc 2t:  álcool c/ óleo 2t – referente a  35 litros de combustível

3) Combustível p/ categoria F-4 Pro: gasolina comum referente a 30  litros de combustível.

4) Escapamento categorias: F-4 Sprint;  125cc Sprint-  Recolher o valor de R$ 50,00 do aluguel do escapamento.Todos os escapamentos serão fornecidos,  por meio de sorteio e para os 3 dias do evento, pela organização. Com uso obrigatório em TODAS as atividades (treino oficial, Warm-up, tomada de tempo e corridas).  Serão sorteados antes de cada atividade.  Cada equipe deverá devolver ao término desta atividade. Em nenhuma hipótese a equipe poderá: abrir, modificar, reparar qualquer parte deste escapamento. Em caso de avaria o piloto/equipe poderá trocar por outro.Em qualquer atividade (treino oficial, Warm-up, tomada de tempo e corridas) em qualquer volta, todo e qualquer kart que apresentar qualquer anomalia no sistema de escapamento (desde mudança de ruído) deverá IMEDIATAMENTE dirigir a AREA de Carburação para efetuar o reparo e após autorização do Comissário retorna a pista.

 

 Art.8º) Número máximo de participantes por categoria será de 26 (vinte e seis) pilotos.  Se o número de concorrentes for superior a 26 pilotos, serão classificados por tomada de tempo os 12 melhores. Os remanescentes participarão de uma prova de Repescagem, com 12 voltas, classificando para a 1a corrida os 14 melhores. 

 

 Art. 9º) BOX – Os Box do KARTODROMO de PRAIA GRANDE são de 2 tamanhos, sendo:

·        4m X 4m onde fica estipulado um mínimo de 3 karts inscrito(e seus equipamentos)

·        5m X 5m onde fica estipulado um mínimo de 4 karts inscrito(e seus equipamentos)

             independente da categoria e equipe

Com prioridade de escolha pela ordem cronológica de inscrição.

(conforme Mapa dos BOX) acompanhe pelo site: www.lineabrasil.org.br

 

Art. 10 -  Pneus – marca MG – HZ - tipo vermelho – todas categorias

                              marca MG – Cadete – para categoria CADETE

a)     Cada participante por categoria terá adquirido “unicamente” na secretaria de prova 1 jogo completo de pneu SLICK, para uso na tomada de tempo e 3 corridas, Em nenhum momento estes pneus deverão deixar o parque fechado de abastecimento, apenas na Tomada e Corridas. Deverão ser devolvidos após a pesagem, ainda dentro do parque fechado.

b)     Em nenhuma hipótese deverá haver intercambio de pneu entre categoria ou pilotos.

 

c)      Pneus de Chuva –. Livre Nacional

d)     Troca de Pneus – Caso haja a necessidade, durante o transcorrer das corridas, da troca de pneus slick pelos de chuva, esta decisão será dos Comissários Desportivos juntamente com o Diretor de Provas. Esta troca será efetuada no grid de largada após a sinalização de interrupção da prova (Bandeira Vermelha). Os karts não poderão dirigir-se ao Parque fechado ou Boxes durante este procedimento.

 

Art. 11 -  Motores:  categorias RD 135cc,  125cc 2t ,  F-4 Pro -   Cada piloto inscrito poderá apresentar para lacrar e usar na tomada de tempo e corridas até 2 motores.

Permitido reparo nestes motores (com substituição de peças) na área do parque fechado.

 

Art. especial -  Qualquer troca de motor na categoria CADETE,  perde  7  posições  no grid de largada na próxima corrida.

 

Cada equipe deverá apresentar seus motores e equipamentos no momento de vistorias,  antes da ATIVIDADE WARM-UP, com tempo hábil a para a organização providenciar os lacres.

 

Art. 12 – NUMERAÇÃO –Todos pilotos inscritos receberão da secretaria um par de adesivos com os números dos karts, de uso exclusivo obrigatório em todo transcorrer das atividades. Com o logotipo do patrocinador da prova

 

CATEGORIA

COR DA PLACA

COR DO NÚMERO

CADETE 5,5

VERDE

AMARELO

RD 135 SPRINT 

AMARELO

PRETO

RD 135  MASTER

AZUL

AMARELO

F-4 Pro  SPRINT

BRANCA

PRETO

F-4 Pro  MASTER

AZUL

AMARELO

125cc    SPRINT

AMARELO

PRETO

125cc    MASTER

AZUL

AMARELO

 

Obedecendo a seguinte ordem de numeração por estado;

  Pilotos de São Paulo                DE    01  a  99

  Pilotos do Rio Grande Sul        DE  100 a  199

  Pilotos de Santa Catarina         DE  200 a  299

  Pilotos de Paraná                     DE  300 a  399

  Pilotos de MG: RJ : ES             DE  400 a  499

  Pilotos do Nordeste                  DE  500 a  599

  Pilotos do Centro Oeste           DE  600 a  699

  Pilotos outros estados              DE  700

 

 Art. 13 – DISPOSIÇÕES GERAIS

   A) Durante a tomada de tempos, não é permitida a entrada nos boxes, sob pena de exclusão da mesma.  Não é permitido reparos durante a tomada de tempos.

  B) Posições de Largada: As posições de largada para a primeira e segunda corrida, serão definidos pela ordem de classificação da tomada de tempo.

 C) Posições de Largada para 3ª corrida (FINAL) será definido pela soma de pontos das 2 primeiras corridas.

 

Art. 14º - RESPONSABILIDADES DOS CONCORRENTES E CONDUTORES:

A) É de responsabilidade do concorrente fazer com que todas as pessoas abrangidas pela sua inscrição respeitem as leis e regulamentos. Todas as infrações, faltas disciplinares (desrespeito às autoridades da Prova) ou desrespeito aos artigos deste regulamento, cometida por qualquer membro da equipe, fará com que o piloto responsável seja passível de penalidades.

 

B) Os Organizadores, promotores e os Patrocinadores, eximem-se de toda e qualquer responsabilidade civil e penal, pelas infrações cometidas e/ou acidentes causados, entre competidores e terceiros, durante treinos, provas ou Baterias eliminatórias, sendo esta responsabilidade exclusiva daquele que a tenha cometido ou de seu responsável legal.

 

Art. 15º - VERIFICAÇÕES TÉCNICAS:

A)        As verificações técnicas seguirão o disposto no Regulamento Técnico.

B)       As verificações técnicas ficarão a cargo do Comissário Técnico e seu auxiliar para exame e conferência de peso, lacres e medições técnicas necessárias.

C)  Para verificação das reclamações, o piloto do kart  a ser examinado, deverá fornecer gratuitamente mecânico que proceda a desmontagem das peças exigidas.

D)  O piloto desclassificado ocupará a última posição da tomada de tempos ou da  corrida em que ocorreu a desclassificação. Se houver mais de uma desclassificação na tomada de tempos ou  na bateria o critério de formação do posicionamento dos desclassificados será a partir do último classificado e de acordo com a ordem  decrescente que os desclassificados possuíam entre si no grid original.

E)  O concorrente que se negar a verificação técnica ou não comparecer ao parque fechado, sofrerá as mesmas sanções daqueles  efetivamente verificados e comprovadas as anormalidades.

F)  Se porventura a irregularidade envolver medição que exija alta precisão, exames especializados ou partes não desmontáveis, o kart ou suas peças ficarão a disposição da organização até que seja conhecida a decisão final do exame necessário.

G)  Correrão por conta do reclamante todas as despesas necessárias a realização dos exames especializados.

H)  Fica estabelecido o valor de R$ 490,00 para cada item a ser reclamado por outro concorrente. (técnica ou desportiva)

 

Art. 16° - INTERRUPÇÃO OU NEUTRALIZAÇÃO DA PROVA:

A) - Se as condições normais de segurança não puderem ser mantidas, a prova poderá ser interrompida ou neutralizada a critério dos Comissários Desportivos e do Diretor da Prova.

B)- Parada de Corrida: Se for necessário parar a corrida, a bandeira vermelha será mostrada pelo Diretor da Prova/Comissários em local que o mesmo achar mais conveniente. Apresentada a bandeira, todos os Karts deverão se colocar em velocidade reduzida, e parar imediatamente no grid de largada. A classificação será aquela da volta anterior à volta que foi mostrada a  bandeira vermelha.

C) - Nova Largada: Em caso de parada da corrida, as autoridades da prova ( Diretor da Prova e Comissários Desportivos), poderão determinar nova largada sob as condições seguintes:

D)  - Caso “A”- Bandeira Vermelha apresentada ao líder ao fim da segunda volta da corrida: A partida será considerada nula. Todos os pilotos que largaram estão autorizados a nova largada. Caso o número de Karts na largada seja inferior ao total autorizado, poderão ser convidados reservas a fim de complementar-se o Grid.

E)  - Caso “B” -  Se mais de 75% da duração da prova tiver sido alcançada, a prova poderá ser considerada como terminada. Em caso de parada da prova, a classificação será a da volta anterior à interrupção.

D)  - Reparos durante a interrupção da Prova: Nenhum tipo de reparo, de qualquer natureza, será autorizado nos Karts  durante todo o tempo de interrupção da prova, salvo sob autorização expressa dos Comissários Desportivos.

 

Art. 17º  - REPAROS NA PISTA:                                  

17.1 – O organizador definirá um local  na pista, chamado de Parque de Manutenção, onde poderão parar os karts para efetuarem a carburação dos motores e troca de bico e colocação de carenagens durante a prova. Fica expressamente proibido realizar qualquer reparo no kart ao longo da pista. Caso haja necessidade de reparos, o mesmo deverá ser  feito no  Box, (durante os treinos), ou no Parque de manutenção. No caso de quebra de um Kart no interior do circuito, o mesmo poderá ser trazido aos boxes (durante os treinos) ou ao Parque de Manutenção,  pelo seu mecânico, devidamente identificado com jaleco de sua categoria.

 

ART.18º - QUANTIDADE DE AUXILIARES DE PISTA :                                                                  

A) - Em todas as categorias  será permitido somente 02 (dois) empurrador / mecânico para cada piloto, que será identificado por um jaleco/ ou credencial fornecido, sob caução, pela Organização e em  cores diferentes de acordo com sua  categoria.

B)-Só poderão permanecer no interior da pista  os auxiliares identificados com jaleco/credencial da categoria que estiver  autorizada. Todos os empurradores que permanecerem na pista terão por obrigação prestar socorro ao piloto que deles necessitar e que lhe esteja próximo, sob pena de punição ao piloto que o empurrador represente.

 

Art. 19º - PARQUE FECHADO:

A)         – Todos os kart que cruzarem a linha de chegada deverão se dirigir, sob a supervisão dos oficiais encarregados, a um Parque Fechado, onde ficarão pelo menos 15 minutos após a divulgação dos resultados, salvo decisão contrária dos Comissários  Desportivos. Os karts que não ficarem no Parque Fechado não serão classificados. Os karts que não completarem a prova, deverão dirigir-se ao parque fechado, no final da bateria, para vistoria técnica.

 

Art. 20º -  PREMIAÇÃO DO CAMPEONATO:

 A  - Serão ofertados troféus aos 03 (tres) primeiros colocados de cada categoria mais troféu de pole. Serão entregues em solenidade específica no dia 6 de setembro, local a ser informado aos pilotos.

 

Art. 21º - PENALIDADES, DESCLASSIFICAÇÕES E EXCLUSÕES:

a) Advertência: Sinalizada, Verbal ou Escrita;

b) Perda de posição no “grid”;

c) Acréscimo no tempo total;

d) Perda de volta;

e) Impedimento de participação em treino oficial ou parte dele;

f) Perda de posição na ordem de chegada;

g) Multa (independentemente de outras sanções);

h) Exclusão de Tomada de Tempo/ bateria/prova;

i) Proibição de acesso à área técnica desportiva;

j) Desclassificação da Tomada de Tempo/ bateria / prova;

h) Time Penalty

 

Art. 22º - RECLAMAÇÕES / RECURSOS E RESULTADOS :

A)  - Quando houver reclamação técnica, o reclamante deverá fazê-lo por escrito até 15 (quinze) minutos após a divulgação dos resultados da prova ou da tomada de tempo..

B)  - Reclamação Desportiva : Quando houver reclamação desportiva contra terceiros, o reclamante deverá fazê-lo por escrito até 15 (quinze) minutos após a divulgação dos resultados da prova ou da tomada de tempo. Estas reclamações deverão vir acompanhadas de uma caução de 01 valor da inscrição.

 C)  - Caso a reclamação desportiva seja procedente, o valor pago retornará ao reclamante e quando improcedente vai para a Organização.

  D)  - Reclamação Técnica : O competidor ao encaminhar ao Diretor de Provas, via requerimento entregue somente na secretaria da prova, um protesto técnico deverá anexar ao processo as seguintes taxas:

  - Taxa de 01 (dois) valor de inscrição  à  organização referente ao encaminhamento do protesto,  por item reclamado.

   E)  - Caso a reclamação seja procedente o valor referente ao item  retornará ao reclamante, caso seja improcedente o valor vai para o reclamado.

   F)  - Valor referencia da inscrição : R$ 490,00 (quatrocentos e noventa reais).

 

Art 23º - Protetor de Corrente : Livre  modelo e marca.  Em qualquer atividade ( treino livre, treino oficial, Warm-up, tomada de tempo e corridas) uso obrigatório. EM qualquer volta, todo e qualquer kart que apresentar qualquer anomalia no sistema Protetor de Corrente  (desde escapar a tira plástica /lona) deverá IMEDIATAMENTE dirigir a AREA de Carburação para efetuar o reparo e após  autorização do Comissário retorna a pista.

 

Art 24º - Pesos dos lastro. - todo e qualquer lastro terá sua fixação feita através de parafusos c/ porcas e contra porcas, a critério de vistoria dos Comissários.

 

Art. 25º  -  BRIEFING:

Será realizado sempre antes da tomada de tempos ou à outro momento, à critério do Diretor de Provas, onde será procedida uma revisão do equipamento individual.

Art. 26º - CASOS OMISSOS:

Os casos omissos do presente regulamento e as dúvidas na sua interpretação, serão resolvidas pelos Comissários Desportivos, inclusive determinando modificações em seu conteúdo que terão o mesmo valor e força das atuais disposições.

 

Art. 27º - ALTERAÇÕES:

Qualquer alteração, substituição ou modificação nos itens técnicos deste regulamento, somente poderá ser através de adendo.

 

 

 

PIRACICABA - S P, 10  junho 2009.

Última atualização ( Seg, 31 de Agosto de 2009 06:22 )