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Paraná - Vem aí o III Enduro de Natal Raceland

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Anote na agenda e faça sua programação: Dia 19 de dezembro o belíssimo Kartodromo Raceland Internacional será palco da terceira edição do Enduro de Natal Raceland, prova festiva que encerra a temporada de kart na região curitibana e promete boa premiação para os vencedores.

A prova terá quatro hora de duração e está reservada aos pilotos portadores de Cédula Desportiva das categorias Novatos, Graduado B, Graduado A, Senior B, Senior A e Super Senior e será dividida em duas classes, a F-4 com motores fornecidos pela organização e locados e a Briggs, que contará com utilização de motores próprios.

Cada equipe será obrigatoriamente composta por (02) dois pilotos federados, e terá que haver a troca de piloto em cada janela oficial da corrida de resistência.

A inscrição para a categoria F-4 (Locado) está fixada no valor de 1.500 reais, incluso nesse valor a inscrição, locação de 02 (dois) motores Honda 13 HP, um jogo de pneus MG e combustível (warm-up e prova) e poderá ser dividida em três cheques no valor de 500 reais cada.

Para a categoria Briggs (motor próprio), o valor de inscrição está fixado em 900 reais, incluso nesse valor a inscrição, um jogo de pneus MG e combustível (warm-up e prova). O valor da inscrição também poderá ser dividida em três cheques de 300 reais.

Como a “festa” é de Natal e piloto que é piloto tem responsabilidade social, além da taxa de inscrição cada equipe terá de doar 20 Kg de alimento não perecível, que serão destinados a entidades carentes do Município de Pinhais (PR).

Mas festa de Natal que se preze tem de ter “presentes” e a equipe vencedora da categoria F-4 levará como premio, além do tradicional troféu, um cheque de 1.500 reais. As equipes que completarem o III Enduro de Natal Raceland entre a segunda e quinta colocação final também levarão prêmios ofertados pelos patrocinadores.

Para a categoria Briggs a premiação ainda não está definida, mas a expectativa é que a equipe vencedora dessa classe saia com um cheque de 1.000 reais no bolso e que aqueles que completarem nas demais posições com direito a pódio também levem para casa prêmios ofertados pelos patrocinadores do III Enduro de Natal Raceland.

Como abertura dessa verdadeira e veloz festa de Natal os organizadores tentam viabilizar a realização de duas baterias da categoria Cadete como prova preliminar, o que só se confirmará após analise dos pedidos antecipados de inscrição, já que em razão da extensão do ano letivo – em razão das paralisações de aulas por conta da Gripe A -, os compromissos escolares do “botinhas” da Cadete podem dificultar a realização das preliminares.


Confira o Regulamento Técnico e Desportivo do III Enduro de Natal Raceland:

ENDURANCE DE NATAL 2009

IIIª EDIÇÃO

RACELAND

KARTÓDROMO INTERNACIONAL

KART CLUBE CURITIBANO

APPK - ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE PILOTOS DE KART

REGULAMENTO DESPORTIVO E TÉCNICO

1 – Este Regulamento é específico para esta Prova Festiva, denominada ENDURANCE DE NATAL 2009, nos moldes de Competição Amadora, adotando as seguintes regras:

2 - DA PROVA

2.1 - A prova deverá ter duração de (04h00min) quatro horas, e deverá ser realizada no período diurno, noturno ou em ambos.

2.2 - Categorias:     Fórmula 4 – F-4 (locado)

                            Briggs – (próprio)

                            Cadete – (próprio)

2.3 - Calendário:

Etapa Única – 19 de dezembro de 2009 (Sábado).

2.4 - Início das inscrições:

O início das inscrições será dia 15 de outubro de 2009.

Nos sites: www.raceland.com.br e www.appk.com.br, ou direto na Secretaria do Kartódromo Raceland, pelo fone (41) 36675439.

Valores, conforme artigo 4.1.2 deste Regulamento.

3 - DAS NORMAS GERAIS

3.1 - A disputa desta corrida será aberta a todos os kartistas Federados, das categorias PK, PGK "B", PGK "A", PSK "B", PSK "A" e “SS”, independentemente de suas origens ou federações a que estejam filiados, desde que portadores da Cédula Desportiva Nacional para 2009, e pilotos de outras categorias.

3.1.1 - Cada Equipe será composta por (02) dois pilotos Federados, e terá que haver a troca de piloto em cada janela oficial.

3.1.2 - Será terminantemente proibida a entrada na pista, de qualquer pessoa não autorizada / credenciada, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos regulamentos.

3.2 - Será de total responsabilidade do piloto e seu representante legal, a conduta de qualquer membro da equipe, cabendo-lhe simultaneamente, as sanções previstas nos regulamentos.

4 - DA INSCRIÇÃO

4.1 - No ato da inscrição serão exigidos:

4.1.1 - Cédula Desportiva 2009;

4.1.1.1 – A participação de pilotos menores de idade somente com autorização do responsável legal.

4.1.1.2 – A doação de 20 kg (vinte quilos) por Equipe, de alimento não perecível destinado a Entidade Carente do Município de Pinhais – PR;

4.1.2 - Pagamento da taxa de inscrição nos valores abaixo.

4.2.1.1 - ETAPA ÚNICA

Início e Valor da Inscrição por Equipe:

I - Para a Categoria F-4 (Locado), está incluso na inscrição, a inscrição, locação de um motor Honda 13 HP, um jogo de Pneu MG e combustível (warm up e prova);

Início: 15/10/09 a 19/12/09 –

Valor: O VALOR SERÁ DIVULGADO A PARTIR DO DIA 10/10/2009;

II - Para a Categoria Briggs (Próprio), está incluso na inscrição, a inscrição, um jogo de Pneu MG e combustível (warm up e prova);

Início: 15/10/09 a 19/12/09 – Valor: R$ 900,00 (Novecentos reais);

III – A Inscrição da Categoria F-4 (locado), poderá ser dividida em três cheques no valor de x-x-x-x-x-x-x (x-x-x-x-x-x-x-x) cada, para depósito nas datas de 19/10/09, 19/11/09 e 18/12/09 respectivamente. Qualquer problema de insuficiência de fundos, ou devolução dos mesmos, a inscrição fica cancelada, e o emitente dos cheques terá que resgatar os mesmos junto a Secretaria do Kartódromo, mediante o pagamento de multa, em dez por cento do valor avençado na inscrição.

IV – A Inscrição da Categoria Briggs (próprio), poderá ser dividida em três cheques no valor de R$300,00 (trezentos reais) cada, para depósito nas datas de 19/10/09, 19/11/09 e 18/12/09 respectivamente. Qualquer problema de insuficiência de fundos, ou devolução dos mesmos, a inscrição fica cancelada, e o emitente dos cheques terá que resgatar os mesmos junto a Secretaria do Kartódromo, mediante o pagamento de multa de R$ 90,00 (noventa reais), dez por cento do valor avençado na inscrição.

4.1.3 - O pagamento do valor da inscrição dará direito a combustível (warm up e prova), 01 jogo de pneu MG, vaga em Box aberto e um motor locado para Categoria F-4;

4.1.4 – Cada Equipe terá que adquirir (01) um jogo de pneu MG Vermelho para a prova, junto a Secretaria da prova, no momento da inscrição, e somente terá a posse do mesmo após sorteio, conforme Artigo 9º do Regulamento Particular (Horários).

4.1.5 - A distribuição dos boxes abertos será procedida de acordo com a ordem de inscrição e confirmação do pagamento, sendo proibida a cobrança de qualquer taxa adicional, por mais especial que o Box possa ser sendo proibido o uso de Box aberto por equipe que tenha um piloto com Box locado no Kartódromo.

5 – DO CIRCUITO

5.1 - O circuito será o traçado oficial (pista maior), mesmo com chuva.

6 - DO NÚMERO DE PARTICIPANTES

6.1 - Serão admitidas, 45 (quarenta e cinco) equipes no máximo, devendo cada uma inscrever (02) dois pilotos, obedecendo aos critérios do artigo 3, item 3.1.1;

6.2 - Será exigido um número mínimo de 15 (quinze) karts para a largada.

7 - DO ACESSO À PISTA

7.1 – Somente (01) um auxiliar autorizado pela Equipe, com jaleco. Os auxiliares identificados terão a obrigação de retirar e ou empurrar qualquer kart que necessitar e que estiver mais próximo do que outro auxiliar sob pena de punição ao piloto que o auxiliar representar.

8 - DO PARQUE FECHADO

8.1 - Durante a corrida o piloto deverá se dirigir ao parque fechado de pesagem. Após a pesagem do conjunto kart/piloto, o kart com o motor desligado, deverá ser conduzido até a área de manutenção, para manutenção e/ou troca de pilotos. Em seguida, o conjunto deverá ser conduzido à área de abastecimento localizado junto à saída do parque fechado, ainda com seu motor desligado.

8.2 - Durante a corrida, o kart não poderá em nenhuma hipótese ser conduzido à área de Box, ficando a equipe infratora sujeita a desclassificação.

8.3 – Pilotos, mecânicos, auxiliares, chefes de equipe, etc., somente poderão ingressar e / ou permanecer na área do Parque Fechado, usando calçado fechado.

9 - DA MANUTENÇÃO

9.1 - Toda manutenção deverá ser feita exclusivamente na área do Parque Fechado.

9.2 - O kart durante o abastecimento não poderá sofrer qualquer tipo de manutenção, salvo quando autorizado pelo Fiscal do Parque Fechado.

9.3 - Será proibida qualquer manutenção no "grid" de largada.

9.4 - Na hipótese de um kart necessitar ser removido por quebra, avaria ou falta de combustível durante a prova, a equipe deverá comunicar à Direção de Prova, sua intenção de levar o kart para o Parque Fechado. A Direção de Prova determinará então a sinalização da pista com bandeira branca no PSDP e com bandeira amarela no trecho em que estiver acontecendo à remoção, devendo o conjunto kart/piloto ser levado primeiramente ao setor de pesagem;

9.5 - O piloto, com seus próprios meios, poderá fazer a manutenção em seu kart na pista, desde que em lugar seguro e sem auxílio externo.

10 - DOS PNEUS

10.1 – Um jogo de pneu para cada Equipe para o warm up e a prova, fornecidos pela Organização, se houver avaria por defeito, a Equipe terá que solicitar outro ao Comissário Técnico, e este decidirá sobre a substituição.

10.2 – Cada Equipe terá que depositar no Parque Fechado um jogo montado e calibrado de pneu de chuva (wet), no espeto, devidamente identificado (número do kart), novo ou usado e de qualquer marca, para eventual necessidade.

11 - MOTORES

11.1 – Serão locados;

11.2 - Serão motores estacionários 13 HP, da marca Honda, dentro das especificações técnicas, usadas no Campeonato Brasileiro desta categoria, artigo 56, do RNK 2009, não fazendo parte do conjunto a mesa e a embreagem, conforme dispõe artigos 19 e 20 deste Regulamento;

12 - DO ABASTECIMENTO

12.1 - Os karts deverão ser conduzidos ao Parque Fechado de Abastecimento com seu tanque de combustível completamente vazio. Cada Equipe terá que retirar o tanque do kart devidamente identificado (número do kart), para o abastecimento e só receberá de volta fora do parque fechado, na saída para a formação do Grid. Será fornecido o combustível necessário para cada equipe em seu reabastecimento, nas janelas oficiais.

12.2 - É proibido, sob pena de DESCLASSIFICAÇÃO:

12.2.1- Usar combustível que não seja o fornecido pelos organizadores, aditivos ou quaisquer produtos que altere as especificações do combustível fornecido;

12.2.2- Transportar líquidos ou portar recipientes de qualquer espécie na área de abastecimento;

12.2.3- Retornar com o kart ao Box, depois de abastecido;

12.2.4- A permanência no Parque Fechado após o abastecimento e montagem de pneus, de qualquer pessoa não autorizada.

13 - DA TOMADA DE TEMPO

13.1 – Será por sorteio, no Parque Fechado, 00h15min (quinze) minutos antes da saída para formação do grid (largada).

13 - DA LARGADA

13.1 - A largada será do tipo "Le Mans" sendo unicamente permitida a presença de um membro da equipe devidamente identificado com jaleco, para segurar o kart, não sendo permitido empurrar o conjunto piloto/kart, qualquer outra pessoa da Equipe no Grid de largada, a Equipe será penalizada conforme artigo 16.1.4 deste Regulamento.

14 - DA PROVA

14.1 - A prova terá uma bateria única, com 04h00min (quatro) horas de duração, mais (01) uma volta. A critério do Diretor de Prova e dos Comissários Desportivos, por segurança dos envolvidos a prova poderá ser finalizada com (75%) setenta e cinco por cento dela completada.

14.2 – Na Prova, a cada quarenta e cinco minutos (00h45min), haverá uma janela obrigatória de vinte minutos (00h20min), como demonstrado abaixo:

Início            1ª Janela                2ª Janela                3ª Janela                Final

12:00           12:45 às 13:05                 13:50 às 14:10                 14:55 às 15:15                 16:00          

14.3 – Em hipótese alguma, a troca de pilotos poderá acontecer na área de balança, abastecimento ou manutenção, sob pena de aplicação das sanções previstas, no artigo 16.1.4 deste Regulamento. O piloto que esta entrando no kart, terá que fazê-lo fora do Parque Fechado, na saída para a pista, em local previamente sinalizado.

14.4 - A prova poderá ser neutralizada a critério do Diretor de Prova, por motivo de acidente, bloqueio total ou parcial da pista. Nesse caso, será apresentada uma bandeira quadriculada verde e amarela no PSDP, juntamente com esta bandeira, as luzes amarelas do semáforo ficarão piscando e ainda todos os postos de sinalização apresentarão a bandeira amarela agitada, devendo todos os karts reduzir suas marchas, e seguir em fila indiana, sem efetuar ultrapassagem, até que seja apresentada no PSDP, a bandeira quadriculada verde e amarela novamente, farol apagado e postos sem bandeiras, indicando prova reiniciada. Neste momento de prova neutralizada o Parque Fechado estará fechado para entrada e saída de karts;

14.6 - No momento em que for apresentada a bandeira quadriculada verde e amarela, será proibido o acesso ao Parque Fechado. Em caso de problemas técnicos, a equipe que ingressar no Parque Fechado durante a neutralização não poderá sair antes do término da neutralização da pista, e será penalizada com um "Time Penalty" de 00h10min (dez) minuto, a ser cumprido após a sua saída do Parque Fechado.

14.7 - Caso seja necessária à interrupção da prova, será apresentada uma bandeira vermelha, devendo todos os pilotos se dirigir em velocidade reduzida até o grid de largada e ali pararem, ficando proibida o acesso ao Parque Fechado.

14.8 - Em caso de interrupção da corrida, nenhuma manutenção poderá ser feita no grid e a nova largada deverá acontecer com os mesmos pilotos que estiverem conduzindo os karts no momento da paralisação.

14.9 - Será autorizada nova largada em fila indiana, em movimento.

15 - DA VISTORIA TÉCNICA

15.1 - Ao término da corrida, todos os karts serão pesados e vistoriados a critério dos Organizadores, ficando retidos no Parque Fechado, até a liberação pelos mesmos.

15.2 - Após o término da prova, os equipamentos lacrados ficarão à disposição dos Organizadores para serem vistoriados a qualquer momento, mesmo que já tenha sido procedida a divulgação dos resultados.

15.3 - Na área destinada à Vistoria Técnica, somente a presença de um piloto por Equipe será permitida. Será proibida a permanência de mecânicos e auxiliares, salvo quando solicitada.

15.4 - Os lastros poderão ser fixados no kart através de engate rápido, ou parafusados no banco, desde que aprovados pelos Organizadores, desde já fica proibido lastro no corpo de piloto, e mal fixado no kart. Ex. Com fita adesiva, tairape, e outros similares.

15.5 – O peso mínimo do conjunto kart/piloto é de 185 kg.

16 - DAS PENALIZAÇÕES:

16.1 – Serão adotadas de acordo com o entendimento dos Comissários Desportivos, com exceção das apontadas abaixo:

16.1.1 - Falta de peso até 5.000 gramas: "Time Penalty" - Cinco minutos;

16.1.2 - Falta de peso acima de 5.000 gramas, Desclassificação;

16.1.3 - Funcionar motores na área dos boxes: "Time Penalty" - Dois minutos;

16.1.4 - Atitude anti-desportiva: "Time Penalty" - Três minutos.

16.1.5 – Todas as penalizações com Time Penalty serão cumpridas na saída do Parque Fechado. A Equipe terá que entrar no Parque Fechado, obedecer todos os procedimentos, pesagem, motor desligado, e após sair do mesmo e em local previamente sinalizado cumprir a penalização com o kart desligado, só ai começará a contar o tempo da penalização.

17 - DA PREMIAÇÃO E PONTUAÇÃO:

17.1 - Será distribuído troféu as cinco primeiras equipes colocadas.

17.2 – A Equipe Campeã, será premiada com o valor de R$1.500,00 (Hum mil e quinhentos reais);

17.3 – A Equipe vice campeã receberá (01) um DVD e (01) um jogo de adesivo completo para as carenagens do kart;

17.4 – A Equipe terceira colocada receberá (01) um volante de kart e (01) uma sapatilha;

17.5 – O mecânico inscrito na Ficha de inscrição da Equipe Campeã será premiado com R$100,00 (cem reais), se não houver definido o nome do mecânico este valor será dividido entre as Equipes quarta e quinta colocadas na Prova;

17.6 - Serão declarados Campeões do “ENDURO DE NATAL 2009”, os pilotos que chegarem à primeira colocação ao final da prova. Os prêmios acima mencionados poderão sofrer mudanças a critério dos Organizadores.

18 – RELAÇÃO (transmissão)

18.1 – Categoria F-4: A relação com coroa 42 (quarenta e dois) dentes, pinhão 14 (quatorze) dentes, e corrente de passo 428 (moto), não fornecido com o motor;

18.2 – Categoria Briggs : A definir;

19 – EMBREAGEM

19.1 - Categoria F-4 - A embreagem será Botto ou Point Car homologada CBA 2009, com pinhão 14 (quatorze) dentes, não fornecida com o motor.

19.2 - Categoria Briggs: A definir;

20 – MESA

De livre procedência, não fornecida com o motor;

21 - DAS RESPONSABILIDADES

21.1 – Organizadores e Patrocinadores envolvidos no evento, eximem-se de toda e qualquer responsabilidade civil ou penal, por infrações cometidas ou acidentes causados durante os treinos e a prova. Essa responsabilidade será exclusivamente daquele(s) que as tenha(m) cometido ou daquele(s) que tenha(m) se envolvido em acidente(s), ou ainda de seu(s) representante(s) legal (is).

22 - DOS HORÁRIOS

Conforme Regulamento Particular da Prova.

23 – DOS CASOS OMISSOS

23.1 - Os casos omissos serão julgados pelos Organizadores.

Pinhais/Curitiba, Pr., 10 de outubro de 2009.

RACELAND

Kartódromo Internacional Raceland

KCC -

Associação Desportiva Kart Clube Curitibano

APPK

Associação Paranaense de Pilotos de Kart


Confira o Adendo Numero 1 ao Regulamento:

 

ENDURANCE DE NATAL 2009

IIIª EDIÇÃO

 

RACELAND

KARTÓDROMO INTERNACIONAL

 

APPK - ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE PILOTOS DE KART

 

REGULAMENTO DESPORTIVO E TÉCNICO

 

ADENDO 01

Ao Regulamento Desportivo e Técnico

Os artigos 2º, 4º e 11º deste Regulamento têm como alteração nos itens abaixo descritos, como segue abaixo, os demais itens destes artigos não sofrem alterações, e toda redação contrária não terá mais efeito.

2 - DA PROVA

2.4 - Início das inscrições:

O início das inscrições será dia 19 de outubro de 2009.

4 - DA INSCRIÇÃO

4.2.1.1 - ETAPA ÚNICA

Início e Valor da Inscrição por Equipe:

I - Para a Categoria F-4 (Locado), está incluso na inscrição, a inscrição, locação de 02 (dois) motores Honda 13 HP, um jogo de Pneu MG e combustível (warm up e prova);

Início: 19/10/09 a 19/12/09 – No site ou direto na Secretaria do Kartódromo;

Valor: R$ 1.500,00 (Hum mil e quinhentos reais);

III – A Inscrição da Categoria F-4 (locado), poderá ser dividida em três cheques no valor de R$500,00 (quinhentos reais) cada, para depósito nas datas de 25/10/09, 19/11/09 e 18/12/09 respectivamente. Qualquer problema de insuficiência de fundos, ou devolução dos mesmos, a inscrição fica cancelada, e o emitente dos cheques terá que resgatar os mesmos junto a Secretaria do Kartódromo, mediante o pagamento de multa, em dez por cento do valor avençado na inscrição.

4.1.3 - O pagamento do valor da inscrição dará direito a combustível (warm up e prova), 01 jogo de pneu MG, vaga em Box aberto e 02 (dois) motores locados para Categoria F-4;

11 - MOTORES

11.1 – Serão locados;

11.2 - Serão motores estacionários 13 HP, da marca Honda, dentro das especificações técnicas, usadas no Campeonato Brasileiro desta categoria, artigo 56, do RNK 2009, não fazendo parte do conjunto a mesa e a embreagem, conforme dispõe artigos 19 e 20 deste Regulamento;

11.3 – Serão sorteados 02 (dois) motores para cada Equipe Inscrita, podendo ser usados a critério da mesma;

Pinhais/Curitiba, Pr., 16 de outubro de 2009.

Associação Desportiva Kart Clube Curitibano

Wellington Jorge Lisboa

Presidente

Última atualização ( Ter, 27 de Outubro de 2009 14:31 )