Você está Aqui: Início

Entrevista - “Speed Twins”: Yago e Yuri Cesario

E-mail Imprimir PDF

Yago, Elon e Yuri Cesario - Foto: Claudio Reis

Didymos, Twin, Gemini, Thomas, Foma, Mukhwana, Tamati, Ta’uma, Tamas, Atsu, Tommaso, são formas em outras línguas de se designar gêmeos, palavra que em nossa língua portuguesa define duas pessoas que nascem de uma mesma gestação. Uma em cada 85 é gestação gemelar e os gêmeos podem ser Bivitelinos (dizigóticos), quando gerados de dois óvulos distintos – também conhecidos como gêmeos fraternos -, ou Univitelinos (monozigóticos), os chamados gêmeos idênticos, pois formam se um único óvulo.

Gêmeos são a exceção, não a regra, mas a história da humanidade é marcada por personagens com essa condição.  Esaú e Jacó foram os primeiros “twins” da historia humana, como afirma no livro Gênesis a Bíblia. Filhos por Graça Divina de Isaac e Rebeca – que não podia ter filhos -, Esaú era o primogênito, mas Jacó era o preferido de sua mãe, que ludibriou Isaac, ficando com a sucessão hereditária, por direito de Esaú e gerando grande conflito entre os irmãos. Esaú fugiu por 20 anos e voltou para reconciliar-se com o irmão após mudar seu nome para Israel e já com doze filhos, que formaram as doze tribos de Israel.

Yago Cesario - Junior - Foto: Claudio ReisA lenda gerada no século 1 A.C. pelo historiador Tito Livio assina que os gêmeos Rômulo e Remo são filhos de Marte - o deus da guerra na mitologia romana – e foram criados por uma loba, que os amamentou. Lenda, ou história, o que importa é que a eles é atribuída a fundação de Roma.

Na mitologia grega os gêmeos Castor e Pólux tinham uma particularidade essencial: Pólux era filho de Zeus – o deus maior – e, portanto, era imortal, ao passo que Castor era mortal. Eram irmãos das também gêmeas Helena de Tróia e Clitemnestra. Após a morte de Castor, Pólux quis renunciar à imortalidade e Zeus, impossibilitado por Hades – deus do inferno – de devolver a via a Castor, transformou-os na constelação de Gêmeos.

Apolo e Ártemis são na mitologia grega filho e filha de Zeus e de Leto. Apolo é o deus do sol e Artemis é a deusa da lua, da caça e da fertilidade. Já Cassandra e Heleno, eram irmãos gêmeos, filhos do rei de Tróia, Príamo e de sua rainha Hécuba.  O deus Apolo, enamorado da princesa troiana, concedeu-lhe o dom da vidência, em troca de obter seu amor. Mas Cassandra, recebido o dom da profecia, não honrou sua palavra e o deus, por não poder retirar-lhe a dádiva, tirou-lhe o dom da persuasão: embora suas profecias fossem verdadeiras, ninguém nelas acreditava.

Hercules e Iphicles eram gêmeos de pais diferentes. Filhos da grega Alcmena, Hercules era filho do deus maior Zeus, ao passo que seu gêmeo Iphicles era filho de Alcmena e seu marido humano Amphitryon. Iphicles era o pai de Iolaus, o cocheiro de Hercules. Hércules era chamado pelos gregos de Herácles, o que significa "a glória de Hera".

Yuri Cesario - Junior -  Foto: Claudio ReisNa religião hindu os Ashvins são os Divinos Cavaleiros gêmeos no Rig Veda, o mais antigo e importante dos Vedas, cujo núcleo tem datação da Idade do Bronze. São deuses védicos da manhã, simbolizando o brilho do nascer e do pôr do sol, pois aparecem no céu antes do amanhecer em uma carruagem de ouro, trazendo tesouros para os homens e evitando o infortúnio e a doença. Eles podem ser comparados com os Dioscuri (os gêmeos Castor e Pólux), da mitologia grega e romana. São também os médicos dos Deuses, patronos (Devas) da medicina Ayurveda e protetores da cura, do amor e do casamento. Lava e Kusha são os filhos gêmeos do deus Rama e de sua esposa Sita, de acordo com o Ramayana. Na região em que foram criados, Rama fundou em homenagem ao filho Lava a cidade de Lavapuri, que é atualmente a moderna cidade de Lahore (a segunda maior cidade do Paquistão), bem como o país do sudeste asiático Laos, também foi nomeado em homenagem a Lava. O filho Kusha deu nome à cidade paquistanesa de Kasur.

Na musica, a cantora e compositora canadense de rock Alanis Morissette é irmã gêmea de Wade. Elvis Presley teve um irmão gêmeo, Jesse Garon, que morreu ao nascer e Barry, Robin e Maurice Gibb são mundialmente conhecidos pela formação do grupo musical The Bee Gees. Os dois últimos membros do grupo são irmãos gêmeos que nasceram 22 de dezembro de 1949 em Douglas, Ilha de Man, no Reino Unido. Além de contribuir para os vocais do grupo, Robin e Maurice, também foram responsáveis por escrever muitas canções de sucesso.

Yago Cesario - Junior -  Foto: Claudio ReisA supermodelo internacional Gisele Bündchen é irmã gêmea de Patrícia, que trabalha como sai assessora. No cinema o “triple X” Vin Diesel, ator americano é irmão fraterno de Paul Vincent e Kiefer Sutherland, ator consagrado pela serie 24 Horas é irmão gêmeo de Rachel.

Jim Thorpe era irmão gêmeo de Charlie, que morreu aos oito anos de idade. Thorpe foi um dos atletas mais versáteis do século XX. Praticava basquete, handebol, hóquei, arco e flecha, tiro, natação, canoagem, tênis, squash, hipismo, futebol americano e beisebol, tendo sido considerado um dos maiores desportistas do século. O norte-americano conquistou a medalha de ouro das Olimpíadas de 1912.

No meio da velocidade os pilotos ítalo-americanos Mario e Aldo Andretti formaram uma dinastia que já está na terceira geração. Nascidos em Montona d'Istria, Itália (agora Motovun, Croácia após a anexação do território ao final da II Guerra Mundial), começaram a competir com um carro de Stock Car em uma pista de terra no “quintal” de sua casa, em Nazareth, nos EUA, para onde seus pais haviam emigrado. Mario é pai de Michael e Jeff Andretti e avô de Marco Andretti, que corre na F-Indy. Aldo é pai dos pilotos John e Adam Andretti.

Mas não apenas na história e na mitologia existem “gêmeos famosos”. As obras de ficção estão repletas de “twins” que se tornaram conhecidos do publico.

Fred e George Weasley são fruto da imaginação de renome autora J.K. Rowling e fazem parte do grupo de personagens do mundo mágico de Harry Potter. Milhões de copias dos livros foram distribuídos ao redor do mundo. Já o bardo britânico William Shakespeare imortalizou em sua “A Comédia dos Erros” dois conjuntos de gêmeos idênticos, estão presentes: Antífolo de Siracusa e Antífolo de Éfeso; Dromio de Siracusa e Dromio de Éfeso. Na saga cinematografia Star Wars os personagens Luke Skywalker e Princesa Leia Organa são gêmeos. Além disso, no filme Universo Expandido, os filhos de Léia, Jaina Solo e Jacen Solo também são gêmeos e, na sátira ao filme 007 Contra Goldfinger (que não é parente do piloto Lucas Finger), Austin Powers Contra Goldmember, Austin Powers é gêmeo do vilão Dr. Evil.

Até no mundo dos quadrinhos (H.Q.) existem gêmeos “famosos”, já que Pietro e Wanda Maximoff (Quicksilver e Scarlet Witch) de X-Men.

Yuri Cesari - Junior -  Foto: Claudio ReisTodavia, para quem acompanha atentamente o kartismo, gêmeos é sinônimo de Yuri e Yago Cesário, os “fast brothers” goianos que derretem o asfalto das principais pistas do Brasil.  Apesar da ainda pouca idade, já são “feras” reconhecidos do publico e da mídia, tal qual na novela os gêmeos Miguel e Jorge, ou Rômulo e Remo, ou ainda, Castor e Pólux. Pelo gosto deles a comparação ficaria melhor com Mario e Aldo Andretti, mas para quem já viu essa dupla acelerando fundo, certamente são incomparáveis e com boas chances de em futuro próximo darem dor de cabeça em dobro para os concorrentes aos pódios e títulos nas categorias top do automobilismo mundial.

No encerramento do GP Brasil de Kart RBC, disputado entre os dias 11 e 14/03, no novíssimo Kartódromo Racing RBC, em Vespasiano – região metropolitana de Belo Horizonte – (MG), os speed twins Yago e Yuri Cesário concederam exclusiva entrevista para o Planet Kart contando

Confira e entrevista com Yuri e Yago Cesário, os mais velozes gêmeos do Brasil:

Yuri e Yago Cesario - Junior -  Foto: Claudio ReisUma novela atualmente em cartaz na Rede Globo tem destacado a convivência e as diferenças de irmãos gêmeos. Vocês se vêem como os irmãos “globais” Miguel e Jorge?

“Esses gêmeos da novela não são gêmeos ‘normais’, pois são muito agressivos entre si, o que não é natural entre gêmeos”.

Qual a idade de vocês?

“Temos 13 anos de idade, nascemos em Goiânia em abril de 1996”.

Vocês são gêmeos idênticos (univitelinos), ou são bivitelinos?

“Embora sejamos muito parecidos e as pessoas normalmente se confundem, nós somos bivitelinos”.

Quem nasceu primeiro?

“O Yuri é o mais velho”

Yago Cesario - Junior -  Foto: Claudio ReisEntão ele é o “chefe”, manda mais?

“Não, nós sempre nos ajudamos, acho que um completa o outro. Até nas corridas nós sempre estamos pensando um no outro”.

Então entre vocês é sempre “jogo de compadre”? Ninguém disputa, ou arrisca?

“Nas corridas somos adversários e queremos ganhar, mas disputamos sempre sem prejudicar o outro”.

Vocês começaram apostar corridas com os carrinhos de bebê?

“Não (risadas), nada disso!”

“Nós fazíamos hipismo desde pequenos e nosso pai (o piloto Elon Cesário) é quem corria de kart desde 2000, com o preparador de Goiânia Ricardo Feitosa. Quando tínhamos oito anos nosso pai perguntou se não queríamos andar de kart, para ver como era. Fizemos apenas um treino em Goiânia e adoramos”.

Aí viraram pilotos?

“Mais ou menos. Logo depois nosso pai foi para São Paulo, disputar o Campeonato Brasileiro na Aldeia da Serra. Lá ele comprou dois chassis Moro de Cadete e começamos a treinar em Goiânia com o Ricardo Feitosa”.

E as corridas, quando começaram pra valer?

“Em 2005 começamos a corre no regional que antecedeu o Centro-Oeste de Kart e também fizemos a Copa Brasil”.

E os resultados? Foram animadores?

“O Yuri foi quem venceu primeiro na Cadete, em Anápolis uma prova do Centro-Oeste. Eu conquistei o titulo de Vicecampeão Goiano Yuri Cesario - Junior -  Foto: Claudio Reisde Kart de 2005”.

E aí tudo deslanchou?

“É, em 2006 entramos para a equipe do Mazinho (MZ Racing) e passamos a disputar também o Light, o Brasileiro e a Copa Brasil. Mas continuamos também com o Ricardo Feitosa, com quem treinamos direto em Goiânia”.

Vocês cresceram bastante do final do ano para cá. Já estão namorando?

“Não, nem pensamos em namorar. Por enquanto a gente apenas ‘fica’ de vez em quando”.

“Nossa preocupação é apenas com os estudos e com os treinos e corridas, sobra pouco tempo para pensar em namorar”.

Falando em estudos, em que ano vocês estão? São bons alunos?

“Gostamos muito da nossa escola e de estudar também. Estamos no nono ano (8ª serie) e queremos nos formar em mecatrônica”.

Yago, você tem ídolo? Quem é?

“Meus ídolos são o Ayrton Senna e o Felipe Massa”

Yuri, e você?

“Também. Meus ídolos são o Ayrton Senna e o Felipe Massa”

Nossa, mas que imaginação. Os mesmos ídolos?Yago Cesario - Junior -  Foto: Claudio Reis

“Claro, somos gêmeos e gêmeos são iguais...”

É tudo igual? Até na comida?

“É, nosso prato predileto é o mesmo: Arroz, feijão, salada e macarrão”

Na musica também? Ou um gosta de rock e o outro de sertaneja?

“(risos) Até na musica nós temos o mesmo gosto. Gostamos de rap, do Eminen e de musica eletrônica”

Pelo visto é muito bom ser gêmeo?

“Claro que é. Estamos sempre juntos, estudamos juntos, comemos juntos, treinamos juntos, fazemos ‘referencia’ um para o outro e desenvolvemos acertos em nossos kart juntos”.

E neste ano? Vocês continuam apenas na Junior, ou também vão para a Shifter Kart?Yuri Cesario - Junior -  Foto: Claudio Reis

“Vamos permanecer na Junior fazendo o Light, o Brasileiro, a Copa Brasil e o Centro-Oeste. No ano passado (2009) corremos nos Estados Unidos na TaG Junior do SKUSA - Super Karts U.S.A. – e queremos voltar este ano. Com Shifter Kart pretendemos apenas treinar”

Então estão pensando em carreira no automobilismo norte-americano?

“A idéia é ir abrindo portas nos EUA e depois tentarmos a Europa. Nos Estados Unidos temos possibilidade de, com bons resultados, conquistar patrocínios para viabilizar a carreira”.

Vocês são vencedores natos, ou existe algum “segredo” de gêmeo para tantas vitórias e títulos?

“Somo pessoas normais, mas temos algo que nos torna sempre muito fortes para as corridas. É uma oração que nosso pai nos ensinou e que sempre fazemos antes de cada corrida”.

Yago e Yuri Cesario -  Foto: Claudio ReisE como é essa oração? É secreta?

“Não, ela é muito bonita e gostaríamos de dividir com todos. É assim: Deus adiante, Paz na minha guia, Deus me dê a companhia, que deu sempre a Virgem Maria”.

Não é à toa que vocês são mesmo grandes campeões. Com uma oração dessas até meu saldo bancário levanta!

Obrigado pela entrevista, nos vemos nas pistas.

Última atualização ( Dom, 16 de Maio de 2010 15:07 )