Você está Aqui: Início

Sul Brasileiro - O que eles disseram

E-mail Imprimir PDF

Os pilotos Vitor Matzembacker, Bruna Tomaselli e Matheus Leist (Junior Menor), bem como André Pedralli, Marcos Wormsbecker (Graduados), Arthur Leist (Mirim), Pedro Senna (Cadete) e Carlos Heinen Filho (Novatos), contam o que deu certo e o que deu errado em suas participações na etapa de abertura do Campeonato Sul Brasileiro de Kart, realizado no ultimo final de semana (27 e 28/03) no Kartódromo de Farroupilha (RS).

Victor Hugo Matzenbacker comemora seu primeiro pódio na Júnior Menor

Vitor Matzembacker - Junior Menor - Foto: José BaroneO gaúcho Victor Hugo Matzenbacker (Escritório Matzenbacker / KartPress) conquistou seu primeiro pódio na categoria Júnior Menor. Matzenbacker, que é um dos principais destaques da nova geração do kartismo brasileiro, foi o quinto colocado na etapa de abertura do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart.

Em sua segunda corrida na categoria Júnior Menor, Matzenbacker esperava obter um bom resultado, já que na primeira corrida do ano, realizada no final de fevereiro, em São Paulo, o piloto teve sua estréia interrompida por um acidente na segunda curva. “Realmente, a primeira corrida poderia ter sido melhor. Acabei ficando na segunda curva e não consegui disputar boas posições. Estava otimista para a primeira etapa do Sul-Brasileiro”, contou o piloto.

Rápido nos treinos, Matzenbacker foi para a corrida confiante. Largando em sexto, o gaúcho conseguiu impor um bom ritmo na primeira bateria e cruzou a linha de chegada na quinta posição. “A Júnior Menor é bem diferente da Cadete. A corrida tem outro estilo”, disse o piloto.

Já na segunda bateria, Matzenbacker usou toda sua experiência para garantir a terceira posição. O piloto conseguiu se posicionar em terceiro na última curva da prova. “Eu estava acompanhando o terceiro e o quarto colocados. Meu ritmo não era forte o suficiente para ultrapassá-los, apenas para acompanhá-los. Na última curva, os dois disputaram a terceira posição e acabaram espalhando. Com isso, me atirei para ganhar a posição dos dois”, conta.

Com o resultado das duas baterias, Matzenbacker terminou a etapa na quinta posição, conquistando seu primeiro pódio do ano e da categoria Júnior Menor.

Agora, Matzenbacker soma 14 pontos na competição. O líder, o paulista Giuliano Raucci, tem 20.

Bruna Tomaselli esperava sair do Rio Grande do Sul com um resultado melhor

Bruna Tomaselli - Junior Menor - Foto: José BaroneRápida nos treinos, catarinense Bruna Tomaselli (Bruna Malhas / JZ Racing / KartPress) teve problemas e não conseguiu manter o mesmo ritmo nas corridas, que pelos treinos era apontada como uma das favoritas para vencer a etapa.

Sempre posicionada entre os três pilotos mais rápidos nos treinos-livres da categoria Júnior Menor, Tomaselli mostrava confiança para a corrida. Porém, seu rendimento não se repetiu na tomada de tempo e nas duas baterias. “Não dá para saber exatamente o que aconteceu. É fato que tivemos uma piora repentina de desempenho e isso nos chateou bastante”, disse Tomaselli.

Mesmo com um rendimento bem abaixo do ideal, Tomaselli mostrou garra e determinação nas corridas. Mesmo com um equipamento inferior aos de seus adversários, a garota conseguiu realizar boas ultrapassagens e encerrou o final de semana na sexta posição, com nove pontos ganhos. “É claro que poderia ter sido melhor, principalmente pelo que vimos nos treinos”, diz José Zuque, chefe de equipe.

Agora, Tomaselli espera ter um bom desempenho na segunda etapa da competição, que será realizada em Florianópolis (SC), em maio. “Vamos rever tudo e trabalhar para que o desempenho seja bom o tempo todo”, disse a catarinense.

O líder da categoria Júnior Menor é o paulista Giuliano Raucci, com 20 pontos. Tomaselli tem 11 a menos.

André Pedralli avalia de forma positiva sua participação na primeira etapa

André Pedralli - Graduados - Foto: José BaroneO paranaense André Pedralli (Kart Mini/ KartPress/ Marquinhos Competições) saiu de Farroupilha com a quarta posição na categoria Graduados e avaliou de forma positiva sua participação na primeira etapa do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart. Pedralli foi o quarto colocado na categoria Graduados.

Pedralli garante que tirou muito proveito dos treinos-livres realizados no circuito gaúcho. “Foram ótimos. Testamos muitos equipamentos e várias configurações. Isto, certamente, ajudou bastante”, disse o paranaense que, na tomada de tempos, se classificou na quinta posição.

Na primeira bateria, Pedralli pulou para a quarta posição logo no início da prova e cruzou a linha de chegada em terceiro. “Eu me enrosquei e cai para sexto durante a corrida. Depois, vim me recuperando e cheguei no (Felipe) Fraga, que era o segundo colocado. Preferi não arriscar e me mantive em terceiro, já que o campeonato é longo e não tem necessidade de decidir tudo na primeira”, completou Pedralli, que ficou com a segunda melhor volta da primeira bateria.

Na segunda bateria, após os líderes queimarem largada, Pedralli foi para o grid na segunda posição. Contrariando as expectativas, o piloto logo pulou para primeiro e abriu boa vantagem. “Normalmente, quem larga em segundo leva desvantagem e sempre perde posições. No meu caso, a largada foi ótima e consegui pular para primeiro. Porém, a pista estava molhada e eu acabei errando na primeira volta, caindo para quarto. Depois, voltei para terceiro e tentei ganhar posições em uma manobra do Fraga, mas acabei sendo tocado e caindo para último”, contou Pedralli, que no final cruzou a linha de chegada em sétimo.

Com o resultado das duas baterias, Pedralli encerrou a primeira etapa na quarta posição, com 12 pontos. O líder, Felipe Fraga, soma 20 pontos.

Marcos Wormsbecker comemora conquista do pódio

Marcos Wormsbecker - Graduados - Foto: José BaroneO paraguaio Marcos Wormsbecker (Inyeplast/ Good Pack/ Prime/ Leme Competições/ KartPress) subiu ao pódio na quinta posição da etapa de abertura do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart, comemorando o resultado.

Em seu primeiro ano na categoria Graduados, Wormsbecker estava confiante de que, desta vez, teria um bom resultado. “Nas duas primeiras corridas do ano, não tive muita sorte. Realmente, estava precisando de um bom resultado para empolgar”, comentou o piloto.

Largando em sexto, Wormsbecker terminou a primeira bateria na sétima posição. “A corrida foi muito movimentada”, disse o piloto, que conquistou a quinta colocação na segunda prova. “A segunda corrida foi complicada. Começou chovendo e terminou no seco. Os pneus de chuva terminaram lisos e tudo correu bem”, completou.

Com os resultados das duas baterias, Wormsbecker terminou a etapa gaúcha na quinta colocação e subiu ao pódio. “Estou muito contente em ter chegado em quinto. É um resultado que anima, depois de duas corridas problemáticas. Estou pronto para a próxima”, diz o paraguaio.

Wormsbecker soma dez pontos na competição, enquanto o líder, Felipe Fraga, tem 20.

Pedro Senna comemora segunda posição na Cadete

Pedro Senna - Cadete - Foto: José BaroneNo caminho certo. Esta afirmação ilustra o momento que vive o catarinense Pedro Senna (Roma/ JZ Racing/ KartPress ), que disputa sua segunda temporada na categoria Cadete. Senna terminou a primeira etapa do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart na segunda posição.

Há pouco menos de um ano, Senna voltou ao kartismo após disputar algumas corridas na categoria Mirim. O local escolhido foi a última etapa do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart 2009, em Florianópolis (SC), quando conquistou a segunda colocação na categoria Cadete. Depois disso, foram dois títulos regionais, e ótimas apresentações nos Campeonatos Gaúcho, Paranaense e Catarinense, onde Senna mostrou que além do sobrenome de peso, era sim um grande talento.

Sua primeira corrida em 2010 foi em São Paulo, na Copa São Paulo Light de Kart. Entre 36 competidores, Senna largou em quinto. Nesta etapa do Sul-Brasileiro, Senna foi para o Rio Grande do Sul confiante. Sem nunca ter andado no circuito de Farroupilha, Senna não demorou para se adaptar ao traçado e esteve entre os primeiros em algumas oportunidades nos treinos. Na tomada de tempos, o piloto que completou 10 anos no último dia 23, garantiu a terceira posição. “Eu gostei da pista. A equipe da JZ Racing sempre me apóia muito e me dá todas as instruções para eu andar bem”, explicou o piloto.

Já nas corridas, Senna repetiu dois segundos lugares e garantiu a segunda posição na etapa e, consequentemente, assegurou a vice-liderança da competição, atrás do gaúcho Bruno Bertoncello. “Foram boas corridas. O Pedro (Senna) teve ótimas chances até de vencer. Estamos realizando um trabalho com ele que está dando resultado”, disse José Zuque, chefe da JZ Racing, que também cuida da catarinense Bruna Tomaselli na categoria Júnior Menor.

Agora, Senna soma 18 pontos na competição, contra 22 de Bertoncello. O terceiro colocado é Matheus Klein, com 12.

Carlos Heinen Filho começa Sul-Brasileiro com dupla vitória e liderança na Novatos

Carlos Heinen Filho - Novatos - Foto: José BaronePole position e duas vitórias de ponta a ponta. Mais do que positivo, o saldo da participação de Carlos Heinen Filho (Vidroforte/ Templex/ Mittag) na etapa de abertura do 13º Campeonato Sul-Brasileiro de Kart serviu para aumentar ainda mais o otimismo com que o piloto encarava a competição.

Heinen vinha de uma bela atuação na 2ª etapa da Copa São Paulo Light, quando largou em 9º lugar e chegou em 2º na prova da Sprinter, sua categoria naquele evento, e estava bastante seguro de que poderia começar bem o Sul-Brasileiro, que tinha sua abertura sendo disputada em Farroupilha (RS), de 25 a 28 de março.

O piloto, residente em Caxias do Sul, corria “em casa”, já que o Kartódromo de Farroupilha é a sede da Mittag Competições, sua equipe. Nos três treinos oficiais de que participou – compromissos escolares impediram-no de disputar o quarto – Heinen foi o mais rápido sempre e este domínio se traduziu na pole position para a primeira corrida, realizada no sábado (27).

Com uma boa largada, Heinen teve bom desempenho nas primeiras voltas e conseguiu abrir vantagem na liderança, que sustentou até o final. Na segunda bateria a história se repetiu e Heinen venceu novamente de ponta a ponta, sem sofrer pressão de seus adversários.

“Começar a luta pelo título desta forma era o melhor que podia acontecer”, avalia o piloto Vidroforte/ Templex/ Mittag. “Nosso desempenho nesta semana foi ótimo e espero poder repetir isso nas outras duas etapas do Sul-Brasileiro”, emenda.

A dupla vitória na abertura do Sul-Brasileiro é dividida com muitas pessoas, segundo Carlos Heinen Filho. “Quero agradecer a todos os que estiveram comigo na pista, me dando apoio, em especial a minha equipe e a meus patrocinadores. Sem eles a vitória não teria acontecido”, finaliza.

O próximo compromisso de Carlos Heinen Filho será a disputa da 3ª etapa do Light, no dia 10 de abril, no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP).

Irmãos Leist começam Sul-Brasileiro com ótimos resultados e Arthur comemora vitória

Arthur Leist - Mirim - Foto: José BaroneA 1ª etapa do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart terminou de forma bastante satisfatória para os irmãos Arthur e Matheus Leist (TMA Competições), que correm na categoria Mirim e Júnior Menor, respectivamente.

Arthur, depois de realizar bons treinos, foi o melhor na tomada de tempos e garantiu a pole-position para a primeira corrida, que seria realizada no sábado (27). O piloto de Novo Hamburgo terminou a corrida na terceira posição.

No dia seguinte, largando em terceiro, Arthur teve uma atuação ainda melhor e superou dois concorrentes para terminar a corrida comemorando a vitória. Na soma dos pontos, Arthur Leist subiu ao pódio na segunda posição.

Matheus Leist, que compete na Júnior Menor, começou a competição da mesma forma que seu irmão, ou seja, treinando bem e garantindo a pole position para a primeira corrida. Matheus liderou boa parte da prova, mas acabou superado por Giuliano Raucci, que venceu a bateria com ínfima diferença sobre o piloto TMA Competições. Matheus terminou em segundo, mesma posição de largada da segunda bateria, que seria realizada no domingo (28).

A segunda bateria não foi tão boa assim para Matheus, que se posicionara bem logo após a largada. Participando de fortes disputas, o piloto estava em terceiro quando, ao final da prova, acabou envolvido em um incidente que o jogou para o 5º lugar.

O resultado da bateria fez com que, somados os pontos, Matheus terminasse a etapa em 4º e, a exemplo de seu irmão, subisse ao pódio.

“Posso dizer que o balanço final foi muito bom. Tanto o Arthur quanto o Matheus andaram muito bem e mostraram que estão na briga pelas vitórias e pelo título”, avalia José Carlos Spier, da Velopark Racing, equipe que cuida da logística dos irmãos. “Agora eles terão algumas provas em São Paulo até que cheguemos à segunda etapa do Sul-Brasileiro, em maio. Vamos nos preparar para que eles sejam competitivos novamente”, encerra.

Arthur e Matheus Leist (TMA Competições) são pilotos da conceituada By Chico, equipe responsável pelo acerto dos chassis dos meninos.

 A próxima etapa do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart será em Florianópolis, no mês de maio.

 

José Barone e Erno Drehmer

Última atualização ( Ter, 18 de Maio de 2010 13:27 )