Você está Aqui: Início

Internacional - Gêmeos Cesário brilharam nos Estados Unidos

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Os gemeos Cesario em Las Vegas
Foto:Leandro Claro
Após andar sempre entre os cinco primeiros Yago chegou a vencer uma das eliminatórias e terminou a competição em 5º lugar, Yuri, foi o 12º.

Na última semana, entre os dias 18 e 22 de novembro, os pilotos Yago e Yuri Cesário (Vizzon Jeans/ Gráfica Conceito/ MZ Racing), de Goiânia, estiveram em Las Vegas, nos Estados Unidos, disputando a 13ª edição do SKUSA – SuperNationals, maior competição de kart das Américas.

Dividindo a pista com 500 competidores de 29 nacionalidades os gêmeos tiveram na categorias deles, a TaG Jr, a responsabilidade de competir contra outros 65 concorrentes. Mas, isto não pareceu ser problema para os atuais campeões Brasileiro e da Copa Brasil de Kart.

Os gêmeos de Goiânia já iniciaram os treinos da semana andando muito bem e, após uma impressionante adaptação ao circuito e equipamento, completamente desconhecido para ambos, eles se destacaram desde as primeiras atividades.

Na tarde de sexta-feira os garotos partiram para a tomada de tempos e, mesmo estando em grupos separados, conseguiram se destacar conquistando a segunda (Yago) e quinta (Yuri) posições para a formação dos grupos das classificatórias. Nesses grupos, aliás, Yuri ficou no “A” e Yago no “B”.

Seguindo o mesmo estilo de disputa do Campeonato Mundial todos os pilotos se enfrentaram em baterias de 12 voltas. Sempre ocupando as primeiras posições a tática dos dois irmãos foi a de economizar bastante o equipamento, principalmente os pneus, para a última e decisiva prova. Cada um dos gêmeos participou de 3 baterias tendo sido o melhor resultado de Yago a vitória no confronto BxC. Yuri, por sua vez, teve seu melhor resultado na disputa AxD, quando terminou em segundo.

Montada a tabela de classificação que determinaria o grid de largada da corrida final Yago conseguiu um lugar na primeira fila, largando do segundo posto. Yuri, por sua vez, abriu a terceira fila partindo do quarto lugar.

Pontualmente as três da tarde deste domingo, nove da noite pelo horário de Brasília, Yago e Yuri largaram para a corrida final do SKUSA 2009. Logo na largada Yago perdeu três posições e, escoltado pelo irmão Yuri, passaram a buscar os dois primeiros lugares da corrida. Com todos os karts do primeiro pelotão brigando bastante pela liderança e, principalmente, com vários toques e manobras arriscadas dos concorrentes os gêmeos se mantiveram na briga pela vitória até a 15ª volta. Daí por diante ambos os karts passaram a perder um pouco de rendimento e, com isso, caíram algumas posições. Com muita garra ambos se defenderam muito para manter suas posições e Yago acabou recebendo a bandeirada na quinta posição e Yuri, na 12ª. Com o resultado Yago foi o melhor brasileiro da categoria que teve ainda Felipe Fraga em oitavo e Marco Túlio, em 13º.

“Foi uma experiência sem igual para os meninos e, para nós também. Eles estiveram competitivos durante todas as atividades e, infelizmente na prova final, os dois karts apresentaram super-aquecimento dos motores nas cinco últimas voltas. A temperatura ideal era de 48º, e os dois karts chegaram com os motores com cerca de 65º. Este aumento de 35% na temperatura comprometeu em muito o rendimento dos dois karts e os meninos foram verdadeiros heróis de ainda conseguirem terminar tão bem. Voltamos para o Brasil satisfeitos com o desempenho de ambos e certos de que o resultado final não representou o que efetivamente eles poderiam ter conquistado”, finalizou Mazinho Oliveira, chefe de equipe dos irmãos.

 

Flávio Quick

Última atualização ( Seg, 19 de Abril de 2010 04:09 )