Você está Aqui: Início

Granja Viana - O grande ficou enorme. Confira “Como Foi” a primeira etapa da Copa São Paulo

E-mail Imprimir PDF
clique para ampliar
A largada da Shifter Kart
Foto:Claudio Reis

A contagem é extra-oficial - e mais correta do que foi divulgado pela Assessoria de Imprensa “oficial” da Granja Viana -, mas nada menos de 265 pilotos alinharam na etapa de abertura da Copa São Paulo de Kart Granja Viana da temporada 2010, realizada no ultimo sábado no Kartódromo Internacional Granja Viana.

O certame “cresceu” para este ano, aumentando para nada menos de vinte e quatro classes sua grade de programação, repleta de provas fantásticas e extremamente disputadas. Mas esse gigantismo acabou mostrando que nem tudo são flores na “Chiken House” e alguns graves problemas acabaram aflorando.

Com uma programação extremamente apertada em seus horários em razão do excessivo numero de provas a serem disputadas em um único dia, mesmo separando-se as classes em grupos distintos, o afluxo de pessoas – entre pilotos, mecânicos, profissionais do meio e publico - foi demasiado para a estrutura do Kartódromo Granja Viana, sempre confortável e agradável, mas acanhada em termos dimensionais. Em bom português (para que não se gere qualquer duvida de entendimento) o fato é que o KGV é fisicamente pequeno para comportar tanta gente dentro ao mesmo tempo.

O diminuto estacionamento de veículos lotou rapidamente e mal orientados pelos seguranças destacados pela empresa FaQui para o evento, nitidamente despreparados para lidar como o tipo de publico do automobilismo – provavelmente confundiam com “penetras” de bailes funk da periferia -, muitos tiverem de, literalmente, abandonar seus carros na estreita rua que dá acesso ao kartódromo. Claro, todos foram devidamente multados pelos atentos agentes de transito da Prefeitura Municipal de Cotia e alguns, até, guinchados para o pátio da Ciretran.

Com tanta gente circulando no kartódromo a área de Box em alguns momentos fazia lembrar a Rua 25 de Março em véspera de Natal em meio aos milhares de camelôs. O resultado pratico disso foi o atropelamento de Nelson Stanisci – pai do piloto Nelsinho Stanisci e, também, responsável pelo fornecimento de serviço de som no kartódromo – pelo kart do piloto José Raul Girondi durante a prova da categoria Stock 125, que fazia uma de suas paradas obrigatórias. Zé Raul foi prejudicado na prova em que estava bem colocado e Stanisci saiu com ferimentos e escoriações por todo o corpo.

Se no aspecto “social” o Clube Granja Viana terá de fazer mudanças urgentes para (como sempre) bem receber esportistas e publico, no aspecto desportivo também houve problemas, novamente diretamente relacionados com a grade de programação extensa. Para “acomodar” em um único dia esse roldão de categorias as tomadas de tempos classificatórias foram reduzidas para acontecer em ínfimos sete minutos, tempo insuficiente para, sequer, fazer o aquecimento correto dos pneumáticos. Pelo traçado adotado, com sorte e se saísse rapidamente do Parque Fechado, o concorrente conseguia dar cinco voltas no circuito e antes de acontecer a chamada “volta do pneu”.

A classificação dessa forma torna-se mero exercício de loteria e seria mais pratico (e se ganharia mais tempo) se as posições do grid fossem disputas no par-ou-ímpar...

Como de habito, São Pedro compareceu na primeira etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana e as “águas de março” deram uma mãozinha para fazer com que a programação apertada já começasse com atraso. Para piorar, a velha “Lei de Murphy” entrou em ação, fazendo com que faltasse energia elétrica no kartódromo e determinando a paralisação da prova da categoria Super F4 (ex-Sport 400) no meio da disputa.

Sem um mero e eficaz gerador “de plantão”, a programação foi, literalmente, por água abaixo, para alegria dos profissionais do meio que chegaram ao circuito antes das sete horas da manhã e somente deixaram de trabalhar depois da 21:30hs, quando terminou o pódio da Pro-500. Mais do que o lapso de tempo de duração de uma 500 Milhas de Kart, que “dura” cerca de dez horas e meia de corrida...

Claro, tais problemas já forma devidamente identificados pelo competentíssimo Clube Granja Viana, que fará as devidas correções para a próxima rodada para que o brilho desse, que é o maior certame regional de kart do país e atual paradigma do kartismo nacional, aumente ainda mais.

Competência e vontade de acertar, para isso, não faltam!

A Super F-4 voltou a ser “super”

 

clique para ampliar
Felipe Fraga - Graduados
Foto:Claudio Reis

Maior grid das categorias do certame, como uma verdadeira Fenix a Super F4 ressurgiu das cinzas, depois de reunir grelhas de até 40 bólidos e amargar alguns anos de pouco interesse de pilotos e equipes. Mas inteligentes pequenos ajustes em seu formato e regulamento foram suficiente para fazê-la voltar à correta condição de “blockbuster” do kartismo tupiniquim.

 

Dividida em três classes, a Super F4 propriamente dita, a Super F4 Senior e a Super F4 Light – essa com motores locados pela Granja Viana -, nada menos que 36 pilotos alinharam para a primeira rodada da temporada 2010.

Na pratica classificatória que definiu a ordem dos micromonopostos no grid da prova da Super F4, o cada vez mais veloz piloto paulista André Salmoria cravou a melhor marca da pratica, garantindo o direito de largar na posição de honra. Ao seu lado o Campeão Mundial de Kart Biland, João Gonçalves, com outro “fera” abrindo a segunda fila do grid, o atibaiense Yuri Alves, que em 2009 era piloto de testes da equipe Ford da F. Truck, este ladeado por outro especialista em “four strokes”, o kartista Nelsinho Stanisci.

 

clique para ampliar
André Salmirioa - Super F4
Foto:Claudio Reis

Com a quinta posição do grid, André Matinha garantiu também a pole position da classe Senior e Selmo Benelli a da Super F4 Light, mas largando da 22ª posição do partidor.

 

A prova dos velozes quatro tempos acabou acontecendo em “dois tempos”, já que quando estava no ultimo terço acabou interrompida por falta de luz no kartódromo, o que acarretou na paralisação da cronometragem após terminar a energia do “no-brake”.

 

clique para ampliar
Gabriel Salomão - Novatos
Foto:Claudio Reis

Salmoria teve problemas, perdendo muitas posições e João Gonçalves não perdeu a chance, para dominar a corrida até seu final, com Yuri Alves completando em segundo e André Matinha em terceiro – também vencendo na classe Super F4 Senior -.

 

 

 

clique para ampliar
André Matinha - Super F4
Foto:Claudio Reis

Mas o inegável destaque foi Bruno Miloni, que após ter problemas em ligar o motor de seu kart na classificação, teve de largar na “mole position”, ou seja, em 36º e ultimo lugar. Impecável, Miloni foi conquistando posições e já era o sexto colocado no momento da apresentação da “red flag”. Na relargada o motor de seu kart “engasopou” e Bruno perdeu muitas posições, mas assim que “limpou”, passou a reconquistar postos rapidamente. Na bandeira a quadros, Bruno Miloni cruzou a linha final ocupando a 4ª colocação final, deixando 32 concorrentes para trás.

 

Eduardo Abrantes foi o 5º, garantindo a segunda colocação na Senior, que teve Paulo Malagoni em terceiro, retornado às pistas após o grave acidente na 500 Milhas de Kart, quando capotou violentamente e sofreu serias fraturas ao ser “ejetado” de seu kart. Um guerreiro destemido, que mostra sua paixão pelo esporte.

 

clique para ampliar
Alan Hellmeister - Graduados
Foto:Claudio Reis

 

Pela classe Super F4 Light, a vitória ficou com Shawan, kartista cujo sobrenome não é indicado na lista de resultados finais, enquanto Selmo Benelli garantiu a segunda colocação na prova.

 

 

Rimbano leva na estréia da Junior Menor

A Junior Menor, uma das mais tradicionais categorias do kartismo nacional, finalmente foi “adotada” pelo certame granjeiro, que agora adota todas as classes nacionais em seu certame.

 

clique para ampliar
João Gonçalves - Super F4
Foto:Claudio Reis

Na tomada de tempos Rafael Martins se deu melhor, conquistando a pole position, com a marca de 1m03s988, cento e vinte e dois milésimos de segundo melhor que Pietro Rimbano, que ficou com a posição externa da primeira fila do grid.

 

Não à toa ambos vem de boas experiências no kartismo internacional, tal como Giuliano Raucci – Vice-Campeão do Red Sangari na Malásia -, que, todavia, não conseguiu repetir o bom desempenho dos treinos da semana, em razão de forte febre que o acometia e que acabou influindo no desenvolvimento de seu equipamento de corrida. Sem o ajuste ideal, Raucci garantiu a 7ª posição do grid, mas com a prova com pista molhada a expectativa era de um bom desempenho, já que Giuliano é “especialista” em tocar forte com o piso escorregadio.

 

clique para ampliar
Johilton Filho - Graduados
Foto:Claudio Reis

Na largada Martins manteve a ponta, mas antes de terminada a primeira passagem Pietro Rimbano já era o líder, com Martins na segunda posição. Matheus Jacques, o 3º do grid, manteve o posicionamento, com Arthur Fortunato e Victor Miranda logo atrás. Giuliano Raucci errou ao optar pelo traçado externo (de chuva) no momento da largada e foi ultrapassado por vários concorrentes, mas buscava tirar as deficiências de seu equipamento andando forte, acima do limite, para recuperar posições.

 

Rimbano dominou as ações, com Martins sempre na cola e pronto para dar o bote fatal para o resultado da corrida, com Jacques alguns metros atrás, também pronto para “herdar” alguma posição de um eventual combate direto “mais duro”. Andando acima do limite do que seu kart podia oferecer, Giuliano Raucci acabou rodando na entrada da reta principal e ceifando de vez suas chances na corrida de estréia na categoria.

 

clique para ampliar
Bruno Miloni - Super F4
Foto:Claudio Reis

Nas voltas finais Rafael Martins resolveu partir para o “tudo-ou-nada”, mas Pietro Rimbano conseguiu manter a dianteira até a linha de chegada, com Martins ainda perdendo a segunda posição para o ótimo Matheus Jacques. Gabriel Balarin também fez boa apresentação e foi coroado com a quarta colocação final, seguido por Arthur Fortunato (5º) e Yurik Carvalho (6º), outro que tinha nítidos problemas de rendimento de motor, mas conseguiu levar seu kart ao sexteto do pódio.

 

Pedro Piquet, filho do bicampeão mundial de F1 Nelson Piquet, foi outro dos estreantes, mas também com problemas em seu kart acabou ficando em 12º, a quatro voltas dos vencedores.

Como está fica

 

clique para ampliar
André Nicastro - Graduados
Foto:Claudio Reis

A categoria Executive, paradigma para a criação da Super Senior pela CBA nos certames nacionais, já contou com dias melhores e grids avantajados, mas o período de espera pela transição de motores da CNK/CBA acabou afetando sensivelmente em 2009 essa categoria, que utilizou o motor Parilla RL refrigerado a água, desde sua criação em 1997.

 

Sem peças de reposição o grid acabou “emagrecendo” ao longo do ano e terminou a temporada passada com exatos dezoito bólidos no grid. Não é um grid desprezível, mas longe da pujança habitual dessa classe. Para a nova temporada que ora inicia, a Executive recebe os novos motores homologados CBA – apenas o Parilla e o Raptor PPK, além de manter os “old” Parilla RL -, “desprezando” por escolha própria os propulsores KTT Jimenez e Vortex também homologados, mas passando a receber o “fogo amigo” da concorrência das categorias Senior e Super Senior adotadas na grade da Granja Viana. Com isso a esperada renovação não aconteceu e a Executive começou 2010 como acabou 2009, com dezoito karts no grid.

 

clique para ampliar
Shawan - Super F4 Light
Foto:Claudio Reis

Roberto Azana nem deu bola para esses detalhes e tratou de cravar seu primeiro “hat trick” de 2010, garantindo pa pole position, melhor volta e a vitória da primeira etapa do ano. O atual campeão da classe, Fernando Croce, ficou com a segunda colocação e Jorge Borelli com o terceiro posto, em uma prova impecável.

 

Wagner Koga também andou em bom ritmo na pista chuvosa e garantiu a quarta colocação final, colado em Borelli e com boa vantagem para Fernando Croce, que ficou com a quinta posição final. Pedro Pavan garantiu o primeiro pódio do motor Raptor PPK, ao levar seu bólido ao sexto lugar final da corrida.

Cadete: Na água, só podia dar Sereia

 

clique para ampliar
Vitor Uchoa - Mirim
Foto:Cris Reis

A categoria Cadete é sempre um espetáculo à parte. Extremamente equilibrada, suas provas são disputadíssimas e não raro decididas apenas na linha de chegada.

 

Com 25 karts no grid a prova da categoria nessa primeira rodada do certame granjeiro fazia crer que esse quadro seria repetido mais uma vez, principalmente em se tratando de uma corrida em condição de chuva, mas a larga experiência de Gabriel Sereia – que cumpre sua quarta temporada na categoria – foi fundamental para o resultado final e o segundo “hat trick” do dia foi cristalizado.

Sempre seguido de perto por Pedro Cardoso, “Sereinha” - como é conhecido o kartista - impôs um ritmo fantástico à corrida e faturou com maestria a vitória na etapa.

Embora formada em fila indiana a largada foi repleta de rodadas e acidentes, com Matheus Muniz (3º no grid) sendo lançado aos pneus e alijado da prova na saída da Curva 1. Leonardo Caramello (5º no grid) também teve os mesmos pneus como destino, mas ao menos conseguindo retornar à corrida, embora bastante atrasado.

João Felipe Marques também rodou, gerando grande confusão e levando “de embrulho” Igor Melo, Luiz Henrique e Gregory Diegues. Logo em seguida, na Curva 2 do circuito, Victor Marlia e Sergio Guimarães se enroscaram, rodaram e também perderam muitas posições.

Ao final da primeira volta a ordem era Sereinha, Cardoso, Matheus Olivério, Amauri Baragatti, Vitor Olivério, Lucas Annuza, Zaya Fontana, João Pedro Guim, Yanni Fontana, Leonardo Baran, Lucas Lima, Pedro Fonseca, Bruno Guidetti, Victor Marlia, Lucas Pereira, Sergio Guimarães e João Felipe Marques. Mais atrasados vinham Leonardo Caramello, Igor Melo, Luiz Henrique e Gregory Diegues.

Em poucas voltas Baragatti conseguiu superar Matheus Olivério, que passou a ser atacado por Vitor Olivério. Logo atrás Zaya Fontana, Lucas Annuza e Pedro Cardoso travavam intenso combate, o mesmo acontecendo com Lucas Pereira, Leonardo Baran e Sergio Guimarães, que buscava recuperar-se rapidamente após o acidente na largada.

A prova prosseguiu muito disputada e ao final das treze voltas regulamentares Gabriel Sereia confirmou o favoritismo, faturando a vitória, com Pedro Cardoso em segundo, Amauri Baragatti em terceiro, Matheus Olivério em quarto, Vitor Olivério em quinto e, surpreendentemente, Sergio Guimarães em sexto, após belíssima prova de recuperação.

Renato Russo vence a primeira da Shifter Kart

 

clique para ampliar
Giuliano Raucci - Junior Menor
Foto:Claudio Reis

A ultima prova do chamado “Grupo A” - o privilegiado grupo das provas do período matutino – foi a corrida tríplice das categorias Shifter Kart, Shifter Kart Senior e Shifter Sixpeed.

 

Sem a presença do “bicho-papão” Danilo Dirani – que corria no final de semana em Guaporé na F. Truck -, João Gonçalves fez tudo certinho e não desperdiçou a oportunidade de garantir a pole position da prova. Mas ao seu lado estava o “mestre” Renato Russo, Heptacampeão Brasileiro de Kart que dispensa qualquer apresentação e, também, pole position da classe Shifter Kart Senior. A pole da Shifter Sixpeed ficou com Rogério Raucci.

 

clique para ampliar
Renato Russo - Senior
Foto:Cris Reis

João Gonçalves manteve a ponta na largada, seguido por Rafael Suzuki, Dennis Dirani e Renato Russo. David Simão, Fernando “Kid” Resende, Jorge Borelli, André Sousa, Felipe Leonardos , Bruno De Leon, Bruno Balarin, Carlos Araújo, Paulo Farias, João Jardim, Jean Aguiar, Rui Loiola, Thiago Ávila, Andreas Bürr, Rogério Raucci, José Henrique, Eduardo Banzoli, Emilio Padron, Rui Tiny, Luis Sousa e Felipe Fraga (que acidentou-se na largada), vinham na seqüência.

 

Ainda nas voltas iniciais Russo superou Dennis Dirani, assumindo o terceiro posto da corrida e próximo à metade da prova também superou Suzuki, assumindo a vice-liderança. João Gonçalves permanecia tranqüilo na liderança, mas o desempenho de Russo era avassalador e levava o publico ao delírio. Mais algumas voltas o heptacampeão brasileiro conseguiu aproximar-se do líder, passando a fazer forte pressão.

 

clique para ampliar
Pietro Rimbano - Junior Menor
Foto:Claudio Reis

Na classe Shifter Sixpeed a liderança passara para José “Tato” Henrique, já que Rogério Raucci abandonou a corrida após completadas sete voltas, com problemas na embreagem de seu micromonoposto. Antonio Canedo já abandonara na sétima passagem e Thiago Ávila também deixou a corrida na décima primeira passagem.

 

Após um toque na tentativa de ultrapassagem sobre o vacilante Felipe Leonardos, João Jardim perdeu o bico de seu kart e optou por descumprir a determinação dos fiscais para parar na área de reparos para reposição da peça, pelo que foi desclassificado na 12ª volta, com bandeira preta. Felipe Leonardos, aliás, protagonizou outra cena de pastelão, ao escapar da pista em plena reta da Torre de Cronometragem e quase atropelar os fotógrafos postados ao final da reta. Ao final da prova “reclamava” ao seu preparador que “ninguém sabia guiar nessa categoria”. Ora pois, era nítido de se ver que fazia boas “barbeiragens” ao longo da corrida...

 

clique para ampliar
Fernando Guzzi - Senior
Foto:Cris Reis

 

No terço final de corrida Renato Russo conseguiu, em belíssima ultrapassagem, assumir a liderança da corrida. João Gonçalves bem que tentou dar o troco, mas ao forçar o ritmo acabou escorregando em uma das curvas e rodando na pista, caindo para a oitava posição. Rafael Suzuki agradeceu e assumiu a segunda colocação, que manteve até a bandeira a quadros.

 

clique para ampliar
Matheus Jacques - Junior Menor
Foto:Claudio Reis

Fernando “Kid” Resende redimiu-se do “fiasco” nas provas da Seletiva Petrobras e Graduados na primeira etapa do Light, conquistando um belíssimo terceiro lugar e Dennis Dirani completou a corrida com a quarta colocação. Jorge Borelli foi o quinto (e segundo na Shifter Senior), com Andreas Bürr dando show e completando na sexta posição em sua prova de estréia na categoria, após ficar três anos sem andar de kart.

 

Renato Russo levou a dupla vitória na Shifter Kart e Shifter Kart Senior e Luiz “Tato” Henrique a da Shifter Sixpeed.

Olin Galli estréia na Granja com (mais uma) vitória na Junior

Pedro Coutinho mostrou que é um dos nomes a ser bem observado neste ano, ao garantir a posição de honra na prova. Com apenas 142 milésimos de segundo de diferença, Diego Avilez ficou com a segunda posição, completando a primeira fila da prova da categoria Junior.

 

clique para ampliar
Fernando Gomes Croce - Senior
Foto:Cris Reis

Na largada Coutinho manteve a ponta, mas Olin Galli fez grande largada, pulando do quinto posto (na terceira fila) para a segunda posição na tomada da primeira curva do circuito. Guilherme Samaia manteve a terceira posição, com Caíque Souza em quarto, Flavio Matheus em quinto, e Thiago Vivacqua em sexto.

 

Coutinho e Galli seguiam na ponta, mas Caíque Souza pulou rapidamente para a terceira posição, deixando Samaia em quarto, Matheus em quinto e Vivacqua em sexto,recebendo forte pressão de Avilez. Voltas depois, ao tentar defender a posição de Galli, Coutinho acabou perdendo posições, caindo para o quarto posto, atrás de Souza e Matheus.

Tranqüilo da dianteira, Olin Galli administrou a vantagem sobre os adversários na voltas restantes, até comemorar mais uma vitória na bandeira a quadros.

Nas voltas finais Flavio Matheus superou Caíque Souza, garantindo a segunda colocação. Souza cruzou em terceiro, Coutinho em quarto, Avilez em quinto e Guilherme Samaia em sexto. Mas na pesagem obrigatória ao fina da corrida o conjunto kart/piloto de Caíque Souza não atingiu o peso mínimo da categoria, pelo que foi desclassificado, alterando o resultado final da prova. Todos subiram uma posição final e Thiago Vivacqua acabou no pódio, com a sexta posição final.

A estréia da Graduados e da Novatos

 

clique para ampliar
Pedro 'PPK' Pavan - Executive
Foto:Claudio Reis

Após nova rodada de tomadas de tempos classificatórios, as categorias Graduados e Novatos fizeram em grid único sua estréia na Copa São Paulo de Kart Granja Viana, abrindo as disputas do “Grupo B” do certame.

 

O tocantinense Felipe Fraga voou na pratica classificatória e garantiu a posição de honra, com mais de meio segundo de vantagem para o fantástico piloto André Nicastro. Curiosamente as quatro primeiras posições do grid representavam quatro fabricantes diferentes de chassis. Fraga com Kart Mini, Nicastro com o Techspeed do qual é um dos responsáveis pelo desenvolvimento, Bruno Grigatti em terceiro com Birel (e equipado com o novísssimo propulsor Raptor da PPK) e Victor Caliman no quarto posto com o Thunder Kart.

 

clique para ampliar
Ricardo Molina - Super Senior
Foto:Cris Reis

Pela categoria Novatos a pole ficou com Gabriel Salomão, que garantiu a 11ª posição do grid na “geral”.

 

Fraga manteve a vantagem da posição na largada, com Bruno Grigatti em segundo, Johilton filho em terceiro, Nicastro em quarto, Caliman em quinto e Cacé Almeida em sexto. Gabriel Salomão e Leandro Law, os dois únicos Novatos da corrida, conseguiram “se achar” na primeira curva. Bateram e rodaram, perdendo grande distancia do restante do pelotão.

 

clique para ampliar
Roberto Azana - Executive
Foto:Claudio Reis

Embora tenha classificado para partir do sétimo posto, o piloto da Stock Cars, Allam Hellmeister – que voltava a competir de kart após vários anos de afastamento da modalidade -, partiu da ultima posição do grid de largada.

 

Na quarta volta de corrida Bruno Grigatti surgia na primeira posição, com Fraga em segundo, Johilton em terceiro, Caliman em quarto, Nicastro em quinto e Cacé em sexto. Mas na volta seguinte Fraga recuperava a ponta, com os ânimos acirrando. Com isso, quem surgiu na ponta na volta seguinte foi o potiguar Johilton Filho, com Fraga em segundo, Grigatti em terceiro (como sempre gesticulando muito) e Nicastro novamente em quarto.

 

clique para ampliar
Almeida e Vasconcelos - Stock 125
Foto:Claudio Reis

Totó pra lá, totó pra cá e na outra volta Grigatti não estava mais entre os ponteiros, com André Nicastro agora em terceiro e na bota de Felipe Fraga. Caliman era o quarto, com Hellmeister esbanjando o conhecido talento a ocupando já a quinta posição.

 

Mais uma volta (a oitava da prova) e Felipe Fraga teve problemas em seu kart na entrada do miolo do circuito. Hellmeister, que ultrapassara Caliman agora era o terceiro, com Fraga em quarto, Alain Sisdeli em quinto e Bruno Grigatti em sexto.

Os problemas de Fraga persistiam e na outra volta já perdera posições para Sisdeli, Grigatti e Cacé Almeida. Na décima segunda volta Felipe Fraga abandonou a corrida pelos problemas de seu kart.

 

clique para ampliar
Gabriel Sereia - Cadete
Foto:Claudio Reis

André Nicastro conseguiu aproximar-se e tomar a dianteira de Johilton Filho, que teve de contentar-se com a segunda posição. Alam Hellmeister levou seu kart com categoria ao terceiro posto – e de quebra com a melhor volta da prova -, com Grigatti completando em quarto, Alain Sisdeli em quinto e Cacé Almeida em sexto.

 

Gabriel Salomão levou a vitória na Novatos, com Leandro Law ficando com a segunda posição.

Mirim teve vitória de Vitor Uchoa

 

clique para ampliar
Roberto Azana - Stock 125
Foto:Claudio Reis

A categoria Mirim, porta de entrada do kartismo brasileiro, parece ter começado com força total a temporada de 2010 na Granja Viana, arregimentando para seu grid doze micromonopostos, mas do que alinharam na primeira etapa da Copa São Paulo Light de Kart.

 

Caio Collet ficou com a pole position na tomada de tempos classificatórios, mas foi Victor Uchoa quem levou a vitória na primeira rodada e sai na frente na tabela de pontos do campeonato.

Na largada Collet manteve a ponta, seguido por Cameron (nos resultados oficiais não é indicado o sobrenome), Uchoa, João Pedro Correa, Juan Crespi e Thiago Lopez, na sexta colocação.

Em seguida Uchoa conseguiu superar Cameron, assumindo o segundo posto e na volta seguinte J.P. Correa repetiu a manobra, para assumir a terceira posição. Com o passar das voltas Victor Uchoa conseguiu ultrapassar também Collet, para tomar a ponta da corrida, que não mais perdeu até o final. Collet permaneceu em segundo, com Cameron livrando-se de J.P. Correa, após ambos serem advertidos por manobras consideradas mais “duras” pelos Comissários Desportivos.

Correa, aliás, acabou recebendo vinte segundos de acréscimo ao seu tempo total de prova, com punição por reincidência, embora isso não tenha alterado sua oitava posição final na corrida.

Juan Crespi completou na quarta colocação, Thiago Lopez em quinto e Guilherme Palhari em sexto.

Senior e Super Senior

 

clique para ampliar
Rogerio Raucci - Shifter Sixpeed
Foto:Claudio Reis

Depois de alguns anos fora de sua grade de programação, a categoria Senior volta à Granja Viana, agora acompanhada em grid conjunto da categoria Super Senior, esta criada no inicio da década passada pela CNK/CBA aos moldes do sucesso da categoria Executive da Granja Viana.

 

Senior na idade, mas ainda com “tocada” de Graduado dos bons, William Freire entra para os anais da história do kart tupiniquim como o primeiro piloto a estabelecer a pole position com o motor Raptor, produzido pela industria nacional de peças e componentes para kart, PPK.

A segunda posição do grid ficou com Renato Russo, o Heptacampeão Brasileiro de Kart que fazia jornada dupla, após vencer espetacularmente a prova da Shifter Kart. Fernando Guzzi, outro que dispensa qualquer apresentação, ficou com a terceira posição do grid, ladeado por Christiano Matheis, que ainda levou a pole na Super Senior.

Aliás, esta é uma questão que poderia dar muita discussão, já que ao fazer sua inscrição para a prova, Renato Russo – atual Campeão Brasileiro e da Copa Brasil de Super Senior -, indicou essa classe como sua categoria. Portanto, de fato, a pole position da Super Senior era de Renato Russo (como o seria a vitória também), mas por uma falha da funcionaria auxiliar da Secretaria de Prova sua inscrição acabou anotada como na classe Senior. Elegantemente, Renato Russo não criou problemas e deixou para a próxima etapa sua “estréia” na Super Senior da Granja.

Fica também a lição para não deixarem para fazer suas inscrições no dia das provas. Quem se inscreve com antecedência leva a vantagem de sofrer menores riscos com erros naturais de um dia de verdadeiro “sufoco” na Secretaria de Prova...

 

clique para ampliar
O pódio da Shifter Junior
Foto:Cris Reis

Freire manteve a ponta na largada, com Guzzi assumindo a segunda posição, Russo em terceiro e Fernando Gomes Croce em quarto. Na Curva 2, Jorge Borelli (5º no grid), André Matinha (8º no grid), Marcelo Cascão (12º no grid) e Carlo Collet (11º no grid) acabaram batendo e Collet levou a pior, não conseguindo sequer voltar para a corrida.

 

Fernando Carvalho, Marcos Pereira, Ricardo Molina e Carla Cordeiro fechavam o segundo pelotão da prova, já em franca batalha.

Duas voltas depois Fernando Guzzi suplantou William Freire, assumindo a ponta da corrida e na seguinte Freire ficou de fora da prova ao tentar defender a posição para Renato Russo, que por sua vez perdeu a posição para Fernando Gomes Croce, o novo vice-lider da corrida. Na mesma volta, com problemas em seu kart, Carla Cordeiro também abandonou a disputa.

 

clique para ampliar
João Gonçalves - Shifter Kart
Foto:Claudio Reis

Russo passou a atacar implacavelmente Fernando Gomes Croce, que conseguia manter a posição, enquanto Fernando Guzzi abria volta a volta. Ricardo Molina também já se livrara dos concorrentes e assumia o quarto posto, buscando descontar a diferença para Croce e Russo.

 

Ao meio da corrida o kart de Renato Russo passou a apresentar problemas nos freios, “facilitando a vida” de Fernando Gomes Croce, que abriu larga vantagem e de Molina, que conseguiu a aproximação e a ultrapassagem sobre Renato Russo.

 

clique para ampliar
Leonardo Baran - Super Cadete
Foto:Claudio Reis

 

Na volta final foi a vez de Molina ter problemas e Russo não bobeou, retomando a terceira posição da corrida. Fernando Guzzi venceu a prova, com seu “xará” Fernando Gomes Croce em segundo e Ricardo Molina em quarto, mas levando a vitória na Super Senior, já que a funcionaria da Secretaria de Prova “colaborou” com a estatística da Thunder, deixando de inscrever Russo na Super Senior.

 

 

Stock 125

 

clique para ampliar
Tato - Shifter Sixpeed
Foto:Claudio Reis

 

Rafael Xavier Martins cravou a pole position para a longa prova de 50 minutos da categoria Stock 125, mas a vitória ficou nas mãos da dupla G. Almeida e Juquinha Vasconcelos, que cruzou na primeira posição a linha de chegada ao termino das 54 voltas regulamentares.

 

clique para ampliar
Breno Pero - Pro 500
Foto:Cris Reis

Alan Massaini ficou com a segunda colocação, uma à frente de Rodrigo Navarro. Roberto Azana foi o quarto na corrida e também levou a vitória na classe Stock 125 Senior, levando para casa o terceiro troféu de vencedor da etapa, já também que vencera na prova da Executive e Executive Super Senior.

 

Munir Aboissa foi o segundo colocado da Senior, com a dupla Paulo Farias/ Alexandre Camargo completando em terceiro.

John Louis leva na Shifter Junior

 

clique para ampliar
Renato Russo - Shifter Kart
Foto:Claudio Reis

Oficialmente o paranaense Jonathan Louis estava “aposentado” do kart em 2010, quando pretendia apenas disputar a classificação para a Seletiva de Kart Petrobrás, que venceu em 2009 e cuidaria apenas de sua estréia nos carros de Formula Fiat, categoria “apadrinhada” por Felipe Massa.

 

Na primeira tentativa, na etapa de abertura da Copa São Paulo Light de Kart, Louis garantiu a presença na final da Seletiva Petrobrás, conquistando sua vaga e o “convite” para disputar a Shifter Junior na Granja Viana, já que apesar de ser um piloto Graduado, sua idade (apenas 15 anos) lhe permitem disputar a classe Junior dos poderosos karts de marchas.

Ao melhor estilo “veni, vidi, vici”, Jonathan Louis chegou brilhando, cravando a pole position e faturando mais uma vitória para seu extenso palmarés. Só não levou a melhor volta da corrida, que ficou com Felipe Ferraretto, outro estreante na classe que começou com o pé direito e, literalmente, embaixo.

Campeão de 2009, Victor Franzoni ficou com a segunda colocação, uma a frente do potiguar Johilton Filho e Raphael Raucci fez, seguramente, sua mais bela apresentação na categoria, esbanjando agressividade e competência e ficando boa parte da prova na terceira colocação.

Felipe Ferraretto e Lukas Moraes também fizeram boa figura, completando, respectivamente, nas quinta e sexta posições.

“Deletaram” o Raul Rocha na Super Cadete

 

clique para ampliar
Yuri Alves - Super F4
Foto:Claudio Reis

A desavisada imprensa especializada do kart no Brasil, incluindo a “oficial” da Copa São Paulo de Kart Granja Viana sofre ao não cobrir “in loco” a maioria dos eventos da modalidade e desconhecer aqueles pilotos que não são figurinhas carimbadas com pais de talões de cheques idem com mais de cinco estrelas.

 

Assim ninguém “percebeu” que o piloto Rafael Martins, campeão da Super Cadete em 2009, não correu na primeira etapa desta temporada e que o kart de numeral 21 pertencia a outro piloto, ao qual furtaram os devidos créditos.

Como o Planet Kart conhece cada um dos kartistas do Brasil, cumpre a nós informar em “quase furo de reportagem”, que o piloto que cravou a pole position da primeira etapa da Super Cadete na Copa São Paulo de Kart Granja Viana é Raul Rocha, kartista que competia na categoria Mirim desse certame até o final da temporada 2009.

Com o maior numero de pilotos participando do campeonato a Secretaria de Provas cometeu alguns “deslizes” e a falha acabou passando desapercebida nos resultados, rapidamente divulgados por quem se preocupa apenas em ser “rápido” nas noticias e não “exato”, como corretamente convém à atividade jornalística. Afinal, rápidos tem de ser, obrigatoriamente, os pilotos na pista. Aos jornalistas cabe o mister de publicarem os fatos e informações, sempre devidamente checados e re-checados.

Well, superado esse mero “detalhe” que Raul não é Rafael, vamos à prova:

Raul Rocha subiu da Mirim diretamente para a Super Cadete e mostrando que tem “braço” para andar de igual com pilotos mais experientes. Com a marca de 52s050 garantiu o direito de largar na posição de honra em sua primeira participação em uma corrida com motor “dois tempos” empurrando a barata. Leonnardo Raucci ficou com a segunda posição, separado por ínfimos 144 milésimos de segundo da pole position.

Pedro Cardoso, que faz seu segundo ano na classe e é um velocista reconhecido, ficou com a terceira posição do grid, dezessete milésimos de segundo “mais lento” que Raucci e ladeado por Leonardo Baran.

Autorizada a largada da Super Cadete, Rocha conseguiu manter a liderança, com Leonnardo Raucci mantendo a segunda colocação, com Cardoso em terceiro e Gabriel Sereia na quarta posição. Andando todos muito próximos e com a natural agressividade da garotada das categorias de base, a prova prometia ser das mais eletrizantes.

Na forte freada do “saca-rolha” que dá acesso ao miolo do circuito – uma curva tornante-convergente em subida -, Cardoso conseguiu ultrapassar Raucci, assumindo a segunda colocação no curso da primeira volta. Duas voltas depois Pedro Cardoso escolheu o mesmo ponto para tentar a ultrapassagem sobre o bólido de Raul Rocha (o que não era Rafael Martins, que já estava em casa depois de correr na Junior Menor). Cardoso errou no “aprouch” e acabou acertando com violência o kart de Rocha, com ambos rodando no meio da curva.

Vindo de “cano-cheio” logo atrás, Leonnardo Raucci não tina visão do que ocorria no meio da curva e ao deparar com o kart de Cardoso rodado na esquerda do traçado, derivou rapidamente para a direita, mas lá estava “paradinho” o kart de Raul Rocha. Sem espaço, saiu totalmente para a direita, com os freios travados, atingindo violentamente os pneus de proteção que separam a variante da Descida do Mergulho.

Como “saldo”, Raul Rocha (o pseudo Rafael Martins) abandonou a prova, para ser atendido pelo “Anjo da Guarda” dos kartistas, Dr. Wagner Dutra. Pedro Cardoso voltou para a prova, mas acabou “agraciado” pelos Comissários Desportivos com a bandeira preta, por entenderem que sua atitude havia sido antidesortiva. Leonnardo Raucci, o terceiro do veloz trio “candidato à vitória” voltou à prova, mas extremamente distante dos demais competidores e com um kart “tortinho”, sem qualquer chance de recuperação na prova.

Leonardo Baran “herdou” a liderança e conseguiu nas dez voltas restantes segurar o ímpeto de Gabriel Sereia, que cruzou a bandeira a quadros em segundo. Lucas Vieira ficou com a terceira colocação, Rafael Furquim com o quarto posto, Cauê Arias com o quinto e Leonnardo Raucci ainda conseguiu levar seu bólido ao sexto, que lhe rendeu uma vaguinha no pódio da Super Cadete.

Ah... Sim... Só para “lembrar” os nobres “colegas”: O nome do garoto é Raul Rocha e acelera uma barbaridade”!

S.O.S. Pro 500

 

clique para ampliar
Andreas Bürr - Shifter Kart
Foto:Claudio Reis

Tradicional categoria de compõe os karts que disputam a 500 Milhas de Kart Granja Viana e que já contou com grids quilométricos, a Pro 500 não vive seus melhores dias.

 

Relegada à condição de final de festa, com sua prova no final da programação, quando todos já forma embora do kartódromo, à exceção dos mecânicos da categoria, parentes e meia dúzia de gatos-pingados, a Pro 500 precisa urgentemente de um “up-grade” em sua formatação e horário para poder voltar a atrair os desportistas.

Assim, como já fizemos com a categoria Sprint em 2002 (que era a mesma hoje Pro 500), estamos abrindo a politicamente correta campanha “S.O.S. Pro 500”, na esperança que os organizadores do certame sensibilizem-se com o drama da classe que definha ano a ano e lembrem que é dela que se forma a maior parte do grid “pagante” da 500 Milhas.

Pro 500 forte significa 500 Milhas forte e certamente o Clube Granja Viana há de se recordar que o interesse em inscrições na ultima edição da prova de gala do kartismo nacional deixou um pouco a desejar.

Essa categoria, impunha-se, estar expressamente ligada à 500 Milhas de Kart. À exceção dos astros internacionais e demais convidados da organização, deveria ser a classe que qualificaria os interessados em participação na 500 Milhas de cada ano. Ou seja, sem participar e conquistar “qualificação” na Pro 500, o piloto não poderia se inscrever na 500 milhas ao final do ano.

Seria uma medida “salutar” para a categoria, de clara “segurança” para os competidores da 500 Milhas, já que se evitaria, assim, a presença de pilotos sem o “índice técnico” mínimo para correr em meio aos astros internacionais e, de quebra, saudável para os cofres do Clube, que veria o grid da Pro 500 crescer.

S.O.S. Pro 500!

Bem, nessa primeira etapa da temporada 2010 da Copa São Paulo de Kart Granja Viana, quatorze “teimosos” se inscreveram para a prova, agora de bateria única. A vitória ficou com Marcello Dias, ao volante do kart 22 Marlia Racing.

Laerte Endrigo, com o kart 81 TNT levou a vitória na classe Senior e o kart 46 Ari Racing a da classe Pro 500 Light.

Confira os resultado completos da primeira etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana:

Mirim

  1. 1.- Victor Uchoa, com 13 voltas em 13m35s963
  2. 2.- Caio Collet, a 2s387
  3. 3.- Cameron, a 13s983
  4. 4.- Juan Crespi, a 17s071
  5. 5.- Thiago Lopez, a 17s175
  6. 6.- Gulherme Palhari, a 37s717
  7. 7.- Marcelo Daineze, a 1m01s085
  8. 8.- João Pedro Corrêa, a 1m38s247
  9. 9.- Fernando Barros, com 12 voltas
  10. 10.- André Peixoto, com 12 voltas
  11. 11.- Gian de Castro, com 12 voltas
  12. 12.- Raikkönen Sakzenian, com 12 voltas

Pole Position: Caio Collet, com 1m09s520

Melhor volta: Victor Uchoa, com 58s276

Cadete

  1. 1.- Gabriel Sereia, com 13 voltas em 15m50s301
  2. 2.- Pedro Cardoso, a 11s974
  3. 3.- Amauri Baragatti, a 16s568
  4. 4.- Matheus Olivério, a 21s737
  5. 5.- Vitor Olivério, a 25s147
  6. 6.- Sergio Guimarães, a 29s683
  7. 7.- Zaya Fontana, a 39s128
  8. 8.- Bruno Guidetti, a 39s374
  9. 9.- Leonnardo Baran, a 42s266
  10. 10.- Lucas Annuza, a 44s862
  11. 11.- Victor Marlia, a 45s110
  12. 12.- João Felipe Marques, a 46s616
  13. 13.- Igor Mello, a 47s327
  14. 14.- Yanni Fontana, a 58s339
  15. 15.- João Pedro Guim, a 1m11s103
  16. 16.- Pedro Fonseca, com 12 voltas
  17. 17.- Lucas Lima, com 12 voltas
  18. 18.- Leonardo Caramelo, com 12 voltas
  19. 19.- Lucas Pereira, com 12 voltas
  20. 20.- Luiz Henrique, com 11 voltas
  21. 21.- Gregory Diegues, com 11 voltas
  22. 22.- Fernando França, com 1 volta
  23. 23.- Matheus Muniz, sem tempo
  24. 24.- João Pedro Custódio, sem tempo
  25. 25.- Murilo Coletta, sem tempo

Pole Position: Gabriel Sereia, com 1m08s413

Melhor volta: Gabriel Sereia, com 1m09s020

Super Cadete

  1. 1.- Leonardo Baran, com 13 voltas em 12m04s796
  2. 2.- Gabriel Sereia, a 1s723
  3. 3.- Lucas Vieira, a 10s564
  4. 4.- Rafael Furquim, a 20s632
  5. 5.- Cauê Arias, a 20s691
  6. 6.- Leonnardo Raucci, a 26s287
  7. 7.- Raul Rocha, com 1 volta
  8. 8.- Pedro Cardoso, desclassificado

Pole Position: Raul Rocha, com 52s050

Melhor volta: Leonardo Baran, com 52s297

Junior Menor

  1. 1.- Pietro Rimbano, com 15 voltas em 16m43s118
  2. 2.- Matheus Jacques, a 13s228
  3. 3.- Rafael Martins, a 14s622
  4. 4.- Gabriel Balarin, a 18s169
  5. 5.- Arthur Fortunato, a 20s047
  6. 6.- Yurik Carvalho, a 29s741
  7. 7.- Kaique Dantas Oliveira, a 39s423
  8. 8.- Victor Miranda, a 43s826
  9. 9.- Giuliano Raucci, a 47s660
  10. 10.- Felipe Ortiz, a 53s255
  11. 11.- Fernando França, com 14 voltas
  12. 12.- Pedro Piquet, com 11 voltas
  13. 13.- Vitor Baptista, com 10 voltas
  14. 14.- Matheus Coletta, sem tempo

Pole Position: Rafael Martins, com 1m03s988

Melhor volta: Pietro Rimbano, com 1m03s533

Junior

  1. 1.- Olin Galli, com 15 voltas em 14m49s871
  2. 2.- Flávio Matheus, a 1s536
  3. 3.- Pedro Coutinho, a 7s163
  4. 4.- Diego Avilez, a 11s238
  5. 5.- Guilherme Samaia, a 14s669
  6. 6.- Thiago Vivacqua, a 15s232
  7. 7.- Jeferson Pereira, a 20s896
  8. 8.- Sergio Serrano, a 24s233
  9. 9.- Luiz Felipe, a 24s727
  10. 10.- Breno Borges, a 27s290
  11. 11.- João Felix, a 30s382
  12. 12.- Gabriel Kenji, a 51s680
  13. 13.- Gustavo Myasava, a 52s540
  14. 14.- Andréas Visnardi, com 7 voltas
  15. 15.- Caíque Souza, desclassificado por falta de peso

Pole Position: Pedro Coutinho, com 1m01s295

Melhor volta: Flavio Matheus, com 55s562

Shifter Junior

  1. 1.- Jhonathan Louis, com 16 voltas em 13m28s145
  2. 2.- Vitor Franzoni, a 4s660
  3. 3.- Johilton Filho, a 5s621
  4. 4.- Raphael Raucci, a 5s740
  5. 5.- Felipe Ferraretto, a 5s939
  6. 6.- Lukas Moraes, 11s445
  7. 7.- André Pedralli, a 15s355
  8. 8.- Matheus Sucena, a 15s912
  9. 9.- Cayan Chianca, a 16s443
  10. 10.- Leonardo Jafet, a 31s448
  11. 11.- Luca Travaglini, a com 5 voltas

Pole Position: Jhonathan Louis, com 47s509

Melhor volta: Felipe Ferraretto, com 48s016

Graduados & Novatos

  1. 1.- André Nicastro, com 20 voltas em 16m40s467
  2. 2.- Johilton Filho, a 0s711
  3. 3.- Allan Hellmeister, a 1s158
  4. 4.- Bruno Grigatti, a 3s546
  5. 5.- Alain Sisdeli, a 4s446
  6. 6.- Carlos Almeida, a 4s905
  7. 7.- Felipe Donato, a 13s456
  8. 8.- Vinicius Perdigão, a 17s585
  9. 9.- Gabriel Salomão, com 19 voltas
  10. 10.- Felipe Fraga, com 12 voltas
  11. 11.- Victor Caliman, com 7 voltas
  12. 12.- Leandro Law, com 2 voltas
  13. 13.- Marcos Vinicius, sem tempo
  14. 14.- Marcos Pereira, sem tempo

Pole Position: Felipe Fraga, com 59s093

Melhor volta: Allan Hellmeister, com 47s659

Novatos

  1. 1.- Gabriel Salomão, com 19 voltas em 17m29s522
  2. 2.- Leandro Law, a 1 volta

Pole Position: Gabriel Salomão, com 1m03s661

Melhor volta: Gabriel Salomão, com 50s508

Senior & Super Senior

  1. 1.- Fernando Guzzi, com 22 voltas em 18m37s526
  2. 2.- Fernando Gomes Croce, a 10s171
  3. 3.- Renato Russo, a 19s414
  4. 4.- Ricardo Molina, a 20s420
  5. 5.- Fernando Carvalho, a 24s941
  6. 6.- Jorge Borelli, a 38s994
  7. 7.- Christiano Matheis, a 47s727
  8. 8.- Marcelo Cascão, com 21 voltas
  9. 9.- Marcos Pereira, com 12 voltas
  10. 10.- André Matinha, com 8 voltas
  11. 11.- William Freire, com 4 voltas
  12. 12.- Carla Cordeiro, com 4 voltas
  13. 13.- Carlo Collet, sem tempo

Pole Position: William Freire, com 59s779

Melhor volta: Fernando Guzzi, com 49s009

Super Senior

  1. 1.- Ricardo Molina, com 22 voltas em 18m57s946
  2. 2.- Christiano Matheis, a 28s313
  3. 3.- Marcelo Cascão, com 21 voltas
  4. 4.- André Matinha, com 8 voltas
  5. 5.- Carlo Collet, sem tempo

Pole Position: Renato Russo, com 59s893

Melhor volta: Renato Russo, com 43s365

Shifter Kart

  1. 1.- Renato Russo, com 25 voltas em 25m20s755
  2. 2.- Rafael Suzuki, a 6s627
  3. 3.- Fernando Rezende, a 21s084
  4. 4.- Dennis Dirani, a 29s138
  5. 5.- Jorge Borelli, a 33s020
  6. 6.- Andréas Bürr, a 37s075
  7. 7.- Bruno De Leon, a 37s823
  8. 8.- João Gonçalves, a 45s866
  9. 9.- Paulo Farias, a 48s683
  10. 10.- Jean Aguiar, a 55s631
  11. 11.- Felipe Fraga, com 24 voltas
  12. 12.- André Sousa, com 24 voltas
  13. 13.- Carlos Araújo, com 24 voltas
  14. 14.- Eduardo Banzoli, com 24 voltas
  15. 15.- Felipe Leonardos, com 24 voltas
  16. 16.- Rui Loiola, com 24 voltas
  17. 17.- Luis Sousa, com 24 voltas
  18. 18.- Bruno Balarin, com 24 voltas
  19. 19.- José Henrique, com 23 voltas
  20. 20.- David Simão, com 23 voltas
  21. 21.- Emilio Padron, com 22 voltas
  22. 22.- Rui Tiny, com 19 voltas
  23. 23.- Tiago Avila, com 11 voltas
  24. 24.- Rogério Raucci, com 7 voltas
  25. 25.- Antonio Canedo, sem tempo
  26. 26.- João Jardim, desclassificado bandeira preta

Pole Position: João Gonçalves, com 58s985

Melhor volta: Renato Russo, com 58s683

Shifter Kart Senior

  1. 1.- Renato Russo, com 25 voltas em 25m20s755
  2. 2.- Jorge Borelli, a 33s020
  3. 3.- Andréas Bürr, a 37s075
  4. 4.- Paulo Farias, a 48s683
  5. 5.- Carlos Araújo, com 24 voltas
  6. 6.- Rui Loiola, com 24 voltas
  7. 7.- Luis Sousa, com 24 voltas
  8. 8.- David Simão, com 23 voltas
  9. 9.- Emilio Padron, com 22 voltas
  10. 10.- Antonio Canedo, sem tempo

Pole Position: Renato Russo, com 59s010

Melhor volta: Renato Russo, com 58s683

Sixspeed

  1. 1.- José Henrique, com 23 voltas em 25m26s087
  2. 2.- Rui Tiny, com 19 voltas
  3. 3.- Rogério Raucci, com 7 voltas

Pole Position: Rogério Raucci, com 1m01s328

Melhor volta: José Henrique, com 1m01s678

Executive

  1. 1.- Roberto Azana, com 21 voltas em 22m09s237
  2. 2.- Fernando Guzzi, a 13s649
  3. 3.- Jorge Borelli, a 25s418
  4. 4.- Wagner Koga, a 26s115
  5. 5.- Fernando Croce, a 31s371
  6. 6.- Pedro Pavan, a 53s838
  7. 7.- Eduardo Oliveira, a 56s060
  8. 8.- Munir Aboissa, a 1m07s207
  9. 9.- José Raul Girondi, a 58s701
  10. 10.- Max Lutjens, com 20 voltas
  11. 11.- Valter Naterrer, com 20 voltas
  12. 12.- Antonio Faita, com 20 voltas
  13. 13.- José Carlos Tinoco, com 20 voltas
  14. 14.- Vladimir Reggiani, com 20 voltas
  15. 15.- Julio Rocha, com 20 voltas
  16. 16.- Paulo Fabiano, com 20 voltas
  17. 17.- Flavio Kawakami, com 19 voltas
  18. 18.- Welson Jacometi, com 15 voltas

Pole Position: Roberto Azana, com 1m00s666

Melhor volta: Roberto Azana, com 1m00s772

Executive Super Senior

  1. 1.- Roberto Azana, com 21 voltas em 22m09s237
  2. 2.- Jorge Borelli, a 25s418
  3. 3.- Fernando Croce, a 31s371
  4. 4.- Pedro Pavan, a 53s838
  5. 5.- Munir Aboissa, a 1m07s207
  6. 6.- José Raul Girondi, a 58s701
  7. 7.- Max Lutjens, com 20 voltas
  8. 8.- Valter Naterrer, com 20 voltas
  9. 9.- José Carlos Tinoco, com 20 voltas

Pole Position: Roberto Azana, com 1m00s666

Melhor volta: Roberto Azana, com 1m00s772

Super F4

  1. clique para ampliar
    Paulo Malagoni - Super F4 Senior
    Foto:Claudio Reis
    1.- João Gonçalves, com 22 voltas em 23m40s836
  2. 2.- Yuri Alves, a 1s307
  3. 3.- André Matinha, a 7s693
  4. 4.- Bruno Miloni, a 14s127
  5. 5.- Eduardo Abrantes, a 22s827
  6. 6.- Bruno Caetano, a 23s230
  7. 7.- Paulo Malagoni, a 24s849
  8. 8.- Thiago Farina, a 25s966
  9. 9.- Renato Rios, a 26s561
  10. 10.- Jorge Costa, a 27s411
  11. 11.- Beto Nini, a 28s452
  12. 12.- Rogério Rodrigues, a 28s768
  13. 13.- Thiago Penido, a 30s644
  14. 14.- Michael Pryor, a 32s358
  15. 15.- Roberto Catarino, a 33s433
  16. 16.- Leonardo Tamburro, a 34s307
  17. 17.- André Salmoria, a 34s816
  18. 18.- Rodrigo Barbaresco, a 38s062
  19. 19.- Domingos Iorio, a 42s633
  20. 20.- Alexandre Nishida, a 48s968
  21. 21.- Shawan, a 49s961
  22. 22.- Selmo Benelli, a 50s552
  23. 23.- André Muraro, a 51s045
  24. 24.- Alexandre Rodrigues, com 21 voltas
  25. 25.- Paulo Frare, com 21 voltas
  26. 26.- Rodrigo Stephanini, com 21 voltas
  27. 27.- Fernando Martins, com 20 voltas
  28. 28.- Jean Carlo, com 20 voltas
  29. 29.- Jairo Coutinho, com 20 voltas
  30. 30.- Roberto Padovani, com 19 voltas
  31. 31.- Leonardo Mendes com 11 voltas
  32. 32.- Vinicius Alonso, com 10 voltas
  33. 33.- Nelsinho Stanisci, com 9 voltas
  34. 34.- Jorge Notara, com 2 voltas
  35. 35.- Ricardo Talarico, sem tempo
  36. 36.- Marcelo Mana, sem tempo

Pole Position: André Salmoria, com 1m02s615

Melhor volta: João Gonçalves, com 1m01s746

Super F4 Senior

  1. clique para ampliar
    Olin Galli - Junior
    Foto:Claudio Reis
    1.- André Matinha, com 22 voltas em 23m48s529
  2. 2.- Eduardo Abrantes, a 15s134
  3. 3.- Paulo Malagoni, a 17s156
  4. 4.- Renato Rios, a 18s868
  5. 5.- Jorge Costa, a 19s718
  6. 6.- Beto Nini, a 20s759
  7. 7.- Rogério Rodrigues, a 21s075
  8. 8.- Michael Pryor, a 24s665
  9. 9.- Roberto Catarino, a 25s740
  10. 10.- Domingos Iorio, a 34s940
  11. 11.- Alexandre Nishida, a 41s275
  12. 12.- Alexandre Rodrigues, com 21 voltas
  13. 13.- Rodrigo Stephanini, com 21 voltas
  14. 14.- Roberto Padovani, com 19 voltas
  15. 15.- Ricardo Talarico, sem tempo
  16. 16.- Marcelo Mana, sem tempo

Pole Position: Paulo Malagoni, com 1m04s080

Melhor volta: André Matinha, com 1m01s826

Super F4 Light

  1. 1.- Shawan, com 22 voltas em 24m30s797
  2. 2.- Selmo Benelli, a 0s591
  3. 3.- Fernando Martins, a 2 voltas
  4. 4.- Jean Carlo Szepilowski, a 2 voltas
  5. 5.- Jairo Coutinho, a 2 voltas

Pole Position: Selmo Benelli, com 1m06s192

Melhor Volta: Selmo Benelli, com 1m04s444

Stock 125

  1. 1.- G.Almeida/ J.Vasconcelos, com 54 voltas em 47m43s185
  2. 2.- Alan Massaini, a 3s911
  3. 3.- Rodrigo Navarro, a 32s222
  4. 4.- Roberto Azana, a 1m38s680
  5. 5.- Munir Aboissa, com 53 voltas
  6. 6.- José Roberto Leardini, com 53 voltas
  7. 7.- P.Farias & A.Camargo, com 53 voltas
  8. 8.- Beto Rossi, com 53 voltas
  9. 9.- G.Alves & D.Ebel, com 53 voltas
  10. 10.- E.Araujo & E. Carvalho, com 53 voltas
  11. 11.- Eduardo & João Vitor, com 53 voltas
  12. 12.- Anselmo/ Germinal, com 53 voltas
  13. 13.- F.Mendonça & F.Cabeças, com 52 voltas
  14. 14.- Cesar Rocha/ Cristiano, com 52 voltas
  15. 15.- J.Raul/ J.Rodrigues, com 52 voltas
  16. 16.- Sebá Malucelli, com 50 voltas
  17. 17.- Marcelo Henriques, com 49 voltas
  18. 18.- A.Catucci & J.Leme, com 47 voltas
  19. 19.- Fred Fonseca, com 44 voltas
  20. 20.- M.Correa/ A.Miranda, com 43 voltas
  21. 21.- Rafael Dantas, com 43 voltas
  22. 22.- Bruno Balarin, com 36 voltas
  23. 23.- Giovanne Schivinatto, desclassificado por falta de peso
  24. 24.- Rafael Xavier Martins, desclassificado

Pole Position: Rafael Xavier Martins, com 58s656

Melhor volta: G.Almeida/ J.Vasconcelos, com 50s028

Stock 125 Senior

  1. 1.- Roberto Azana, com 54 voltas em 49m21s865
  2. 2.- Munir Aboissa, com 53 voltas
  3. 3.- José Roberto Leardini, com 53 voltas
  4. 4.- P.Farias & A.Camargo, com 53 voltas
  5. 5.- Beto Rossi, com 53 voltas
  6. 6.- G.Alves & D.Ebel, com 53 voltas
  7. 7.- E.Araujo & E. Carvalho, com 53 voltas
  8. 8.- F.Mendonça & F.Cabeças, com 52 voltas
  9. 9.- Cesar Rocha/ Cristiano, com 52 voltas
  10. 10.- J.Raul/ J.Rodrigues, com 52 voltas

Pole Position: Rafael Xavier Martins, com 58s656

Melhor volta: Munir Aboissa, com 50s314

Pró 500

  1. 1.- #22 Marlia Racing, com 84 voltas em 1h20m41s555
  2. 2.- #86 Marcelo/ Wagner Koga, a 5s459
  3. 3.- #81 Laerte Endrigo, a 40s561
  4. 4.- #18 MV/Stop Aço, a 42s515
  5. 5.- #45 MV Racing/ Breno Pero, a 42s967
  6. 6.- #100 Stop Aço, a 52s612
  7. 7.- #46 Ari Racing, com 83 voltas
  8. 8.- #82 Rodrigo Pacetta, com 83 voltas
  9. 9.- #44 Stop Aço, com 83 voltas
  10. 10.- #01 Jornalistas/ M.Racing, com 82 voltas
  11. 11.- #511 Roberto Alcides, com 82 voltas
  12. 12.- #25 Massoni/ By Stop Aço, com 82 voltas
  13. 13.- #110 Di Andrea/ Itarai/ LC Racing, com 70 voltas
  14. 14.- #55 Nelsinho Stanisci, com 5 voltas

Pole Position: #22 Marlia Racing, com 53s257

Melhor volta: #86 Marcelo/ Wagner Koga, com 53s591

Pró 500 Senior

  1. 1.- #81 Laerte Endrigo, com 84 voltas em 1h21m22s116
  2. 2.- #18 MV/Stop Aço, a 35s102
  3. 3.- #45 MV Racing/ Breno Pero, a 35s053
  4. 4.- #100 Stop Aço, a 35s508
  5. 5.- #511 Roberto Alcides, com 82 voltas
  6. 6.- #110 Di Andrea/ Itarai/ LC Racing, com 70 voltas

Pole Position: #45 MV Racing/ Breno Pero, com 53s532

Melhor volta: #81 Laerte Endrigo, com 53s736

Pro 500 Light

  1. 1.- 46 Ari Racing, com 83 voltas em 1h20m39s953
  2. 2.- 82 Rodrigo Paceta, a 17s039
  3. 3.- Jornalistas, a 1 volta

Última atualização ( Qui, 31 de Janeiro de 2013 21:06 )  

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Kart para a sua publicação.
O Planet Kart reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Kart , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar