O.K., Formula 1 é o máximo e certamente todas as atenções do mundo da velocidade estavam voltados neste domingo (1/11) para a longínqua Abu Dhabi, que estreava seu novíssimo e majestoso circuito - ou seria melhor dizer o novíssimo hotel de luxo com circuito anexo – com a etapa final da temporada, que definiria o vice-campeão de 2009 e abria a temporada de rapapés e beija-mão para o também novíssimo presidente da FIA- Federação Internacional de Automobilismo, o francês Jean Todt.
Como concorrência no mercado é uma regra extremamente salutar, o Clube Granja Viana tratou de estabelecer logo sua frente de combate e, apostando no “tradicional” marcou para o mesmo “bat-dia”, (quase) na mesma “bat-hora” e (sabiamente) sem as patacoadas do mesmo “bat-canal”, a 500 Milhas de Kart Amador Granja Viana.
Com grid composto por 42 bólidos (para deixar o pessoal da FOM com inveja, já que a “concorrente” só conseguiu alinhar 18) e pilotos de primeiríssima linha compondo a formação dos “teams” - que obrigatoriamente eram compostos por conjuntos de dois até dez pilotos -.
Mas diferentemente da “concorrente” o equilíbrio entre os participantes estava democraticamente garantido, já que as “baratas” rigorosamente equalizadas pela competente equipe do Clube Granja Viana foram sorteadas entre os concorrentes, que tinham de trocar de piloto e kart a cada entrada nos boxes. Um verdadeiro pesadelo para qualquer Schumacher, Alonso, ou (quem sabe, né?) Jenson Button...
Por previsão de regulamento a duração da prova era de cumprimento do percurso de 500 Milhas (644 voltas), ou 12 horas. O que ocorresse antes.
A pole position da 500 Milhas de Kart Amador Granja Viana ficou com o kart 15 da equipe CPDB (Armando Shalders/ Gilberto Gutierrez), que estabeleceu em sua melhor passagem no treino classificatório a marca de 1m04s598, ladeado pelo sexteto do kart 10 da equipe Larimax Racing Team (Daniel Barberini/ Francisco Jansley/ Hebert Sampaio/ Jose Gabizo/ Maxwell Jansley/ Ricardo Mascarenhas).
Inteligentemente o Clube Granja Viana tratou de não deixar a imprensa restrita à Sala de Imprensa e aos boxes do circuito, já que a imprensa tupiniquim estava mais que bem representada com o kart 1 da equipe Jaceguava Racing (Leandro Castano/ Luiz Pandini/ Luiz Vicente/ Rafael Gagliano/ Rodrigo França/ Tiago Mendonça/ Wagner França/ Bruno Terena), que esbanjando profissionalismo dividia atenções entre sua participação na corrida de resistência com as noticias da corridinha mais curta “concorrente”. Porém na tomada de tempos classificatórios a equipe da “pátria em chuteiras” (ou seria em sapatilhas?) da imprensa nacional o intenso trafego não permitiu uma volta limpa e o kart 1 da equipe Jaceguava Racing, com 1m06s789 ficou com a 33ª posição de largada.
A prova teve inicio às 13:00hs de Brasília (-2:00 UTC, ou de Greenwich) e foi vencida pelo Kart 36 da equipe Meteoro/Corredores X, formada pelo sexteto de “especialistas” na modalidade João Mauro/ Miguel Castro/ Peterson Nakamura/ Rodrigo Sgarbi/ Wendell Capraro, que completou 578 voltas no KGV nas doze horas de limite máximo para a disputa.
Mas os vencedores não tiveram facilidades, pois tanto o segundo - kart 11 da equipe KartGP (Filipe Jorge/ Luir Miranda/ Pedro Washington/ Rafael Henning) -, quanto o terceiro colocado – kart 32 da equipe Sábia Racing (Rodrigo Dantas/ Bruno Grigatti/ Renan Gofredo) – completaram a corrida com o mesmo numero de voltas e separados por poucos segundos.
Se a caneta e cliques fotográficos são sempre certeiros, a pilotagem dos velozes jornalistas do 1 Jaceguava Racing não ficou a dever, porém a falta de bom preparo físico para “long runs” do time da imprensa acabou determinando a realização de paradas extras para troca de conjunto e, conseqüentemente, a perda de tempo extra. Com 26 voltas a menos que o vencedor, o kart 1 Jaceguava Racing (Leandro Castano/ Luiz Pandini/ Luiz Vicente/ Rafael Gagliano/ Rodrigo França/ Tiago Mendonça/ Wagner França/ Bruno Terena) recebeu a bandeira a quadros na 38ª colocação final.
“O nível de participantes dessa prova foi altíssimo e na pista tinha pilotos da Copa Vicar, Pick-up Racing e outras categorias do automobilismo disputando posições com pilotos renomados de kart e verdadeiros ‘especialistas’ em kart indoor, que disputam regularmente campeonatos ‘fortes’ e conhecem profundamente os segredos dessa pista e desse tipo de kart. Mesmo assim conseguimos ser competitivos e fazer boas tocadas, mas a falta de um melhor preparo físico nos traiu e tivemos de parar mais vezes para a troca de pilotos, o que não deixou termos um resultado final melhor”, esclareceu o fotografo/piloto Bruno Terena. “Mas nosso ‘manager’ Rodrigo Ecclestone França já está desde já buscando viabilizar o patrocínio de uma grande academia de ginástica para estarmos preparados para lutar pela vitória na edição de 2010 e provarmos que não somos apenas rostinhos bonitos no meio do grid”, complementou Terena, com o habitual humor que caracteriza esse tipo de competição.
Confira o resultado final da 500 Milhas de Kart Amador:
- 1.- Kart 36 Meteoro/Corredores X, com 578 voltas em 12h00m47s769
- 2.- Kart 11 Kart GP, a 15s212
- 3.- Kart 32 Sábia Racing, a 25s835
- 4.- Kart 13 Speed, a 2 voltas
- 5.- Kart 31 Nitro 500 II, a 9s017
- 6.- Kart 20 Kartingas II, a 3 voltas
- 7.- Kart 3 Em Cima da Hora APKA, a 4 voltas
- 8.- Kart 19 Kartingas I, a 4 voltas
- 9.- Kart 18 Kamikart, a 4 voltas
- 10.- Kart 35 Lei Seca, a 5 voltas
- 11.- Kart 43 Meteoro/Corredores X, a 6 voltas
- 12.- Kart 17 Kart Mogi Team, a 7 voltas
- 13.- Kart 25 Jovem Guarda, a 7 voltas
- 14.- Kart 29 Nitro 500 I, a 8 voltas
- 15.- Kart 8 Speed Racer Team I, a 8 voltas
- 16.- Kart 40 Technofit, a 9 voltas
- 17.- Kart 42 KartSabesp, a 9 voltas
- 18.- Kart 10 Larimax Racing Team, a 10 voltas
- 19.- Kart 16 Nazkar, a 10 voltas
- 20.- Kart 41 Webmotors, a 10 voltas
- 21.- Kart 33 Kart For Friends I, a 10 voltas
- 22.- Kart 15 CPDB, a 11 voltas
- 23.- Kart 39 Minas Motorsports, a 12 voltas
- 24.- Kart 28 Rapidão Race/Papaleo Team II, a 13 voltas
- 25.- Kart 9 Speed Racer Team II, a 13 voltas
- 26.- Kart 38 APKA Kart-In II, a 14 voltas
- 27.- Kart 22 Velozes Do Kart BH Novatos, a 16 voltas
- 28.- Kart 37 APKA Kart-In I, a 17 voltas
- 29.- Kart 26 Omnikart, a 18 voltas
- 30.- Kart 12 CAK, a 18 voltas
- 31.- Kart 23 SP Kart, a 19 voltas
- 32.- Kart 6 Mammut, a 19 voltas
- 33.- Kart 2 Dires Kart, a 19 voltas
- 34.- Kart 7 GPKA.net, a 20 voltas
- 35.- Kart 21 Velozes Do Kart BH Veteranos, a 20 voltas
- 36.- Kart 34 Kart For Friends II, a 22 voltas
- 37.- Kart 27 Rapidão Race/Papaleo Team I, a 25 voltas
- 38.- Kart 1 Jaceguava Racing, a 26 voltas
- 39.- Kart 14 Pro Racing, a 27 voltas
- 40.- Kart 5 Tonkinha Racing, a 27 voltas
- 41.- Kart 30 TKR, a 37 voltas
- 42.- Kart 24 Yros Racing, a 45 voltas