Você está Aqui: Início

Granja Viana - Saiba como será a Copa São Paulo de Kart Granja Viana em 2010

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Jean Aguiar busca novamente o titulo na Shifter Kart
Foto:Claudio Reis
O Clube Granja Viana, organizador da Copa São Paulo de Kart Granja Viana, divulgou nesta sexta-feira (1/01) a relação e “breve resumo” das categorias que integrarão sua grade de programação na temporada 2010.

As categorias de base (Mirim, Cadete e Super Cadete) permanecem inalteradas, mantendo o mesmo formato das temporadas anteriores. Stock 125, Pró 500 e as classes de Shifter Kart (Shifter Junior, Shifter Kart e Sixpeed) também permanecem com o mesmo formato e regulamento, todavia, ante as novas homologações de motores e expectativa é de que houvesse uma maior “abertura” dos regulamentos para receber os novos propulsores obrigatoriamente construídos em conformidade com as especificações determinadas pela CBA/CNK, da qual Felipe Giaffone - “owner” do kartódromo e respectivo campeonato - é membro integrante.

 

A categoria Junior, como exemplo, passa a adotar o motor Riomar MR1, além dos já permitidos Parilla GB30 RL 125 e Fireball e a Sênior Executive, além do “old” Parilla RL 125 refrigerado a água passa a permitir a utilização do propulsor Raptor fabricado pela PPK. Porém os motores KTT Jimenez, produzidos pela brasileiríssima TecnoTools, não tiveram a mesma “sorte” e embora também homologados e com as mesmas especificações dos “concorrentes” e permitindo o intercambio de peças, somente terá seu uso permitido na categoria Graduado.

 

Aliás, a Graduado é a categoria com as mais profundas modificações. Originalmente criada como Executive Graduado a classe não foi bem em seu ano de estréia, já que restrita aos pilotos com mais de 20 anos de idade e, com declarada “reserva de mercado” aos já quase inexistentes motores Parilla RL 125. Para 2010 a classe busca justamente trazer de volta ao KGV os pilotos Graduados, que não tinham no certame granjeiro uma categoria própria para disputarem e se prepararem para os campeonatos nacionais. A idade mínima dos pilotos foi coerentemente reduzida para 14 anos e os motores passam a ser todos os homologados CBA para o quadriênio a partir de 2010, inclusos aí os Parilla MY, os KTT Jimenez e os Raptor da PPK.

 

A Sport 400, classe que voltou em 2009 aos seus bons dias de gloria e voltou a reunir grids “quilométricos” muda de nome em 2010, passando a ser conhecida como Super Fórmula 4. Além das divisões Super Formula 4 e Super Formula 4 Senior, meras novas nomenclaturas, a categoria terá também a divisão Fórmula 4, com motores locados, preparados pela organização.

 

De qualquer forma, a Copa São Paulo de Kart Granja Viana promete permanecer sendo a grande vitrine do kartismo paulista e reunindo os maiores grids do esporte no país. Mas como “vitrine” está mais sujeita às pedradas e a falta de transparência propiciada pela reserva de mercado de motores por influencia de preparadores e “presidentes de categorias”, pode tirar um pouco do brilho do campeonato.

 

Copa São Paulo de Kart Granja Viana

Categorias 2010

 

Mirim - O campeonato será disputado por pilotos com idade entre 6 anos (completos) a  8 anos. As provas tem duração de 12 km ou 12 minutos

Motor – Honda modelo GX 160 de 5,5 cavalos, alugado e sorteado a cada etapa pela Granja Viana.

Chassi – Modelo Cadete homologado CBA.

Peso – 97 Kg

Coroa - 67 

Pneu – Cadete, podendo ser utilizado um jogo por mais de uma etapa a critério da organização.

 

Cadete - O campeonato será disputado por pilotos de 8 anos (completos)  a 11 anos.  As provas tem duração de 15 km ou 15 minutos

Motor - Honda modelo GX160 de 5,5 cavalos, alugado e sorteado a cada etapa pela Granja Viana.

Chassi – Modelo Cadete homologado CBA.

Peso – 102 kg

Coroa – 68

Pneu – Cadete, podendo ser utilizado um jogo por mais de uma etapa a critério da organização.

 

Super Cadete - O campeonato será disputado por pilotos de 10 anos (completos) a 12 anos. As provas tem duração de 15 km ou 15 minutos

Motor – Fireball Original e Motor da Marca Riomar modelo MRA I, refrigerado a água homologado CBA.

Chassi – Modelo Cadete homologado CBA.

Peso – 110 kg

Coroa – 68

Pneu – Cadete, podendo ser utilizado um jogo por mais de uma etapa a critério da organização.

 

 

Junior - O campeonato será disputado por pilotos a partir de 12 anos (completos) a 14 anos.

Motor 1 – GB30 Parilla RL 125cc refrigerado a água com partida elétrica.

Motor 2 – Fireball 125cc refrigerado a água com partida elétrica.

Motor 3 – Riomar modelo MRA I, refrigerado a água, homologado CBA.

Chassi – Qualquer marca homologado CBA.

Peso – 145 kg

Coroa – 78

Pneu – Selo Vermelho, podendo ser utilizado um jogo por mais uma etapa a critério da organização.

 

Stock 125 - O campeonato será disputado por pilotos a partir de 20 anos (completos).  A pontuação será dividida em Stock Pró (Pódio Geral) e Master Pró (pilotos acima de 35 anos).

Motor – GB 30 Parilla RL 125cc – partida elétrica, refrigerado a água. 

Motor 2 – Fireball 125cc refrigerado a água com partida elétrica.

Chassi – Qualquer marca homologado CBA.

Peso – 175 kg

Coroa – 78 a 80 dentes

Pneu – Selo Vermelho, podendo ser utilizado um jogo por mais uma etapa a critério da organização.

 

 

Graduado - O campeonato será disputado por pilotos a partir de 14 anos (completos).

Motor – Homologados CBA/ 2010 refrigerado a água. Liberado Parilla RL 125cc, refrigerado à água, sem partida elétrica.

Chassi – Qualquer marca homologado CBA.

Peso – 155 kg

Coroa – Até 78 dentes

Pneu – Selo Amarelo, podendo ser utilizado um jogo por mais uma etapa a critério da organização

 

Senior Executive - O campeonato será disputado por pilotos a partir de 35 anos (completos).

Motor 1:  Parilla RL 125cc , refrigerado à água,  sem partida elétrica.

Motor 2:  Raptor/PPK, homologado CBA 2010.

Chassi – Qualquer marca homologado CBA.

Peso – 167 kg

Coroa – Até 79 dentes

Pneu – Selo Vermelho, podendo ser utilizado um jogo por mais uma etapa a critério da organização.

 

Shifter Junior - O campeonato será disputado por pilotos a partir de 14 anos (completos) a 16 anos.

Motor - T.M. 125c modelos: K9, K9B e K9C – Homologado CIK. 

Chassi – Qualquer marca homologado CBA.

Peso – 165 kg

Coroa – Marca livre 25 dentes

Pneu – Selo Vermelho, podendo ser utilizado um jogo por mais uma etapa a critério da organização.

 

Shifter Kart - O campeonato será disputado por pilotos a partir de 16 anos (completos). A pontuação será dividida em Shifter (Geral), Shifter Senior (a partir de 35 anos de idade) e Sixspeed (acima de 190kg)

Motor - T.M. 125c modelos: K7, K9, K9B e K9C – Homologado CIK. 

Chassi – Qualquer marca homologado CBA.

Peso – 180 kg

Coroa – Marca livre 24, 25 e 26 dentes

Pneu – Selo Amarelo (pneu novo a cada etapa).

 

Super Fórmula 4 - O campeonato será disputado por pilotos a partir 14 anos de idade (completos). A pontuação será dividida em Super Fórmula 4 (pódio geral), Super Fórmula 4  Senior (pilotos a partir de 35 anos) e Fórmula 4 (motores sorteados).

Motor - HONDA 13 HP (4 tempos).

Chassi – Qualquer marca homologado CBA.

Peso – 175 kg

Coroa –Livre

Coroa – Fórmula 4 (motores sorteados) – Coroa 42 

Pneu – Selo Vermelho, podendo ser utilizado um jogo por mais uma etapa a critério da organização.

 

Pró 500 - O Campeonato será disputado entre EQUIPES formadas por pilotos a partir de 14 anos (completos) de idade.  A pontuação será dividida em Pró 500 (pódio geral), Pró 500 Master (Acima de 40 anos) e Pró 500 Light (participação sujeita a avaliação pela organização).

Prova – Será disputada em uma bateria com duração de 1:15 (uma hora e 15 minutos), com uma parada obrigatória de 05 (cinco) minutos.  Obs. duas tomadas de tempo, com entrega de 02 motores.

Motor - original Honda GX-390 STANDARD, alugado e sorteado a cada etapa pela Granja Viana.

Chassi – Qualquer marca homologado CBA.

Peso – 200 kg

Coroa – 42

Pneu – Selo Vermelho, podendo ser utilizado um jogo por mais uma etapa a critério da organização.

Última atualização ( Qui, 22 de Abril de 2010 09:08 )