Você está Aqui: Início

Internacional - A pátria em chuteiras (de novo) na casa do Tio Sam

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Las Vegas será a Granja do Norte nesta semana
Foto:Planet Kart
Sem Dunga, a “Seleção Brasileira Unofficial” terá nada menos de dezenove brazucas acelerando a partir de hoje em Las Vegas: Danilo Dirani, João Jardim, Nelsinho Piquet, Felipe Fraga, Guilherme Silva, Jorge Borelli, Eduardo Martins, André Martins, Luis Sousa, André Nicastro, Jean Paturle, Leonardo Nienkotter, Antonio Ventre, Gustavo Menezes, Marco Túlio, Yago Cesário, Yuri Cesário, Nicholas Silva e Pietro Fittipaldi formam a pátria em chuteiras (ou seria melhor sapatilhas) do kartismo brasileiro.

No estado de Nevada, Las Vegas é caracterizada por clima semi-árido e baixíssimo índice de precipitação atmosférica durante o ano. Vegas – que em tradução literal quer dizer Campina - é uma cidade plana, rodeada por montanhas secas, com sua flora dominada por vegetações rasteiras e no verão as temperaturas podem beirar os 46º centígrados. A elevação da cidade é de aproximadamente 620 m acima do nível do mar e sua população de cerca de 500.000 habitantes mantém a economia calcada fundamentalmente no turismo e entretenimentos de lazer, fato que a levou a ser conhecida como “Sin City”.

Na Las Vegas Boulevard, mais conhecida como Strip, se encontram os cassinos mais imponentes do mundo como o Stratosphere, Treasure Island, The Venetian, Paris, Bellagio, MGM Grand, Monte Carlo, New York, New York, Luxor, Mandalay Bay, Excalibur e Rio Hotel e Cassino.

clique para ampliar
O traçado do Rio-All Suite - Imagem: SKUSA
Foto:
E se o “negócio” de Las Vegas é o “entertainment”, para nós apaixonados pelo mundo da velocidade e pelos velozes micromonopostos de marchas as atenções estarão certamente voltadas para aquela que promete ser a mais importante batalha do kartismo nas Américas: O XIII SKUSA SuperNationals, que reunirá entre os dias 18 e 22/11 mais de 400 pilotos no circuito improvisado no estacionamento do Rio All-Suite Hotel and Casino.

Na programação oito categorias distintas em ação (SuperPro, KF2, S3, TaG Senior, S4, TaG Junior, S5 e G1). A categoria “top” do certame é, inegavelmente, a SuperPro, classe reservada ao que conhecemos no Brasil como “Graduados” da Shifter Kart e na Europa como KZ2. A motorização segue a regulamentação ICC da CIK/FIA, o que permite o confronto direto entre os propulsores TM, Maxter e Vortex. Além do titulo, o campeão da SuperPro leva na bagagem um “módico” cheque de dez mil dólares de premio.

clique para ampliar
Michael Schumacher
Foto:TonyKart
Entre os pilotos da categoria os holofotes estarão voltados para a presença do heptacampeão mundial de F1 Michael Schumacher, que defenderá as cores da equipe da fabrica da TonyKart/ Vortex. Para quem só acompanha o mundo da F1 é bom lembrar que Schumacher “nasceu” dentro do kartódromo de Kerpen – na Alemanha -, em qual seu pai trabalhava, onde deu suas primeiras aceleradas e de qual hoje é “feliz proprietário”. Antes de vencer sete vezes o Campeonato Mundial de Fórmula 1, Michael foi campeão alemão de kart pela categoria Junior em 1983 e 1984 e levou o título de Senior em 1986. Ainda no kart, Schumacher venceu o Campeonato Europeu de 100cc em 1986. Mesmo na F1 Schumacher nunca abandonou o kart, já que utiliza sempre os micromonopostos para manter os reflexos em dia, além de participar ocasionalmente de corridas de kart, como fez no ano passado no Desafio Internacional das Estrelas, em eventos de inverno da Ferrari e, também, com destaque no Mônaco Kart Cup de 1996 e no Mundial de Kart de 2001, quando competiu pela categoria Formula Super A.

Além de Michael Schumacher os holofotes da imprensa dita “especializada” estará também em mais dois membros do seleto circo da F1: Nelsinho Piquet, que defenderá as cores da Intrepid/TM e Sebastian Buemi (Toro Rosso), que também estará no comando de um conjunto Intrepid/TM.

Mas a lista de inscritos da SuperPro é uma verdadeira constelação. Disposto a repetir o titulo (e o checão) de 2008, o belga Jonathan Thonon volta ao circuito do Rio All-Suite com seu CRG/Maxter e ao lado do italiano Davide Foré, multi-campeão que dispensa qualquer tipo de apresentação e do francês Arnaud Kozlinski, outro “fera” do kartismo europeu.

A poderosa TonyKart vem com os campeões mundiais Marco Ardigò  e Gary Catt e seus motores Vortex, mas a Intrepid aposta nos bons dotes do francês Jeremy Iglesias e do holandês Bas Lammers – filho do ex-piloto de F1 Jan Lammers -, impulsionados por motores TM.

clique para ampliar
Danilo Dirani vai de Mini na SuperPro
Foto:Claudio Reis
O Brasil vai estar mais que bem representado pelo super-hiper-mega-plus Danilo Dirani, que defende a pátria varonil a bordo de um Kart Mini com propulsor Maxter e pelo ascendente João Jardim - atual vice-campeão brasileiro de Shifter Kart – que vai com um conjunto Aluminos/Maxter.

A G1 é outra categoria de destaque, para pilotos mais “veteranos” - é considerada uma categoria de “Gentleman Drivers” - e que se vale de bólidos equipados tanto com motor com configuração ICC da CIK/FIA, quanto os derivados de motos, muito utilizados em pistas norte-americanas.

clique para ampliar
Jorge Borelli vai na G1 e TaG Masters
Foto:Claudio Reis
Vicecampeão da G1 em 2008, o paulista Emilio Padron é uma das grandes forças da categoria, mas seu nome ainda não está confirmado entre os inscritos em razão de problemas familiares no Brasil. Mas a bandeira verde-amarela deve ter destaque no XIII SuperNationals, já que os irmãos Eduardo e André Martins devem ser fortes concorrentes e, ainda, defendendo as cores da equipe TonyKart da Flórida, já que os fast brothers são importadores oficiais da marca italiana para os EUA (e fazem planos de trazer também para o Brasil). Ainda no team TonyKart Florida outro “brazuca” de pé extremamente pesado: O paulista Jorge Borelli que fará jornada dupla, correndo na G1 e na Tag Master com TonyKart/Vortex. Dizem as línguas ferinas que Borelli ainda tem fôlego para “treinar” mais duas baterias diárias com kart indoor...

clique para ampliar
Antonio Canedo vai de TonyKart na G1
Foto:Claudio Reis
Português de origem, angolano de nascimento, mas brasileiríssimo de coração, Luis Sousa engrossa o dream team tupiniquim ao volante de um (claro) Birel/Maxter com preparação do “engenheiro” brasileiro Ricardo Legree, um dos nomes mais respeitados no cenário norte-americano. Com um Kart Mini/Maxter Antonio Canedo é outro brazuca com boas possibilidades de chegar ao pódio. Nunca é demais lembrar que Canedo é bicampeão brasileiro Super Senior e faturou vários títulos na Shifter Kart da Granja Viana.

Além de Emilio Padron outro brasileiro ainda não confirmado, mas que deve acelerar no veloz e sinuoso traçado de Las Vegas é o paulista Pedro Serrano. Se confirmados, o Brasil entra na G1 com “apenas” sete pilotos de primeiríssima linha e extremamente experientes.

A categoria TaG Masters (para pilotos com mais de 30 anos) possui uma intrincada equalização de motores na base do peno mínimo do conjunto kart/piloto. Os mais “leves” serão os equipados com motor Parilla Leopard (395 libras), que enfrentarão do Rotax e Motori 7 com 405 libras de peso mínimo, contra o “pesados” Vortex Rok TT com 414 libras de peso mínimo do conjunto kart/piloto.

Novamente o Brasil vai estar bem representado, com Jorge Borelli (Tony Kart/Voxtex Rok TT) e o velocíssimo catarinense Leonardo Nienkotter, que vai com um conjunto Kosmic/ Vortex Rok TT. Mas a briga parece que será feia, já que a previsão é de que mais de 45 karts alinhem na TaG Masters. O campeão da categoria é o californiano Billy Cleavelin que vai defender as cores da CRG/ Motori 7, mas o piloto de Indianápolis Scott Hamble (Margay/ Motori 7) é um especialista em corridas de rua e vem com resultados consistentes nesta temporada.

clique para ampliar
Gustavo Menezes é um dos favoritos da KF2
Foto:OTP
A TaG Senior tem as mesmas características da “sister” Master, mas diferenciada apenas pela idade mais tenra dos competidores (com mais de 15 anos) e, óbvio, o peso mínimo do conjunto kart piloto. Certamente a TaG Senior é a classe que terá o maior numero de pilotos acelerando nas curvas e retas do Rio All-Suite em Las Vegas, já que mais de 80 concorrentes estão inscritos nessa categoria.

No meio desses feras dois “brazucas” prometem boa participação e um deles figura entre os favoritos em todas as boas “listas do ramo” feita por especialistas que acompanham de perto o karting nas terras do Tio Sam. Trata-se de Gustavo Menezes, brasileiro radicado na Califórnia e que compete por lá na equipe oficial da TonyKart da região oeste. Extremamente veloz e um vencedor nato Gustavo é uma das boas apostas nessa classe que ainda tem outro piloto que dispensa qualquer apresentação: André Nicastro, um dos mais completos e competentes kartistas da Terra de Santa Cruz e que estará on board de um Italian Kart com motor Leopard e terá como companheiro de equipe o gaúcho Antonio Ventre Figlio.

Buscando experiência internacional, o mineiro Jean Paturle vem em um ano disputadíssimo na categoria Junior do Brasil e também estará na TaG Senior com um conjunto Kart Mini/Leopard.

Preparando-se para competir nas pistas norte-americanas na temporada 2010 o kartista paulista Jean Aguiar já faz negociações com grandes equipes dos EUA para essa nova fase de sua carreira, entre elas a Reaction Racing, equipe oficial da Kosmic que busca ser uma “casa brasileira” nos Estados Unidos, já que conta com dois “brazucas” de primeiríssima linha no time, Bruno Carneiro e Nicholas Silva. Jean Aguiar seria uma ótima aquisição para o grid da TaG Senior, mas acabou não sendo convidado pela equipe nacional que defende com honra as cores por aqui. Uma pena...

clique para ampliar
Felipe Fraga defende o titulo na TaG Junior
Foto:Claudio Reis
Já a TaG Junior é reservada aos kartistas com idade entre 12 e 15 anos e tem com propulsor fixo o Parilla Leopard. O atual campeão da classe é o tocantinense Felipe Fraga, que no ano passado competiu com TonyKart e nesta edição defenderá seu titulo com as cores tupiniquins da Kart Mini. A expectativa é que Fraga repita sua grande atuação neste circuito em 2008, mas terá no californiano Louie Pagano (Birel) um dos mais combativos concorrentes, pois esteve com ele no alto do pódio em 2008. Outro “favorito” é o atual campeão norte-americano da KF3, Tristan DeGrand, que defende as cores da Kosmic.

Outro integrante dessa lista de favoritos e profundo conhecedor do kartismo norte-americano é o “brazuca” Nicholas Silva – que já nos deu a honra de competir com stick do Planet Kart em sua barata –, radicado nos EUA e que compete pela equipe Reaction Racing de Utah com um Kosmic azeitadíssimo.

Nesse grid também estarão os brothers Yago e Yuri Cesário, ambos com Italkart e quem conhece essa dupla sabe que, apesar da inexperiência internacional, serão dois ossos duro de roer e podem surpreender no final.

Neto do bicampeão mundial de F1 Emerson Fittipaldi, Pietro Fittipaldi (TonyKart) é outra boa aposta entre os favoritos. Também com TonyKart da equipe oficial dos irmãos Martins da Florida, Marco Túlio espera repetir as boas atuações que tem feito no Brasil e “engrossa” o time de velocistas brasileiros na TaG Junior.

A KF2 é uma categoria internacional e tem seus moldes definidos pela CIK/FIA. Reservada aos pilotos com mais de 15 anos de idade só perde em importância no panorama internacional para a KF1, que define o campeão mundial de kart da entidade máxima do automobilismo mundial. É uma das vitrines da briga entre fabricas de chassis e de motores e nesta edição do SuperNationals não será diferente, com as principais fabricas de chassis e de motores do mundo representadas por pilotos de nível internacional.

clique para ampliar
Guilherme Silva defende a TonyKart na KF2
Foto:TonyKart
A fabricante italiana TonyKart vem forte com a dupla formada pelo brasileiro Guilherme Silva e pelo japonês Yu Kanamaru, ambos equipados com o motor Vortex. Mas também terá representantes das divisões americanas da fabrica, com o fantástico Alex Speed – irmão de Scott Speed –, o brasileiro Gustavo Menezes – que passou o ano disputando a KF3 na Europa pela TonyKart - e de Budy Rice, vencedor da 500 Milhas de Indianápolis de 2004.

A SodiKart vem com um bom time também, formado pelo trio Alex Baron, Bornet Maxime, e Loic Réguillon - que terminou em sexto no Campeonato Europeu.

As categorias S5 - para kartistas com idade entre 12 a 15 anos -, S3 - classe light para pilotos com mais de 15 anos - e a S4, ou Heavy - para pilotos com mais de 30 anos de idade – utilizam motorização Honda derivada de motocicletas. São classes muito competitivas, mas não terão a presença de brazucas em seus grids.

Confira a programação oficial do XIII SKUSA Super Nationals (horários com fuso da região oeste dos EUA):

Quarta-feira 18/11

  • 6:00am Gates, Pits & Registration Open (at track)
  • 6:30am-5:00pm Tire Desk Open
  • 6:30am-5:00pm Fuel Farm Open
  • 7:15am-7:45am Drivers Mtg (1st group of classes-see competition schedule)
  • 8:00am-12:10pm Practice Sessions (1st group of classes-see competition schedule)
  • 12:15pm-12:45pm Drivers Mtg (2nd group of classes)
  • 1:00pm-4:30pm Practice Sessions (2nd group of classes)
  • 6:00pm-10pm Machismo 500 Practice Sessions
  • 10:30pm - Pit Curfew

Quinta-feira 19/11

  • 6:30am Gates, Pits & Registration Open
  • 6:30am-5:00pm Tire Desk Open (final day)
  • 6:30am-5:00pm Fuel Farm Open
  • 7:30am-11:40am Practice Sessions (1st group of classes)
  • 9:00am-8:00pm SuperPro & KF2 Chassis & Engine Tagging (Tech Area)
  • 11:40am-4:20pm Practice Sessions (2nd group of classes)
  • 6:00pm-10:00pm Machismo 500 Practice Sessions
  • 10:30pm - Pit Curfew

Sexta-feira 20/11

  • clique para ampliar
    João Jardim começa sua carreira internacional
    Foto:Claudio Reis
    6:30am Gates, Pits & Registration Open
  • 6:30am-5:00pm Fuel Farm Open
  • 7:30am-8:30am Warm-up Sessions (1st group)
  • 8:40am-9:00am Drivers’ Meeting (1st group)
  • 9:10am-10:40am Qualifying (1st group)
  • 10:40am-12:10pm Heat 1 (1st group)
  • 12:20pm-12:40pm Drivers’ Meeting (2nd group)
  • 12:50pm-1:50pm Warm-up Sessions (2nd group)
  • 1:50pm-3:20pm Qualifying (2nd group)
  • 3:20pm-4:50pm Heat 1 (2nd group)
  • 6pm-10:00pm Machismo 500 Lapping Sessions
  • 10:30pm – Pit Curfew

Sabado 21/11

  • 6:30am Gates, Pits & Registration Open
  • 6:30am-5:00pm Fuel Farm Open
  • 7:30am-8:30am Warm-up Sessions (1st group)
  • 8:30am-10:00am Heat 2 (1st group)
  • 10:10am-11:40am Heat 3 (1st group)
  • 11:40am-12:40pm Warm-up Sessions (2nd group)
  • 12:40pm-2:10pm Heat 2 (2nd group)
  • 2:20pm-3:50pm Heat 3 (2nd group)
  • 10:30pm Pit Curfew (Supernats participants)
  • 6:00pm-6am(Sun) Machismo 500 EVENT

Domingo 22/11

  • 6:00am Machismo Event Ends – Podium Presentations
  • 6:30am Gates, Pits & Registration Open
  • 6:30am Main Grid Label Pickup – All Classes (Registration)
  • 6:30am-3:30pm Fuel Farm Open
  • 7:00am-9:00am Warm-up Sessions All Classes
  • 9:00am-9:45am LCQs – TaG Jr/TaG Sr/S3
  • 10:00am-10:30am Opening Ceremonies
  • 10:40am-4:40pm Main Events and Podiums
  • 4:40pm Pit Move-out Begins
clique para ampliar
O traçado do Rio-All Suite - Imagem: SKUSA
Foto:
Última atualização ( Sáb, 17 de Abril de 2010 22:47 )