Você está Aqui: Início

Sul Brasileiro - João Pedro Custódio recebe troféu de 2009 e termina em 4º na abertura do Sul - Brasil

E-mail Imprimir PDF

Boa estréia, com pódio, ainda que prejudicada pelo baixo rendimento do motor na primeira bateria. Assim pode ser resumida a estréia de João Pedro Custódio (Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação/ Governo de Goiás - AGEL/ Diário da Manhã/ DMTV/ Centro-Oeste Comunicação/ Kart Mini) na categoria Cadete.

E sua primeira corrida na nova categoria foi justamente em um campeonato onde ele se sagrara campeão em 2009, ainda pela Mirim: o Campeonato Sul-Brasileiro de Kart, que teve sua abertura disputada no último final de semana (27 e 28/3) em Farroupilha (RS).

João Pedro fez bons treinos durante a semana e na tomada de tempos finalizou em 8º, em uma disputa bastante equilibrada onde os 10 pilotos na pista ficaram separados por apenas 6 décimos de segundo.

Na primeira bateria João Pedro foi prejudicado pelo baixo rendimento de seu motor, fornecido pelos organizadores, e recebeu a bandeirada em 7º lugar. Trocado o motor, João Pedro Custódio passou a ser mais competitivo e terminou a segunda bateria em 4º, resultado que, somados os pontos, levou o goiano ao 4º lugar na etapa e no pódio.

“Foi um bom começo nesta nova categoria”, diz Miguel de Oliveira, treinador e preparador de João Pedro. “Ele era um dos poucos pilotos que vinha da Mirim e foi bastante competitivo, subiu no pódio e nos deixou muito animados. Ele traduziu em boa atuação os treinos que vinha realizando até aqui”, emendou.

Finalmente o Troféu

No domingo (28), último dia de competições em Farroupilha (RS), João Pedro e outros pilotos finalmente receberam seus troféus alusivos às conquistas do Sul-Brasileiro 2009.

Durante as solenidades, cada um dos campeões e vices das dez categorias que competiram em 2009 recebeu seus troféus e o representante da Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação/ Governo de Goiás - AGEL/ Diário da Manhã/ DMTV/ Centro-Oeste Comunicação/ Kart Mini levou para casa o seu, de Campeão Sul-Brasileiro de Kart, pela categoria Mirim.

Erno Drehmer

*(Nota do Planet Kart)

Deusa da Vitória - Foto: DivulgaçãoO Campeonato Sul Brasileiro de Kart é um certame “Chapa Branca”, ou não é?

Embora o Campeonato Sul Brasileiro de Kart constasse oficialmente do rol de certames organizados – e, portanto, premiados – pela Comissão Nacional de Kart da CBA- Confederação Brasileira de Automobilismo em 2009, fato que repetiu-se nessa temporada, já sob “controle e programação absoluta” da “nova direção”, em entrevista ao website www.allkart.net, o presidente Cleyton Pinteiro afirmou que a entidade máxima do automobilismo nacional não se responsabilizaria pela premiação do certame (entrega de troféus), posto que este era (sic) “um certame regional” na visão do dirigente: “Cadê meu troféu do Sul-Brasileiro?. Nós não temos esta responsabilidade. Quem organiza o Sul-Brasileiro são as federações do Rio Grande do Sul, Paraná e de Santa Catarina. Queremos ter um grande Campeonato Brasileiro. Que ele seja almejado por todos os pilotos. Queremos prestigiar os regionais e valorizar o Brasileiro”.

Na base da livre e espontânea “pressão” a CBA acabou aquiescendo em entregar aos campeões do certame os troféus a que, merecidamente, faziam jus. Mas também é certo que a Confederação Brasileira de Automobilismo que divulgou, amplamente, pela mídia que “trocara” o jantar anual de premiação dos campeões pela láurea de gosto duvidoso chamado “Deusa da Vitória” remeteu aos campeões do Campeonato Sul Brasileiro de Kart um troféu diverso. Bonitinho, mas “mais baratinho”...

A impressão que fica é que para a “nova” CBA os pilotos que disputam o Sul Brasileiro de Kart são de menor valia para a entidade. São uma espécie de “Plano B”, ou segunda divisão do esporte motorizado. Uma pena, pois todos são regularmente filiados à entidade, recolhendo aos seus cofres os mesmos valores de taxas daqueles que levaram para casa a tal Deusa da Vitória.

Por outro lado, o Clube Farroupilha de Kart e a Federação Gaúcha de Automobilismo deram nesta etapa inicial do Campeonato Sul Brasileiro de Kart um exemplo diametralmente oposto, de correção e extremo respeito ao desportista.

Na tomada de tempos classificatórios da categoria Graduados, por um lapso, o kart da concorrente Sabrina Koronuma foi abastecido com combustível diverso do especificado para sua categoria. Prejudicada, Sabrina não pode participar da prática classificatória e teve de partir na primeira bateria (a prova do sábado 27/03) da ultima posição do grid.

No encerramento do certame, além dos mais sinceros pedidos de desculpas à piloto paranaense, foram-lhe devolvidos, integralmente, os valores despendidos com inscrição, combustível e pneumáticos na rodada dupla inicial do certame.

Palmas para o Clube de Farroupilha, palmas para a Federação Gaúcha e, principalmente, palmas para o “cartola” Fernando Venzon, que liderou a empreitada. É de gente assim e atitudes idem que o automobilismo tupiniquim precisa para crescer vicejante e formar homens dignos que representem nossa bandeira nas pistas ao redor do mundo!

Última atualização ( Ter, 18 de Maio de 2010 13:24 )