Você está Aqui: Início

Copa Brasil - “Valeu pela experiência”, diz Jean Aguiar sobre a Copa Brasil de Kart

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Jean Aguiar - Junior
Foto:Claudio Reis
Nos dias 5 a 10 de outubro o kartismo nacional parou para acompanhar atentamente Lauro de Freitas na Bahia realizar a décima primeira edição da Copa Brasil de Kart, que reuniu no Kartódromo Ayrton Senna mais de cem pilotos, de diversas regiões brasileiras em busca do título nas onze categorias participantes.

Buscando também o título na categoria Junior o piloto Jean Aguiar (Pneus Fuke Reformadora/ Pneus Levorin/ TecSider Transportes/ Kart Mini/ Leste Kart), seguiu em direção a Lauro de Freitas, logo após o encerramento da prova da nona etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana - no Kartódromo Internacional Granja Viana em Cotia, SP -, onde competiu com seu Kart Mini reserva já que o “titular” de novo modelo já estava no caminhão a caminho da cidade baiana.

Jean Aguiar, que competia pela primeira vez no seleto traçado baiano, se mostrou bastante otimista antes dos treinos livres oficiais, pois durante a primeira fase do Campeonato Brasileiro no Kartódromo Ricardo Santos em Goiânia (GO) mesmo sem também conhecer a pista conseguiu terminar como um dos cinco melhores pilotos do Brasil na categoria Junior. Mas o traçado esteve longe de ser uma das preocupações de Jean Aguiar que esclareceu que já nas primeiras voltas de treino conseguiu “pegar mão” do traçado do circuito da região soteropolitana.

“Durante os treinos livres meus tempos não estavam entre os mais rápidos, pois além de eu estar competindo com pilotos reconhecidamente muito velozes e que já haviam treinado antes em Lauro de Freitas, eu tive a preocupação de encontrar em pouco tempo o acerto do kart para a tomada de tempo. Para complicar esse trabalho, os treinos foram realizados sempre em horários diferentes, com condições de pista diferentes e o  calor foi muito grande. Durante a tomada de classificação foi difícil conseguir um tempo de volta competitivo, mas, ainda assim a diferença para os demais pilotos de ponta foi muito pequena, mostrando que meu kart esteve realmente bom”, esclareceu o piloto logo após a pratica classificatória, em qual conseguiu ser um dos cinco pilotos mais rápidos.

Na primeira das duas provas que integraram o certame oficial da CBA- Confederação Brasileira de Automobilismo, Jean Aguiar, largou na quinta colocação do grid, mas conseguiu progredir para a terceira ainda na largada. Na volta seguinte assumiu a segunda colocação, atrás de Johilton Pavlak, mas Victor Franzoni vinha muito veloz e conseguiu a fazer a aproximação para se juntar na disputa pela ponta da corrida. Jean Aguiar conseguiu assumir a dianteira, que manteve por algumas voltas, mas acossado por Franzoni acabou caindo para a terceira colocação, quando teve seu kart tocando pelo de André Pedralli e perdeu muitas colocações.  O restante da prova Aguiar dedicou para se recuperar posições, chegando a ocupar a quarta colocação, mas terminou a prova em quinto, após ver João Câmara e Adrielle Sabarin rodarem em sua frente e, sem espaço para conseguir desviar, acabou perdendo mais uma colocação.

Para a segunda bateria - a prova final do campeonato -, Jean largou novamente na quinta colocação, novamente passando para terceiro ainda nas primeiras voltas. Logo após, Victor Franzoni e Johilton Pavlak - que disputavam a liderança da prova se enroscaram dando oportunidade para Aguiar assumir a liderança da prova. O piloto da equipe Pneus Fuke Reformadora/ Pneus Levorin/ TecSider Transportes/ Kart Mini/ Leste Kart liderou a prova que decidiria o campeão do certame por quase sete voltas.

Porém seus adversários diretos vinham em um melhor ritmo para aquele momento da corrida e passaram a fazer forte pressão sobre Jean Aguiar, que resistiu na liderança bravamente, mas acabou sendo ultrapassado por ambos e caindo para terceiro. No meio da corrida os lideres novamente se enroscaram, com Jean não perdendo a oportunidade e reassumindo a liderança da prova. Mais uma vez o melhor ritmo de prova dos concorrentes foi decisivo e na batalha pela defesa da posição Jean acabou caindo para a quarta a posição. Ainda havia tempo para tentar uma reação, mas o kart de Aguiar acabou sendo atingido pelo de João Câmara e, mais uma vez perdendo muitas posições. Com a prova já em seu ocaso nada pode fazer além de completar a corrida na oitava colocação.

“Confesso que fiquei um pouco desapontado com o resultado dessa Copa Brasil, em qual eu esperava conquistar um resultado melhor, porque no Brasileiro de Kart eu tive boas chances de conseguir o título, venci corridas, liderei o campeonato e consegui ir para o pódio. Apesar de estar com alguns problemas no equipamento eu me esforcei bastante, cheguei até a liderar as provas, mas dizem que no nível do mar o equipamento muda um pouco e acredito nisso, pois sempre estive bem assessorado por todos da minha equipe e da Kart Mini, mas não conseguimos um rendimento extremamente competitivo nas corridas. Além disso acabou faltando um pouco mais de sorte, pois acabei envolvido em batidas nas duas provas, que complicaram ainda mais o resultado final. De qualquer forma acredito que tenha valido a pena a participação, ao menos para aumentar minha experiência”, finalizou o piloto. 

No próximo final de semana (24/10) Jean Aguiar (Pneus Fuke Reformadora/ Pneus Levorin/ TecSider Transportes/ Kart Mini/ Leste Kart) irá disputar a oitava etapa da Copa São Paulo Light de Kart no Kartódromo Aldeia da Serra e no dia (07/10) competirá a etapa final da Shifter Kart na Copa São Paulo de Kart Granja Viana, classe em que tem grandes possibilidades de conquistar o título do campeonato.

Confira o resultado final das duas baterias da categoria Junior realizadas nessa Copa Brasil de Kart:

Primeira Bateria:

  1. 1.- Victor Franzoni, com 25 voltas em 19m02s782
  2. 2.- Ítalo Leão, a 2s130
  3. 3.- Johilton Pavlak, a 8s940
  4. 4.- Edson Junior , a 13s057
  5. 5.- Jean Aguiar (Pneus Fuke Reformadora/ Pneus Levorin/ TecSider Transportes/ Kart Mini/ Leste Kart), a 14s058
  6. 6.- André Pedralli, a 14s272
  7. 7.- Gabriel Casagrande, a 17s194
  8. 8.- Eurico Tavares , a 1 volta
  9. 9.- Adrielle Sabarin, a 3 voltas
  10. 10.- João Câmara, a 9 voltas

Melhor Volta: André Pedralli, com 45s252

Segunda Bateria:

  1. 1.- Marco Túlio, com 24 voltas em 18m13s250
  2. 2.- Victor Franzoni, a 0s204
  3. 3.- Johilton Pavlak, a 1s106
  4. 4.- Gabriel Casagrande , a 3s053
  5. 5.- Ítalo Leão, a 7s025
  6. 6.- Edson Junior, a 9s231
  7. 7.- Adrielle Sabarin, a 16s122
  8. 8.- André Pedralli, a 22s045
  9. 9.- Jean Aguiar (Pneus Fuke Reformadora/ Pneus Levorin/ TecSider Transportes/ Kart Mini/ Leste Kart), a 22s646
  10. 10.- Eurico Tavares, a 31s783
  11. 11.- João Câmara, a 1 volta

Melhor Volta: Johilton Pavlak, com 44s806

Última atualização ( Ter, 20 de Outubro de 2009 17:23 )