Você está Aqui: Início

Internacional - Em corrida de recuperação, Guilherme Silva termina em 8º na Espanha

E-mail Imprimir PDF

Neste final de semana, entre os dias 15 e 18 de abril, o piloto brasileiro Guilherme Silva (Tony Kart / Vortex), de Belo Horizonte, esteve no Kartódromo Internacional de Zuera, em Zaragoza, Espanha, onde competiu pela terceira etapa do Winning Series Karting – WSK, pela categoria KF2.


Silva, que deu início aos treinos extra-oficiais ainda na manhã de quarta-feira (14/04), esteve sempre entre os mais rápidos do circuito e, por isso, destacando-se como um dos candidatos à conquista da pole-position, que foi definida no final da tarde de sexta-feira.

Acontece, porém, que devido a um problema no sistema de refrigeração do motor Vortex o kart de Guilherme não rendeu o esperado na tomada da tempos. A refrigeração não estava acontecendo corretamente e o propulsor, com isso, trabalhou com temperatura muito elevada. Guilherme fez o possível, mas, dentre os 73 concorrentes de sua categoria ele estabeleceu apenas a 40ª marca com o tempo de 1m01s557, cinco décimos mais lento que o pole-position, o polonês Dalewski Jakub.

Muito insatisfeito com o ocorrido, mas, sem desanimar em nenhum momento o piloto brasileiro se concentrou nas quatro provas classificatórias que aconteceram no decorrer de sábado e na manhã de domingo. Conforme determina o regulamento do kartismo internacional Silva largou nessas quatro corridas na 10ª fila, variando entre a 19ª e a 20ª posição.

Porém, acostumado que está aos karts da categoria KF2 e com seu arrojo nato o piloto mineiro deu uma verdadeira aula de ultrapassagens na longa pista espanhola. Ele terminou as classificatórias em sexto lugar (BxC); 11º (AxB); oitavo (BxC) e 14º (BxC). Com o excelente desempenho Guilherme conseguiu se classificar para a finais no 19º lugar, o que representou um ganho de 21 posições após a tomada de tempos.

Ciente da qualidade de seu equipamento e conhecendo bastante seus concorrentes o representante da Tony Kart Junior Team voou na corrida pré-final e foi, realmente, o piloto de maior destaque naquela bateria. Ele largou da 19ª posição e, apesar da prova ter apenas doze voltas, Silva partiu para cima dos adversários “com a faca nos dentes” e terminou a corrida em quinto, lhe garantindo assim um lugar na terceira fila da final.

Na última e decisiva prova do final de semana, partindo do primeiro pelotão, Silva passou todo o tempo brigando pelas posições de destaque. Ao lado de D’Agosto (Itália), Michelle Gatting (Dinamarca), Gerard Barrabeig (Espanha), Luke Varley (Inglaterra), Yu Kanamru (Japão), dentre outras feras do kartismo atual Guilherme mostrou seu potencial e, em uma Final disputadíssima, terminou na oitava posição. Com o resultado ele sai da Espanha com 66 pontos na classificação do WSK, o que lhe garante o quarto lugar.
“Foi com certeza o final de semana mais difícil da temporada. Aqui no WSK a tomada de tempos é primordial, pois, determina a posição de largada em todas as corridas classificatórias. Larguei no meio do pelotão em todas as corridas e tive que me arriscar muito, além de fugir de vários acidentes. Na Pré-Final, ultrapassei um monte de gente, mas, com isso meus pneus ficaram muito mais desgastados que o dos outros concorrentes, o que me deixou em certa desvantagem para a final. Mas, consegui um bom desempenho e, depois de tudo que aconteceu, terminar entre os dez foi algo realmente para comemorar”, explicou Guilherme.

A quarta e penúltima rodada da série européia do WSK acontece no princípio do próximo mês. As provas serão disputadas no Kartódromo Horensbergdam, em Genk, na Bélgica, entre os dias seis e nove de maio.


Flávio Quick

 

Última atualização ( Sex, 23 de Abril de 2010 11:32 )