Você está Aqui: Início

Centro Oeste - João Pedro Custódio assume liderança isolada em três campeonatos no Centro - Oeste

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
João Pedro Custódio - Mirim
Foto:Flavio Quick-Edit PlanetKart
Uma vitória, dois segundos e duas melhores voltas. E a liderança absoluta e isolada em três competições simultâneas. Este foi o excelente saldo de João Pedro Custódio (Diário da Manhã/ DM TV/ Centro-Oeste Comunicação/ Kart Mini) ao final da disputa da penúltima rodada tripla da Copa Centro-Oeste de Kart, realizada no último final de semana em Goiânia (GO).

Competindo em casa – já que é residente em Goiânia – João Pedro também se preparava para estabelecer um número impressionante para um piloto de apenas nove anos: a centésima largada.

Na tomada de tempos de sua categoria, a Mirim, João Pedro garantiu um lugar na primeira fila do grid e largou em segundo, com um tempo apenas um décimo mais lento que o pole. Ao final de três corridas, João Pedro comemorava uma vitória na primeira prova e o segundo lugar nas duas seguintes. A terceira prova marcou sua centésima largada e nela João Pedro foi o segundo, estabelecendo a melhor volta de todo o final de semana na Mirim, 47s930.

Dos 49 pontos em jogo na rodada tripla, João Pedro somou 43, obtendo quase 90% de aproveitamento, o que lhe permitiu sair do final de semana como líder em três campeonatos simultâneos: Copa Centro-Oeste, Goiano e Distrito Federal. “Foi um final de semana de luxo, que terminou com o João Pedro muito bem posicionado para a decisão”, diz Miguel de Oliveira, treinador e preparador de João Pedro Custódio, piloto que impressionou a todos em razão de uma bela e inesquecível ultrapassagem dento do “S” de alta, na entrada do chamado Bacião.  “Naquele lugar e daquele jeito eu nunca tinha visto”, disse Agnaldo Furlani, da Piquet Sports.

O final de semana de alegrias, porém, foi também marcado por algumas decepções. Durante a volta de apresentação das três provas, um dos concorrentes não respeitava a ordem estabelecida anteriormente, ainda na tomada de tempos, e João Pedro Custódio era seguidamente ultrapassado. Tal fato ocorreu também em uma das largadas, após a linha regulamentar de 25 metros, quando tal atitude já não é permitida pelo regulamento. O infrator acabou largando com cerca de dois karts de vantagem sobre Custódio, quando deveria ter largado atrás. “Entrei com um recurso reclamando da atitude deste piloto, pois isto tem acontecido seguidamente durante o ano. Isto atrapalha a concentração de qualquer piloto, além de não ser permitido. Fui chamado até a Sala dos Comissários, que me informaram que havia sido confirmada a queima de largada do kart de número 2. O infrator acabou advertido para que isso não ocorra na próxima etapa, na decisão. Caso isto tivesse ocorrido em um Brasileiro, ele certamente seria punido, como me afirmou um membro da Direção de Prova”, relata Geovane Gonçalves, pai de João Pedro.

Outro fato que decepcionou João Pedro Custódio (Diário da Manhã/ DM TV/ Centro-Oeste Comunicação/ Kart Mini) e sua equipe foi um fato ocorrido no final da terceira bateria. O goiano estava em terceiro, quando os dois primeiros se tocaram, e João Pedro tratou de se aproveitar para assumir a ponta. Quando já estava assumindo a liderança e partindo para mais uma vitória, um dos concorrentes, no intuito de impedir a ultrapassagem, acabou jogando seu kart em direção ao de João Pedro, que assim terminou em 3º. “Infelizmente tivemos que buscar os direitos desportivos do João Pedro mais uma vez. E os Comissários Desportivos entenderam como justa nossa reclamação e decidiram pela inversão das posições. João Pedro passou a ser o 2º e o piloto do kart 47 passou a ser o terceiro”, contou Geovane.

Com os resultados, João Pedro Custódio já garantiu seu segundo troféu CBA em 2009 – o primeiro foi no Sul-Brasileiro, quando foi o campeão da Mirim. Os resultados já garantiram pelo menos o vice-campeonato no Centro-Oeste. “O João Pedro vai em busca do título ainda e, se tudo der certo, deixará a briga pelo vice para seus adversários”, disse Miguel de Oliveira. “O saldo foi mais que positivo e vamos chegar na decisão com uma boa vantagem, que ajuda muito, mas na verdade não significa muita coisa, pois sabemos da qualidade de nossos adversários. Mas estamos contentes e confiantes de que poderemos ser campeões. Este é o melhor momento para o João Pedro no esporte e com a graça de Deus vamos chegar ao final da temporada completamente realizados”, encerra Geovane Gonçalves.

 

Erno Drehmer