Você está Aqui: Início

Internacional - Treinos livres encerrados no XIII SKUSA SuperNationals em Las Vegas

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
André Nicastro está voando na TaG Senior
Foto:Claudio Reis
E nesta sexta-feira (20/11) o campeonato começa para valer, com as tomadas de tempos classificatórios e primeira prova classificatória de cada categoria. Saiba como estão os “brazucas” em Las Vegas.

Com a chegada de mais dois “brazucas” - Rapahel Matos e Dennis Dirani - nos grids do XIII SKUSA SuperNationals a “Seleção Brasileira” aumenta para nada menos que 21 integrantes acelerando fundo em Las Vegas. Raphael Mattos, piloto da equipe Luzco Dragon da IRL chegou e “abafou”, já que no treino de hoje da categoria top do certame, a SuperPro, Matos cravou 42s083 em sua melhor passagem, a melhor do terceiro treino livre entre os 45 inscritos.

Com o “IRL Rookie of Year” Raphael Matos agora passam a ser quatro os “brazucas” da SuperPro que disputarão freadas e curvas com Michael Schumacher & Cia., ao lado de Danilo Dirani, Nelsinho Piquet e João Jardim.

A SuperPro realizou nesta quinta-feira (19/11) quatro treinos livres de sete minutos cada e um treino de dez minutos ao final do dia (SuperSession). No primeiro treino livre o mais rápido foi o piloto “da casa” Gary Carlton, que estabeleceu a marca de 42s469. Mas que brilhou foi – adivinhem – Michael Schumacher, que fez o segundo tempo da sessão (42s973) e deixou claro que não foi para Las Vegas a passeio.

clique para ampliar
Raphael Matos chegou abafando na SuperPro
Foto:Claudio Reis
Rapha Matos foi o melhor do terceiro treino, mas Carlton repetiu a boa performance, ficando a apenas 23 milésimos de segundo do piloto da IRL. Quarto treino livre e o belga Jonathan Thonon saiu das trevas, cravando 41s760, mais de três décimos mais rápido que a marca de Raphael Mattos, que até então tinha o melhor tempo do dia na SuperPro. Gary Carlton foi o segundo com 41s884.

clique para ampliar
A tela de tempos da Supersession - Imagem: Skusa
Foto:
No quinto e ultimo treino livre antes do warm-up e tomada de tempos classificatórios – que serão realizados nesta sexta-feira 20/11) a hora da verdade havia chegado para os “star drivers” e era momento de cada um demonstrar a real força que terá no “qualify” e nas corridas em busca do titulo (e não esqueçam, do “checão” de dez mil dólares). E o melhor tempo do treino – e do dia - ficou com o francês Anthony Abbasse, piloto do team oficial de fabrica da SodiKart (motor TM), que estabeleceu a impressionante marca da 41s482 em sua décima primeira passagem.

Com CRG/Maxter também da equipe de fábrica, o identicamente francês Arnauld Kozlinski ficou com o segundo melhor tempo (41s679). Sebastien Buemi, piloto da Toro Rosso na F1 ficou no top ten, com o décimo melhor tempo, a 0s406 do mais veloz da pratica. Michael Shumacher foi o 14º e Raphael Matos o 17º no placar.

clique para ampliar
João Jardim já começou a mostrar serviço na SuperPro
Foto:Claudio Reis
Entre os “brazucas” Raphael Matos foi o melhor, estabeleceu 42s133 (+0s651), 50 milésimos de segundo mais lento que o heptacampeão mundial de F1. João Jardim mostrou boa evolução nos segredos do difícil circuito e nos ajustes de seu Kart Mini, marcando o 22º tempo (42s422). Nelsinho Piquet trabalhou muito nos ajustes de seu kart, mas não conseguiu nada melhor que o 17º tempo no terceiro treino. Na SuperSetion conseguiu o 15º tempo, “coladinho” em Schumacher, mas acabou desclassificado na vistoria que sucedeu o treino final. O mesmo ocorreu com Danilo Dirani, que teve no 16º posto do segundo treino sua melhor colocação no dia. No “treinão” estabeleceu 42s289 – que lhe daria o 19º tempo -, mas também ficou na “malha fina” e foi desclassificado.

Na G1 – classe Shifter para pilotos com mais de 30 anos de idade – nada menos que vinte bólidos ficaram separados por menos de um segundo. A classe realizou nesta quinta quatro praticas e a melhor volta do quarto treino ficou com o norte-americano Kelly Baker, que “virou” 43s018.

clique para ampliar
Jorge Borelli tem motivos para sorrir em duas categorias
Foto:Claudio Reis
Mas o “Brazilian Team” está na parada, já que Jorge Borelli (TonyKart/Vortex )ficou com o quinto melhor tempo do dia - 43s485 - e o dublê de médico e piloto Antonio Canedo (Kart Mini/Maxter) com a sexta melhor passagem do treino final - 43s543 -. Luis Sousa (Birel/Maxter) também consegui fechar o dia dentro do top ten da G1, marcando em sua melhor volta 43s690.

Eduardo Martins (TonyKart/Maxter), que ontem fez o segundo melhor tempo da G1, passou o dia testando novos componentes e ajustes, foi 9º no terceiro treino - 43s431 -, marca que no treino final lhe renderia a quarta posição. Seu irmão André Martins (TonyKart/Vortex) foi o 11º no mesmo treino - 43s498 -, que seria suficiente para o sexto posto no treino final da categoria. São cinco “war dogs” de primeiríssima linha, como diriam os donos da casa e com plenas condições de lutar pelo titulo da categoria.

Na veloz KF2 o melhor tempo do dia ficou com o francês Brandon Maisano (CRG/Maxter), que no segundo dos quatro treinos livres da categoria marcou 43s111 em sua melhor passagem. Os dois brasileiros na categoria, Guilherme Silva (Tony Kart/Vortex) e Gustavo Menezes (Tony Kart/Vortex) trabalharam bastante nesta quinta-feira e conseguiram boas marcas de voltas. Guilherme foi quarto no terceiro treino – 43s453 – e Gustavo foi nono na segunda pratica – 43s598 -. São 31 bólidos na KF2 e a expectativa para a tomada de tempos nesta sexta é de brigar pela pole position, bem como pela vitória na primeira prova qualificatória.

Uau! Com 76 pilotos inscritos na categoria TaG Jr (New P2) o asfalto do Rio All-Suite Hotel & Cassino vai enrugar e os organizadores foram obrigados a dividir a classe em dois grupos, para a pista não ficar parecendo as vias Marginais na hora do rush.

clique para ampliar
Yago Cesario - Tag Junior
Foto:Claudio Reis
Mesmo assim os brasileiros estão baixando a bota e já na quarta-feira, quando foram realizados dois treinos da categoria, Pietro Fittipaldi (TonyKart) voou no treino da TaG Jr P2, cravando o melhor tempo do treinamento com a marca de 45s609. Felipe Fraga (Kart Mini) não fez por menos e cravou o segundo tempo, com a marca de 46s056. No treino do grupo P1, o “brazuca” Nicholas Silva (Kosmic) fez o segundo melhor tempo – 46s338 -, com Yago Cesario (Italkart) na seqüência, em terceiro, com o tempo de 46s407 e Yuri Cesário (Italkart) garantiu a 5ª melhor volta da pratica, estabelecendo 46s447 na sua melhor volta. Apenas Marco Túlio (TonyKart) não se deu bem, ficando sem tempo por problemas em seu kart.

Nesta quinta-feira (19/11) a TaG Junior fez mais quatro treinos para cada grupo. Felipe Fraga optou por não “esconder o jogo” e continuou andando forte. Fez o 2º tempo em dois treinos e o terceiro em mais um. Os gêmeos Cesário também, com Yago fechando um treino em 4º e outro em 5º e Yuri completando uma das praticas em 3º e em outra na 7ª posição. Adeptos da “escola” norte-americana, Pietro Fittipaldi e Nicholas Silva guardaram o equipamento “titular” e optaram por esconder o jogo, guardando forças para a tomada de tempos e a primeira bateria qualificatória de hoje.

Marco Túlio “desencantou” no quarto treino do grupo P1, marcando a volta mais rápida, mas acabou desclassificado na vistoria obrigatória, realizada ao final da pratica livre.

Felipe Fraga é o atual campeão da categoria e nossa “seleção” não vai perder a oportunidade de trazer novamente o “caneco” de campeão para o Brasil.

Bem, se a garotada da TaG Junior está fazendo bonito, o carioca André Nicastro esbanja talento e categoria na TaG Senior. A categoria é, de longe, a mais “recheada” do XIII SuperNationals, com “apenas” 84 pilotos inscritos.

Com um “gridinho” desses, deve realmente ser “moleza” ser o mais rápido, mas foi exatamente o que o sempre fantástico André Nicastro tratou de fazer. Segundo no treino da quarta-feira, André foi pulverizando os cronômetros a cada nova entrada na pista: 44s447 no primeiro treino desta quinta-feira, 44s507 no segundo, 44s345 no terceiro e 44s092 no quarto e ultimo treino. Ah... sim... nos quatro treinos André Nicastro e seu Italkart/Leopard terminaram no alto do placar. Com 84 concorrentes – entre eles Dan Whealdon da IRL – chegar quatro vezes em primeiro não é algo para se desprezar.

Brasileiro radicado nos EUA, Gustavo Menezes (Tony Kart/Vortex ROK TT) é outro favorito disparado na TaG Senior. Com um currículo repleto de títulos no kartismo norte-americano e com uma consistente temporada no kartismo europeu (correu na KF3), Gustavo fechou o primeiro dia de treinos com o 2º melhor tempo de seu grupo – marca, aliás, melhor que a de Nicastro, 2º do outro grupo. Com a reorganização dos grupos, Menezes ficou no mesmo grupo de Nicastro e garantiu o 3º melhor tempo no segundo treino - 44s589 -, o 5º nos dois últimos treinos e o 7º melhor tempo no primeiro treino desta quinta-feira.

O terceiro “brazuca” na TaG Senior é o mineiro Jean Claude Paturle (Kart Mini/Leopard). Corrida de rua não faz mais parte do cenário nacional – salvo os bons eventos organizados por Silvio Novembre e por Kamizola no interior paulista -, pelo que andar no Rio All-Suite é um aprendizado que tem de ser feito rapidamente. E nesse “item” Patule parece estar se saindo muito bem: 24º no primeiro dia de treinos, Jean Claude mostrou boa evolução nesta quinta feira, ficando com o 17º no segundo treino, 12º no primeiro treino, 12º no terceiro treinamento e fechando o dia no top ten, garantindo a 9ª melhor volta da pratica final (44s494). A expectativa para hoje é Paturle garantir um bom lugar no grid da primeira prova qualificatória e perder o menor numero de pontos para estar entre o seleto grupo que disputará a final. Braço para isso não falta ao kartista de Minas Gerais.

Membro da família gaúcha que fornece com exclusividade os pneumáticos do XIII SKUSA SuperNationals, a expectativa de Antonio Ventre Figlio (Kosmic/Vortex ROK TT) é divertir-se neste esporte de sua paixão. Mesmo assim Ventre tratou de acelerar fundo e terminou os treinos livres no top ten de seu grupo, com o 10º tempo e a marca de 44s291.

clique para ampliar
Leonardo Nienkotter - Tag Masters
Foto:Claudio Reis
A TaG Masters, dos old boys com mais de 30.000 quilômetros rodados, é mais uma classe com representação legítima tupiniquim na grelha, o “barriga verde” Leonardo Nienkotter (Kosmic/Vortex ROK TT) e o paulista Jorge Borelli (Tony Kart/Vortex ROK TT).

O numero de inscritos não é tão extenso quanto na classe Senior, todavia 42 concorrentes não é um numero desprezível e ficar entre os primeiros é tarefa para poucos. Well, well, well... Os “gringos” agradecem que sejam apenas dois brasileiros no grid da TagMasters, pois Leonardo Nienkotter fez o melhor tempos do segundo treino livre desta quinta-feira (45s555), foi 2º no terceiro treinamento (45s787), 6º na primeira prática (46s061) e fechou o dia com o 7º tempo do treino final (45s714). Borelli não deixou por menos, foi 3º no primeiro treino (45s869) e ficou com o 2º tempo mais veloz do treino final do dia (45s672). Quem conhece a carreira desses dois “brazucas” sabe que é bom os adversários colocarem as barbas de molho.

clique para ampliar
Dennis Dirani é o Brasil na S3
Foto:Claudio Reis
Finalmente, Dennis Dirani passou a integrar o esquadrão verde-amarelo, como único representante do Brasil na categoria S3 – pilotos com mais de 15 anos e motor Honda derivado de moto -. Nos quatro treinos realizados na classe P2 da S3, Dirani conseguiu colocar seu kart na 12ª posição.

A programação de hoje prevê a realização das tomadas classificatórias do primeiro grupo iniciando às 9:10hs local, com inicio das primeiras baterias qualificatórias desse grupo às 10:40hs. O Grupo 2 terá suas tomadas de tempos classificatórios iniciando às 13:50hs (local) e a primeira bateria qualificatória desse grupo terá inicio às 15:20hs.

Claro, o Planet Kart vai estar acompanhando tudo, com informações diretas de Las Vegas através de nossa equipe especial de reportagem e trazendo para vocês as mais completas informações da "Seleção Brasileira" no XIII SKUSA SuperNationals

clique para ampliar
Raphael Matos chegou abafando na SuperPro
Foto:Claudio Reis
Última atualização ( Sáb, 17 de Abril de 2010 22:47 )